Tô pensando em escrever um livro sobre efeitos preciso de sugestões

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jun/07


É isso aí povo, estou pensando em escrever um livro sobre efeitos, o que vocês acham??? Tenho muito material aqui e além disso tenho conceitos sobra a eletrônica da coisa (minha formação é eletrônica) e juntando tudo sairia um bom material.

Deixa-me fazer umas considerações:


1) SERIA SEM FIM LUCRATIVO PRA MIM visto que eu tomaria como base o meu Tópico sobre efeitos daqui então surge uma dúvida:
1.1 - Faço pra repassar a preço de custo, forçando o mínimo esforço de quem tiver mesmo interesse em adquirir o livro?
1.2 - Faço com um pequeno lucro que seria revertido para algum trabalho social ou cultural?
1.3 - Faço para disponibilizar em livre download?
Das opções acima sou mais a 1.2 devido a visão social, o que vocês acham??? Qual item preferem e por que??? (PS. aos adeptos do item 1.3 - o livro seria barato, não esquentem a cabeça).


2) Vocês podem ver no link do meu tópico que eu cito marcas e modelos de pedais, será que como eu não teria lucro eu poderia continuar citando as marcas sem problemas com royalty??? Afinal seria uma propaganda pra eles. Eu teria que pedir autorização para cada empresa??? Existiria um modelo de documento para pedir esta autorização???


O livro seria organizado mais ou menos assim:

- Introdução;
- Conceitos sobre cada tipo de efeito (onde eu usaria parte do meu tópico mais melhorias no texto mais fotos);
- Qual set adquirir? (dicas de qual efeitos comprar por estilo de som, mostrando desde um set básico por estilo até um set sofisticado por estilo);
- Encadeamento (como ligar os pedais em ampli sem e com loop e várias alternativas de ligações com diversos pedais – teria ligação clássicas e alternativas menos usadas);
- Dicas de regulagem por efeito (onde eu usaria um efeito de cada – usaria o meu set como exemplo – mostrando possibilidades de regulagens em cada efeito);
- Especial - pedaleiras e racks (dissertaria o geral sobre o assunto e faria considerações sobre dúvidas freqüentes sobre os equipamentos);
- Conclusão;
- Referências (citaria as fontes usadas como referencias para confecção do texto);
- Em anexo eu mandaria um CD (ou DVD, não sei) feito por mim demonstrando os efeitos (seria tipo uma vídeo aula sobre efeitos e além do vídeo teria uns sons meus gravados)

E aí o que acharam??? Algo a acrescentar??? Algo a retirar??? É tudo uma furada??? Alguém daqui adquiriria?

ABR
Fernando

BaNdAiD
Veterano
# jun/07
· votar


Otima ideia.

quanto ao problema dos custos, acho q a opção 1.3 traria menos problemas (royalties, etc) e mais visibilidade, porém a 1.2 é muito legal né!! seria a ideal...

Achei q faltou links úteis (que pode ou não estar em referencia) e fazer um capitulo separado para pedaleiras (afinal são muuuito populares) e um pra racks. E talvez um apendice sobre os handmades!!

quanto ao som, seria uma boa!! melhor ainda se fossem vídeos com boa qualidade de audio!

Muito boa ideia!! parabens mesmo!!
qq coisa q precisar é só falar!!

rafaelbretas
Veterano
# jun/07 · Editado por: rafaelbretas
· votar


Fernando de almeida

Se eu fosse você eu cobraria um pequeno lucro que seria revertido para meu próprio proveito.

Mas eu gostei da opção 1.1, e você poderia procurar alguém para publicá-la e vender em larga escala.

E as sugestões do BaNdAiD são ótimas. Além disso podia deixar um pedacinho dedicado ao 'futuro' dos efeitos e tratar da questão dos sintetizadores e softwares.

Ah! e sobre os royalties... acho que você não precisa pagar nada, mas custa nada procurar entrar com contato com algumas marcas e pedir permissão, explica a finalidade do livro e tudo o mais. Se bobear você aidna consegue algum patrocínio (em troca de falar bem de alguma marca, claro).

Rafatyu
Veterano
# jun/07
· votar


Fernando de almeida

Lança na opção 1.3 em Creative Commons é mais viável...
concordo com o 1.2.. mas a 1.3 é mais viável e menos burocrática...

cosmolense
Veterano
# jun/07
· votar


1.2 é mais interessante!

