Mais peso num amp Fender Hot Rod

Autor Mensagem
Amok
Veterano
# dez/07


Saudações.

Seguinte: apareceu um negócio de ocasião e pretendo pegar um amp Fender Hot Rod DeLuxe. Já conheço o som deste ampli (o vendedor é um conhecido meu), e curto muito o clean dele. Acontece que eu queria também um som mais "cremoso" e com mais peso na distorção.

Tem como chegar neste som que quero, neste ampli, com pedais ? Minha guita é uma Epiphone SG-400 com caps DiMarzio Tone Zone (P) + PAF pro (B).
Que pedais seriam os mais adequados, e como ligar ? (no loop? ou como booster?). Não pretendo usar digitais nem simuladores.
Desculpem o post longo.
Obrigado.

[ ]´s

Minow
Veterano
# dez/07
· votar


Amok
Você quer peso ou ganho?
Peso = EQ
Ganho = pode ser desde um pedal de drive antes do pré, como um booster limpo (mas isso não vai aumentar muuuito o ganho, só um pouco).

Outra coisa, defina cremoso. Eu entendo como um som cheio de médios, com menos presença. Se for por aí, é questão de equalização.

mazellan
Veterano
# dez/07
· votar


Amok
esse nick eh por causa da banda q eu to pensando??
pensei q soh eu conhecesse essa msk..
enfim...

faço minhas as palavras do minow.....

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


Amok

O que houve, vc não tocava batera?????

jimmy vandrake
Veterano
# dez/07
· votar


De qualquer maneira, eu usaria um Boss OD1 e um equalizador no Loop.

Raphael cox
Veterano
# dez/07
· votar


Amok

Se tiver grana,
aconselho um VOX COOLTRON BULDOG......

Amok
Veterano
# dez/07 · Editado por: Amok
· votar


Minow
Peso = EQ
Discordo. Talvez uma combinação de Eq (atenuação de médio-agudos) com ganho. Eq pura não dá peso ao som.

um booster limpo
Isso só vai jogar um sinal maior e saturar o pré "mais cedo", sem mudar muito o timbre, certo ? Se eu usar uma distorção valvulada antes do pré, (tipo um pedal valvulado com duas 12AX7, por exemplo), isso equivaleria a a um (ou mais) estágio(s) a mais de pré ?

defina cremoso
Isso é difícil.
Seria algo como uma distorção com muito ganho sem ser abelhuda. Acho que seria um alto ganho "vintage", obtido a partir de humbuckers. Talvez aí, sim um bom ajuste de Eq pode fazer a diferença.

mazellan
esse nick eh por causa da banda q eu to pensando??
Sorry. Não deve ser. Não faço idéia do que vc está falando.

jimmt vandrake
vc não tocava batera?????
Tocava, não. Toco. Isso não me impede de me aventurar em outros instrumentos, certo ?

[ ]´s e obrigado ao Minow por responder.

Amok
Veterano
# dez/07
· votar


jimmt vandrake
Hmm, um Eq no Loop pode ser uma boa. Não me havia ocorrido isso. Eu imaginava que os controles de tone do amp seriam suficientes.

Raphael cox
Vox ? Bom, vou fuçar por aí.


Vlw, galera.
[ ]´s

Amok
Veterano
# dez/07
· votar


Raphael cox
R$ 936,00 é muito pra um amador iniciante como eu. Eu tava pensando em algum hand-made nacional, tipo o EFX Supercharger ou o HotBox.

[ ]´s

Sharper
Veterano
# dez/07
· votar


Opa, vou aproveitar o bonde e entrar.

Também vou comprar um hot rod deluxe. E também estou atrás de um pedal legal pra dar um peso a la hard rock (foo fighters, por exemplo).

Estou quase pegando barber direct drive + mi audio crunch box. Me parecem ser os melhores (nessa faixa de preço, logico)...

Alguém ja testou esses pedais juntos? Sabe se fica bom, ou se fica legal so usando ou um ou outro?

Minow
Veterano
# dez/07
· votar


Amok
Eq pura não dá peso ao som.

Dá sim! Até som limpo! Não quer dizer que vai dar pra tocar Metallica assim, mas é uma questão de bom senso. Dá pra sentir aquele soco no peito com muito pouco ganho, basta o amp estar falando num volume legal (amp baixo não diz muita coisa).

