Boss GT-8 - Review da primeira semana - Sensacional!

    Autor Mensagem
    RonaldoRF
    Veterano
    # nov/07


    Pessoal, há tempos ando lendo discussão neste forum de BOSS GT-8 x POD e tal.. Sem sombra de dúvidas são duas grandes pedaleiras... Esta semana eu escolhi a GT-8 e comprei... vou colocar aqui quais foram as minhas percepções com pouco tempo de uso (apenas 2 dias):

    1) SOBRE A FAMA DE SER COMPLICADA PARA MEXER: isso é lenda... nada que uma lidinha no manual não ajude... por sinal, aconselho seriamente a qualquer um que adquirir a GT-8 ler o manual na íntegra antes mesmo de ligar o aparelho... além do mais, todos que compram uma pedaleira deste porte fizeram pelo menos um teste de meia hora ou 40 minutos numa loja qualquer e já têm certa intimidade com o painel da bichinha (que por sinal parece um painel de avião e não uma pedaleira)... Outra coisa que ajuda neste ponto é a prática no dia-a-dia, quando você lê o manual uma vez e começa a fuçar, as coisas vão ficando muito mais claras e o uso fica até certo ponto intuitivo e básico... recomendo no início deixar sempre o manual por perto, num lugar de fácil acesso.

    2) SOBRE A FAMA DOS PREAMPS / DISTORÇÕES NÃO SEREM BOAS: essa é uma pedaleira para quem gosta de fuçar... se você não tem paciência e tesão em descobrir timbres novos e diferentes possibilidades de combinar os sons e efeitos, essa pedaleira definitivamente não é pra você... Os preamps e distorções realmente não são as mil maravilhas como preset, ou seja, na regulagem que vieram de fábrica, mas quando a gente senta e começa a fuçar descobre combinações poderosíssimas e distorções muito violentas... (eu fiz uma aqui que dá até medo de ouvir de tão pesada, muito melhor do que qualquer preset que tenha vindo com a GT-8)... ou seja, o segredo dos preamps e distorçõe da GT-8 chama-se regulagem, paciência, equalização e muita muita muita vontade de criar sons novos)... para aqueles que reclamam dos preamps e distorção da gt-8 aconselho seriamente a não se restringir a usar o que a pedaleira oferece como preset, mas tentar criar seuas próprias regulagens e equalizações, com certeza vocês não vão se arrepender, ela faz sons fantásticos... para aqueles que não têm paciência recomendo adquirir a POD que já tem uma boa série de presets bons, mas não oferece muitas possibilidades de construção para novos.

    3) SOBRE OS RECURSOS: muito bons...são milhares de recursos... acho que vou ficar a vida inteira para aprender a mexer em tudo aqui... uma coisa que eu gostei muito é a possibilidade de se trabalhar dois canais de preamp ao mesmo tempo, muito legal... a utilização dos canais de preamp também ajuda muito para montar patchs com bases e solos ao mesmo tempo.... a gt-8 já tem um recurso para ganho de volume para solo, mas é só isso, não apresenta possibilidade de se colocar nem reverb nem delay nem nada... se você quiser isso é interessante utilizar um outro canal do mesmo pat e acionar via pedal... o OUTPUT SELECT também é bem legal, onde você pode configurar para fones de ouvido e o som sai stereo se estiver utilizando fones na saída correta.

    4) DICAS: para obter bons sons bons, é fundamental entender um pouco de equalizações, isso dá uma diferença animal entre o preset inicial e os sons que eu fiz.... outra coisa interessante é utilizar dois canais de preamp ao mesmo tempo jogando a saida para MONO, isso dá um peso animal no som, principalmente se você mexer no TONE que também ajuda a dar peso........ outra dica interessante é sempre procurar o melhor OUTPUT SELECT para seu equipamento... a simples alteração de um SMALL para JC120 RETURN já deu um peso animal para os meus timbres... eu não tenho JC120, tenho um ampzinho pequeno, mas achei os timbres com JC120 RETURN muito melhor do que SMALL, mesmo eu não utilizando o JC120 e muito menos no RETURN.

    RESUMINDO: estou amando esta pedaleira...eu não conheço nem 3% do total de recursos dela mas já estou apaixonado..... mas repito, essa pedaleira é para quem gosta de fuçar... impacientes e apaixonados por timbres e amps bons de fábrica como preset, procurem outra opção......... essa pedaleira oferece possibilidades de deixar os sons tão bons quanto os presets da POD, mas você vai ter que fuçar um pouquinho para chegar lá.

