FCB1010 - Guia rápido

Autor Mensagem
ricksimmons
Veterano
# ago/07


E ai gurizada, beleza? Estou criando esse tópico com o objetivo de ser um guia rápido para configuração desse poderoso controlador MIDI, espero que gostem!

Pela aparência dele, muita gente acha que é uma pedaleira como outras do tipo Boss GT-8 ou Line 6 POD XT Live mas o FCB1010 tem um propósito totalmente diferente delas. O FCB1010 é um controlador MIDI, ou seja, cria mensagens MIDI que são enviadas para outros aparelhos via cabo MIDI.

"Tá mas isso não me ajuda em nada!"
Ok, é por isso que estou criando este pequeno tutorial sobre o FCB1010 e para que tirem suas dúvidas sobre esse poderoso controlador.

Quando digo que você pode controlar o mundo com seus pés, não estou brincando não pois o FCB1010 pode controlar diversos aparelhos MIDI ao mesmo tempo pressionando apenas um dos botôes dele. Vamos exemplificar isso junto com a relação de funções de cada botão pressionado:

Quando você pressiona um dos botões 1-10 no modo Direct Select ligado ou seleciona seu patch pelo modo Direct Select desligado, o FCB1010 possui a seguinte configuração:

- Program Change: os botôes 1-5 fazem mudança de programa, ou seja, na V-amp você pode alterar o patch de forma rápida.
Exemplo: Configurando o botão 1 com o valor 3, ao ser pressionado, o FCB1010 envia a mensagem para a V-amp e essa muda o patch atual para o banco 1, letra C.

- Control Change: os botês 6 e 7 fazem mudança de controle, ou seja, aqui você pode mudar as configurações internas de cada patch/preset da V-amp.
Exemplo: Configurando o botão 6 com o código 16 e valor 80, você muda o volume do amp simulado para 80.

- Expression Control Change: os botôes 8 e 9 servem para configurar quais códigos control change serão controlados pelos pedais de expressão.
Exemplo: Configurando o botão 8 para o código 27 com valor inicial 0 e final 127, você pode controlar o efeito Wah integrado da V-amp (por default isso já está configurado no FCB1010) mas você pode escolher qualquer um dos control changes da tabela de implementação MIDI contida no manual da V-amp, como por exemplo o GAIN do amplificador simulado.

Obs: No modo Direct Select, cada um dos 10 botôes numéricos pode fazer todas essas alterações (até 5 program change, até 2 control changes diretos e até 2 control changes via pedal de expressão).

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


1º Passo
- Para usar o FCB1010 com a v-amp, você precisa somente de 1 cabo MIDI ligado na saída MIDI OUT da FCB1010 e na MIDI IN da v-amp (o cabo pode ser encontrado no Mercado Livre ou em lojas de informática).

2º Passo
- Configuração global da FCB1010:
- Para entrar no modo de configuração global, ao ligar o FCB1010 mantenha pressionado o botão DOWN/ESCAPE (o LED verde Direct select deverá ligar).
- Vou utilizar o Direct Select ativado neste tutorial então pressione o botão 10/0 para acender o LED vermelho da tecla, fazendo assim que o modo Direct Select seja ativado (se já tiver ligado, não será necessária nenhuma alteração).
- Na configuração global você poderá escolher os canais MIDI para cada mudança de controle ou programa mas para o nosso caso (usando o FCB1010 somente com a V-amp) vamos deixar todos no canal default 1.
- Para ter certeza que os cotroles estão no canal 1, no modo de configuração global pressione a tecla UP até ligar o LED de MIDI FUNCTION. Agora, cada um dos botões numéricos representa a sua mudança na mensagem MIDI (programa change, control change...). Selecione um dos botões numéricos e ele começará a piscar, pressione UP para editar o canal e verifique se está configurado o valor 1 ou então utilize os botões numéricos para selecionar o canal MIDI desejado (1-16) e pressione UP novamente para confirmar.
- Após ter configurado todos os canais para 1, vamos atualizar isso na V-amp também. Pressione os botês de setas ao mesmo tempo na V-amp e depois vá no botão A. Aqui você configura o canal MIDI que a V-amp irá trabalhar, que no nosso caso é 1 então mude para 1 se estiver configurado outro canal e pressione TUNE/EXIT para confirmar.

