Quem Já Queimou Fonte

    Autor Mensagem
    Slashy
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Slashy


    Eae galera
    ontem fomos fazer um show em são bento
    e eu não verifiquei a voltagem que eles tava usando
    e foi no 110 msm
    u.u
    resultado: queimou minha fonte
    mais de 30 conto :,(
    auehauheauheauhueahu
    alguém já fez isso ou só eu que sou troxão mesmo?
    aeuhueaheuahuaehuehau

    ah e pode ter fudido minha zoom 505-II ou qnd queima, só queima a fonte?

    No título do post eu escrevi errado
    é FONTE! :D

    NoSt Bass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    São Bento do Sul?

    de onde vc é?

    Slashy
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    São bento do sapucaí
    divisa são paulo/minas

    Grimc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu ja queimei a fonte da minha pedaleira ligando ela que era 120 v numa tomada de 220 :(

    B.Frusciante
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    120v = 110v = 127v?

    Grimc
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    B.Frusciante

    Eh, a voltagem que o mundo todo usa.. O brasil eh o unico pais que tem lugares onde existe tensão 220 :(.. Naum sei por que...

    play_forfun
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Grimc
    Europa se usa 220v em algumas partes

    Por várias questões cada lugar tem um vantagem em certos tipos de voltagens

    Felipe Van Halen2
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Fonto...............pensei q era algum tipo de crivo

    Slashy
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    auehauheuaheua
    mas entao
    pode ter zuado meu pedal?
    ou nesses casos só frita a fonte mesmo?

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    B.Frusciante
    120v = 110v = 127v?

    Sim, e ainda se acha: 115, 117, etc. Em BH, a tensão nominal é 127V. Qualquer fonte marcada 110, 115, 117, 120, 125, 127 vai funcionar.

    Grimc
    O brasil eh o unico pais que tem lugares onde existe tensão 220

    tsc tsc tsc. Nada disto. Em muitos lugares se usa 220V. Em qualquer CPD grande, o ideal é - no mínimo - 220V. Os melhores no-breaks não são sequer fabricados em 110V.

    Equipamentos de potência são - idealmente - 220V. 220V é muito melhor que 110V, e é pena que não seja o país inteiro a usar 220V.

    Porque?

    Lembra-se da fórmula P = i.V (potência = corrente x tensão).

    Pois é, a última coisa que se quer é uma corrente alta, pois quando se há a tarifação, a bilhetagem da eletricidade consumida, ela é baseada na corrente, não na tensão.

    Se um equipamento precisa de, por exemplo, 1800W para funcionar (qualquer secador de cabelo top de linha é isto), tem-se duas opções:

    1800 = i x 127V .: i = 1800/127 = 14.17 ampéres

    1800 = i x 220V .: i = 1800 / 220 = 8.18 ampéres

    Daí, tem-se que a rede de 220V consome MENOS corrente que a de 110V, portanto necessitando-se de MENOR investimento em fiação, e tem-se uma conta elétrica menor também.

    Porque não se usa 220V então?

    Por ignorância de quem faz as casas! A CEMIG, por exemplo, entrega em todas as residências, 3 fases: FFN, portanto 220V, e é escolha do dono do imóvel distribuir 110 ou 220 para dentro do imóvel. Como brasileiro é bicho burro e vai na conversa de peão de obra, ao invés de consultar um engenheiro eletricista, usa 110V mesmo.

    O mais correto, quando se deseja usar 110V - até porque é mais conveniente, visto que a maioria dos equipamentos elétricos são para 110V - é usar as 2 fases, e fazer a distribuição de cargo dentro do imóvel usando ambas as fases. Só que a maioria dos eletricistas não sabe o que é isto. Usa uma fase apenas para alimentar a casa inteira, o que aumenta o custo com fiação (tem que ter bitola maior), e aumenta em muito a corrente tarifada ( = conta alta)

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Simonetti

    Rapaz,

    Parabéns pela explicação. Didática ao extremo e boa.

    E só faltou falar uma coisa... Já li em alguns lugares que o timbre de um ampli ligado em 220v é melhor que ele ligado em 110!

    Preciso testar, mas meu ampli não é bivolt

    E só acho que funciona com valvulado, com transistor é tudo igual.

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Igor Fediczko
    Já li em alguns lugares que o timbre de um ampli ligado em 220v é melhor que ele ligado em 110!


    Meu ampli, por exemplo, é bi-volt automático. Não tem chave para selecionar 115 ou 220V.

    Daí, quando se liga ele em 110V, liga tudo, aumenta volume, etc, vai ter uma corrente sendo puxada da tomada, em função da carga. Como é 110V ao invés de 220V, a corrente vai ser mais alta.

    É neste momento que a corrente baixa tem um papel fundamental: com correntes baixas, há menos calor sendo gerado (lembra do Efeito Joule?), menos dilatação dos metais, e a corrente é mais tolerante com o circuito AC (pré-retificação). O circuito vai trabalhar mais próximo de como ele foi projetado.

    Vamos aplicar isto aos pedais agora, já que isto é um fórum sobre pedais:

    Se tem-se a opção de ligar o pequeno transformador tanto em 110 quanto 220 e o transformador é bi-volt, opte por 220, pelo detalhado acima. Além disto, tem mais uma coisa:

    O transformador de um pedal tem que dar saída 9V, certo? Só que estes 9V estão ligeiramente sujeitos a alguma variação, porque a rede de entrada varia.

