Behringer OD100 Overdrive/Distortion - Review

    Autor Mensagem
    ricksimmons
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: ricksimmons


    Antes que me atirem alguma pedra pela marca do pedal em questão, aconselho a todos que façam o teste de olhos vendados pois assim vão sentir o que essa belezinha pode fazer. Como devem ter percebido, eu gostei e muito desse pedalzinho da Behringer. Testei ele ao lado de pedais consagrados como o Line6 Crunchtone, Marshall Bluesbreaker e MXR Distortion+ e mesmo assim levei esse monstrinho roxo.

    Primeiras impressões
    A primeira coisa que senti quando vi o pedal é que fosse quebrar ao pisar nele, por ser de plástico, mas é um pedal bastante resistente, pisei forte e nada aconteceu. Imaginei também que fosse mais uma cópia barata dos Boss mas na verdade se trata de um sistema melhorado pelo controle OD/DS. O único problema é a cor roxa hehehe e pelo que vi no site da Behringer, eles gostam de associar essa cor aos sons pesados.

    True bypass?
    Infelizmente não mas se tivesse uma chave DPDT e tudo mais, certamente aumentaria um bocado o preço do pedal.

    Timbre
    Ahh o mais importante, o timbre! Testei junto com os pedais ditos anteriormente em uma Crate transistorizada e uma Marshall híbrida e o resultado vai deixar muita gente de cabelo em pé. Em primeiro lugar, o Crunchtone da Line6 parece um radinho A.M com 500 mil funcionalidades (incluindo noise gate) que custa bem caro, logo, esse pedal não vale a pena de jeito nenhum e é um que eu, com muito gosto, bateria com um martelo até quebrar a última peça em mil pedaços. O Marshall Bluesbreaker 2 é um pedal interessante mas também tem uma modulação do sinal tentando imitar o clássico amplificador da Marshall da época da brilhantina e isso me fez desistir dele também. A partir daqui o negócio começa a ficar bom, com o MXR Distortion+, um da Rocktron que infelizmente não lembro o modelo e o Behringer OD100. O MXR é uma porrada, pra quem conhece o som de Randy Rhoads, sabe do que estou falando mas ainda é bem caro e por isso fui atrás de opções mais baratas. O vendedor da loja me trouxe o Rocktron, que era muito bom, mas esse não tinha o controle Tone (o qual eu dou muito valor) e fiquei com o pé atrás de levá-lo mas se não tivesse uma alternativa, seria ele mesmo que levaria. Finalmente, o vendedor me ofereceu para testar o pedalzinho da Behringer mesmo que eu tivesse preconceito, ele afirmou que todos se surpreendiam e de fato, foi o que aconteceu. O timbre dele é bem aberto e bem fiel ao da guitarra, sem modulação alguma e com um controle muito bom que é o OD/DS no qual a medida que vai girando em sentido horário, o overdrive vai se tornando uma distorção que chega a ser uma porrada e que me possibilitou tocar um Pantera com muita fidelidade de ganho. Além disso, tem o controle de Tone, Gain e Volume, ou seja, os necessários para ter um pedal versátil de drive na minha opinião.

    Custo X Benefício
    O preço dos Behringer todos sabem, custa pouco mais de 100 reais, o que fica perto de 1/3 do preço dos MXR, logo, é uma ótima alternativa para quem não quer ter um pedal de marca pra se exibir ou um pedal true bypass (isso infelizmente falta no pedal). Vale muito a pena comprar pelo preço e pedlo timbre oferecido mas no design e material a Behringer poderia ter caprichado mais como a Groovin, por exemplo.

    Conclusão
    Fui à São Paulo a trabalho e aproveitei para vender meu FCB1010 e meu compressor Boss CS-3 e com o dinheiro comprar um Crybaby e mais algum pedal de drive. Passei por boa parte da Teodoro Sampaio até que finalmente fui bem atendido na Galeria dos Músicos, pelo Rafael (super gente-fina e conhecia bem o que vendia). Lá eu dei meu aparelhos na troca pelo Crybaby e fiz os testes mensionados neste review, além de ter trazido também um Reverb da Behringer que achei bem interessante. Estou muito satisfeito com as trocas e com meus novos pedais e, por mais que me digam "Ahh Behringer é lixo", existem coisas que eles fazem que valem muito mais a pena do que pagar por uma marca de tradição.