3º Passo
- Modo de edição dos presets:
- No modo Direct Select ativado, cada um dos botôes numéricos serve como um preset direto, ou seja, aperta o botão 1 você acessa um preset e apertando o botão 2 você acessa um preset diferente da FCB1010.
- Para editar estes presets, selecione o mesmo e pressione o botão DOWN por algun segundos. Você vai ver que o LED verde Switch 1/2 começará a piscar então pressione UP para entrar nas configurações do preset.
- Aqui é onde você poderá configurar as mudanças que o preset irá enviar pela mensagem MIDI.
- Os botôes nessa configuração servem, respectivamente, para:
1 - Program Change
2 - Program Change
3 - Program Change
4 - Program Change
5 - Program Change
6 - Control Change
7 - Control Change
8 - Expression Pedal
9 - Expression Pedal
10 - MIDI Note
- Na V-amp não utilizamos a MIDI Note então você pode ignorar esta configuração.
- Veja que alguns LEDs dos botões numéricos estão ligados e outros não, isso significa que as funções com LEDs ligados serão alteradas ao selecionar o preset enquanto estiver tocando.
- Para ativar ou desativar a mudança, pressione o botão desejado por alguns segundos para alterar o LED entre ligado e desligado.
- Vamos agora entrar no modo de configuração do controle. Para isso, aperte rapidamente o botão desejado para ele começar a piscar e depois pressione UP.
- Depois de feitas as alterações pressione DOWN por alguns segundos para confirmar a alteração do preset.

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


4º Passo
- Alteração de Program Change:
- Dentro da edição de preset, as teclas 1-5 configuração Program Changes que, no caso da V-amp serve basicamente para trocar o preset da V-amp.
- Como estaremos utilizando somente a V-amp neste caso, deixe apenas o LED do botão 1 ligado para assim efetuar somente 1 mudança de programa.
- Agora, para editar o program change 1, aperte rapidamente para o LED começar a piscar e depois UP para entrar no modo de configuração.
- Aqui devemos colocar o valor do program change que desejamos. Para a V-amp, os program changes servem para mudar o banco/preset da V-amp diretamente.
- A V-amp possui 125 presets divididos em 25 bancos de 5 presets cada + afinador (127). Cada preset tem um número, que você pode entender como 1-A = 1, 5-B = 22 e assim por diante.
- Voltando a configuração do preset do FCB1010, simplesmente coloque o número relacionado ao preset da V-amp desejado e depois pressione UP para confirmar.
- Importante lembrar que se tiver mais de 1 program change ligado e utilizando o mesmo canal MIDI, o program change maior (1-5) determinará o program change que a V-amp utilizará então é altamente recomendado que deixe somente o primeiro program change ligado no caso de uso exclusivo da V-amp.

5º Passo
- Alteração de Control Change:
- É aqui que o FCB1010 mostra o seu grande poder utilizando com a V-amp!
- Assim como nas alterações de program change, os control change são alterados na edição de presets do FCB1010 mas utilizando as teclas 7 e 8.
- Na edição de control change, temos que utilizar a tabela de implementação MIDI do manual da V-amp para assim mudarmos tudo dentro do preset da V-amp (Veja o 6º passo).
- Pressione rapidamente a tecla de control change a configurar para começar a piscar e depois pressione UP.
- Coloque o número do control change (veja passo 6) e pressione UP.
- Coloque agora o valor do control change e pressione UP para completar a configuração do control change.

6º Passo
- Entendendo a tabela de implementação MIDI da V-amp:
- Esse talvez seja o passo mais difícil de se adaptar. Eu mesmo demorei um pouco para entender a tabela MIDI contida no manual da V-amp mas depois que entendi, aprendi a mudar absolutamente tudo na V-amp pelo FCB1010.
- Essa tabela de implementação MIDI serve para configurar os control changes e expression pedals (expression pedals usam control changes também).
- As colunas que nos interessam são Function (para saber o número do control change) e Remarks (para saber o que estamos mudando e quais valores possíveis).
- Exemplo de mudança de controle: Quando selecionado o control change 12, iremos alterar o regulador GAIN da V-amp. A coluna Remarks nos mostra "Amp Gain (0-127)" que significa que poderemos associar um valor de 0 a 127 para regular esse control change sendo 0 o GAIN mínimo e 127 o GAIN máximo.
- Esses control changes também poderão ser utilizados pelos pedais de espressão, informando na configuração dos mesmos o valor mínimo (pedal "solto") e valor máximo (pedal pressionado).