    Exemplo: aqui em BH, onde a tensão nominal é 127V, a tensão efetiva pode variar entre 95 e 180V! Isto é normal e acontece todos os dias. Pergunte a qualquer engenheiro eletricista.

    Esta "sujeira" da rede causa sujeiras também no sinal de saída. Aí é 220V é melhor, pois é, em geral mais limpo, e os transientes que existem na rede são, percentualmente, menores.

    Supondo uma sobretensão de 15V, que não é muito.

    Em uma rede de 110V, isto é 13,6%. Em uma rede de 220V, isto é 6,8%.

    Por melhor que seja a retificação de onda feita pelo adaptador AC-DC do pedal, ele vai sofrer alguma sujeira vinda da linha.

    Eu tenho um PSA-120, original da Boss, e ele dá entre 8,7 e 9,5V. Ele fica estável a 9,0V, mas se minha mulher resolver ligar o secador de cabelo dela, ele cai um pouco a 8,85 aí volta pra 9,0V, sacou? Porque a corrente foi alta para a rede de 110V.
    Estas mudanças, em uma rede 220V são muito mais sutis e menos sentidas pelos equipamentos.

    denier
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Brasilia eh 220 !!!!!!



    Acho que nao queimou a pedaleira naum !!!!

    ja queimei mais de 10 fontes rsrsrs !!!

    everson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    queimei uma fonte de uma zoom. tinha tocando em uma banda de metal e no mesmo dia me contrataram pra tocar em uma banda gospel, qdo coloquei a fonte na tomada.... cheiro de componente queimando..... acho q foi castigo de Deus

    everson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Simonetti

    Boa explicação! E depois dizem q física é para loucos.....

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    E depois dizem q física é para loucos.....

    Isso eu ainda digo.

    everson
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Igor Fediczko

    :D

    chab
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    melhor queimar a fonte do que queimar a rosca...

    bbs2fafa
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: bbs2fafa
    · votar


    melhor queimar a fonte do que queimar a rosca...

    huashuasushauash isso é vei..mais pow...sexta feira..acho ki foi dia 3...sei lá..eu tava tocando na igreja e talz...ai eu só utilizei o pedal pra afinar uma zoom g2.1u...depois de afinar..deixei ela na tomada mas desligada..a fonte era uma hayonik...e blá..nao veio original..alias acho que nem vem..e ela ja esquentava só que um pouco...ai blá..eu ajeitei os knobs da minha guitarra...depois de um tempo né..ai fui pegar o pedal pra guardar..pra minha surpresa qndo peguei a fonte..a mesma estava fedendo a plastico queimado....e quente pra @#$#...huashusauhas....até hj tento entender o que houve com a pobre coitada...
    enqnto naum compro uma fonte nova..vou usando a zoom na pilha recarregavel msm heeheh

    NoSt Bass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Acabei de comprar uma hayonik.
    Queimou a do parcero ai de cima, normal ou ela é de baixa qualidade?

    bbs2fafa
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    normal ou ela é de baixa qualidade?


    kra eu acho que ela é normal não sei era a minha primeira fonte né kk ela durou mais ou menos 1 ano se não me engano..ia de boa ....só fica atento pra ve se ela está esquentando..pq a minha foi esquentando...msm desligada só na tomada..até derreter Oo...

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    bbs2fafa
    NoSt Bass


    Anotem aí:

    REGRA no. 1:

    Nenhuma fonte deve ficar ligada na tomada se não estiver ligada a uma carga (exemplo: um pedal, etc). Isto causa uma puta sobrecarga nos componentes internos.

    Se você tirou o que estava ligado à fonte, SEMPRE retire a fonte da tomada. Aliás, o correto é primeiro tirar a fonte da tomada, depois desplugar o equipamento ligado a ela. ISto é a causa nº 1 de problemas com fonte.



    Por outro lado, este problema é fácil de ser consertado, e qualquer estudante de eng. elétrica/eletronica deve saber resolver, senão algum técnico em eletrônica.

    Um dos meus hobbies é reparar fontes de PC, que têm alguns dos mesmo princípios de fonte de pedal. Eu criei um lance, que nada mais é do que um resistor de 10 ohms, 10W, com um cooler, ou seja, uma carga, para ligar à fonte quando a testo, já que não posso ligá-la ao PC imediatamente após o reparo (tem que testar primeiro!).

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Simonetti
    que nerds!

    nada como gente entendida pra explicar as coisas pra gente.

    bbs2fafa
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Nenhuma fonte deve ficar ligada na tomada se não estiver ligada a uma carga (exemplo: um pedal, etc). Isto causa uma puta sobrecarga nos componentes internos.

    Se você tirou o que estava ligado à fonte, SEMPRE retire a fonte da tomada. Aliás, o correto é primeiro ....



    ai tava o meu erro rs...sempre fiz o contrario ¬¬...mais vlw pela explicação agora sei os cuidados que tenho que ter com as fontes =)

    DotCom
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Nenhuma fonte deve ficar ligada na tomada se não estiver ligada a uma carga (exemplo: um pedal, etc).

    Se a fonte for fuleira do camelô, grifem isso em negrito. Já vi fonte de 9v dar 17v em circuito aberto. (Quanto mais "parruda" a fonte, pior isso fica. Melhor procurar fontes reguladas.)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quem Já Queimou Fonte