analógico x digital - ajuda pra montar um set

Autor Mensagem
crocodigo
Veterano
# ago/07


Galera, sou leigaço nesse assunto de pedaleira. Tenho uma zoom 505 (daquela primeira) q não é preciso ser nenhum expert pra saber q ela eh fraquinha. Não que eu seja um fenômeno da guitarra a ponto de ter todo o brilho do som da minha Condor CLP2 prejudicado, mas eu gostaria de ter algo um pouco melhor.

Realmente eh tão gritante a diferença de um analógico BOM pra um digital BOM ?? Meu camarada tem um desse V-Amp q eh digital, mas tem um som bem legal... Alguém sabe qto custa uma parada dessa?

E pra montar um set analógico, como eh q funciona? Pluga um pedal no outro? E se eu tenho uma distorção e um delay e quero usar soh um ou soh outro ou os dois? Tenho q ficar pisando tipo ativando um e desativando o outro?

Muitas dúvidas nessa minha cabeça, hehehe

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo

O V-Amp não é um digital BOM. É um digital acessível e aceitável. Tem bom custo-benefício. As pedaleiras realmente boas têm um problema óbvio: custam caro.

Um analógico BOM (exemplo: Demonizer) também vai custar caro. Um set analógico BOM pode custar bem mais que uma pedaleira BOA. Muita gente também se ilude com essa história de analógico, acha que com um punhado de pedaizinhos da Behringer ele já tem um set que detona qualquer GT-8 ou XT Live.

No final, a diferença de um analógico e de um digital bom é bem menos perceptível do que alguns fazem acreditar. Só ouvidos MUITO BEM TREINADOS podem perceber. O maior abismo fica por conta não dos pedaizinhos analógicos, e sim dos amps valvulados. No caso dos amps, a dinâmica é diferente, e para quem toca existe uma diferença perceptível. No caso de pedais, é aquela coisa: o cara testa uma 505 e uma V-Amp e acha que todo e qualquer equipamento digital vai soar desse jeito.

Quanto ao set analógico, sim, você pluga um pedal no outro. Para usar um ou outro você precisa pisar nos pedais certos. Pode resultar em um verdadeiro balé, dependendo do número de pedais e das variações no meio da música.

Regnum_irae
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Bicho , vou te dar um conselho baseado na minha experiencia.....ja tive digitech , zoom , boss .....ainda tenho uns pedaizinhos analogicos , um vamp e ja tive uns amps.....

Verdade seja dita , se vc ja tem uma guitarra que te agrade , 50% do caminho das pedras está traçado.....eu recomendaria a vc , se vc quer seriamente investir em um timbre FODA , que te agrade de verdade , vc naum comprar nem pedal , nem um vamp.......juntar grana e comprar um amplificador VALVULADO. Um laney LC 30 , ja esta de otimo tamanho. Tenho um vamp e te digo que ele quebra um galhão....eh uma mão na roda...SOMENTE ISSO....os pedaizinhos somente farão seu trabalho num amplificador que se preze saca? Depois de um tempinho tocando , eu encontrei meu som em um mesa valvulado SOMENTE...... de vez em quando eu quero mudar uns timbres e coloco um badmonkey de booster.....nem wah eu uso mais!!!!
Por isso te falo , teste um amp valvulado e veja se vc vai querer muito mais do que um overdrive foda , e um limpo cristalino e organico!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# ago/07
· votar


analógico x digital

acho que devia ser mais uma busca do tipo o que vc gostou x o que vc não gostou (bem óbvio, mas só pra mostrar que você não deve se deixar influenciar por um ou outro tipo)....

e lembre-se sempre de incomodar os vendedores, afinal, é você quem vai garantir o almoço deles todo dia, comprando ou não

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


Regnum_irae

Hehehe, como eu disse, a diferença de pedaleira digital (boa) para pedal analógico não é tão abismal. O negócio muda mesmo é quando falamos de amps valvulados.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Bog