7º Passo
- Alteração de control change via expression pedals:
- Temos no FB1010 2 pedais de expressão para podermos controlar control changes de maneira dinâmica.
- A configuração dos pedais de expressão se faz pelos botões 8 e 9 (pedal A e pedal B respectivamente).
- Cada um deles controla um control change diferente.
- Utilize a tabela de implementação MIDI do manual da V-amp para selecionar o control change desejado (veja o passo 6).
- Ao pressionar rapidamente o botão de configuração do pedal de expressão desejado, ele começará a piscar então aperte UP para começar a configuração.
- Informe o número do control change desejado e pressione UP.
- Informe o valor inicial do control change e pressione UP.
- Informe o valor final do control change e pressione UP para finalizar a configuração.
- Importante: É possível que os pedais de expressão estejam desregulados então efetue uma calibragem dos pedais antes de usá-los (veja o passo 8).

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


8º Passo
- Calibrando os pedais de expressão:
- Importante: Você deve entrar neste modo de configuração com o cabo MIDI conectado com a V-amp.
- Para calibrar os pedais de expressão do FCB1010, você deve entrar no auto-teste do FCB1010 pressionando as teclas 1 e 3 ao ligar o aparelho.
- O FCB1010 irá realizar uma série de auto-testes que você poderá acompanhar seguindo os LEDs que serão acesos.
- Assim que todos os LEDs estiverem acessos, aperte um a um para ir desligando todos (inclusive UP e DOWN), assim o FCB terá certeza de que estes botões estão funcionando.
- Quando terminar, o FCB1010 fará um processamento rápido, emitirá 4 "bips" e mostrara no display "A1" ou "F1".
- A1 = MIDI IN e MIDI OUT conectados.
- F1 = MIDI IN conectado.
- Pressione a tecla DOWN para seguir em frente.
- Agora chegou a hora de configurar o pedal de expressão A, regule o pedal de modo que fique aberto (ou em pé) e pressione UP depois regule para que fique fechado (ou deitado) e pressione UP para confirmar.
- Faça o mesmo para o pedal de expressão B.
- Ao pressionar UP a calibragem estará concluída.

Isso ae!
Bom, por enquanto é isso, façam suas perguntas para tirar suas dúvidas mas lembrem-se: Você tem o controle do mundo aos seus pés, portanto, use o FCB1010 de maneira inteligente e não apenas como uma maneira rápida de alncansar certos presets da v-amp via program change pois o FCB1010 pode fazer muito mais do que isso.

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


Minha configuração da FCB1010:
Botão 1 (retira todos os efeitos, deixando o sinal limpo do preset atual da v-amp):
- Program Change 1: Desligado
- Program Change 2: Desligado
- Program Change 3: Desligado
- Program Change 4: Desligado
- Program Change 5: Desligado
- Control Change 1: 21 - 0
- Control Change 2: 18 - 0
- Expression A: Sem alteração
- Expression B: Sem alteração

Botão 2 (liga o efeito Delay do preset atual da v-amp):
- Program Change 1: Desligado
- Program Change 2: Desligado
- Program Change 3: Desligado
- Program Change 4: Desligado
- Program Change 5: Desligado
- Control Change 1: 20 - 1
- Control Change 2: 53 - 80
- Expression A: Sem alteração
- Expression B: Sem alteração

Botão 3 (liga o Reverb do preset atual da v-amp):
- Program Change 1: Desligado
- Program Change 2: Desligado
- Program Change 3: Desligado
- Program Change 4: Desligado
- Program Change 5: Desligado
- Control Change 1: 24 - 2
- Control Change 2: 18 - 65
- Expression A: Sem alteração
- Expression B: Sem alteração

Botão 4 (liga o efeito Chorus na primeira pressionada e o Chorus+Delay na segunda pressionada):
- Program Change 1: Desligado
- Program Change 2: Desligado
- Program Change 3: Desligado
- Program Change 4: Desligado
- Program Change 5: Desligado
- Control Change 1: 20 - 11
- Control Change 2: 20 - 7
- Expression A: Sem alteração
- Expression B: Sem alteração

Botão 5 (aumenta o volume do amplificar atual para o máximo [bom para solos] mas no preset da v-amp, o amplificador tem que estar com volume 90 para sentir a mudança quando utilizar o FCB):
- Program Change 1: Desligado
- Program Change 2: Desligado
- Program Change 3: Desligado
- Program Change 4: Desligado
- Program Change 5: Desligado
- Control Change 1: 16 - 127
- Control Change 2: Desligado
- Expression A: Sem alteração
- Expression B: Sem alteração

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


Botão 6 (seleciona o preset da v-amp 12-C, QUE FOI TOTALMENTE ALTERADO POR MIM):
- Program Change 1: 58
- Program Change 2: Desligado
- Program Change 3: Desligado
- Program Change 4: Desligado
- Program Change 5: Desligado
- Control Change 1: Desligado
- Control Change 2: Desligado
- Expression A: 27 - 0 - 127
- Expression B: 7 - 0 - 127