Fernando de almeida
Veterano
# jun/07
· votar


Galera e qto ao conteúdo do livro, o que vcs acham mais interessante incluir???

marcio_smdo
Veterano
# jun/07 · Editado por: marcio_smdo
· votar


Fernando de almeida
Acho que a história do surgimento dos efeitos, falando também sobre os primeiros usuários famosos seria interessante, bem como algo sobre o surgimento das empresas que os desenvolveram. Pensei numa linha do tempo, só que descentralizada: a parte histórica estaria incluída no capítulo referente ao efeito.

No mesmo formato, você poderia listar os artistas e as gravações que empregaram tais efeitos, como referência para os leitores.

Quanto ao modelo, acho que 1.2 e 1.3 não são mutuamente exclusivos. Para facilitar a questão de distribuição e reduzir custos, você poderia formatar o material num DVD e vender através de SEDEX, além de oferecer a possibilidade de download. Esta última modalidade você decide se cobra, ou apenas pede doação via depósito bancário.

Se você optar por não cobrar pelo direito, apenas pela mídia e pelo envio, sugiro desenvolver este trabalho de forma colaborativa. Você poderia colocar as necessidades do livro num site e os colaboradores ficariam responsáveis por ajudar na pesquisa e elaboração do material.

Parabéns pela iniciativa.

BaNdAiD
um apendice sobre os handmades!!
quanto ao som, seria uma boa!! melhor ainda se fossem vídeos com boa qualidade de audio!
Mandou muito bem!!

Abraço à todos

Soldano Slo100
Veterano
# jun/07
· votar


kra como disseram:
->Colque links uteis,e das marcas,mas q naum expirem facil...
->Faça um capitulo separado para pedaleiras(até pq o livro,provalvelmente a maior parte dos compradores devem ser iniciantes,e geralmente usam pedaleiras) e um pra racks,q apesar de terem a "mesma alma" sao ekipos diferentes
->A ideia do dvd eh muito legal,tudo q é em forma de video com audio,é mais facil de ser coopreendido.
->Falar sobre as historias do efeitos,das artistas famosos como referencia,e um pouco da historia de marca conhecidas(resumidamente claro!...) isto daria uma dinamic amaior no teu livro
->Seria legal tbm algumas liçoes basicas sobre construir pedais

eh isso
so bre as duvidas sobre as cosideraçoes eu naum sei muito sobre burocracia...

makumbator
Moderador
# jun/07
· votar


Fernando de almeida

Cuidado para não abrir demais o foco, pois se vc for contar a história geral dos efeitos, depois de cada um, dos fabricantes,mais a parte técnica...vai virar uma enciclopédia, ou vc corre o risoc de resumir demais tudo para ficar menor, comprometendo a qualidade. Mas a idéia é ótima!
Não pode esquecer de incluir fotos (de boa qualidade) dos efeitos, e diagramas das ligações deles. Seria interessante citar em cada efeito algumas gravações clássicas(em estilos variados)que representem bem cada um(isso se somaria ao DVD incluso de demostração), artistas que tem o som bastante identificado com tal efeito...etc.

ducap
Veterano
# jun/07
· votar


eu acho uma boa idéia presc. de alguma referencia, contudo estou com o makumbator, o som geralmente é particular de cada musico, embora creio eu q vc está citando os exp. dos ++, "vai nessa tua força...", estou procurando um timbre meio stereo, semelhante ao um sintezidador para o baixo, que pedal que tem essa caracteristica,

Fernando de almeida
Veterano
# jun/07
· votar


um apendice sobre os handmades!!
Senhores, só lembrando que não é meu objetivo ensinar a fazer um pedal, posso e vou com certeza falar sobre os hand mades, pontos fortes e fracos deles, citar exemplos mas não vou ensinar a fazer pedal, não é o objetivo.

Se bobear você aidna consegue algum patrocínio (em troca de falar bem de alguma marca, claro).
Minha intenção é falar de todas as marcas, sem puxar sardinha pra nenhuma, mas algum patrocínio seria de grande ajuda, poderia fazer um lançamento legal e tudo mais ... como que se faz pra conseguir um patrocínio??? Com quem falar e como falar???