    Um abraço a todos...

    boSS
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    É, essa pedaleira é relmente uma coisa de louco..
    pena que a minha não tá cmg no momento..
    parabéns pela aquisição, tenho ctz que vc está se sentindo do mesmo jeito que eu me senti.. um sonho realizado...
    abraços..

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    pq será q os presets de fabrica da boss são todos um lixo???

    Será q se ligar nos amps fodasticos q eles devem usar p configurar, ou em linha fica bom???

    rafaelbretas
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    BaNdAiD

    Estranho, nas pedaleiras da Roland (Que fabrica as pedaleiras da Boss) os presets de fábrica são ótimos (se ligados em linha e com equalidação totalmente flat), principalmente os sons limpos: profissionalíssimos... o que me leva a crer que a diferença nas pedaleiras da Boss deve estar nas guitarras usadas pra fazer os efeitos e as utilizadas por cada um em casa.

    Só não entendo mesmo essa mania de reverb deles, é sempre exagerado.

    rafaelbretas
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    BaNdAiD

    Estranho, nas pedaleiras da Roland (Que fabrica as pedaleiras da Boss) os presets de fábrica são ótimos (se ligados em linha e com equalidação totalmente flat), principalmente os sons limpos: profissionalíssimos... o que me leva a crer que a diferença nas pedaleiras da Boss deve estar nas guitarras usadas pra fazer os efeitos e as utilizadas por cada um em casa.

    Só não entendo mesmo essa mania de reverb deles, é sempre exagerado.

    Bog
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Bog
    · votar


    RonaldoRF
    1) SOBRE A FAMA DE SER COMPLICADA PARA MEXER:

    Cara, a GT-8 não é famosa por ser complicada de se mexer no sentido de que é difícil, por exemplo, colocar um chorus na música. É complexo no sentido de que é MUITO flexível, e existem milhões de combinações possíveis. Existem n lugares onde você pode colocar o tal do chorus, e n configurações para isso. Ou seja, a quantidade de opções é muito grande, e às vezes pode ficar complicado para alguém que não tem paciência para ficar procurando o sweet spot com tanta flexibilidade.

    E você mesmo parece entender isso, ao dizer que se você não tem paciência e tesão em descobrir timbres novos e diferentes possibilidades de combinar os sons e efeitos, essa pedaleira definitivamente não é pra você...

    É só isso. A "complexidade" da GT-8 tem mais a ver com a necessidade de um espírito fuçador do que a impossibilidade de tirar qualquer som dela. É uma troca: + flexibilidade = + complexidade. Para alguns, é uma desvantagem. Para outros, é exatamente onde está a graça! :)

    polaroid_
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    achei uma merda as distorções, fucei muito essa pedaleira e naum consegui tirar um timbre definido...os efeitos são legais, o wah wah naum eh lah essas coisas....

    João_Luiz
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    polaroid_
    Você usou um bom amplificador ou tocou em linha?

    Pode ser problema com o amp. que usou.

    Já tirei distorções bem definidas, principalmente se não forem as HiGain, claro.

    Agora é diferente na dinâmica e nas nuances se comparadas com a distorção do meu Fender Hot Rod Deluxe... apesar de muito semelhantes.

    Uma coisa que não gostei muito foi a ligação em LINE, me pareceu muito artificial, diferente do uso no return do amplificador.

    Abraço.

    polaroid_
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    João_Luiz
    cara usei no meu TF...liguei no loop...usei o pré da pedaleira....

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    É uma pedaleira muito boa, eu já tive e posso afirmar.

    ed VH
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    a minha chegou segunda feira, eu tou apanhando um pouco ainda

    masc073
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ed VH

    Parabéns pela aquisição. A GT-8 é uma pedaleira TOP, tenho
    uma a mais de um ano.

    RonaldoRF

    Ótimo review. Um dica que dou é utilizar o pedal ctrl, que permite
    ligar e desligar efeitos, mudar tempo de delay, etc. Tudo dentro do
    mesmo patch.

    georginho_gallagher
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    polaroid_

    cara usei no meu TF...liguei no loop...usei o pré da pedaleira...

    Não tem jeito de ligar no loop gt8+tf, essa é uma combinação que difícilmente dará certo, apesar de ser a ligação preconizada. Tentei aqui em casa c/ todas as outputs selects e o som sai totalmente s/ vida, xoxo, não tem regulagem nem simulação de amp, falante ou mics que de jeito.

    O negócio pelo menos pra mim foi ligar no input mesmo, equilibrando a saída da pedaleira com os knobs do amp consegui um resultado satisfatório, até postei uns sons num tópico muito semelhante a esse q fiz uns 2 meses atrás qdo comprei a pedaleira.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Boss GT-8 - Review da primeira semana - Sensacional!