    B.Frusciante
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ricksimmons
    Putz! que legal
    Há menos de uma semana, o pai do meu amigo(que toca na nossa banda) comprou para ele este pedal da behringer, a princípio eu achava que ele tinha feito uma má escolha por existir vários pedais handmades melhores por aí, mas como vc fez esse review, me deixou bem calmo^^
    Além de tudo, é o primeiro pedal dele :)

    ricksimmons
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    B.Frusciante
    Pode ter certeza de que ele fez uma excelente compra! Esse pedal tem tudo o que os outros pedais de overdrive e distorção tem e com o controle de alteração entre esses dois modos, além de ser bem barato!

    Diego_Serafim
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ricksimmons,
    tenho um O/D da behringer...acho ele muito bom em relação do preço...

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    ricksimmons

    O que vc achou do pedal de reverb da Behringer? Já testou ele com sons limpos e distorcidos em todos os modos(spring, room, etc..)?

    Phedoo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    To entre esse OD100 e o GDi, sei q são coisas diferentes, um é pedal de overdrive e distorçao, e o outro simulador de amps...mas os dois me são interessantes. Claro q pelo preço pego o OD100, mas o GDi parece ser ainda mais versatil.
    Não tenho pedal nenhum ainda...e como a distorçao do ampli (meteoro nitrous drive) é fraca em qualidade...
    Bom saber q o OD100 tb é bom, valeu pelo review!

    Fluz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Phedoo

    Tenho um prodrive (mesmo que GDI) e ele é bem versátil, mas tem poucos médios. Tenho que aumentar bem o volume para que o som apareça entre os outros instrumentos.

    two
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: two
    · votar


    Phedoo
    Tenho um to100, ele é cópia do tube screamer ts9, só que ele é montado no sistema SMD, ele tem até o chip 4558. excelente pedal. Agora se vc puder pega o to800, o vintage tube o verdinho é melhor ainda.

    two
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ricksimmons
    Apesar da tropa toda falar dos pedais behringer, eu tenho um to100, e acho ele um excelente pedal, dizem que ele é digital, mas não é! E alem de tudo a relação custo benefício é ótima!
    Parabéns pela escolha.

    P.s: da behringer eu só não gosto do V-amp, não pelo timbre, mas pelo atraso que existe quando se muda de efeito mudando o modelo do ampl.

    ricksimmons
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Diego_Serafim
    Realmente, é ótimo para o preço!

    makumbator
    Cara, eu só liguei e deixei numa configuração básica dele (Reverb), não fiz testes específicos mas mesmo assim já deu um brilho bem legal no meu timbre!

    Phedoo
    Bom, pelo visto já sabe a diferença entre um e outro, basta saber qual amplificador tu tem. Se tiver um transistorizado qualquer (média-baixa qualidade), é melhor pegar o GDI mas se for um transistorizado de alta qualidade ou um valvulado, é melhor o OD100 pois ele é mais fiel ao som real da guitarra sem modulação alguma. Pelo amp que tu falou, acredito que seja melhor o GDI.

    two
    O TO100 eu não conheço, inclusive o OD100 foi o segundo pedal da Behringer que eu testei (o primeiro foi o GDI) mas depois de me surpreender com o OD100, não tenho dúvidas que esse pedal possa ser de boa qualidade!

    Phedoo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ricksimmons
    É, sou iniciante na guitarra, toco a alguns meses. Mas a distorçao do ampli nunca me agradou muito, são poucas as regulagens q ficam com timbre legal. E to pensando, em quando arranja grana, cata um desses pedais.

    O que eu queria era um pedal q desse pra toca algo leve como um blues, e nada muito saturado como um ac-dc e tal, mas tb desse pra manda um heavy metal, como pantera.
    Mas parece q os dois pedais (GDI e OD100) fazem isso...por isso fiquei na duvida

    Então talvez o GDI seja melhor né? Preciso testar um logo...

