Criar controle de Bass boost,Treble Boost,Mid Boost

    Autor Mensagem
    Du Bass
    Veterano
    # abr/08


    Ola pessoal. Gostaria de saber se tem como criar um controle de boost de agudo,um de médio e outro de grave attravés de potenciometros. E como fazer.

    Criei um controle para corte de médio nun contrabaixo botando um capacitor 0,22uF. Foi simples.
    Não tenho conhecimento em eletronica,mas estou querendo fazer algumas coisas. Minha idéia seria fazer um pedal com esses 3 controles. Minha humilde idéia seria se isso seria feito ligando apenas capacitores aos potenciometros. Se alguem Puder me ajudar,esclarecer essas duvidas.
    Fiquem com Deus.

    Casper
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Caro Du Bass:

    É possivel fazer, mas a atenuação, fazendo seu
    circuito completamente passivo, será grande.

    Um ponto de partida poderia ser usar esse software gratuíto:

    http://www.duncanamps.com/tsc/

    Com ele, vc tem uns exemplos de circuitos e suas
    curvas de resposta, e assim pode simular seu controle
    de tom.

    Espero ter ajudado.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Du Bass
    Ola pessoal. Gostaria de saber se tem como criar um controle de boost de agudo,um de médio e outro de grave attravés de potenciometros. E como fazer.

    Brow ... sabemos que um equalizador pode ser usado como boost ... Logo o que vc quer fazer é um equalizador com low mid high e volume para atuar como boost ...
    Primeiro o circuito tem que ser ativo (o exemplo que vc citou do baixo foi um circuito passivo, o fato de colocar o capacitor filtrou determinadas frequencias ....) logo vc terá que usar componentes ativos como amplificadores (CI 741 ou similares)...
    Minha sugestão é vc achar na net um circuito de uma dist./drive que tenha low mid e high só que na parte do circuito onde for a saturação, vc fazer um mod no componente de modo a deixar com ganho 1 fazendo com que não sature mas mantenha os outros controles ....

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Du Bass
    Cara, na verdade me lembrei que já vi na net uns esquemas de boost com controle de frequencias só não me lembro onde ....

    Du Bass
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Du Bass
    · votar


    Casper
    Muito obrigado. Vou ver este soft!

    Fernando de almeida
    Intendi. Eu tb vi uns pedais assim,mas não intendi muito bem.

    Vou explicar melhor o que eu queria fazer.

    Em meu contrabaixo tenho no controle de grave,3 posições. A minima,que vc retira todo o grave possivel. A Flat,que acompanha de uma travadinha do botão do potenciometro,que é o grave normal do meu instrumento. E totalmente aberto,que da um "Ganho a mais" no Grave,deixando ele mais forte.
    Era isso que eu quis dizer,quanto a todos os exemplos que citei. No controle de médio que eu fiz,ele simplesmente corta o médio,mas nun joga mais médio. Não estou querendo fazer um sistema de boost de volume,e sim,um boost pra cada frequencia. Me desculpem se não soube explicar,ou se ainda não estou conseguindo deixar claro,mas é que nun sei que termos usar.

    Isso é caracteristica do potenciometro? Por isso que da pra dar esse "ganho a mais"?

    Acho que vcs intenderam.

    Obrigado,e abraço.

    Fiquem com Deus

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Du Bass
    E totalmente aberto,que da um "Ganho a mais" no Grave,deixando ele mais forte.
    Logo vc tem um circuito ativo no seu baixo ...

    No controle de médio que eu fiz,ele simplesmente corta o médio,mas nun joga mais médio.
    Sim vc usou um único componente e passivo ... é preciso um circuito ativo, vai ter que usar pilha ou bateria, etc...

    Não estou querendo fazer um sistema de boost de volume,e sim,um boost pra cada frequencia.
    Nesse caso de qq forma vai ter um boost de volume tb ...., Vai ter que fazer tipo um equalizador ....

    Isso é caracteristica do potenciometro? Por isso que da pra dar esse "ganho a mais"?
    Cara, como eu disse, ou vc tem um circuito ativo que atua mais nos graves (o que normalmente era pra ser em todas as frequencias) ou os componentes usados no seu baixo pode estar dimencionados errados ...


