O Tube Screamer TS-9 é igual ao SD-1 Boss?

    Autor Mensagem
    guitaremerson
    Veterano
    # mar/08


    ola galera gostaria de saber se o pedal da boss sd-1 super over drive o amarelinho é igual a um ts9 tube screamer será que combina os dois pedais???


    valeu abraços

    Invalid User
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ola galera gostaria de saber se o pedal da boss sd-1 super over drive o amarelinho é igual a um ts9 tube screamer

    não.

    Zero Zen
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    guitaremerson

    Respondendo a sua pergunta:

    Não, eles não são iguais. São parecidos. Produtos de duas respeitadas indústrias do ramo. Ibanez e Boss/Roland.

    Eles pretendem executar a mesma função, ou seja, imitar o som de um amplificador valvulado em estágio de "overdrive", quando o som produzido é levemente saturado (distorcido).

    O Tube Screamer TS 9 da Ibanez é um pedal bem mais caro, alias, algumas vezes mais caro. Exageradamente caro! Inexplicavelmente caro!

    Os dois são bons pedas de overdrive, com uma vantagem no timbre para o TS-9 (Original ou Reedition) e uma grande vantagem no preço e na durabilidade para o SD-1 da Boss.

    Teste-os e veja o que serve mais ao seu ouvido e ao seu bolso.

    Boa Sorte.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    never

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    guitaremerson
    o tube screamer ts9 é igual ao sd-1 boss
    Brow, nem os TS-9 é igual ao TS-9 ... Num intendeu??? Seguinte, dependendo da data de fabricação, os TS-9 podem ter componentes diferentes ... Num sabia????
    Mas enfim são dois excelentes overdrives ...

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Enriquecendo aqui:

    Vídeo ilustrativo. Aqui o Brian Wampler explica sobre as diferentes partes de em SD-1 e como o sinal se comporta no circuito e depois o compara como TS-9. Bem legal!

    Parte I



    Parte II



    BR-BLUES
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar




    Nefelibata
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Marcando pra ver os vídeos.

    NeoRamza
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Os dois circuitos são MUITO parecidos. Muda apenas 2 resistores e 1 capacitor. Eu já montei os dois no estilo DIY.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/15
    · votar


    NeoRamza

    "Muda apenas 2 resistores e 1 capacitor"

    O que acaba fazendo a diferença. O SD é uma "cópia do TS", já que o seu precursor o OD, usava outro chip. O TS original usa um jrc4558d.

    O Tube Screamer é um misto de bom projeto mais SORTE!

    O TS era para distorcer o sinal assimetricamente como faz uma válvula.

    Acontece que a Roland patenteou o OD-1 e um ampli SS, primeiro, que faziam clipagem assimétrica.

    Isso obrigou a Maxon/Ibanez a mudar o projeto, trocando o chip e alguns capacitores e fazendo clipagem simétrica do sinal.

    O resultado dessa mudança, deu no que conhecemos... para alguns, o melhor Overdrive de todos.

    NeoRamza
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Lelo Mig
    Isso obrigou a Maxon/Ibanez a mudar o projeto, trocando o chip e alguns capacitores e fazendo clipagem simétrica do sinal.

    Não sabia de toda essa disputa legal, até onde eu sei essa mudança de Assimétrico para Simétrico se deu apenas retirando-se um diodo e fazendo-se um bypass no lugar. Todo o resto do projeto continuou o mesmo inclusive o chip que sempre foi o JRC4558. Não?

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    NeoRamza

    A Maxon, por ser pequena (uma agregada da Ibanez para projetos novos já que a Ibanez na época, também era pequena, e só fazia clones), ficou com medo de ter problemas judiciais, porque a patente de clipagem simétrica é da Roland, que já era forte na época.

    Agora, se só mudaram diodos, sinceramente não sei, porque não sei qual é o chip original do O.D., e se você esta falando, eu acredito.