Essa parada do balé fica complicado mesmo.... Se bater um branco na hora da distorção sai um clean com delay, haeuoaoueaouha


Regnum_irae

Cara, imagino q um ampli desse não custe menos q 1500 reais, ou seja, dificilmente conseguirei um. Tendo isso em vista soh me resta buscar nos pedais um sonzinho mais power. Eu mesmo tenho um Roland-15 q gosto bastante, mas ele nem eh potente o suficiente pra tocar fora e nem foi barato o suficiente pra ser usado somente dentro de casa (q eh onde eu uso). Sempre q vou tocar fora uso a aparelhagem local, e nesse ponto tb eh mais fácil carregar uma pedaleira do q um ampli valvulado, hehehe

Mas mesmo assim agradeço as dicas.

Vcs saberiam me aconselhar um set de pedais ou uma pedaleira honesta na faixa de uns 600 reais?? Eu tb não preciso de mtos recursos, quero um clean com delay e uma distortion power, nada mais q isso. Mesmo a minha zoom tem um monte de efeitos q eu nem uso, preferiria dois pedaizinhos com esses sons q eu quero mas de qualidade...

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Realmente eh tão gritante a diferença de um analógico BOM pra um digital BOM ??
Cara, isso é muito subjetivo ... Pra iniciar bom é bom, não interessa se analógico ou digital ... Sendo bom já é um excelente começo seja analógico ou digital .... agora qual adquirir, só testando, vc tem que ver o que te agrada,

E pra montar um set analógico, como eh q funciona? Pluga um pedal no outro?
Sim, liga um cabo da guitarra para o primeiro pedal e deste para o segundo e deste para o terceiro até chegar no ampli ....

Regnum_irae
Veterano
# ago/07
· votar


Bog
Pois eh cara , depois que comprei um valvulado eh que percebi o quanto existe de diferença....



crocodigo

Setzinho de pedais por 600 conto???? tu compra uma distorção e um delayzinho.....e soh......se vc quiser pedais bons , que vão te dar versatilidade de efeitos , sons , etc e talz.....não vai menos q 1500.....uma distorç~´ao , um overdrive , um delay , um chorus e se quiser um wah (eu pariticularmente acho dispensavel) .....e ainda um equalizer pra te dar um maior poder de definição de timbre.....foda!!!!! Vai juntando grana man , que no final das contas um amp foda vale cada centavinho suado!

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Regnum_irae

mas eu gostaria de saber o q eu consigo com 600 conto... alguma pedaleira digital mesmo mais honestinha q alguém possa me indicar?

HYBRID PRS
Veterano
# ago/07
· votar


olha no preço de 600 reais compra uma Digitech boa, uma Boss ME-8... mas sei la, eu com isso compraria uma V-Amp 2 mesmo e sobra... como disseram ja ai em cima, quebra um galhão enquanto voce não tem um amplificador descente!!!

Regnum_irae
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Como disse o colega acima e eu assino embaixo, vamp quebra um galhão do cacete!!!!!Tenho um e dentro da proposta dele , ele eh um equipo legal!

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


HYBRID PRS

Regnum_irae


com certeza ele deve ser melhor q a minha zoom 505-1 !!! (nem a 2 eh, eh a primeirona...)

qto será q custa? v-amp eh submarca de alguma outra marca?

MatheusFarage
Veterano
# ago/07
· votar


qto será q custa? v-amp eh submarca de alguma outra marca?

R$400,00.Não, v-amp e o modelo de uma pedaleira.

victorcurvo
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo


Cara...

Nessa faixa eu te indicaria o V-AMP II, Korg AX10-G, Boss ME-8, pela variedade de efeitos e qualidade dos mesmos.

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo

Zoom G2 ou G2.1u
Yamaha Magic Stomp 2
Digitech RP150

Cada uma tem prós e contras, tens que dar uma pesquisada.

Em termos gerais a G2 é muito boa em tudo a Magic Stomp II é ótima exceto pela seção de drive e a RP150 parece também ser muito boa em tudo. G2.1u tem USB pra gravação, Magic Stomp II tem USB pra edição de patches e a RP150 tem USB pros dois (gravação e edição).