1.1 - Faço pra repassar a preço de custo, forçando o mínimo esforço de quem tiver mesmo interesse em adquirir o livro?
Galera vi que o pessoal prefere download free, mas falando com uns camaradas meus eles falaram sobre o mínimo esforço no caso de um real interesse e para eles seria o item 1.1 ou 1.2. O que vcs me falam???

_JCM_
Veterano
# jun/07
· votar


Fernando de almeida

parabens pela iniciativa cara! serei um dos que irá adquirir este livro!

acho interessante a ideia de reverter os lucros para algum trabalho social...

acho tambem q os assuntos estão ótimos, mas Cuidado para não abrir demais o foco, pois se vc for contar a história geral dos efeitos, depois de cada um, dos fabricantes,mais a parte técnica...vai virar uma enciclopédia, ou vc corre o risoc de resumir demais tudo para ficar menor, comprometendo a qualidade. Mas a idéia é ótima!

abraços!

Penta_Blues
Moderador
# jun/07
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Cara, na minha opinião, vc tem um ótimo manancial de questões formuladas aqui mesmo no FCC. Dá pra escrever um livro partindo do princípio que as dúvidas mais frequentes são os assuntos que despertam mais interesse e, portanto, um ótimo material para abordar e deixar o livro bem interessante.
Quanto ao custo do livro, sou de opinião que todo o trabalho deve ser remunerado justamente. Agora, botar preço no trabalho dos outros é estremamente injusto e até anti-ético, portanto, acho que vc deve cobrar um preço sim, desde que seja justo pra vc e que lhe atenda as espectativas. Seja para agradar os que querem tudo de mão beijada, seja pra agradar aqueles que necessitam de quem se disponha a fazer o social, ou ainda que seja pra pelo menos pagar a conta de luz, internet e suas horas de dedicação...
Valeu!!!

CaioPrimo
Veterano
# jun/07
· votar


Fernando de almeida
Otima iniciativa,
1.1, e 1.2 sao otimas ideias, eu concerteza adikiriria 1 x) mtu massa mesmo, sobre as marcas depende de como ker vai ser editorado e tal dai eh caso para se pensar nas marcas, mais eu axo ke devia ser bem objetivo citar as melhores marcas em cada efeito e nao denegrir nenhuma marca

rafaelbretas
Veterano
# jun/07
· votar


Fernando de almeida

Minha intenção é falar de todas as marcas, sem puxar sardinha pra nenhuma, mas algum patrocínio seria de grande ajuda, poderia fazer um lançamento legal e tudo mais ... como que se faz pra conseguir um patrocínio??? Com quem falar e como falar???

Não tenho a menor idéia. Hehe. Mas acho que você deve escrever e editar TODO o livro e enviar para as empresas um 'protótipo' e pedir patrocínio caso elas se interessem. Você pode falar que vai focar mais em 'tal' empresa se eles te patrocinarem. Mas não aceita patrocínio de empresas do mesmo ramon, claro. Peça para uma de pedaleiras, para outra de pedais analógicos.. ou peça para cada efeito separadamente.
Depende de como for o livro.

Penta_Blues
Moderador
# jun/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Fernando de almeida
será que como eu não teria lucro eu poderia continuar citando as marcas sem problemas com royalty??? Afinal seria uma propaganda pra eles. Eu teria que pedir autorização para cada empresa???
Cara, acho que seria necessário, pelo menos, fazer referência às marcas detentoras dos modelos citados na obra à exemplo do que a Behringer e a Line 6, por exemplo, fazem nos seus manuais.

Minha intenção é falar de todas as marcas, sem puxar sardinha pra nenhuma, mas algum patrocínio seria de grande ajuda, poderia fazer um lançamento legal e tudo mais ... como que se faz pra conseguir um patrocínio??? Com quem falar e como falar???
As empresas possuem um departamento de marketing que pode se interessar por um trabalho que divulgue seus produtos. O problema é que dificilmente uma empresa vai patrocinar algo que inclua produtos de seus concorrentes...
Outro obstáculo que vejo é que apesar de estar num nível muito inferior ao da obra que vc pretende fazer, empresas com Boss e Digitech já disponibilizam um livreto contendo suas linhas de efeitos incluindo características e sugestões de ajustes, o que pode resultar em pouco interesse por parte delas em patrocinar outra obra sobre o mesmo assunto.

