GT-8 - Estou no Paraíso! Ligação FrFr.

Autor Mensagem
Douglas_
Veterano
# out/07 · Editado por: Douglas_


Já há algum tempo tenho lido sobre as várias formas de se ligar a GT-8, mas a que mais me chamou a atenção foi a ligação Stereo de em alto-falantes "Full Range Flat Response" (reproduzem "todas" as frequências sem alterar certas frequências).

Primeiramente, testei com 2 caixas multiuso ligadas em Stereo... lindo... muito melhor do que meu ampli! Os efeitos e as distorções ganham vida!

E agora, depois que quase 1 ano usando minha GT-8 num Laney TF-200, e perdendo mais tempo tentando timbrando do que tocando, finalmente estou no paraíso: estou com dois monitores com falante de 12"+Super Tweeter de 140w RMS + 1 potência de 300 RMS em 8ohms, ligados em Stereo na pedaleira!!

Show!! Muito Show!! =D

Recomendo a todos que testem, garanto que não se arrependerão.

Abraços.

Fabaessa
Veterano
# out/07
· votar


Olá...

Fale mais sobre seu setup...quais caixas está usando, marca dos falantes...essas coisas.
Já testei com amp de teclado e ficou ANIMAL.

Abraços

georginho_gallagher
Veterano
# out/07
· votar


Douglas_

ow parcero, explica melhor isso, tenho uma gt8 com um tf300, hj mesmo me convenci que terei problemas ligando a no input, certas simulações são show em compensação outras dão bem mais trabalho pra timbrar.

Douglas_
Veterano
# out/07 · Editado por: Douglas_
· votar


Fabaessa
Vamo la! =)

Caixas Passivas
Hayonik modelo EX-T112 ST

http://www.hayonik.com.br/interna_det.asp?id=568&idModelo=116

Potência
Hayonik modelo HY2500

http://www.hayonik.com.br/interna_det.asp?id=38&idModelo=24

Eu poderia ligar a GT-8 direto na potência, porém estou mixando antes com o som do computador. Então ligação ficou:

Saida de fones da GT-8 (tem um som mais encorpado) -> Line6 Guitarport -> Potência -> Caixas em Stereo.

Qualquer duvida é só "dar um grito" =D

georginho_gallagher
Realmente dá trabalho timbrar em Ampli devido à "coloração" que cada um dá no som. Tenta um setup desse numa loja pra vc ver a diferença, leva tua guitarra e a GT-8.

kaus
Veterano
# out/07
· votar


Sempre falei que esse tipo de pedaleira serve mesmo é pra ligar em potências e não amps de guitarra

já usei a gt-8 em PA assim e as simulações ficam muito mais fiéis

agora em amp de guitarra eu prefiro só usar os efeitos dela mesmo e os drives do amp, muito melhor assim

BaNdAiD
Veterano
# out/07
· votar


Não é por nada, mas eu sempre achei q essa seria a forma correta de ligar uma gt8 ou x3 live, afinal uma pedaleira com simulador de amp não precisa de amp!!

Sempre achei q fosse pra ser ligada em estereo numa mesa direto para o retorno e o PA!!

Afinal, se vc ligar no amp, o amp vai colorir o som, ou seja:
seria como ligar um amp no amp, tipo:

Marshall JCM800 ligado num Laney Tf300

Se eu tivesse uma gt8 eu dispensava amp...

Guitarrist
Veterano
# out/07
· votar


Eu acho que o lance tá no tweeter das caixas. O melhor som, (vindo de simuladores) que já consegui, foi com um V-amp Pro + uma Wattsom prc700. Antes eu tinha testado em caixa 4x12 com potencia, e num Vulcano. Sempre faltava aquele brilho, e aquela rasgada na distorção... só pode ser isso.
Agora precisa testar se em altos volumes até onde isso vai.

EDER R SANCHES
Veterano
# out/07
· votar


Douglas_

Qual o custo médio da potência e dos monitores?

Douglas_
Veterano
# out/07 · Editado por: Douglas_
· votar


kaus
Sempre falei que esse tipo de pedaleira serve mesmo é pra ligar em potências e não amps de guitarra

Eu tinha minhas dúvidas... até testar e comprovar.

