Verdades em relação a qualidade vs custo de fabricação de efeitos.

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# ago/07 · Editado por: makumbator
· votar


Hoje quase tudo é made in China, Taiwan...as empresas de música também visam apenas o lucro, até empresa brasileira está se mudando para a Ásia, imaginem as americanas. Boa parte do made in USA de hoje é apenas montado nos EUA, com componentes asiáticos, e muitas marcas nem fabricam mais na Europa ou EUA, apenas projetam e mandam construir aonde é mais barato. Claro que há marcas de butique que contiuam nos seus países para se diferenciarem(A Ferrari NÂO tem fabriqueta na China), e há também marcas que mantém uma linha "premium" no país de origem e fazem os modelos do povão na Ásia...

O blues é americano? Avisa o eric clapton, aquele branquelo, que blues de verdade é só dos negros que catam algodão no sul dos estados unidos. Avisa tambem o eminem que brancos tambem nao podem cantar rap.
O rock é americano? Avisa o Van Halen, o Angus Young, o Malmsteen e a galera do Sepultura.


heheh..com certeza, o rock, e outros sons americanos na origem se internacionalizaram e estão difundidos no mundo faz muito tempo, se o Brasil estivesse na posição de dominação americana, nosso choro e samba seriam tocados no mundo todo de maneira massificada.

Amadeuschindler
Veterano
# ago/07
· votar


emaniox
Sim, Clapton é inglês. Mas o blues é americano.
Não, rock não é americano, apesar de ter originado-se por lá. Me refiro à tradição. Rock é inglês.
:)
Os grandes nomes do rock foram e são ingleses. Boas bandas de rock americanas se contam nos dedos de uma das mãos.
Assim como a maioria dos grandes bluesmen foram americanos.
Lógico que para ambos os casos há exceções.

emaniox
Veterano
# ago/07
· votar


rock é igual pizza. Foi inventado num lugar, e o povo viu que era bom, e agora tem no mundo todo. Vai dizer que vc só come pizza italiana? Qual é o seu sabor de pizza preditelo?

Vc trata a pizza de modo diferente a como vc trata o rock? Eu nao, porque gosto dos dois.

Eu ja tive a oportunidade de comer pizza na italia, e prefiro a do Brasil.

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


Amadeuschindler

nisso concordo contigo, para humilhação americana quase todas as grandes bandas de rock são inglesas...é quase como se os melhores sambistas fossem portugueses. Inclusive o boom do Blues só ocorreu nos EUA depois dos ingleses gostarem do estilo!

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


gosto da minha pizza com bastante overdrive

Henrique S.
Veterano
# ago/07
· votar


emaniox

Tratanndo-se de produtos artesanais, acredito que produtos nacionais sao bem melhores do que os feitos em outros paises.


isso é um fato a se discutir, francamente o Brasil é fraco em componentes, creio que 70% dos componentes sejam chineses, americanos, europeus e japoneses... um exemplo disso é não existir sequer CI's ou Trasistores nacionais (eu não conheço pelo menos)
Eletronicos o mesmo, existem poucos eletronicos produzidos em territorio nacional, e os que existem, são montados com componentes importados...
Com tanta materia prima poderia existir fabricas de transistores CI's Capacitores, resistores e etc. Mas o que sai mais em conta? Abrir uma fabrica gastar milhoes de Reais em pesquisa, engenharia e desenvolvimento, ou comprar dos chineses? Sendo que a mao de obra brasileira é mais cara que a dos chineses que muitas vezes trabalham para sobreviver a cada dia...



Alem disso materias primas sao mais abundates e melhores. Um exemplo disso é um certo senhor chamado Suguiyama

Dai é sacanagem né ahhauhuahahuaahuahuahuhua
esse japa é um GENIO, o cara parece maluco até....
Realmente de materias primas o Brasil da um banho nos gringos, o problema é que essa materia prima é esquecida e deixada de lado, um exemplo é a amazonia, ngm nunca "esteve ai", agora os gringos tao de olho, pq viram que tem ali um potencial enorme....

emaniox
Veterano
# ago/07
· votar


Henrique S.
Sao pouquissimas as fabricas de semicondutores no mundo. O Brasil nao produz semicondutores. Quando tentou implementar uma fábrica durante ogoverno do Sarney os EUA fizeram, ao estilo dos mafiosos, uma proposta que o Brasil nao poderia recusar.