    Quanto ao "frequency booster" (gostou do nome??? inveitei agora), me passe as frequencias exatas que vc quer que role o boost que eu tento bolar um circuito pra vc ...

    Abr.

    Du Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Boa Noite
    Sim,o circuito do meu baixo é ativo.

    hehshhes Bom Nome!

    Então,eu queria pra grave,agudo e médio.
    Eu tenho um EQ da Groovin. Tem a posição Flat. Que e´a normal. Quando vc sobe com um controle,aquela frequencia fica mais acentuada.
    Era isso que eu queria fazer. Só que Com 3 Potenciometros.e Somente,um para Agudo,outro para Grave e outro para Médio. Eu não queria que apenas cortasse a frequencia,queria que a abrisse mais tb. O que eu quis dizer sobre os pot,é que esses que vieram no circ ativo,são assim. Esses usados no bass e treble não são pot normais. Foi o que eu quis dizer quanto a trava que tem neles. É como se fosse posição flat de um equalizador grafico.

    Acho que deu pra vc intender. Obrigado pelas explicações!

    Abraço,e Fique com Deus.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Du Bass

    Fera, vê o link abaixo ...

    Desculpe a letra, fiz rapidinho no serviço e passei no scanner ...

    Qq dúvida entra em contato.

    http://www.4shared.com/file/44294371/d445e4b9/EQ3.html

    É um circuito simples que os caras fazem ... Na net tem vários, cada um com algum pontodiferente mas faz o mesmo serviço ...

    Du Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Muito Obrigado! Eu vou estuda-lo e tentar faze-lo.

    Dai posto aqui
    Abraço
    Fique com Deus

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Du Bass
    Muito Obrigado! Eu vou estuda-lo e tentar faze-lo.

    Ok .... Caso vc queira que o circuito atue em outras frequencias, é só vc alterar os valores dos capacitores que estão em paralelo/série com os potenciômetros ....

    Du Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Ah,agora eu intendi melhor com essa sua explicação. Este sera o segundo pedal que irei fazer,e eu não tenho muito conhecimento com elétrica,estou aprendendo agora.

    Analisei bem o esquema,e tenho algumas duvidas.

    Como vou instalar o Jack da fonte la? com um clip de bateria tb,acho interessante instalar o dois de uma vez.

    Onde tem aquelas ondinhas no fio,quando passa por cima de outro,é pra mim fazer um Jump?

    Eu sei onde estão os potenciometros,mas eu não os intendi mt bem. Alias,que valor eu uso para eles?

    Ainda sou meio leigo,mas eu estou procurando estudar o maximo o que eu acho pra que eu possa ter um conhecimento base pra poder começar interpretar melhor.

    Obrigado pela atenção
    Fique com Deus

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Du Bass
    Como vou instalar o Jack da fonte la?
    Então cara os jack de entrada e de saída vão onde está escrito input e output, já o jack da fonte eu não indiquei mas os tem o símbolo de terra e a tensão (6 a18V) aí deve ter uma ligação do jack de alimentação (ligue conforme achar melhor) ...

    Onde tem aquelas ondinhas no fio,quando passa por cima de outro,é pra mim fazer um Jump?
    A ondinha quer dizer que os fios não são ligados ... no circuito alguns fios se cruzam no desenho, a ondinha quer dizer que um fio está pulando o outro .... onde nào tem ondinha que dizer que o fio é ligado no outro ...

    Eu sei onde estão os potenciometros,mas eu não os intendi mt bem. Alias,que valor eu uso para eles?
    Bom os potenciometro tem 3 terminais ... onde está a seta desenhada é o terminal do meio ... os valores estão indicados logo abaixo so pot. (os dois primeiros são de 100k ohms e o terceiro é de 470k ohms) ...

    QQ dúvida pode entrar em contato....

    Du Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Obrigado. Foi tudo que eu estava pensando mesmo. Só havia ficado em duvida quanto ao pot de 470k pq nunca havia visto um pot nesse valor. Mas agora eu vou tentar terminar esse mini fuzz,que a uma semana estou tentando mas nun consigo nenhum resultado animador. Dai talvez eu ja desista e parto pra esse.
    Só uma pergunta. Me indicaram pra adquirir ou fazer um Injetor de Sinais,aquele aparelho pra testar os componentes eletronicos,que se estiverfuncionando ele solta um som agudo e tudo mais. Voce acha que é realmente necessario?