Isso só vai jogar um sinal maior e saturar o pré "mais cedo", sem mudar muito o timbre, certo ? Se eu usar uma distorção valvulada antes do pré, (tipo um pedal valvulado com duas 12AX7, por exemplo), isso equivaleria a a um (ou mais) estágio(s) a mais de pré ?

Cara, acho que não. Botando qualquer distorção antes do pré só vai fazer o sinal já entrar distorcido no pré, o que vai gerar mais ganho. Mas isso é diferente das válvulas estarem todas no pré. Use o drive que te agradar mais, independente de ser valvulado ou não, muitas vezes não quer dizer muita coisa.
Sobre o booster limpo, acho que ele é subvalorizado. Ele muda bastante o timbre sim, dá um gás a mais que você não sabe que o amp tem.
Quando eu montar o meu set dos sonhos (guitarra X + amp X), vou usar nada mais que um booster limpo na cadeia e um delay no loop do amp, mais nada.

Isso é difícil.
Seria algo como uma distorção com muito ganho sem ser abelhuda. Acho que seria um alto ganho "vintage", obtido a partir de humbuckers. Talvez aí, sim um bom ajuste de Eq pode fazer a diferença.


Não sei se seu amp tem um knob de presença. Se tiver, abaixe ela, corte um pouco dos agudos e aumente os médios e graves.
Lembre-se que médios limpam o som, agudos o sujam. A grosso modo é isso.

BubaLaux
Veterano
# dez/07 · Editado por: BubaLaux
· votar


Amok
Acredito que com o Hot Rod DeLuxe você já vai estar bem servido de um excelente clean.
Um drive cremoso vc tira com o OCD da fulltone (encontra clone na EFX pedais) e um amigo bem experiente em pedais me disse que o drive da "Atelier" de fabricação nacional é bem cremoso tmb. Tem pra vender em www.vibeguitars.com.br

Uma distorção cremosa com peso eu curto o big muff (que muita gente confunde com fuzz, mas não é). É a distorção usada pelo Frusciante do Red hot chilli peppers no inicio do show castle slane... e ligo ele pra tocar as distorções do foo fighters tipo o início da learn to fly e fica bem completo o som... dá uma pesquisada nesse pedal. O cara da EFX monta tmb.

João_Luiz
Veterano
# dez/07 · Editado por: João_Luiz
· votar


Amok
Boa escolha esse amp, tenho um.

O drive do Fender é cremoso mas ao mesmo tempo granula (crunch), o que acho ótimo, mas ter outro tipo de drive é sempre interessante.

Um Drive cremoso você pode conseguir como o BubaLaux sugeriu: o Big Muff.

Gravei o tema dessa música com minha Ibanez (Full-acoustic AG85) com o BigMuff da GT8 (30%) espetado no LOOP do Fender Hot Rod Deluxe:
Clique em "JARDINS AZUIS" para ouvir
http://palcomp3.com/jlmv/

Mas deve dar uma experimentada pra não ficar insatisfeito.

Boa sorte.

zaqueu_grunge
Veterano
# dez/07
· votar


Amok
O EFX Supercharger que você citou vai ter dar ganho e sem ser abelhudo heheh
Mas um EQ no loop de efeitos vai ajudar ainda mais a definir teu som.

Outra opção legal é usar o drive do ampli combinado com algum overdrive.

diego gr
Veterano
# dez/07
· votar


vc não tocava batera?????
Tocava, não. Toco. Isso não me impede de me aventurar em outros instrumentos, certo ?


paul gilbert era batera, só depois foi pra guita

Amok
Veterano
# dez/07
· votar


Pow, vlw galera, vcs tão ajudando bastante.

Minow
Use o drive que te agradar mais, independente de ser valvulado ou não, muitas vezes não quer dizer muita coisa.
Eu já li muita coisa dizendo que misturar SS com válvula não é tão bom quanto combinar circuitos valvulados. Imaginei que isso se estenderia a pedais. Eu acho que o som dos pedais SS tendem a ter mais crunch do que eu gostaria, e não conheço o som de pedais valvulados, exceto as demostrações que existem por aí na rede, e que não são muito confiáveis.
um delay no loop do amp
Se o amp tiver um bom reverb (acho que o do HR é de mola), o Delay ainda é uma boa ?

Não sei se seu amp tem um knob de presença. Se tiver, abaixe ela, corte um pouco dos agudos e aumente os médios e graves.
Eu já fiz isso antes, mas acho que o eq do amp não é suficiente pra chegar no som que eu queria.