Uma única fábrica a mais já desestabilizaria o mercado inteiro, além de não ser lucrativa. O Brasil assinou um acordo com o Japão para que uma fábrica de semicondutores seja instalada no país como parte do acordo que preve a adoção de um sistema de televisão digital semelhante ao japones.

Sobre a qualidade de um componente japones ser melhor do que um chines, por exemplo, nao sei não. Se vc tem dois capacitores com o mesmo valor, do mesmo tipo, com a mesma tolerância, eles serão basicamente semelhantes.

Acredito que o preço dos pedais "feitos" a mao nos eua se deve principalmente ao valor da mao de obra. Nao estou dizendo que lá a mao de obra seja melhor, só estou dizendo que a mao de obra é mais cara. Afinal, o cara tem que sobreviver.

makumbator
Moderador
# ago/07
· votar


emaniox

O pior é que os japas estão querendo não construir a tal fábrica, dizendo que o acordo na verdade não obrigava a construção da mesma, que seria uma opção para o futuro e blá, blá, blá. Os vendedores nacionais dizem que o preço do conversor digital da tv vai sair por R$ 800,00!!!!!tanto que o governo já pensa em comprar os semicondutores da Índia pra fazer um igual por R$ 150,00!!!!

Henrique S.
Veterano
# ago/07
· votar


emaniox

Sobre a qualidade de um componente japones ser melhor do que um chines, por exemplo, nao sei não. Se vc tem dois capacitores com o mesmo valor, do mesmo tipo, com a mesma tolerância, eles serão basicamente semelhantes.

a diferença esta mais para valores do que para qualidade, o caso do TS por exemplo usa um JRC4558 que é japa creio que seja Japan Radio Co. se nao me falha a memoria, entretanto o RC4558 tambem serve para essa funçao, e é um Texas Instruments e por ai vai....
assim como os transistores 2N...... (am) que é possivel substituir por BC's (euro) com uma pequena diferença no ganho, tolerancia, "leakage"...
Usei apenas o exemplo China, pq é um país em expansão que produz praticamente TUDO que se possa imaginar e mao de obra, mais que barata....

Snakepit
Veterano
# ago/07 · Editado por: Snakepit
· votar


makumbator
Putz, essa aí eu não sabia que vao desistir da fábrica. Não era pra ser no RS? Se ela não sair, mais uma cagada do lula, ainda mais pq na época de escolher o sistema o governo usou isso como markenting pra escolher o japones, outra cagada do governo. Bem não vamos discutir isso nesse topico hehehe.

makumbator
nisso concordo contigo, para humilhação americana quase todas as grandes bandas de rock são inglesas

Isso não é humilhação pra ninguém... nada a ver. É a mesma coisa em dizer que a africa é humilhada pelo brasil pq aqui o samba é bom. Concordo com o cara que falou que o rock é igual a pizza, em cada canto do mundo tem alguem imitando e fazendo melhor, e nem por isso é humilhante para os italianos... é exatamente o contrário, eles devem ter orgulho em ter ajudado a criar o rock.

makumbator
Moderador
# ago/07 · Editado por: makumbator
· votar


Snakepit

ainda não desistiram oficialmente da fábrica, mas os japoneses não querem construí-la se for possível...

vc deve concordar que as grandes bandas históricas do rock são inglesas(com exceções de praxe, claro), mas levando em conta o fato que a população inglesa é infinitamente menor, e ainda por cima o rock sugiu nos EUA, eu acho isso muito peculiar...e lembre-se que na África não tem samba, é criação nossa(unido música européia e africana, claro), mas e se depois de criarmos o samba Portugal se tornasse a maior potência desse ritmo? Seria estranho...heheheh

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


Primeiro, o pessoal ta sendo muito IGNORANTE em generalizar o Brasil como país de gente sem vergonha! Falo ignorante no mais puro e repugnante sentido da palavra!