Valeu!!!

BaNdAiD
Veterano
# jun/07
· votar


um apendice sobre os handmades!!
Senhores, só lembrando que não é meu objetivo ensinar a fazer um pedal, posso e vou com certeza falar sobre os hand mades, pontos fortes e fracos deles, citar exemplos mas não vou ensinar a fazer pedal, não é o objetivo.


Minha sugestão foi mais no intuito de falar do mercado dos handmades e suas qualidades e defeitos!!


Agora, qto a patrocinio, acho muuuuito dificil!! Veja bem: supomos que você consiga patrocinio da Boss. Nunca no mundo ela vai permitir que você cite outras marcas e modelos concorrentes, pois ela estaria pagando propaganda para a concorrencia. Outra questão: Se a Boss lançasse um livro citando outras marcas, provavelmente teria que pagar royalties para todas elas, o que inviabiliza o projeto!

Minha sugestão seria, como ja foi falado, fazer em DVD e Download, pois além da praticidade em distribuir, consegue-se um preço mais acessivel e mais dinamismo!!

O ideal seria um livro com as partes escritas (pq eh muito ruim ficar lendo no pc) e um DVD com os vídeos e sons, fotos e tudo mais!! Assim, qdo vc lesse por exemplo: Boss DS1, vc poderia ouvir o som no pc e ver videos/imagens!

Mas acho q essa já é a ideia geral!!

Qto a cobrar, acho q vc deve cobrar pelo menos o valor da produção (livro, DVD), frete e mais um extra p vc (ou pra ser revertido pra caridade!!)

Se vc quiser montar uma central (e-mail ou Forum) pra recolher ajuda da galera, pode contar comigo e alguns mais aki do forum!!

laemcasa
Veterano
# jun/07
· votar


Fernando de almeida

Fala brother, blz? Curti sua idéia e com certeza seria um dos membros q compraria e divulgaria este seu trampo. Dei uma lida rápida no tópico, achei bem nobre sua atitude de não ter fins lucrativos mas sei lá, isso é pessoal e tem muita coisa envolvida desde a concepção da idéia e a concretização do projeto final. O q eu poderia sugerir de cra é vc fazer algo do tipo Linux, cuja distribuição seja "gratuita" e vc venda somente a parte física (o livro em papel, figuras, "cd original", tabelas etc..). Imagino q o material q vc vai escerver seja extremamente rico em informações, e se dosse possível manter essa qualidade com figuras e ilustrações, teu trabalho ia ser uma referência neste quesito (estou tendo como base o excelente tópico de efeitos q vc postou). Imagino que o preço de produção dum material desta categoria precise de um investimento mais sólido e tb acho q vc deva procurar algum tipo de patrocinador. De repente alguma editora compra a idéia, e ponto pra vc (de repente até a loja Freenote em sp, quem sabe??). Em relação ao lucro, sugiro pegando uma ponte e outro tópico seu (acho q é seu). Vc poderia de repente converter os lucros em peças eletrônicas pra confecção de pedais DIY e afins, e disponibilizar isso de alguma forma pros MSP (movimentos dos Sem Pedal). Ou de repente transformar este projeto num lance artístico-sócio-educacional e ensinar quem quer aprender e ajudar quem precisa. Enfim, acho q vc pode tentar pensar um pouc grande, afinal de contas vc está com um produdo original, inovador (e único). Boa sorte pra vc neste projeto velho, abraço!

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Galera ... Não consegui investimento ... Talvez por eu não ser famoso e nem atuar especificamente na área .... E olha que eu mandei um "piloto" para várias empresas darem uma olhada ....

Já tenho bastante conteúdo (muita coisa a processar), e estou pensando em acrescentar dicas para se fazer handmades (ao menos um efeito de cada) ...

Mas o treta é que se eu não conseguir investimento terei que cobrar 'X' valor ao menos para os custos .... Aí pode ser que não valha a pena pois tem QTIDADE MÍNIMA DE TIRAGEM e do jeito que eu queria fazer, no mínimo vai uns 5 contos ... Bom ao menos eu vou ter um conteúdo legal até pra montar um curso ....

Aero
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida

Acho que o melhor mesmo, seria vende-lo, nem que seja pelo Mercado Livre...