BubaLaux
Acredito que com o Hot Rod DeLuxe você já vai estar bem servido de um excelente clean.
Isso é verdade. Como eu postei acima, eu já conheço o som deste amp e gosto muito do clean dele, mas acho que falta algo na distorção (pelo que o Minow postou, tenho que ir atrás de mais distorção e trabalhar melhor a EQ).
Bonitinho, esse Atelier. Grato pela dica. Mas eu tava atrás de algo mais brabo que um OD.

João_Luiz
O drive do Fender é cremoso mas ao mesmo tempo granula (crunch), o que acho ótimo,
É, eu já não curto tanto o crunch do HR. Questão de gosto mesmo.
Ow, muito legal teu som. Parabéns pelo trabalho. O som que procuro é quase isso, mas com bem mais ganho, pra tocar um som mais pesado. Sei que o HR não é exatamente adequado pra tocar hard rock, mas é o que surgiu.

zaqueu_grunge
Eu já tenho um OD bem velhinho, de uma marca nacional antiga chamada Chorus. Nem me passou pela cabeça botar esse OD no Hot Rod. Vou tentar. De repente já basta.


Estou quase decidindo apimentar o Hot Rod com um EFX Supercharger (clone do Soldano GTO) antes do pré e usar um Eq no Loop. Vcs acham que pode dar certo ?

Vlw de novo, galera.

[ ]´s

João_Luiz
Veterano
# dez/07 · Editado por: João_Luiz
· votar


Amok Valeu por ter ouvido!

Na verdade "qualquer" drive que você colocar ficará muito bom nesse amp; esse seu OD eu não conheço, mas de repente combina bem...

Tenho experimentado o RAT da GT8 e ele ficou muito bom, Hard Rock de primeira.

Mas dá uma escutada antes pra ver se é seu som.

Abraço!

Sharper
Veterano
# dez/07
· votar


Bom, pessoal, quem investe num ampli desses não faz sentido ser muquirana nos pedais, não é mesmo? Não adianta nada ter um valvulado de qualidade e meter uma abelha no input...

Pelo que pesquisei, encontrei uns overdrives e distorções de qualidade: (procure samples nos sites do fabricante. os mais populares tem em alguns sites de vendas tb)

- ProCo RAT (nao lembro o preço)

- Ibanez Tube Screamer 9 (TS9 +- $100) e 808 TS-808 (+- $170)
Os TS tem os modificados por keeley, analogman e cia. Mais caros um cadim.
E tem o bad monkey (clone do ts9) que faz sucesso por ser barato $50 e bom.

- Barber LTD (overdrive light), Small Fry (leve-medio, bem versátil pelas configuracoes), Direct Drive (medio-alto) Preços entre $120-$150 e outros...
- FullTone OCD e outros de distorçao (chequem o site). Giram em torno de $170

E tem o tal do Zendrive que é a febre agora. Mais caro um pouco, e tem +- 6 meses de tempo de espera :O

- MI Audio Crunch Box ($120). Uma espécie de Guv'nor 2 melhorado. Tom Marshall de primeira.

Bom, foram os que eu mais gostei.

Abraços.

Amok
Veterano
# dez/07
· votar


Sharper
quem investe num ampli desses não faz sentido ser muquirana nos pedais, não é mesmo?
Isso ae.

Poutz, com tanta sugestão, vai levar um tempo pra ir atrás dos samples nos sites. Desses aí, só conheço o TS-9. Iniciante é fogo...

Vlw.

[ ]´s

Lak Lak
Veterano
# dez/07 · Editado por: Lak Lak
· votar


Olha o povo ta falando de eq e talz, mas na minha opiniao, nada mais cremoso q um bom overdrive empurrando as valvulas.

Eu tenho um boss sd1 e axo legal, porem ele muda o timbre um bocado, entao axo q nao eh isso que procuras certo?

Tenta o ibanez tubescreamer ts808, nao passei mto tempo com ele mas achei-o exelente. acabei optando pelo sd1 porque consegui um preço absurdamente barato comprando de um amigo

de qualquer maneira, se estiver ao seu alcance, deve fikar bem foda o overdrive antes do pre e um eq no loop.

há braços!

Amok
Veterano
# dez/07
· votar


Eu não entendi uma coisa: usar pedais SS não "estraga" o som de um ampli all-tube ? Não entra aquela história das distorções com harmônicos ímpares bla bla bla ? É meio por causa dessa história que tou mais inclinado a usar um pedal valvulado pra um primeiro estágio de amplificação.