Pra montar um setup básico com pedais compactos (analógicos e/ou digitais) tem algumas opções boas e possíveis com cerca de 600 reais. O Ibanez DE-7 (que é digital) é uma boa opção por exemplo, assim como o Rocktron Rampage (se a idéia é distorção mais pesada) - e dependendo dos preços ainda pode sobrar uma grana pra um Arion SCH-Z. O Danelectro Dan Echo também pode ser interessante, além de outros pedais de drive (como outros da própria Rocktron, Marshall...).

Claro que seria legal ter um afinador e que existirão gastos extras com cabos e fontes...

No mercado de usados existem diversas opções interessantes, tanto de pedaleiras quanto de pedais.

No fim das contas um bom analógico é um bom analógico e um bom digital é um bom digital, cada um tem seus prós e contras (e muitas vezes certas funções exclusivas). Fora que não é todo pedal compacto que é analógico e/ou superior a um efeito da mesma categoria presente em uma pedaleira.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


to pensando em vender meu ampli Roland Cube 15 pra catar uma pedaleira. Tipo q o ampli não é possante o suficiente pra fazer um show e nem foi barato o suficiente pra compensar ser usado somente dentro de casa. Acho q uma pedaleira me seria mais útil do q o ampli. Eh um desperdício soh usá-lo dentro de casa onde não dá pra passar do 1 com o volume q vai até 10...

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo

Mas aí o que você vai usar em casa? Vai comprar outro amp? Dependendo, não vale muito a pena não.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Bog

vou ficar sem amp por um tempo, depois compro um menorzinho ateh pra usar em casa... Q q adianta um amp q eh mais potente do q eu preciso pra tocar em casa e menos potente do q eu preciso pra usar fora? E continuar usando uma zoom 505-I ??

Qdo eu for tocar em casa eu espeto um fone de ouvido e já era, e qdo for tocar fora estarei mais bem equipado..

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo

Ah tá, você vai vender o amp PARA comprar a pedaleira. Realmente, vale a pena. Na verdade, se for uma G2 ou um V-Amp (ou melhor) dá para ligar até nas caixinhas de som do PC ou no som da sala. Lembre-se que essas pedaleiras têm simulação de amps e de caixas acústicas.

Minow
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Vou te dar uma dica de quem tem um set de analógicos e um amp valvulado.
Se usar a busca, vai ver que 97% das pessoas aqui dizem que analógicos são melhores.

Agora fica a minha dica: junte uma grana e compre um Pod XTL, e um bom amp SS com um falante de 12". Pronto, taí o seu set pra vida toda.
Não é barato, mas te garanto que não vai sair mais caro que um set de pedais e não vai dar 10% da dor de cabeça daquela orgia de cabos e fontes que comem sinal e só fazem chiar.

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


Minow

hauoehauoehouaeh... podi crê. To mais afim de catar uma pedaleira digital mesmo. Qto custa mais ou menos esses dois itens?

Minow
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
Na Foxtrot tá R$1700,00 o Pod novo, aqui.
Mas deve encontrar mais barato... se conseguir pegar carona de alguém viajando, nos EUA você pega por 400 dólares.

O amp aí é do seu gosto... só vou acrescentar que vale a pena pegar um amp com loop pra usar sempre a pedaleira como pré.

HYBRID PRS
Veterano
# ago/07
· votar


pra mim não tem melhor custo e benefício do que a V-Amp2 (é o modelo, a marca é Behringer), no mercado livre tem até por uns 360 reais novo... eu tenho a X V-Amp e estou muito satisfeito, no futuro pegarei a V-Amp 2... ela simula o som de vários amplificadores como o Mesa Boogie, Soldano, Marshall JCM 800, Fender Twin... ou seja, é demais, claro que é bem melhor que a Zoom 505... vai nessa que voce não se arrepende!!!

