AJUDA: Pedal Valvulado do Pedrone + Zoom Tri-Metal

    Autor Mensagem
    Ornitorrinco
    Veterano
    # out/07


    Galera, é o seguinte:

    Tenho um pedal valvulado do Pedrone, que agora ele vende com o nome de "Dual Tube Driver", mas este eu comprei no ML, na época em que ele ainda não era tão famoso e ainda morava aqui no Rio. Só muda mesmo a carcaça pq por dentro é o mesmo pedal. A título de curiosidade, o meu pedal foi o protótipo do "Dual Tube Driver", antes ele só fazia pedais com 3 botões (ganho, tone e volume). Depois de encher ele de perguntas e sugestões ele fez esse pra mim com 5 botões (ganho, grave, médio, agudo e volume). Enfim, o pedal veio com 2 válvulas 12AX7 e eu cheguei a usá-lo dessa forma: boss ds-1 distortion>>boss ge-7 equalizer>> pedal valvulado, e eu conseguia um som destruidor, lembrava algo entre o AC/DC e o Mettalica, eu diria... mas eu queria algo que soasse mais new metal, então fui atrás de um Uber Metal, que por ser digital (eu acho!) não se encaixou com o valvulado! Deixei o valvulado no canto, meio sem uso... até que recentemente comprei um Zoom Tri Metal e descobri que usando ele antes do valvulado consigo um timbre de new metal com um molho valvulado arrasador, só que na hora de tocar com a banda toda, com o volume do cubo bem alto, achei que o pedal valvulado saturou (e embolou) um pouco além da conta... Bem, eu já havia trocado uma das 12AX7 por uma 12AU7, que tem menos ganho, o que já deu uma "acalmadazinha" na distorção... estou pensando em trocar a outra válvula por uma 12AU7, pra ver seu consigo mais definição, um som menos embolado, mas aí vão as dúvidas:

    1. Vale a pena mesmo trocar a outra válvula? Alguma sugestão além da 12AU7?
    2. Vocês acham mais interessante usar o pedal valvulado antes ou depois da distorção? (li em outros tópicos que a válvula "comprime" o som, então usando antes da distorção funcione como um "compressor"?).
    3. Seria algo "incompatível" o que eu estou tentando fazer?

    Se alguém puder me dar uma luz, fico grato desde já.

    edalko
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Opa... não sei se posso te ajudar mas, aí vai:

    Tenho o Tri-metal (pedal sensacional), já tive o Doctor Drive, e agora estou com o pedal valvulado Vox Cooltron Bull Dog Distortion.

    De prima, posso te dizer que o Vox detona o Doctor, pois contando com apenas dois canais, o primeiro (que seria um overdrive), já deixa no chinelo o canal Solo do Doctor.

    Contudo, já experimentei diversas ligações entre os pedais, invertende por diversas vezes a ordem dos mesmos para verificar as diferentes timbragens.

    Contudo, uma coisa eu descobri: com o TriMetal, ou vc usa ele sozinho, ou coloca um overdrive antes dele só para dar mais ganho (???)
    Tentar usar ele antes de outro pedal de distorção/overdrive reduz drasticamente seu poder e sonoridade, atuando somente como controlador de tonalidade e emissão de muito ganho... acho que daí o fato de SEMPRE embolar.

    Agora, uma coisa que notei, é muita diferença nas sonoridades dos pedais tocando em amp valvulado e transistorizado. Lógico, que o valvulado soa melhor (pra mim). Seria interessante vc verificar isso.

    Outra coisa: por mais que a gente tenha a impressão que nos estilos musicais mais pesados, os caras usem pedais com altíssimos ganhos, parcos agudos, médios fúnebres, e graves violentos, na prática, já atestei que muitos usam apenas overdrives com um pouco mais de ganho...
    Tenhop o TriMetal, mas te digo: são muito poucas as oportunidades de usa-lo (sõ não vendo porque o som dele é porrada salutar haha).

    Talvez usar os pickups mais graves, ou tentar uma regulagem no seu valvulado possa soar familiar na linha do nu-metal.
    Talvez apenas uma equalização ajude.

    Abraços

    effenberg
    Veterano
    # out/07 · Editado por: effenberg
    · votar


    já atestei que muitos usam apenas overdrives com um pouco mais de ganho...