    Abraço
    Fique com Deus

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Du Bass
    Me indicaram pra adquirir ou fazer um Injetor de Sinais,aquele aparelho pra testar os componentes eletronicos,que se estiverfuncionando ele solta um som agudo e tudo mais. Voce acha que é realmente necessario?
    Não ... Se vc souber usar um multimetro simples, ele pode te auxiliar em praticamente qq teste ligado a eletronica .... Te indico um multimetro.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Du Bass
    A aé cara montou????

    Seguinte eu estava pensando aqui ... Não seria melhor vc montar um de mais bandas??? Daria mais trabalho pra regular mas acertando o timbre fica melhor que um de 3 bandas ... o q vc acha???

    Du Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Ola Fernando.
    Pois então,ainda não deu. Preciso ir comprar as peças. Eu estava estudando ele de novo aqui.

    Eu não estou intendendo muito bem. É que eu sou novo em montar pedais. Mas eu vou montar o layout dele assim que der e vou postar aqui. Estive um pouco sem tempo essa ultima semana.

    Mas quanto a sua idéia,seria melhor sim. Mas como ainda sou principiante,receio complicar um pouco mais. Acho melhor deixar assim por enqanto. Obrigado pela atenção!
    Abraço
    Fique com Deus


    Eu volto a postar aqui sobre alguma duvida que eu tiver e sobre o layout dele tb.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Du Bass
    Eu não estou intendendo muito bem.
    O que vc nao esta entendendo ... Fala aí que eu explico ....

    Du Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Vou dizer!

    Os potenciometros. Esse Pedal não tem um controle de volume,certo?

    Outra coisa. Os pots estão com nomenclatura 100k. Os resistors tb terminam em K omega. Como sei nun desenho desses,o que é um pot e o que é um resistor? O pot sempre vai ter uma flechinha?

    Porque vc escolheu dois de 100k e um de 470k?

    Ali na saida. Aquela ligação que acaba com um resistor 10k,a outra que acaba com um capacitor 33uf. Elas vão para aonde?

    Aquele fio que sai do capacitor 100uf la na tensão,ele vai para aonde?

    E por que onde esta escrito saida,o fio acaba em um pontinho,e volta em outro pontinho?

    Por enquanto são essas duvidas que eu tenho. Obrigado pela atenção.

    Fique com Deus
    Abraço

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Du Bass
    Esse Pedal não tem um controle de volume,certo?
    Não ... Só cut/boost de freq.

    Os pots estão com nomenclatura 100k. Os resistors tb terminam em K omega.
    Não é omega e sim ohms que se diz ... A letra omega é usada, mas se fala ohms (busca depois por Leis de OHM).

    Como sei nun desenho desses,o que é um pot e o que é um resistor? O pot sempre vai ter uma flechinha?
    Sim o potenciommetro tem a flechinha ... Na verdade um potenciometro é um resistor só que variável ... Ou seja, resistor=valor em ohm fixo, potenciômetro=valor em ohm variável. No caso do pot. de 100Kohm vc pode variá-lo de 0ohm até 100kohm.

    Porque vc escolheu dois de 100k e um de 470k?
    Cara essa pergunta é bem técnica e vc comentou que não conhece muito de eletrônica ...
    Mas só para tentar explicar:

    - Filtros Passivos: São os filtros construídos apenas com os elementos passivos dos circuitos, ou seja, resistores, capacitores e indutores.
    - Filtros Ativos: São os filtros que empregam na sua construção elementos passivos associados a algum elemento ativo amplificador, como por exemplo, transistores e amplificadores
    operacionais.
    - Filtros Digitais: São os filtros que empregam tecnologia digital na sua construção, implementados através da programação de um sistema microprocessado.