    Meu conhecimento se resume em ler diagramas e soldar componentes de projetos prontos. Não tenho capacidade técnica de avaliar o quanto um componente X ou Y podem alterar um circuíto.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    NeoRamza

    segundo este site-> http://www.pedalarea.com/overdrives.htm ,usou o 4558 e antes um amp-op, acho que da toshiba.

    NeoRamza
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Quem usava um outro e depois mudou para o 4558 foi o OD-1.
    SD-1 sempre usou o 4558.
    -> http://www.pedalarea.com/sd1.htm

    Lelo Mig
    Eu não fiz nenhuma análise detalhada, o que sei li em foruns, mas acredito que é bem por aí sim.

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Mas... como pode soar TÃO low gain esses pedais, e quando eu testei eles soaram como mid gains?

    Sabem a relação destes dois com o OCD?

    NeoRamza
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ismah
    Não tenho idéia, mas acho que não existe relação.

    Lelo Mig
    Achei um link que mostra que essas modificações foram inúmeras com o passar do tempo: http://www.analogman.com/tshist.htm

    Nefelibata
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ismah

    Mas... como pode soar TÃO low gain esses pedais, e quando eu testei eles soaram como mid gains?

    Eu diria que depende da saída do captador que vc usa.

    Eu tenho um TSlike e quando uso com singles vintage é low gain. Mas com humbuckers, mesmo com saída baixa (7kohm), já dá um som mais cheio e forte, dá pra dizer q é mid gain mais orgânico.

    Sabem a relação destes dois com o OCD?

    Quanto ao projeto não sei. O OCD me parece ser um TS com uma equalização mais aberta, com bem mais graves, som mais cheio, mas ainda tem um foco nos médios e com bem mais ganho. Dependendo do captador quase chega num high gain. Ocorre que ele dá uma embolada no som se aumentar mto o ganho.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Eu diria que depende da saída do captador que vc usa.

    Óbviamente... Curioso que mesmo sendo vintage e bem baixos (5mm na ponte, 8 no braço), achei meu BlackSnake ObsessionDrive (OCD clone) bem pesadinho. Não esperava um "som de Fender"mas me soou bem legal, como um "Mareshall" mesmo, exagerado nos médios.

    Ocorre que ele dá uma embolada no som se aumentar mto o ganho.

    Verdade, é pelo excesso de médios :(

    Recebia a notícia que o Fire! Overdrive é cópia do OCD.

    Nefelibata
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ismah

    Recebia a notícia que o Fire! Overdrive é cópia do OCD.

    Muita gente relutava em dizer isto, por muito tempo. Até alguns endorses desses chapa branca mais famosos chegaram a fazer teste A/B com o Fire/OCD e no teste eles eram parecidos, mas diferentes.

    No entanto, outro dia vi um canal de um cara que fazia reviews (o canal acabou, salvo engano) e ele disse na boa que é uma cópia do OCD, igualzinho.

    Isso depois de anos do lançamento do fire. euhaeuhaeuha Como nunca toquei nele, nunca pude dizer.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/15 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Apimentando a discussão:

    Pedais Overdrive e Distortion: até quando soam realmente diferentes?
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/284459/

    o/*

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/15 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    NeoRamza: Achei um link que mostra que essas modificações foram inúmeras com o passar do tempo: http://www.analogman.com/tshist.htm

    Boa lembrança: Analogman.

    E detalhe pra esse trecho no texto do site: "I tested a TS9 in my TRUE BYPASS BOX to see if the TS9 was effecting the tone when it was OFF. There was a small loss in very high frequencies, but the sound was excellent and actually can be better when using very bright amps like my Deluxe Reverb."

    Em suma, o analogman testou seu TS9 com bypass bufferizado (original) e em "true bypass" através de uma "true bypass box" e percebeu uma leve perda nas frequências muito altas, fator que, por sinal, soava excelente em amps com bastante "brilho", como o seu Deluxe Reverb.