[ ]´s

pacificpoker
Veterano
# dez/07
· votar


Amok
n li o topico... só a parte que vc falou que queria um hot rod mais encorpado...
meu professor tbm queria isso... e logo dpois que comprou o amp... e trocou as valvulas por valvulas diferentes que dessem essa caracteristicas... ou seja... ele n procurou por pedais pra fazer isso... foi direto no amp... vou falar que o resultado ficou maravilhoso... curtia os hot rod... mas esse dele ficou fudidão

B.Frusciante
Veterano
# dez/07
· votar


Opa!
Tente testar um TS-9, um SD-1(ou OD-3) ou um MicroAmp(ou outro clean booster) empurrando o drive do seu amp, dá pra perceber que o TS-9 e o SD-1 dão um peso legal, gerando aquele punch(que eu acho muito foda) na distorção. Já o clean booster vai deixar o drive do amp mais fiel ao que ele era, com mais ganho que, nesse caso, pode ser chamado de saturação mesmo pois em muitos casos(pedais) ganho é definido por saturação+compressão; no seu caso ele só aumenta a saturação das válvulas do seu amplificador, saca?
Outras maneiras legais seriam usar pedais valvulados e colocar a mesma válvula que é usada na saturação do amp, assim o som fica mais fiel ainda, teoricamente.

João_Luiz
Veterano
# dez/07
· votar


Amok
usar pedais SS não "estraga" o som de um ampli all-tube ?

Se forem ruins estragam; se forem bons ficam melhores ainda, com um som incomparável e às vezes superior - ou pelo menos diferente - dos sons dos drives com válvulas.

É espetar no amp. e ouvir.

Amok
Veterano
# dez/07
· votar


pacificpoker
Vc sabe se a modificação foi só troca de válvula ou teve mais coisa fuçada ?

B.Frusciante
Pelo jeito a galera aqui é mto fã do TS-9.

Outras maneiras legais seriam usar pedais valvulados e colocar a mesma válvula que é usada na saturação do amp, assim o som fica mais fiel ainda.
A idéia seria manter o som mais "all tube" possível, com aquela saturação + compressão de válvula mesmo. Tou tendendo mais pra isso. Afinal, um TS-9 "legítimo" novo tá mais caro que um valvulado hand-made.

João_Luiz
Ae, blz ?
O problema é que pedais SS bons mesmo são tão ou mais caros que os valvulados hand made...

[ ]´s a todos.

Lak Lak
Veterano
# dez/07
· votar


po se os pedais valvulados hand made sao nesse preço q vc ta falando, eu iria neles... e seguiria o conselho do cara ali em cima de colocar as mesmas valvulas do amp no pedal

axo q ia ficar bem rox

MAS

nao deixe de experimentar jogar um overzinho ss pra ver como fica, pede emprestado pra alguem ou sei la...

abraços

Minow
Veterano
# dez/07
· votar


Amok
Se o amp tiver um bom reverb (acho que o do HR é de mola), o Delay ainda é uma boa ?

Eu acho.

Lak Lak
Veterano
# dez/07
· votar


Minow
Amok
Se o amp tiver um bom reverb (acho que o do HR é de mola), o Delay ainda é uma boa ?

Eu acho.


tb axo, reverb leve sempre ali, e o delay ca pros solos!!

Amok
Veterano
# dez/07
· votar


Lak Lak
As válvulas de pré (e a inversora de fase tb) do Hot Rod são 12AX7 (duplo triodo, acho), as mesmas do EFX HotBox e do SuperCharger (que é duplo valvulado). Se eu pegar o Supercharger, terei um pré com 4 12AX7 (que são válvulas duplas), resultando em um ganho de 8 (!) estágios. Já deve dar pro gasto...
Eu tenho um OD nacional muito vagabundo que está empoeirando há anos em algum canto escuro de minha casa. Quando (e se) eu achá-lo, vou dar uma testada, mas não tenho mta fé, não...

reverb leve sempre ali, e o delay ca pros solos!!
Então vou deixar pra mais tarde...=P Solar ainda não é pra mim.

[ ]´s

Lak Lak
Veterano
# dez/07
· votar


Amok
vai ficar poco foda auisheaiuohaui

vai nessa entao, e deixa o delay pra depois

exelente ekip

abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mais peso num amp Fender Hot Rod