Isso é como falar que Negro é tudo pobre, favelado é tudo ladrão, alemão é tudo cara fechada, americano é tudo egocêntrico, e os de pelotas são tudo viado.

Vcs estão totalmente poluídos por informações distorcidas da nossa mídia. Hoje em dia oq se vê é um país nojento e repugnante onde nem um ser humano presta! Tá, mas essa é a verdade? É ÓBVIO QUE NÃO!

TÁ NA MODA CHINGAR O PRÓPRIO PAÍS! É ISSO! MODISMO!

Existem muitas pessoas competentes e sérias no que fazem. O quesito avanço tecnológico pode não ser o maior do mundo, mas mesmo sem recursos nos fazemos coisas de mesmo nível ou até melhores, COMPROVANDO que existem pessoas competentes e capazes em nosso país!

Falar que só usa coisa americana é puta falta de bom senso!

As pessoas tem preguiça de raciocinar e tudo aquilo que enfiam em suas cabeça suma vez de lá nunca mais sai.

Porquê vcs acham que existem mais handmaders internacionais conhecidos que nacionais? SIMPLESMENTE PQ ELES SÃO MAIOR NÚMERO! As porcarias muitas vezes nem ficamos sabendo que existem, mas lá dentro é ÓBVIO que existem.

Vamo usar o bom senso e parar de falar apertar o Play na gravação que o mundo exterior te enfia na cabeça!

Mal ae a virilidade do garoto aqui, mas eu fico muito indignado com essa pré-opinião que o povão ta acostumado a "expelir" sem usar o querido, amado, idolatrado, cheroso e gostoso --==BOM SENSO==-- .

Amadeuschindler
Veterano
# ago/07
· votar


Shakal
Hoje em dia oq se vê é um país nojento e repugnante onde nem um ser humano presta! Tá, mas essa é a verdade? É ÓBVIO QUE NÃO!

TÁ NA MODA CHINGAR O PRÓPRIO PAÍS! É ISSO! MODISMO!


Não estamos chingando. Nem isso tá sendo feito por modismos apenas. Ninguém disse que ninguém presta aqui. Não é isso. O que eu, particularmente quis dizer é que, num ambiente extremamente corrupto (e nosso povo é extremamente corrupto), fica difícil diferenciar quem é quem. Anda-se sempre com um pé atrás, dada a alta prevalência de pessoas com má índole e sem ética. Entendeu? :)
Ah... é um povo repugnante sim.
O maior exemplo foi termos reeleito todos aqueles caras do mensalão... inclusive o presidente.. Essa foi de lascar. Mas isso é assunto para off topic.

Falar que só usa coisa americana é puta falta de bom senso!

Não foi isso que foi dito também. O que eu, particularmente, disse foi que o senso ético e moral daquele povo (americano) e maior e melhor. Disse que, dada a seriedade das empresas por lá, é difícil vc errar. Disse que os americanos não vacilam (dificilmente vacilam), pois como têm uma população bem esclarecidade, uma falha deles por sacanagem significa falência da empresa. Eles realmente se preocupam com o nome da empresa. Isso torna os produtos deles MUUUUUITO mais confiáveis. Entendeu? :o
Mas uso pedais australianos também... MIAudio é australiano!!!!! :o



Porquê vcs acham que existem mais handmaders internacionais conhecidos que nacionais? SIMPLESMENTE PQ ELES SÃO MAIOR NÚMERO! As porcarias muitas vezes nem ficamos sabendo que existem, mas lá dentro é ÓBVIO que existem.