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ricksimmons

    Muito legal seu review!!
    se eu ja num tivesse servido de distorção ai logo testar esse pedal!

    ricksimmons
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Phedoo
    Cara, tanto o GDI quanto o OD100 são pedais Hi Gain, ou seja, movendo um pouco o controle de ganho já vai saturar bastante o som e dai vai ficr ruim para blues. O OD100 é mais versátil nesse quesito pois no modo Overdrive e com pouco ganho fica bem interessante mas ainda não é aquele som de válvula saturada que o GDI simula. O que eu posso te aconselhar é tentar testar os dois lado a lado em um amplificador equivalente ao seu (se coseguir no seu melhor ainda) e ver qual a melhor opção.

    BaNdAiD
    Valeu cara! Eu fiquei muito bem servido com esse pedalzinho agora também e se um dia tu estiver afim de trocar um dos seus drives, da uma olhadinha nesse ai que eu garanto!

    two
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Phedoo
    Acho que no seu caso o melhor seria o GDi, pois o timbre de fender dele é fenomenal, e o som de marshall e o mesa boogie são matadores.

    Fred_Wylde
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ricksimmons

    cara me responde uma coisa, o OD100 eh versatil, sei q ele tem um som porrada, mas tipo da pra tocar uns blues, ou musicas com pouca distorção tb?

    to pensando dar um desse pra minha namorada, niver dela e ela tah loka pra comprar um pedal de drive. Ela curte desde rock anos 70' tipo Led, Door, Deep Purple, até uns Ozzy, Black Label Society e talz...

    da pra tocar esses tipos de som com o pedal?

    Fred_Wylde
    Veterano
    # out/07
    · votar


    alguem???
    please...

    jgpm
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ressuscitando:

    Esse pedal seria bom para tocar Blink 182 ou Fall Out Boy?

    CaioPrimo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jgpm
    blink eh 1 drive mais forte, vá atras de 1 Gt-2 clone que nao tem erro

    jgpm
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    CaioPrimo

    obrigado, mas vc axa q esse behringer eh uma boa opção?

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O problema com Behringer não é o timbre... infelizmente é a durabilidade.
    Torço pra que você não tenha o mesmo azar que eu... comprei um delay DD100 e deu pau... fui no Paraguai, trouxe um DD400 e em menos de 2 dias deu pau também...

    Os ODs e distorções (incluindo o GDI) não são ruins no quesito timbre.. chegam próximo ou empatam com os pedais de marcas como Boss e etc, o grande problema com Behringer é durabilidade

    abç

    CaioPrimo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jgpm
    como o amigo acima disse, o problema nao é a sonoridade e sim a durabilidade os produtos da behringer nao tem controle de qualidade por tanto tem que ter sorte ao adiquirir 1, eu não aconselho pedais da behringer, procure pedais handmades ou de marca, tem 1 pedal da boss o sd-1 superoverdrive que eh parecido com este da behringer porem mtu mais confiavel e vc acha ele novo por 170 pratas

    jgpm
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eu axo q eu vo acabar pegando um boss mt-2 usado q eu vi pra vender

    CaioPrimo
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jgpm
    o mt-2 eh legal, eu ja tivi, tem que ter paciencia pra regular ele, e plugar ele em amps bons, se não ele vira 1 caixa de abelha, mais em si eh um excelente pedal, eu consegui o timbre mais pesado da minha vida, usando ele e 1 gerge tube valvulado.
    passei ele pra frente, pois minha praia são drives moderados e não esses drives ultra pesados e com muito ganho, ai estou usando 1 gt-2 clone Prodrive e 1 Boss Sd-1 super overdrive

    jgpm
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    CaioPrimo

    Poderia ser bom para mim um ds-1 da boss?

    dnreis
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    zaqueu_grunge
    ah cara, isso não é normal...deve ser a sua fonte de alimentação!

    SlashWylde
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Galera, comprei uma Epi Standard, pra aprender a tocar.
    Mas queria tocar Guns..
    Entao queria um pedal pra ter mais ou menos o timbre do slash.

    Tou entre o SuperOverdrive da boss e esse OD100 da behringer.

    Se kiserem falar outros blza, mas que nao sejam mt caros....

    SlashWylde
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    UP

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Behringer OD100 Overdrive/Distortion - Review