Pedais DIY: Tem como queimar componentes com o multimetro ?

    Autor Mensagem
    luiz_aug
    Veterano
    # dez/07


    Bom, justamente como descrito no titulo minha dúvida é com relação á como proceder montando o pedal a fim de não queimar peças (componentes) durante a sua montagem.
    Tipo com o multimetro tem alguma escala que pode queimar meu circuito???
    Eu testo a qualidade de cada solda ligando uma ponta do multi-teste na parte de cima da pena do componente, tipo a parte antes da solda , e a outra ponta eu coloco na trilha em que o componente foi soldado, ta certo assim???
    Com diodos pode-se queimar fazendo isso???
    Pegar os componentes com a mão pode queima-los ???
    Se inverter os polos dos diodos eles vão queimar ou simplesmente deixar de passar corrente???
    Bom, desculpe pelo longo post...
    AbçoZ
    luiz_aug

    Curly
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luiz_aug

    Tipo com o multimetro tem alguma escala que pode queimar meu circuito???

    não !

    Curly
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luiz_aug

    Pegar os componentes com a mão pode queima-los ???

    existem alguns componentes eletrônicos passíveis de serem danificados pela eletricidade estática do corpo mas não costumam ser usados em pedais DIY

    luiz_aug
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Curly
    e sobre os diodos, vc sabe alguma coisa sobre inverter polaridade ???

    Curly
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luiz_aug

    use ferros de solda de baixa potência (30 W, no máximo) e soquetes para soldar os integrados e transistores. o calor do ferro pode destruir os componentes

    Curly
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luiz_aug

    e sobre os diodos, vc sabe alguma coisa sobre inverter polaridade ???

    inverter a polaridade não vai queimá-los

    luiz_aug
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Curly
    hmm dessa eu já aprendi (tinha um de 70w) fui logo trocar por um de 30... ^^
    mas eu tenho mto medo de liga o pedal na bateria e pluga a guita e simplesmente não sai som nenhum e fica um tempão pra acha que o defeito era um componente quimado...
    AbçoZ

    Curly
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luiz_aug

    e sobre os diodos, vc sabe alguma coisa sobre inverter polaridade ???

    a não ser que seja um projeto de potência (tipo fonte de alimentação), aí pode ser que inverter um diodo dê problema, esses diodos usados para clipagem de sinal (distorção) não tem problema se inverter

    luiz_aug
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Curly
    eh distorção mesmo, tipo 1n60 de germanio no MXR Dist + (primero pedal) hehehe....
    então é só toma cuidado com soldas frias e corre pro abraço ???

    Curly
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    luiz_aug

    eh distorção mesmo, tipo 1n60 de germanio no MXR Dist + (primero pedal) hehehe....
    então é só toma cuidado com soldas frias e corre pro abraço ???


    exato !

    dicas, antes de montar:

    - confira os valores dos capacitores, se os múltiplos (pico, nano, etc) dos capacitores que te venderam correspondem aos valores originais dos circuitos, muito comum vc entregar uma lista de peças em loja de eletrônica e te entregarem caps com valor completamente errado, principalmente se foi mulher que atendeu, hehe....

    - 90% das montagens que não dão certo são devidos a erros na conexão dos elementos externos (pots, chaves, bateria, etc) confira isso antes de ligar

    luiz_aug
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    principalmente se foi mulher que atendeu
    Só tinha mulher na loja ^^
    eu pedi 1M e ele me deu 10k num dos resistores...
    sobre os capacitores só tinha uma duvida com relação aos de poliester, mas acho que já tirei ela, tipo aqueles código 1nj63...
    esse ai eu penso que seja um de .0.01 uF

    chaves, bateria, etc)
    Vo usar uma chave de 6 pólos que não é DPDT, é uma tipo on/off dos carrinhos de controle remoto, sabe as que são "deslizantes"...
    Talvez isso complique mas acho que não...
    vo segui o off board sei lah o que do Tonepad...
    tomara que funcione e eu já comesse meu set ainda em 2008 (só não termino ele antes pq amanha nenhuma loja de eletronica vai abri pra mim compra os p10 heheh)
    AbçoZ

    luiz_aug
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Uop na minha pergunta sobre usar uma chave não dpdt...
    AbçoZ

    luiz_aug
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ... huUUUuUpP

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    ===================
    APROVEITANDO O TÓPICO
    ===================

    comprei um multimetro, mas entendo praticamente nada de eletronica.
    até agora só montei um mini fuzz do bertola, e quero montar um tube screamer.

    me disseram pra ir conferindo cada componente soldado, na hora que soldar, pra não precisar ficar caçando eventuais erros.

    como eu faço isso? é só eu testar as duas ilhas soldadas, pra qualquer tipo de componente?

    enfim, é isso. to aproveitando pra upar também, que tem uma duvida do cara tambem.

    Curly
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    kiki

    me disseram pra ir conferindo cada componente soldado, na hora que soldar, pra não precisar ficar caçando eventuais erros.

    não tem por que fazer isso, apenas tome cuidado para não cometer erros na hora da montagem, já que medir com o circuito desligado pouco vai ajudar, talvez apenas usar o medidor de ohms para verificar a continuidade de uma trilha de circuito impresso, por exemplo... No caso de pesquisar um problema, aí sim vc pode medir a tensões nos integrados e transistores para conferir mas se vc não souber interpretar as medições, pouco vai adiantar !

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Curly
    hum, acho que entendi.

    é que eu to traumatizado, tentei fazer um miniampli e não funcionou... eu vou pedir ajuda prum amigo meu engenheiro, ver se boto ele pra funcionar.

    a sua dica lá em cima, de vários anos atras, também é muito util!
    - 90% das montagens que não dão certo são devidos a erros na conexão dos elementos externos (pots, chaves, bateria, etc) confira isso antes de ligar

    bom, valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pedais DIY: Tem como queimar componentes com o multimetro ?