Qual efeito Tom Morello usa na Testify?

    Autor Mensagem
    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07


    Nos versos dessa música (Testify) ele usa um efeito bem legal...

    qual seria??? alguem sabe??







    Valeu

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Tem pedal de expressão, parece um wah digitalóide, do tipo "vocalizer" da gt8

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    será que seria um wah intão???

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: RickSalve
    · votar


    Pra conseguir esse efeito você deve fazer o seguinte:
    - Afinar em Drop-D
    - Configurar teu Digitech Whammy pra "sétimas", assim qualquer nota vai ser harmonizada pra um sétima menor mais alta.
    - É preciso um delay curto pra criar aquele efeito parecido com um reverb.
    - Dai você bate a corda RÉ solta.
    - E pra ficar praticamente "igual" ao Morello, você ainda precisa de um wah-wah, pra criar as modulações do efeito.


    *** Eu traduzi isso de um artigo da Guitar World, porém meu inglês não é dos melhores, caso alguém seja fera em inglês e queira traduzir por completo, me avisa que eu passo o artigo.

    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    tem modulação sim... é um wah maluco, e se colocar o wah depois do fuzz acontece algo naquele tipo

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Mas o pedal de expressão usado seria o do whammy ou o do wah???

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: RickSalve
    · votar


    WeS Guitar Hero
    o pedal que é usado pra dar a "modulação" do efeito é o Wah-wah mesmo, o Whammy só fica configurado como citei antes.
    Dei uma procurada e achei um guitarrista que chegou bem perto do efeito, veja como é o que eu lhe disse:


    Igor Fediczko
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ouvide novo o som, parece queo tom morelo usa cordas abertas mesmo...

    e pelo que vi, tem de estar o com o drive, fuzz, o que for, antes do wah wah... por que se tiver depois do wah, ele come o som do wah...

    vou baixar a versão deestúdio desse som

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Igor Fediczko
    O Whammy e o Delay vão antes do Wah-Wah, ele não usa fuzz, drive ou qualquer pedal pra dar boost.

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: WeS Guitar Hero
    · votar


    Bom, segundo o que eu li no youtube o cara disse que usa o Whammy em 5º abaixo (e naum em sétima, como você disse RickSalve, mesmo porque o whammy não tem sétima...) e também falou pra usar no loop e não em linha direto, certo?
    Eu não consegui ouvir ainda porque não estou em casa, mas quando chegar vou ouvir.
    E agora também estou sem wah, porque vendi o meu pra comprar um melhor... e assim que chegar vai ser a primeira coisa que eu vou testar.

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    WeS Guitar Hero


    Eu não sou muito bom em inglês, mas é algo com sete sim... veja o trecho original(palavras do proprio Morello):


    I've got my Digitech Whammy pedal set to a "seventh," which means that any note I play on the guitar will be harmonized a minor seventh (five whole steps) higher when I rock the pedal forward.


    E esse negocio de loop ou linha, agora não sei te dizer com precisao porque nunca vi um whammy na vida e não sei como funciona.

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    RickSalve
    Nossa cara, eu peguei meu whammy e realmente tem sétima sim, eu que não lembrava. Me desculpa.
    Olha na foto:
    [url=http://cachepe.samedaymusic.com/media/quality,85/brand,sameday/Wh ammy-e994f197a42446b24f384387d859a34f.jpg]Foto


    O whammy, assim como o wah, é colocado em linha , mas pelo que eu li em um comentário do youtube o cara disse que colocava o wah no loop (o que eu acho estranho)...


    Bom, intaum pelo que eu intendi o segredo do efeito está no whammy sendo usando em sétima e colocar o wah no loop.
    Será isso???

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    RickSalve
    Nossa cara, eu peguei meu whammy e realmente tem sétima sim, eu que não lembrava. Me desculpa.
    Olha na foto:
    [url=http://cachepe.samedaymusic.com/media/quality,85/brand,sameday/Wh ammy-e994f197a42446b24f384387d859a34f.jpg]Foto


    O whammy, assim como o wah, é colocado em linha , mas pelo que eu li em um comentário do youtube o cara disse que colocava o wah no loop (o que eu acho estranho)...


    Bom, intaum pelo que eu intendi o segredo do efeito está no whammy sendo usando em sétima e colocar o wah no loop.
    Será isso???

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Não estou conseguindo logar pra editar o post d cima...



    A foto do whammy

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    WeS Guitar Hero

    Pois é, falei que era setima =)
    Mas então, você tem um whammy ai? Só por curiosidade, quanto voce pagou nele, novo ou usado?
    E sobre esse lance do loop eu não entendo muito, porque nunca usei, mas me explica a diferença de linha pra loop no whammy que eu posso dizer como que o Morello usava pelo menos.
    Outro efeito legal que o Morello tira com esse pedal é o solo de Like A Stone, pelo menos eu acho legal.

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: WeS Guitar Hero
    · votar


    RickSalve
    Tenho sim cara, eu peguei usado.
    Um cara comprou e não usava quase nada, aí ele tava vendendo pra conseguir dinheiro para outros eguips.
    Eu paguei 680,00...

    Mas intão... o esquema do loop que eu felei é o seguinte:

    Quando você poe o pedal direto em linha (guitarra -> pedal -> amplificador) você está processando o som original da guitarra antes de chegar no amplificador ou seja se você utiliza o drive do amplificador você estará passando o som da guitarra pelo efeito para depois adicionar a distorção.
    E isso para efeitos como chorus, delay, reverb... (efeitos de modulação e ambiencia) não é aconselhavel, pois muitas vezes embola o som (isso não quer dizer que nunca ficará bom...)
    Já o wah wah ou o whammy são efeitos que se colocam (normalmente) antes do drive, logo, direto em linha.

    Isso não quer dizer que não se deve colocar um wah wah no loop e um chorus em linha, por exemplo. As vezes os resultados são até legais.
    Como nessa música do Rage Against The Machine, que tem um som bem diferente.

    Não sei se consegui tirar sua dúvida...

    Abraço

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    WeS Guitar Hero

    Entendi cara, eu sabia dessa coisa de embolar o som em determinadas ordem de pedais, mas não sabia que se chamava linha/loop, mas vivendo e aprendendo =)
    Então, segundo uma revista que li a um bom tempo o Morello manda todos os efeitos em loop e apenas o wah-wah em linha, nessa ordem:
    Guitarra - CryBaby - Wh1 Whammy - Boss DD2 - DOD FX40B - MXR Phase 90
    Porém tenho minhas dúvidas, se ele não manda todos em loop, inclusive o Wah-Wah, só testando mesmo pra ver.

    Mas então, você toca RATM em uma banda ou é só por curiosidade essas dúvidas?

    WeS Guitar Hero
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    RickSalve
    É como você disse, só testando mesmo.

    Eu tenho uns amigos que também gostam de RATM, intão as vezes agente se reune pra tocar umas músicas deles e de outras bandas...

    RickSalve
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    WeS Guitar Hero

    Legal, mas o segredo é esse ai, só tem que descobrir se é tudo em loop, ou o wahwah em linha e o resto em loop.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual efeito Tom Morello usa na Testify?