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


HYBRID PRS

o outro guitarra da banda tem um v-amp2, e acho o som bem legal... Ele usa esse simulador mesa boogie, deve ser dos mais pesados q ele simula, não?

com a grana da venda do meu ampli dá pra catar pau a pau um desse v-amp2.. mas vi falarem mto bem tb da zoom g1 e g2 (não sei qual a diferença...).

HYBRID PRS
Veterano
# ago/07
· votar


credo eu não gosto dessas Zoom não... acho muito digital, parece mid... pega a V-Amp2!!!

Alfieri
Veterano
# ago/07
· votar


Eu comprei a zoom, nunca tive outra para comparar, mas curto muito a minha, é a G1, afinal era o que a grana permitiu, porém sem arrependimentos cara.

Se você procura pedaleira digital, vai de G2.1u, troca rápida de patch, pedal de expressão, USB e tem os efeitos que você procura.


A diferença da G1 para a G2 é a seguinte.

A G2 tem coisas que a G1 não tem, como: Entrada USB, velocidade de troca de patches muuuuuito mais rápida e forma de organização diferenciada e alguns adicionais.

Ou seja, falando putridamente, a G1 é o modelo simplificado da G2.

Valmick
Veterano
# ago/07
· votar


Cara, você pode investir em boas pedaleira antigas, como a RP1, por exemplo, que você pode conseguir aí por 400 reais!
Estou feliz da vida com a minha pedaleira Korg A4... ela já foi caríssima, mas por ter saído de linha há tempos, chega ser considerada vintage e tem excelente efeitos e até mesmo distorções que muitas pedaleiras caras hojem dia não têm... Aliás, pra mim ela é melhor do qualquer Boss da série ME....

Procure as rps antigas da Digitech... são realmente boas!

crocodigo
Veterano
# ago/07
· votar


HYBRID PRS

eu tenho uma 505, daquela primeira. Realmente o som dela eh bizarro. Foi-me útil como uma introdução ao "fantástico mundo das pedaleiras" hehehe, mas ela já cumpriu sua missão.

realmente o som dela eh bem digital, mas ouvi mta gente dizer q se surpreendeu com a qualidade das g1/g2, e q mta gente não queria saber delas por puro preconceito devido a má fama das zoom quinhentos e alguma coisa.... Eu já estou mais atento a esse tipo de coisa pq sempre repudiei qquer instrumento Condor e hj tenho uma CLP2 q realmente superou minhas expectativas...





Alfieri

mas eu nem uso pedal de expressão, e nem me faria falta a entrada usb... Aliás, pra q ela serve?

Eu tb sou meio leigão, uma pedaleira cheia dos tric tric soh vai me ambananar mais ainda... Acho q considerando esses pontos, a g1 tá de bom tamanho pra mim, se os sons tiverem a mesma qualidade da g2..



Valmick

vou dar uma bizoiada nessas digitech q vc disse. Tem um cara no M L q tá querendo bater rolo no meu ampli com uma pedaleira Korg Pandora Px3... vc conhece?

Valmick
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo
, só conheço de ouvir falar..... e só coisa boa, diga-se de passagem... Mas não posso dizer que conheço.... Olhando pra cara do bichinho, parece mais um afinador, mas o poder de fogo dele pode surpreender... ou não....
mas aí é com você....

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


crocodigo

A que tem pedal de expressão e SAÍDA (não entrada) USB é a G2.1u. A G2 não tem nenhuma das 2 coisas. A saída USB serve para fazer gravações de qualidade no computador.

As diferenças principais da G2 para a G1 são:

1. A G1 tem MAIS (!) simulações de amps.
2. A G2 é bem mais flexível nas possíveis configurações dos efeitos.
3. A G2 tem carcaça de metal.
4. As simulações de caixa e microfone da G2 são razoáveis, as da G1 são meia-boca. Você vai precisar dessas simulações se for ligar a pedaleira direto no PA, ou se for gravar em linha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a analógico x digital - ajuda pra montar um set