Aí quem sabe, alguma empresa se interessa, e investe?

pacificpoker
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida
pega o dinheiro e vai comprar uns efeitos pra vc... pra dar embasamento para o q vc esta falando... e ter mais experiencia...

zuera... mas dificil ver gente com iniciativa assim... parabens...

jimmy vandrake
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida

Acho que vc deve cobrar pelo seu trabalho e conhecimento. São horas de estudo e pesquisa e alguns investimentos em aquisição de equipamentos que são os menores custos da sua jornada. Se vai ser um best seller, ou vai ter grande comercialização não importa, o que importa é a sua visão sobre o assunto. Cobra sim, aquilo que vc julgar que é justo pelo sua dedicação.

pacificpoker
Veterano
# abr/08
· votar


o kajuru q esta fazendo isso... vendendo os livros dele a 2 reais na porta do estadio...

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08
· votar


Aero
Acho que o melhor mesmo, seria vende-lo, nem que seja pelo Mercado Livre...

Aí quem sabe, alguma empresa se interessa, e investe?


Então cara mas como eu disse o investimento seria no mínimo de 5000.00 (eu disse mínimo, pode facilmente passar desse valor) e eu ficaria com trocentos livros (se me lembro a tiragem mínima é de 500 unidades) em casa esperando ver se vende no ML ... Não sei se é negócio ... Mas valew a dica ...

Fernando de almeida
Veterano
# abr/08
· votar


pacificpoker
jimmt vandrake

Valew caras ...
Vou ter que estudar uma outra estratégia pra fazer isso rolar ...
O modo que eu queria fazer inicialmente creio que não vai dar certo ...

Luiz Rhoads
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida

Que ótima iniciativa cara.

Gostaria de sugerir uma parte a respeito de defeitos que os pedais possam ter, tipo dando dicas pra que até quem é leigo possa detectar algum problema mais simples e solucioná-lo.

E também uma explicando sobre os principais componentes dos pedais, e qual a função deles, etc.

Novamente é uma ótima iniciativa, e desde já separe o meu aí. =)

Aero
Veterano
# abr/08
· votar


Fernando de almeida

Outra boa idéia, e fazer um design atrativo... Porque normalmente, ninguém tem saco para ler aqueles livros, que é só branco no preto...
Faça um design bonito para as páginas..


Luiz Rhoads

Idéia ótima também! =D

gucrispim
Veterano
# abr/08
· votar


Cara, já acompanho muitos tópicos seus aki no FCC sobre pedais, na minha opnião de futuro economista, se eu fosse vc faria com a opção

1.4 com uma margem de lucro que pudesse cobrir os custos diretos do livro (editoração e bla bla bla...), uma contribuição social uma vez que parte do que está no livre pode ser considerado uma compilação de textos da internet com um estudo mais aprofundado realizado por vc entre a sua propria experiencia com o assunto e pequisas sobre tal, e ainda uma parte dessa margem para você, pois acredite você terá trabalho e portanto deve ser recompensado!! acredito no lucro pois tenho certeza que você fará um trabalho melhor assim e pela justiça que tal lucro como descrito trás.
Com o livro, todos guitarristas ganharão pelo conteúdo, a sociedade ganhará pela contribuição social e vc deveria ganhar, PELO MENOS, por se dar ao trabalho, ou seja sem exploração. Mas se quiser explorar também, sab como eh..... eh um mundo captalista

gucrispim
Veterano
# abr/08
· votar


pacificpoker
é verdade, começou em algumas livrarias de Ribeirão Preto (minha cidade) a 1 real, e acredite, vendeu como agua!!! Qualquer porteiro, segurança tinha PELO MENOS 1 livro, além de muitas outras pessoas q em geral compravam 3 ou 4 livros de uma vez!! É claro que a venda foi devido ao programa regional do SBT que ele tem , que MTA gente assiste! mas isso funcionou! atraves do site tbm vende por um preço bem pequeno tbm

felggv
Veterano
# jun/08
· votar


Cara , o que nao pode faltar eh um mini ou não-mini dicionário , explicando o que cada termo "estranho" que um iniciante pode nao estar familiarizado , além do que , a maioria é em inglês ...

algo como um índicie remissivo !


Valeu , iniciativa muito massa mesmo cara , mando benzão , espero que toque pra frente

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tô pensando em escrever um livro sobre efeitos preciso de sugestões