BaNdAiD
uma pedaleira com simulador de amp não precisa de amp!!


Isso mesmo, man!! Se as pedaleiras simulam o Ampli, o alto-falante e o microfone, numa configuração padrão (utilizando ampli, falante e microfone reais) o próximo passo é ligar na Mesa e não em outro Ampli.

Guitarrist
Agora precisa testar se em altos volumes até onde isso vai.

Vai alto... beeem alto!! xD
Mas falando sério, uma coisa que tem que prestar atenção ao adquirir as caixas é se o tweeter delas não é muito forte e estridente. No minhas caixas eles são ótimos, mesmo em altos volumes não ficam "gritando", e olha que já testei bem alto e garanto que fica muito mais alto do que muito ampli e com muita qualidade, com um Punch excelente, dá pra sentir a pressão sonora.

EDER R SANCHES
Qual o custo médio da potência e dos monitores?

Brother, eu consegui um descontão comprando tudo junto e pagando em dinheiro. Então tudo ficou R$1.140,00. Achei muito barato, ainda mais com o preço altíssimo de um ampli de guitarra com potência comparável (300w RMS). Pra vc ter uma idéia, um JC-120 (120w RMS) tá mais de R$4.000,00. A Roland usa 2 deles nas demonstrações da GT-8.

ophius
Veterano
# out/07
· votar


O Meteoro Jaguar Stereo Chorus é "transistorizado"?

(aJUDEM ae galera)





Ótimo Tópico!!!



up

Douglas_
Veterano
# out/07
· votar


ophius
O Meteoro Jaguar Stereo Chorus é "transistorizado"?
Elé é transistorizado sim! Vem em 2 versões: 100w RMS com 2 x 10" e 200w RMS com 2 x 12".

Ótimo Tópico!!!
Valeu, man! \o/

denier
Veterano
# out/07 · Editado por: denier
· votar


Douglas_


Cara me dah uma dica ai !

eu tenho uma GT8 soh que por enquanto eu estou ligando ela num ampizinhu (rsrsrs) um meteoro Nitrous o som fica rajando de mais eu ja diminui o som de saida da GT8 e o som continua rajando !!!!!!!

Tem ideia do que seja ????

Será que eh o cubo ?

georginho_gallagher
Veterano
# out/07
· votar


kaus

agora em amp de guitarra eu prefiro só usar os efeitos dela mesmo e os drives do amp, muito melhor assim

mas vc tem um jcm neh fio...

BaNdAiD

Sempre achei q fosse pra ser ligada em estereo numa mesa direto para o retorno e o PA!!

Afinal, se vc ligar no amp, o amp vai colorir o som, ou seja:
seria como ligar um amp no amp, tipo:

Marshall JCM800 ligado num Laney Tf300

Se eu tivesse uma gt8 eu dispensava amp...


Já pensei em montar uma gambiarra nesse sentido, até pq eu tô praticamente dispensando o pre valvulado dele, que é o ponto forte do amp. Além do que viajar trezentos e poucos km com o amp no porta mala uma hora o bichinho naum vai aguentar...
Pensei em comprar uma potência valvulada mas vou ter que colocar mais grana em cima para pegar uns 2 retornos pelo menos. Acho que o negócio pra mim ainda é aguardar a hora de pegar um valvulado mesmo, por enquanto vou manter meu set economico que tá legal mesmo assim.

georginho_gallagher
Veterano
# out/07
· votar


Douglas_

kra o ideal mesmo seria ligar no loop do amp para não ter esta "coloração", mas não gostei de nada, nem timbre, nem simulações, e olha que a primeira coisa que fiz qdo comprei a gt8 foi averiguar qual seria a melhor ligação, e o line in se saiu melhor. No loop faltava pressão sonora, sei lá...

Douglas_
Veterano
# out/07
· votar


denier

eu tenho uma GT8 soh que por enquanto eu estou ligando ela num ampizinhu (rsrsrs) um meteoro Nitrous o som fica rajando de mais eu ja diminui o som de saida da GT8 e o som continua rajando !!!!!!!


