Qual pedaleira com gravação em CPU?

    Autor Mensagem
    alfacorrea
    Veterano
    # set/07


    Já fiz uma busca legal e obtive várias informações interessantes, mas o que preciso não é tão claro quanto já foi explicado nos outros tópicos.

    No final do mês eu estarei indo a SP e terei a oportunidade de adquirir um equipamento para meu set-up.

    O que eu precisava é:

    Pedal de efeitos + simulador de amps + pedaleira + gravação em CPU + bateria eletrônica.

    Eu já tenho um set de pedais analógicos e um amplificador valvulado para tocar em shows. Essa não é minha preocupação.

    Eu estou procurando as seguintes características:

    1) Mais importante: gravação em CPU. Quero um equipamento que me permita gravar minha idéias no CPU, de preferência pela porta USB, pois tenho um notebook e não quero comprar placa de som. Mesmo não sendo o mais indicado, quero insistir na gravação pela porta USB. Primeira característica: gravação em CPU pela porta USB.

    2) Mais ou menos importante, mas desejável: bateria eletrônica. Não que seja fundamental, mas seria interessante ter uma bateria eletrônica para ajudar nas idéias, principalmente para gravar as bases de guitarra e depois acrescentar os solos. A bateria eletrônica seria interessante.

    3) Desejável: efeitos ou simuladores. É desejável ter uns timbres de distorção e um chorus e um delayzinho, só pra deixar os timbres mais agradáveis para gravar.

    4) Praticidade: tenho ensaio toda semana e dá trabalho ficar levando todo o equipo pro studio. Se houvesse um equipozinho que fizesse os efeitos com mais praticidade, menos tamanho e menos peso, seria interessante.

    Dessa forma, acho que já dá pra ajudar.

    Eu mesmo estava vendo uns equipamentos, que destaco a seguir, com minhas observações:

    M-Audio Black Box: achei muito interessante, tem tudo que quero, mas será que os timbres são bons?

    Zoom G2.1u: pequena, barata e tem o que quero, mas será que os timbres são bons. Será que o processo de gravação no CPU fica razoável?

    Zoom G7.1ut: tem tudo o que quero e tem os pedais, o que economiza na compra de foot controler, mas será que esta G7 é boa e grava legal no CPU?

    Pergunto:

    Há outras marcas que fazem o que preciso?

    A GT-6 ou a GT-8 tem saída USB para gravação em CPU? Acho que não, né?!

    O POD-xt grava em CPU? Acho que não, né?! A porta USB do POD é só pra atualizar e salvar patches e software, não é isso?

    Quem puder ajudar, eu agradeço. Quem puder indicar outros links ou fóruns, para eu ler, também agradeço.

    Valeu

    Alexandre

    GUGALOO
    Veterano
    # set/07
    · votar


    alfacorrea
    Vai de G2.1u mesmo, tem a bateria q vc quer, tem efeitos bons. Acho q é o melhor custo benefício, sendo q vc ja tem seu set de pedais. Eu tenho tbm meu set e a G2. Tem algumas distorções q são ruins dela, eu particularmente uso apenas as simulações de marshall jcm 800 e 2000, mas da pra tirar um sonzinho até q legal com ela.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # set/07
    · votar


    O POD-xt grava em CPU? Acho que não, né?! A porta USB do POD é só pra atualizar e salvar patches e software, não é isso?
    Errado.

    O POD XTL grava sim através do USB Port dele.

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    alfacorrea
    O POD-xt grava em CPU?
    Cara, o que vc está descrevendo é praticamente um PODxt.
    Este equipamento é fantástico. Sua porta USB não serve apenas pra atualização, mas sim pra tudo o que se refere à gravação. Evidente que vc necessitará de um software para gravação, mas com a ajuda do PODxt vc terá tudo o que precisa, pois este equipamento tem um processador próprio, o que lhe dá muita flexibilidade já que nenhum recurso do processador do computador é requerido no uso do POD para simulações de amplis e efeitos.
    Eu tenho o PODxt "turbinado" com os Model Pack e uso o Vegas pra gravação. Recentemente finalizei uma gravação em que foram adicionadas as guitarras à uma composição feita por um músico brasileiro que se encontra na França.
    Tudo foi feito via Internet. ele mando o arquivo com voz e base e, daqui do Brasil, através do PODxt foram gravadas as guitarras. Após a gravação, o arquivo seguiu destino para a França via Rapidshare.
    Na minha opinião, o PODxt é fenomenal!
    Valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    Mickey Mouse IV
    O POD XTL grava sim através do USB Port dele.
    Cara, não só a Live. O XT (feijão) também possui este recurso. Só o POD 2.0 é que não possibilita por si só esta opção, mas se vc colocar uma interface do tipo UCA220 da Behringer é possível fazer a gravação.
    Valeu!!!

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Penta_Blues
    Eu sei. Mas citei o XTL.

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    alfacorrea

    Só para constar: você está se expressando de forma "meio" errada quando diz que quer algo que "grave em CPU". O que você parece querer é uma pedaleira que funcione como interface de áudio, que permita a gravação direta pela USB.