    Considerando que eles usam o overdrive pra dar um boost na distorção do ampli certo? (E provavelmente um ampli valvulado)

    Não consigo enchergar uma banda de Death por exemplo usando um overdrive com um pouco mais de ganho ao invéz de um pedal com altíssimos ganhos, parcos (poucos?!) agudos, médios fúnebres, e graves violentos.

    Ornitorrinco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    edalko

    minha caixa é transistorizada. eu já toquei em caixas valvuladas (principalmente em estúdio), mas não acho que esse dilema valvulado/transistorizado seja o X da questão... não sou louco de dizer que uma caixa transistorizada é melhor que uma caixa valvulada (da mesma forma que não tem cabimento alguém falar que digital é melhor que analógico)! o que eu estou querendo dizer é que eu estou procurando uma forma de achar um som meio que "padrão" (através de pedais) para que, independente da caixa que eu vá tocar, eu tenha a "certeza" (ou meia-certeza) de que eu farei um som no mínimo decente. sua dica foi muito interessante, porém eu acho que o som que nós buscamos é completamente diferente. eu tenho um uber metal e estou quase me desfazendo dele pq eu acho que o tri-metal faz o som que eu queria fazer com o uber... com o tri-metal, eu sinto os graves realmente mais profundos, aliás todas as frequencias são mais pronunciadas, o som fica muito mais real, pois o uber é digital, o som dele não tem o mesmo volume, parece que o som é meio reto, sem profundidade, embolado, apesar de ter timbres até convincentes.
    se eu tivesse um bom valvulado, digo um mesa boogie dual rectifier, com certeza eu só iria usar pedal para dar boost! eu acho que esses pedais "de metal" na verdade só tentam emular o som desse ampli mesa boogie... e o som de "mesa boogie" do GT2 não chega nem perto! vou trocar a outra válvula 12ax7 por uma 12au7 para o valvulado ficar o mais "manso" possível, seguindo o seu raciocínio, pra ver se dá para usar os dois juntos... vou experimentar o valvulado antes para ver tb... depois posto aqui.

    Ornitorrinco
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    bom, como prometido vou postar aqui as conclusões a que cheguei. talvez seja de utilidade para alguém, principalmete para quem tem ou pretenda ter um pedal valvulado "real" com 2 válvulas:

    troquei a válvula 12ax7 por uma 12au7 e o som do valvulado ficou o mais clean e sutil possível. o som do pedal ficou completamente diferente pq ele veio com 2 válvulas 12ax7 e agora está com 2 válvulas 12au7! as 2 12ax7 juntas dão muito mais peso, perfeito para tocar hard rock, sem chegar num new metal... tocar com uma 12au7 no primeiro estágio e uma 12ax7 no segundo estágio é uma ótima solução, pois vc terá um canal completamente limpo para solar (com apenas um "calor" da válvula e a equalização e o volume do pedal) e um outro canal ainda bastante pesado, sendo um pouco menos pesado do que a configuração anterior (com 2 válvulas 12ax7), porém com mais definição das notas e acordes... já com as 2 válvulas 12au7 eu descobri uma nova função para o pedal: usá-lo como um compressor!!! coloquei o pedal antes do tri-metal, e por incrível que pareça, funcionou como um EXCELENTE compressor, pois não ficou "sobrando" distorção, o falante que estava pulando pacas, agora foi poupado, agora consigo tirar de um falante pequeno toda a distorção que ele pode dar, sem aquele ronco desagradável que parece que o falante vai estourar a qualquer momento!

    pontos positivos:

    - não apresentou nenhum tipo de ruído típico de compressores como o boss cs-3, como eu já li em alguns posts por aqui;
    - não destrói o seu timbre como os equalizadores. eu já tive um boss ge-7 e o som soa artificial demais com ele depois da distorção! antes da distorção fica ainda pior, mudando em quase nada o resultado final.

    ponto negativo:

    - uma ligeira queda no "sustain" da guitarra.

    Conclusão: aconselho a qualquer um que queira comprar um compressor, ou um equalizador para "segurar" um pouco a porrada da distorção, a comprar um compressor valvulado. O seu falante agradece e sua guitarra vai fazer um som bonito.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a AJUDA: Pedal Valvulado do Pedrone + Zoom Tri-Metal