Porcarias por lá, podem até existir. Mas normalmente são carinhas de fundo de garagem. Mesmo esses carinhas de fundo de garagem devem ter mais seriedade que nossas grandes empresas.
As empresas lá não te sacaneiam. Se sacaneiam ou levam processo, cadeia ou fecham as portas. É outro mundo sim, outra realidade. As leis funcionam. A seriedade acaba se impondo.
Esse país para mim tá no fundo do poço. Só consigo vislumbrar melhorias daqui umas 3 gerações. Já fui sacaneado por muita empresa por aqui. Sempre vou no Juizado especial e me dou bem. Sabe porque faço isso? Porque tenho instrução. Mas a maioria da população não tem. Somos sim um país de maioria ignorante, infelizmente.
Abraços!

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


_BLACKMORE_
isso não podemos assegurar sem que alguém que trabalhe nas linhas de ontagem confirme isso
Já pesquisei isso antes de postar ... o controle de qualidade quando a fabricação não é em massa, é em 100% dos equipos .... Tem um amigo meu que trabalhou no meteoro e disse que qdo a marca não era conhecida o controle era um a um e depois que começaram a vender um pouco mais era por amostragem (se não me engano, era um lote de 100 atomic drive, 5 eram testados) ... Até a onerr que eu fui na fábrica assim que eles começaram a aparecer tinha um cara que testava pedal por pedal, controle por controle ...

Soldano Slo100
Culpa do maldito capitalismo...
O mundo ainda vai acabar por causa disso ...

ROTTA
Veterano
# ago/07
· votar


Tiruk

Pega leve, meu caro.
Abraços.

ballyhoo
Veterano
# ago/07
· votar


Os pots, jacks e outros componentes que a Boss usa assim como os componentes que a bheringer usa, são chineses, fabricados pela Alha Taiwan, isso sem falar nas outras marcas!

guitarra na veia
Veterano
# ago/07
· votar


Mas a maioria da população não tem. Somos sim um país de maioria ignorante, infelizmente.
Abraços!


Tanto que elegem Fernando Color, Clodovil, Maluf.... e a lista é grande!!!

Shakal
Veterano
# ago/07
· votar


KCT! Amadeus, vc confirmou tudo oq eu disse, não adianta negar pois está nos posts!

A galera ta falando "Eu só uso hand-made americano" "eu não uso produto nacional" "não confio nos brasileiros pois é um povo corrupto"

Que que é isso? Em que lugar do brasil vcs vivem pra eu nunca ir aí? Quem lê isso que vcs escrevem até pensa que o Brasil é o inferno e os EUA é o céu.

Puta inocência! Vai viver lá nos EUA pra vc ver oq é bom!

Caralho! Até vou parar de ler esse post pra não sentir nojo e acabar chingando mais do que devo.

Pasem bem!

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07
· votar


Lembrem-se que não existe verdade absoluta, a folha sempre tem dois lados...

E... Por favor, vamos manter a conversa ***dentro dos limites do que foi proposto*** ?

Ultra.Fuzz
Veterano
# ago/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Fernando de almeida
Acredito que o problema de muitas empresas é uma queima de etapa - passar muito rápido de quase artesanal pra industrial larga escala.

(Daí erros ficam significativamente maiores e mais frequentes...)

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/07 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Fernando de almeida

não duvido pois moro perto da Meteoro e por muitas vezes vi e ouvi testes de equipamentos, mas pelo problema gerado com um produto feito com problema (isso acontece!!) não acho que um lote seja liberado por amostragem tão pequena assim 5%, mas por outro lado isso justifica algumas linhas de equipamentos bons e em outras determinada loja o mesmo amp mas com características irreconhecíveis !!

Por diversas experiências e idéias vejo que o controle de qualidade deveria ser feito não apenas no fabricante, isso quanto é feito claro, mas também no cliente .. a loja ... o comprador ... não é assim com os carros? ou será q algum tapado leva um carro que a fechadura não abre? ou com um pneu faltante?!e pq então deveria ser feito diferente com amplificadores?

abrax!

Amadeuschindler
Veterano
# ago/07 · Editado por: Amadeuschindler
· votar


Shakal
A galera ta falando "Eu só uso hand-made americano" "eu não uso produto nacional" "não confio nos brasileiros pois é um povo corrupto"

OK, mas... se o "povo é corrupto" não significa que 100% é corrupto. Basta a maioria ser para valer a afirmação.