    Como você já notou, as Zoom novas fazem isso, a partir da G2.1u. Pod XT e XTL também, assim como a Digitech GNX3000. Essas outras aí têm uma outra vantagem sobre as Zooms - a USB também serve para configurar patches. Elas também possuem um modo utilíssimo no qual você grava apenas o sinal seco da guitarra e aplica os efeitos e simulações depois - é uma maravilha para escolher timbres e efeitos de acordo com a música, já que dá para fazer tudo com um pré-mix da música. Já a GT-8 não faz nada disso.

    Acho que o primeiro negócio é saber a faixa de preço: se você tem pouco dinheiro, a G2.1u é uma boa opção. Com mais recursos, talvez valha a pena pegar uma pedaleirazona, como a XTL ou a GNX3000. Eu tinha uma G2, comprei essa última, e não me arrependo.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    alfacorrea
    Pela descrição é uma Digitech GNX4, mas provavelmente não seja a coisa mais prática, portátil e eficiente do mundo - inclusive nem tenho visto mais nas lojas. Faz até mais porque tem um gravador de 8 pistas embutido.

    Anyway... Acho a Black Box interessante, já li comentários ruins e tal, mas lembro de ter visto algo sobre uma atualização de firmware que resolvia a maioria dos supostos problemas e ainda aumentava a quantidade de simulações e efeitos. (Mas) o que considero mais legal são os arpeggiators e a possibilidade de sincronizar os efeitos com as batidas - eram as coisas mais ressaltadas nas propagandas inclusive.

    Sobre G2.1u e G7.1ut (e G9.2tt), acredito que vão ter a mesma qualidade em termos de gravação (vide que as especificações técnicas são as mesmas). A G7.1ut abre opções maiores na hora de editar, na grande parte dos casos tem um parâmetro a mais pelo que lembro - além de maior possibilidade de controle via pedal expressão.

    Tem uma comparação "das maiores" no thestompbox.net - V-amp Pro, GT-8, GNX3000, Tonelab SE, POD XT Live e G9.2tt - imagino que já tenhas visto, é interessante... Dá uma boa idéia de prós e contras.

    Acho legal considerar se é importante ou não ter edição de patches via USB.

    Das maiores GNX3000, POD XT Live e G7.1ut/G9.2tt tem gravação via USB - as Zoom tem edição de patches via MIDI até o tanto que sei - nas outras duas é USB. Tonelab LE, AX3000G e GT-8 tem saída S/P DIF e edição de patches via MIDI.

    A GNX3000 tem bateria, as outras não.

    G2.1u e RP150/250 tem gravação via USB, mas só as RP tem edição via MIDI.

    Estas duas tem bateria.

    Eu não consideraria esta bateria eletrônica como algo importante no entanto, já que gravando via USB é possível fazer umas trilhas rápidas na maioria dos programas (cria a batida, copia e cola ou faz um loop).

    Pra resolver a questão de gravação das que tem saída S/P DIF não é tão complicado - tem umas interfaces de áudio que funcionam via USB que tem este tipo de entrada. Mas tanto isto quanto edição via MIDI significam mais cabos e tralhas - entendo que pode ser meio na contra-mão.

    Das opções mais baratas e compactas, a G2.1u pode inclusive ser "expandida" com um footswitch externo - assim pode se controlar o módulo de delay (pelo que entendi inclusive permitindo que o delay continue soando após ser desligado) ou utilizar tap tempo e afins. Mas não tem edição de patches por exemplo, além de alguns outros detalhes. Sendo que seria legal dar uma olhada nas RPs (150 e 250).

    A Black Box fica no meio do caminho.

    O Bog foi mais conciso no post dele, em termos de praticidade GNX3000 e POD XT Live levam vantagem exatamente pela edição de patches via USB e possibilidade de re-amp.

    Não que seja impossível de fazer isto (re-amp) com outras, mas é *muito* mais complicado.

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Ultra.Fuzz

    A GNX3000 tem bateria eletronica sim! Nunca usei, mas tá lá.

    Ultra.Fuzz
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
    · votar


    Bog
    É vero, tinha esquecido - "só perdeu o gravador" em relação às GNX 3 e 4 (tem outras diferenças, mas a grosso modo é isto).

    Editei. :]

    Gadelhaz
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Já experimentou AmpliTube2 (software) + M-Audio JamLab (hardware)?

    Muito bom e barato (Torrent + R$230,00)

    JamLab

    T+

    DotCom
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Se não quer gastar muito, a g2.1 pode trazer bons resultados.
    Mas testa antes... Sabe como é distorção digital, tem quem goste, tem quem não... E tem umas que até soam bem, quando bem reguladas.

    Mutação x
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eu tenho a GNX e não me arrependo ela é muito boa

    denier
    Veterano
    # out/07
    · votar


    GT8 soh tem saida midi USB naum !!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Qual pedaleira com gravação em CPU?