Botão 7 (seleciona o preset da v-amp 12-B, QUE FOI TOTALMENTE ALTERADO POR MIM):
- Program Change 1: 57
- Program Change 2: Desligado
- Program Change 3: Desligado
- Program Change 4: Desligado
- Program Change 5: Desligado
- Control Change 1: Desligado
- Control Change 2: Desligado
- Expression A: 27 - 0 - 127
- Expression B: 7 - 0 - 127

Botão 8 (seleciona o preset da v-amp 12-E, QUE FOI TOTALMENTE ALTERADO POR MIM):
- Program Change 1: 60
- Program Change 2: Desligado
- Program Change 3: Desligado
- Program Change 4: Desligado
- Program Change 5: Desligado
- Control Change 1: Desligado
- Control Change 2: Desligado
- Expression A: 27 - 0 - 127
- Expression B: 7 - 0 - 127

Botão 9 (muda o pedal de expressão B para controlar o ganho do amplificador):
- Program Change 1: Desligado
- Program Change 2: Desligado
- Program Change 3: Desligado
- Program Change 4: Desligado
- Program Change 5: Desligado
- Control Change 1: Desligado
- Control Change 2: Desligado
- Expression A: Desligado
- Expression B: 12 - 0 - 127

Botão 10 (entra no modo afinador da v-amp):
- Program Change 1: 127
- Program Change 2: Desligado
- Program Change 3: Desligado
- Program Change 4: Desligado
- Program Change 5: Desligado
- Control Change 1: Desligado
- Control Change 2: Desligado
- Expression A: Desligado
- Expression B: Desligado

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


IMPORTANTE
Aonde diz "desligado" não quer dizer que o preset vai ser desligado e sim que não será modificado.

Ex: Eu pressiono o botão 6 para colocar o patch com overdrive e a hora do solo eu pressiono o botão 5, que aumentará o volume do amplificador para se destacar em meio aos outros instrumentos e, quando achar interessante, pressiono o botão 2 para ligar o delay. Note que o preset da V-amp não muda e sim apenas algumas configurações dentro do preset já que o program change está desligado!

Claudiof
Veterano
# ago/07
· votar


OI td bem amigo ? vc pode mim ajudar ? estou com POD XT + FCB1010 , não sei como progamar o pedal de volume e auau , não tenho experiençia de progamação e gostaria se posivel que vc mim ajudase .
Fico grato desde já . : MUITO OBRIGADO ( Email : claudiofmusic@hotmail.com)

_JCM_
Veterano
# ago/07
· votar


ricksimmons

cara, belo tutorial! mto bom mesmo..

mas acho q eh soh pra quem utiliza o V-amp, pois estou com o FCB 1010 e um rack da digitech e to me batendo pra configurar...

se tu tiver algumas dicas aih, por favor, poste! ehee

valeu cara! abraço!

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/07
· votar


ricksimmons

excelente tutorial .. até quem nunca viu a pedaleira agora pode programar uma fácil fácil .. mas dae vem a questao .. será q esta programação funciona da mesma forma com todos os equipamentos?
estou com um equipo MIDI aqui e vou precisar de uma dessas .. mas estou receioso ... será q funfa?

abrax!

Midgard
Veterano
# ago/07
· votar


to postando uns videos pra ve se ajuda :P
Part 1


PArte 2


LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


Curiosidade:

Na calibragem do pedal de wha-wha, temos o parâmetro máximo e mínimo pra calibrar (0 - 127).

0 = wha-wha fechado (som agudo)
127 = wha-wha aberto (som grave)

A FCB 1010, em default, ela vem de 0 até 127, mas fica muito aberto e a dinâmica não é legal.

Quais os valores que vocês calibram o wha-wha????

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci

Quais os valores que vocês calibram o wha-wha????

ah bixo no pé ... mas vezes mais ritimado ... mas vezes mais gritante .. ou expressivo !! :D

abrax!

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


_BLACKMORE_

Mas aí tem que ter um puta feeling no pé :P

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/07
· votar


hahahaha

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


Claudiof
quanto ao pod com o fcb, o que precisa ser feito é analisar a tabela de implementação midi do pod... midi é uma linguagem universal então serve para qualquer controlador... infelizmente não tenho pod para testar mas vou dar uma olhada no manual pra ver se consigo alguma coisa!