O problema pode estar no patch que vc está usando (diminua o patch level pra ver se melhora) ou no Input Level (pode estar "clipando" na entrada).

Teste com um fone de ouvido pra ver se "raja" também.

Verifique tbm suas ligações. Veja se está usando o canal Clean do ampli e deixe sem ganho.

Verifique o Output Select. Mude para LINE/FONES (se já não estiver selecionado). Em todos os outros modos de saída (JC-120, Small Amp, Combo, Stack, JC-120 Return, Combo Return e Stack Return) existe um ruído agudo (+/- 6khz) devido ao bypass da simulação de alto-falante e microfone. O problema com a configuração LINE/FONES, que usa a simulação de alto-falante/mic é que utilizando em amplificadores de guitarra, o som fica sem brilho, meio "escuro".

Espero que isso resolva teu problema.

Abraco

Ligue sua guitarra direto no Ampli e veja se fica bom.

Douglas_
Veterano
# out/07
· votar


georginho_gallagher
Já pensei em montar uma gambiarra nesse sentido, até pq eu tô praticamente dispensando o pre valvulado dele, que é o ponto forte do amp.

Man, isso não é gambiarra! =)

É uma forma já provada e aprovada de se ligar a GT-8. E realamente esse ligação faz muito sentido. Lembra do que eu falei sobre um ampli ligado no outro?


kra o ideal mesmo seria ligar no loop do amp para não ter esta "coloração", mas não gostei de nada, nem timbre, nem simulações, e olha que a primeira coisa que fiz qdo comprei a gt8 foi averiguar qual seria a melhor ligação, e o line in se saiu melhor. No loop faltava pressão sonora, sei lá...

E não adiante ligar no Loop do ampli, pois a "coloração" do som é em grande parte culpa do alto-falante do ampli, que foi projetado para ter um timbre com mais resposta nas frequências médias e graves e atenuar os agudos. A resposta plana dos alto-falantes e do tweeter multiuso é o grande diferencial do sistema FRFR.

E eu também senti falta dessa "pressão" quando ligava no Loop do ampli.

denier
Veterano
# out/07
· votar


Douglas_

ja po ja liguei ela direto inclusive a dist do amp eh filé!

Nos fones de ouvidos nao rajam !
Ja abaixei o volume geral dela e do patch tbm !!!

O que vc quiz dizer foi :

passe a saida geral para como se fosse fone de ouvido, por que as outras tem um ruidozinho ?
Só que nessa perderah um pouco o brilho !

eh isso ?

georginho_gallagher
Veterano
# out/07
· votar


Douglas_

É uma forma já provada e aprovada de se ligar a GT-8. E realamente esse ligação faz muito sentido. Lembra do que eu falei sobre um ampli ligado no outro?

Sim, foi soh maneira de falar \o/, hehe

Tb sou daqueles que pensa que pedaleiras como esta foram feitas para serem ligadas em linha ou mesa, algo que se comporte como amplificação "neutra", digamos assim. Pois elas já simulam uma cadeia de efeitos com todos os seus componentes, por isso não dá certo dois "prés".

Em algumas simulações é como se o som "esbarrasse" em algo, como p. ex. um delay antes da distorção, algo do gênero. Não entendo muito dessa parte técnica, mas deve haver uma guerra de impedâncias ou coisa do gênero.

Inclusive comprei ela com o propósito de treinar em casa ligando ela no som ou home theater, mas por enquanto naum tenho nem som nem home theater...

Tb concordo exatamente com sua explicação ali em cima sobre a saída line in/phones, no ampli elas soam quase todas iguais com a descrição que vc falou.

ogaitnas
Veterano
# out/07
· votar


será que um esquema fica compatível com uma placa de som usb tipo
a ucg102 da behringer, p/ jogar programas tipo guitar rig nela ?
ou ligar um gdi e uma zoom G2 nas caixas ?

depois que li seu post fiquei tentado a deixar a idéia do lv300 twin
ou meteoro gs160 de lado e pegar caixas grandes e continuar
usando o pc e talz...