Corrupção, erro, safadeza, condutas anti-éticas e imorais... isso tem em todo lugar do mundo, lógico. O problema é a proporção. O problema é saber se são regra ou exceção. Aqui no Brasil é regra.
Vou te contar uma história. Meu irmão é militar e foi ao pan trabalhar na organização. Ele nunca tinha ido ao Rio. Ficou impressionado com a sujeira lá de dentro da polícia. E olha que o Rio é um dos nossos centros culturais...
Não consigo ser hipócrita.

Caralho! Até vou parar de ler esse post pra não sentir nojo e acabar chingando mais do que devo.


Putz... a intolerância aqui tá em alta, heim!
Desculpa por tentar exercer meu direito de opinar.

Michel Top
Veterano
# ago/07
· votar


Não vou discutir sobre o assunto pois não leva a nada mas.... gostaria apenas de deixar uma frase minha por aqui:

"Equipamento bom não é o equipamento nacional e nem o importado, equipamento bom é o que você testa e lhe agrada."

Concordam ou alguém aqui deixa de comprar o melhor pedal que já testou em sua vida somente por que é nacional? (apenas um exemplo)

Abraços, espero ter ajudado!

Michel Top
www.micheltop.com

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


Michel Top
"Equipamento bom não é o equipamento nacional e nem o importado, equipamento bom é o que você testa e lhe agrada."
Apoiado ... existem equipos clássicos, equipos ultra mosdernos, equipos vintage, nas mais diferentes formas construtivas, uns copiáveis e outros impossíveis de se copiar ... Mas o que importa é PLUGOU, TESTOU, GOSTOU, LEVOU e não importa o que dizem ... um ponto de vista diferente serva para derrepente abrir os olhos para algum detalhe que tenha passado, mas no fim o que importa é o gosto de cada um, cada um com o seu, não importa o do outro ...

edalko
Veterano
# ago/07
· votar


"Equipamento bom não é o equipamento nacional e nem o importado, equipamento bom é o que você testa e lhe agrada."

venho dizendo isso a um bom tempo...

marcio_smdo
Veterano
# ago/07
· votar


_BLACKMORE_
Fernando de almeida
Creio que estes percentuais de amostragem baixo (5% por exemplo), sejam usados em processos industriais de índice elevado de automatização.

Normalmente se define que a amostragem vai incluir produtos do ínicio, meio e fim da produção de um determinado lote. Se aprovados, é assumido que todo o lote está ok. Senão, o lote inteiro é rejeitado.
Além disso, o controle de qualidade é feito em várias etapas do processo e não só no produto acabado.

Não sei se índices baixos assim são aplicados a processos artesanais ou de baixa automatização.

Este tópico está muito interessante. A maioria das opiniões está sendo colocada de forma respitosa e polida. Gostaria de ver mais tópicos assim no FCC.

Abraço

marcio_smdo
Veterano
# ago/07
· votar


Michel Top
"Equipamento bom não é o equipamento nacional e nem o importado, equipamento bom é o que você testa e lhe agrada."
Mandou bem.

Henrique S.
Veterano
# ago/07
· votar



"Equipamento bom não é o equipamento nacional e nem o importado, equipamento bom é o que você testa e lhe agrada."


Sem mais....

Henrique S.
Veterano
# ago/07
· votar


marcio_smdo
Este tópico está muito interessante. A maioria das opiniões está sendo colocada de forma respitosa e polida. Gostaria de ver mais tópicos assim no FCC.(2)

O Problema é que alguem sempre vai se passa e da um bolo por aqui, dai desvirtua tudo...

Aquele da Ibanez tava excelente, informações coerentes, fatos e sem achismos, mas dai o panico tomo conta do povo com medo de te uma ibanez de papelao e o topico desandou (na minha opinião claro)....

marcio_smdo
Veterano
# ago/07
· votar


Henrique S.
Pois é. Num debate sério e democrático é preciso ser racional.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Verdades em relação a qualidade vs custo de fabricação de efeitos.