    Parece um constatação sem importância, mas se notarmos em suas entrelinhas, demonstra que nada é absoluto e, mais uma vez, o som produzido ao final da cadeira de elementos (humano, guitarra, pedal, cabo e amp) é um universo que a gente nem consegue enxergar pois dentro de cada item que citei há outros itens e, pior (ou melhor), eles variam! Basta saber que o "mesmo" pedal usa componentes diferentes ao longo do tempo pois os fabricantes de componentes também mudam, assim como a matéria prima do seu local de extração. O mesmo cabo, ao longo do tempo, vai perdendo condutividade por deterioração e o amp... putz, é um quase um ser vivo!

    Então, essa discussão é infinita pois o mesmo SD-1 pode não ser igual a outro SD-1. O motivo simples é que por mas similaridades que desejamos encontrar, elas se perdem com o tempo seja o desgaste com ferrugem ou mesmo dos nossos tímpanos! hehe

    Minha modesta opinião e por isso eu não quero mais saber de comparações pois elas não tem qualquer retorno prático no som de uma música e acaba virando uma neura danada. :D

    Abs

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Nefelibata

    Comparei o circuito, Nivekk que mandou no Whats... A placa é 89% igual...

    edumorsehowe
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Tenho os 2 e posso garantir que a diferença é minima, turbo screaming mais anasalado e o SD1 mais rasgado e agudo!!

    uso o TS9 pra empurrar o SD1, consigo um otimo timbre deixando o TS9 com 9 horas de ganho e o SD1 no máximo!!

    e preferi no geral o SD1 pra empurrar um amp valvulado, ela da uma coloração nos médios que me deixa muito satisfeito!!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Tive uma oportunidade de comprar um TS-9 por 460R$ que um colega trouxe da Europa, la custa 129 euros.
    Tenho o SD-1 e comparei com o som dele, parece que esta versão é fiel ao classico dos anos 80 e possui o JRC4558. embora muitas versões possuam integrados da TI e toshiba segundo este site -> http://www.analogman.com/tshist.htm

    manual dos componentes:
    http://www.ti.com/lit/ds/slos073g/slos073g.pdf
    http://www.suzushoweb.com/pdf_file/6300000000064.pdf

    É um pedal legal, pesado com 560g, mas achei o projeto da BOSS melhor pois não tem uma tampa que saia e corra o risco de perder e a chave de acionamento não permite que acumule sujeira na parte interna do pedal, diferente do Ibanez.
    Os dois tem som bem semelhantes, achei o TS-9 com mais agudo e grave com menor ganho. O SD-1tem a distorção levemente mais forte e sua equalização é bem flat.
    Mas o que me chamou muito a atenção foi o preço, na europa ha diferença, o SD-1 esta em torno de 70 euros e o TS-9 estava 129 euros. o TS-808 se não me engano estava 140 euros. Mas aqui no Brasil eu paguei em torno de 300R$ no SD-1 e o TS-9 vi por 1200R$!
    Claro que não vale, não importa. Mesmo usado e com a pintura lascada e a carcaça amassada não vi por menos de 700$.
    Deixo este vídeo que resumiu bem o que pensei


    LeandroP
    Moderador
    # nov/17
    · votar


    Gosto dos dois overdrives, ambos excelentes. E um é diferente do outro. A diferença é notável.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Na hora de montar timbres, eu sempre tentei não ser técnico ou objetivo demais mesmo podendo ser devido ao conhecimento que tenho, procuro ser mais subjetivo, mexer e escutar. Outro dia parei pra analisar direito o que eu vinha fazendo e notei um padrão meu: eu costumo mandar um sinal mais "magro" pra distorcer, e depois de distorcido eu "recupero" os graves, tipo assim, pegar um grave pouco distorcido e misturar com médios e agudos bastante distorcidos.
    Isso faz algum sentido? Dá mesmo pra fazer isso? Tem algum pedal ou amp que faça isso?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Tube Screamer TS-9 é igual ao SD-1 Boss?