Douglas_
Veterano
# out/07
· votar


georginho_gallagher
Tb concordo exatamente com sua explicação ali em cima sobre a saída line in/phones, no ampli elas soam quase todas iguais com a descrição que vc falou.

Pois é, man... é exatamente assim. No TF200 tem até uma tecla Bright, que melhorava bastante o timbre, porem os agudos ficavam muito irritantes.

ogaitnas
Seguinte, já usei o Gearbox da Line6 e ficou animal também!! =)

Vou testar o Amplitube 2 e o GuitarRig 2 pra ver como fica... depois atualizo aqui contando as novas.

ogaitnas
Veterano
# out/07
· votar


Douglas_

Bele, assim eu consigo me resolver entre o que pegar p/ tocar mais
alto e talz hehe vlwz :D

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/07
· votar


Up!

zacaoamargo
Veterano
# out/07
· votar


Douglas_
Por que vc acha melhor colocar o computador no meio do caminho?
Não entendi! A GT8 pode dar tudo o que vc precisa... por que ainda adicionar o guitar port?
Como é a ligação PC ---> potência? Quais os tipos de jacks/plugs? Vai de onde pra onde?

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/07 · Editado por: KaTy
· votar


edit

Douglas_
Veterano
# out/07
· votar


zacaoamargo
Seguinte, a função do Guitarport no meu set é servir de mixer. Ligo a GT-8 nele para "misturar" com o som das backing tracks vindas do computador. Além de tudo o volume que tem no Guitarport serve de volume Master.

A ligação GT-8 -> Guitarport é feita através de um cabo P2 Stereo com adaptador para P10 na saída de fones da GT-8 ligando na entrada IN (stereo) do Guitarport.

E a ligação Guitarport -> Potência é feita da saida Line Out do Guitarport (2 RCA L e R) cada um para uma canal da potência, utilizando adaptador RCA->P10.

Também da pra ligar a guitarra no Input de instrumento do Guitarport e usar o as simulações de ampli dele que também são animais.

Porém estou pensando seriamente em vender o Guitarport e comprar um Toneport especialmente para poder gravar da GT-8 em stereo.

Abraço!

BaNdAiD
Veterano
# out/07
· votar


KaTy
Pitéu OT 2007

To precisando visitar mais o OT!!! hueheuheuheuheuhue

Douglas_

Vc já usou ao vivo? com o pc??
como o set se comportou??

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/07
· votar


BaNdAiD

Vc já usou ao vivo? com o pc??
como o set se comportou??


Hoje mesmo (domingo) será feito o teste.
O PC, a princípio, eu não usarei ao vivo, ligarei a GT-8 direto na Potência.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# out/07
· votar


BaNdAiD
Pitéu OT 2007

To precisando visitar mais o OT!!! hueheuheuheuheuhue


Pois é... hehehehe

Essa é minha futura esposa. =D

Douglas_
Veterano
# out/07
· votar


BaNdAiD
Sem querer postei com o nick da KaTy. auhuahuha

Douglas_
Veterano
# out/07
· votar


ogaitnas
Testei o set com outros simuladores de Amp (Amplitube 2 e Guitar Rig 2). Ficaram todos excelentes, apesar de ainda achar os timbres da GT-8 mais convincentes.

BaNdAiD
Vc já usou ao vivo? com o pc??
como o set se comportou??


Ontem testei ao vivo, tocando aqui na beira da praia!

A principio liguei o Baixo atraves do Guitarport e passando pela simulacao de ampli de Baixo. Ficou muito bom, porém ainda acho que faltou um pouco de grave pois o som se dispersava muito no ambiente aberto, sem contar que (na minha opiniao) ampli para Baixo tem que ter falante de 15".

Depois pluguei a minha guitarra e aí sim... ficou espetacular. Tive que manter o volume moderado para não cobrir a outra guitarra, que estava tocando no meu TF200. E o timbre em volumes altos fica ainda melhor com todo o punch (que na verdade tive que diminuir os graves para não misturar com o som do Baixo).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a GT-8 - Estou no Paraíso! Ligação FrFr.