    Para cada um dos tipos filtros acima, existem os filtros
    - Passa-baixa: Filtra a frequência e só deixa passar as graves e retêm as médias e agudas;
    - Passa-alta: Filtra a frequência e só deixa passar as agudas e retêm as médias e graves;
    - Passa-faixa: Filtra a frequência e só deixa passar as médias e retêm as agudas e graves;
    - Rejeita-faixa: Filtra a frequência e deixa passar as agudas e graves e retêm as médias;

    Para um tipo de filtro, por exemplo Passivo/Passa-Baixas, pode-se fazer diferentes arranjos série/paralelo com os componentes (resistores, capacitores, indutores...) para ter o filtro. Agora cheguei na explicação: Para cada tipo de filtro (ativo/passivo/digital - para grave ou médio ou agudo), dependendo do arranjo dos componentes que forem usados existem cálculos a serem feitos que determinam o valor de cada componente.
    No caso do circuito que te passei usei um circuito RC (só com resistor e capacitor - lembrando que o potenciometro é um resistor tb) para filtragem das frequencias. As frequencias escolhidas foram 50Hz (graves), 1kHz (médios) e 10kHz (agudos), conforme no desenho e em cima desse contesto todo que citei, o calculo "disse" que os valores dos componentes são esses que citei, logo os 470kohms é porque foi calculado. Pode-se usar outro valor, mas o resultado seria diferente e para saber como seria a atuação deveria ser tudo recalculado.

    Ali na saida. Aquela ligação que acaba com um resistor 10k,a outra que acaba com um capacitor 33uf. Elas vão para aonde?
    Aquele fio que sai do capacitor 100uf la na tensão,ele vai para aonde?
    E por que onde esta escrito saida,o fio acaba em um pontinho,e volta em outro pontinho?

    Cara, tem um símbolo com tres tracinhos nesses componentes que vc citou ... esse símbolo se chama "terra". No caso esse "terra" é ligado no negativo da sua bateria ou fonte.
    Na entrada e na saída tem dois pontos e esses dois pontos representam os jacks de entrada e saída ... o terra indicado nos jacks tb devem ser ligados no negativo da bateria/fonte.
    Vou dar uma riscada no desenho e vou scannear de novo pra te passar.

    Enquanto tiver dúvidas, passa aí.
    falow

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    Du Bass
    Cara, segue o link do desenho rabiscado:

    http://www.4shared.com/file/45223349/bdc33d54/EQ-3.html


    Fiz bem fraquinho umas linhas indicando onde o que deve ligar aonde ... fiz uns pontilhados em volta dos potenciometros ...

    QQ dúvida entra em contato.

    Abr.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Du Bass

    E aí cara como vai o projeto????

    Du Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Ola Fernando. Ainda não deu pra mim comprar os componentes. Estou sem tempo e sem dinheiro também. Mas na semana que vem tudo melhora,e eu vou monta-lo. Obrigado pela outra imagem,me ajudou bastante. Agradeço tb aquela explicação sobre os pots,me ajudou bastante a intende-los tb.

    Volto a postar aqui logo.

    Fique com Deus
    Abraço

    Johnny Favorite
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    pq não compra um equalizador?

    Du Bass
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Johnny Favorite
    Eu ja tenho.

    Quero montar um assim só como lazer mesmo.

    Abraço. Fique com Deus.

    Du Bass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Voltei. Vou fazer o projeto,vou comprar as peças. Só uma duvida. Fiz o layout ja,mas o que eu faço com os pinos Balance e NC do IC? pq,pelo que vi,só usa os 2 Inputs,o Out e o + e ou - da voltagem.
    Abraço. Fique com Deus.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Du Bass
    pinos Balance e NC do IC
    Deixe desconectado ....

    Fiz o layout
    Passa aí pra eu dar uma olhada, por favor ...

    2 Inputs,o Out e o + e ou - da voltagem.
    Use só isso mesmo ...

    Du Bass
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Ola Fernando. Vou passar sim.

    http://www.4shared.com/file/47740318/ed142353/imagem.html

    Diga o que achou dps.
    Eu tb to pensando em por um volume geral,entre o Out da placa e a dpdt.

    Abraço
    Fique com Deus

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Du Bass

    Cara, vou ver um esquema legal de boost e te passo tb ...

    tem preferencia de qtos dBs de boost?????

    zedoidiao
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    olá pessoal, aproveitando o tópico, gostaria de saber se posso adptar esse controle para captar o som de um cajón(instrumento de percurssão, eu poderia colocar o mic no jack de entrada?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criar controle de Bass boost,Treble Boost,Mid Boost