_JCM_
valeu! eu realmente criei esse tutorial do fcb pensando no v-amp mas ele pode sim ser utilizado em qualquer aparelho com interface midi... tu tem a especificação midi desses racks? acredito que a única dificuldade seja identificar quais são os Control Changes e os Program Changes

_BLACKMORE_
valeu cara! seguinte, como eu disse ao _JCM_, o único problema é identificar o que é o que dentro da implementação midi de cada aparelho... depois disso o bichinho funciona que é uma beleza! hehehe

LeandroPanucci
cara, eu já diria ao contrário... o valor 0 é para desligar o wah-wah (no caso do v-amp) e o valor 127 é o mais aberto (agudo)... eu sempre deixava assim de 0 a 127 para poder desligar sem pisar em outro botão... acredito que tu deva fazer uma recalibragem dos pedais de expressão (8º passo do tutorial)

_JCM_
Veterano
# ago/07
· votar


ricksimmons

cara, ateh tenho as especificações midi..soh tenho q achar..

qria configurar o volume nela cara..

tentei um monte, mais ainda naum consegui...

to bem sem tempo..

mais valeu aih as dicas cara.. abração!

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


_JCM_
se tiver o manual desses racks na internet, provavelmente a implementação estará junto... se quiser q eu dê uma olhada, tenta conseguir os links!

_JCM_
Veterano
# ago/07
· votar


ricksimmons

cara achei alguma coisa interessante Neste site!!!


abraço e valeu aih!

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


_JCM_
olhei o site... tem a implementação midi no link:

http://members.tripod.com/valvefx/downloads/ValveFXModule.doc

o problema é que está bastante complexo... ele está descrito em Sysex, que são "frases exclusivas" midi... ou seja... tem uma estrutura diferente q deve ser configurada de acordo com o molde... o fcb tem suporte pra isso mas é bem complexo e chato de fazer...

só que antes de tentar algo, aconselho baixar o programa abaixo, conectar o valvefx no pc via porta midi e tentar fazer alguma configuração... acredito q assim tu vai perceber quais mensagens midi servem para cada coisa no valvefx

http://www.harmony-central.com/Software/Windows/rpedit.html

LeandroP
Moderador
# ago/07 · Editado por: LeandroP
· votar


ricksimmons

eu sempre deixava assim de 0 a 127 para poder desligar sem pisar em outro botão...

Valeu cara... vou experimentar. Eu sempre desligo o wha-wha pisando novamente no pedal e pelo o que eu entendi, quando você zera o pedal de expressão, automaticamente desliga o efeito. Eu imaginava que se não pisasse no pedal pra deslisgar, o wha-wha funcionasse com um boost de agudos... vou tentar aqui pra ver o que acontece. Valeu!!!

_JCM_
Veterano
# ago/07
· votar


ricksimmons

opa cara.. valeu as dicas aih..

qdo tiver um tempinho, dou uma olhada..

abraço!

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
Isso mesmo! comigo funcionava tranquilamente! só cuidado com a calibragem dos pedais de expressão, se não estiverem bem calibrados, o efeito talvez não desligue na hora dai tu vai ter que tentar mais umas duas vezes zerar o pedal para conseguir desligar o wah-wah.

_JCM_
Tranquilo! Qualquer coisa estamos ai!

Claudiof
Veterano
# ago/07
· votar


Richsimmons valeu cara pela força , já consegui progamar o POd com FCB - ( TEm que liberar o Pedal Volume ou Auau no POD , depois direcionar o FCB , calibrar os pedais e TD pronto para usar .

Claudiof
Veterano
# ago/07
· votar


Se alguem precisar de alguma informação sobre POD e FCB e eu poder ajudar é só falar . Valeu pessoal .

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


ricksimmons

Mas aí não basta deixar no "zero" quando o pedal estiver fechado, e um outro valor pra ele aberto?

Eu deixo um valor entre "10" e "120". Funciona mas ainda não está do jeito que eu quero, e ainda "sapateio" pra desligar.

E a calibragem é global, ou muda com os pressets? Senão é um valor fixo não é?!

Desculpa aê por te encher de perguntas :)

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
Cara, quando tu programa para o valor minimo 0 e move o pedal de expressao totalmente para baixo (mais inclinado), ele desliga o wah-wah no v-amp. Mas se tu troca de preset no fcb, a configuracao dos pedais de expressao mudam tambem. Ahh, desculpa a demora hehehe estive em Sao Paulo e conheci a Teodoro Sampaio hehehe.

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


ricksimmons

Valeu, eu vou fuçar aqui. É uma pena que não seja um ajuste global... é foda ter que calibrar um por um.

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci

e ae garoto!! hahah
qdo vem a guarulhos? pow .. tem umas brejas esfriando na geladeira ..!!

abrax!

ricksimmons
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
É verdade, e se desligar a alteração, ele desliga o pedal de expressão infelizmente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a FCB1010 - Guia rápido