Tempo de delay nas músicas

Autor Mensagem
thecreamofclapton
Veterano
# mai/07


Quando vcs usam delay, vcs sempre colocam o tempo de delay concordante com o tempo da música??? Isso é necessário na opinião de vcs?

nettoroses
Veterano
# mai/07
· votar


eu faço assim
pego 60 e divido pelo tempo da música
por exemplo, se o tempo for 120
Só é dividir 60 por 120
que da 0,500
vc tbm pode colocar valores como 0,250(se quiser um delay mais rápido)
1,00 se quiser um mais lento e por ai vai...

CaioPrimo
Veterano
# mai/07
· votar


ahaha curti as dicas x)

GuitarHome
Veterano
# mai/07
· votar


Eu faço de acordo com meu gosto, não sabia dessas dicas ae o.o.

Guitar_L
Veterano
# mai/07
· votar


thecreamofclapton
Ás vezes de acordo com o tempo, se precisar. Mas meu tempo "genérico" é cerca de 400ms, fica bem legal pra solo.
nettoroses
Por isso que eu amo TAP TEMPO =) bem menos complicado xD
Abraços

jimmy vandrake
Veterano
# mai/07
· votar


Depende, eu uso o delay para dar um pouco de sustain tbm, então não depende do tempo da música, na minha opinião.
E quando é para fazer uma viagem no som, aí abuso.

Matheuss
Veterano
# mai/07
· votar


Vou usar o tópico alheio para tirar uma dúvida, vale a pena comprar um delay, mesmo sendo um iniciante na guitarra, ja sei toca relativamente pra quem nunca teve professor e toca a uns 5-6 meses, tenho um pedal de dist (GDI 21, Behringer, curto muito ele.) já.. um peavey rage 158 e uma Ibanez GRX20, toco coisas tipo, Iron Maiden, Metallica, Ozzy, Black Sabbath, Guns...

Vale a pena?

Vlw ae!!!!

Kleber Blacklock
Veterano
# mai/07
· votar


Guitar_Luppi
O que seria TAP TEMPO?
Valeu!!!

Bog
Veterano
# mai/07
· votar


Kleber Blacklock

É um botãozinho que vc aperta algumas vezes, e o delay fica com o tempo igual às batidas no botão.

rafaelsushi
Veterano
# mai/07
· votar


thecreamofclapton
Pra quem toca ao vivo é complicado regular o delay de acordo com o tempo da música... eu tento achar um "lugar" genérico pra num atrapalhar nas outras que eu preciso dele, mas nem tanto...

=)

Kleber Blacklock
Veterano
# mai/07
· votar


Bog
Interessante... Esse botãozinho faz parte de algum pedal específico? É que nunca ouvi falar...

Bog
Veterano
# mai/07
· votar


Kleber Blacklock

Eu nunca tive pedal de delay, sempre usei pedaleira! Na minha pedaleira atual, na verdade é um footswitch de tap tempo, você define o tempo do delay na base da pisada! Isso deve ser útil por exemplo para se ajustar a mudanças quando toca ao vivo, a situação mencionada pelo rafaelsushi.

Mas confesso que não sei bem se isso funcionaria ao bem vivo (eu só toco guitarra no quarto, ao vivo só violão sem efeito algum). Na hora de gravar, ajuda bastante, é bem mais fácil de configurar...

CaioPrimo
Veterano
# mai/07
· votar


Matheuss
pelo estilo ke toca delay seria bem legal, + veja suas necessidades antes do delay, 1 Equalizer, Chorus ou sei Lah

rafaelsushi
Veterano
# mai/07
· votar


Bog
Isso é verdade, o tap tempo seria mais aconselhável mesmo.. eu acho o delay um efeito necessário, mas até agora (talvez pq ainda num tenha testado outro direito) nunca senti necessidade de me livrar do meu Dan Echo, ele me deixa bem satisfeito pro que eu preciso! Dele, eu só vou pro Memory Man Deluxe (que tbm num tem Tap Tempo. ¬¬) hehehe

BaNdAiD
Veterano
# mai/07
· votar


Achei ótima a dica do nettoroses !!

Eu costumo regular o delay pra se encaixar na musica + em riffs ou partes especificas, mas acho q vale experimentar tb!!!

thecreamofclapton
Veterano
# mai/07
· votar


O que eu acho foda é fazer o batera começar a música no tempo que vc regulou o delay... entenderam????
Só com metrônomo... sempre achei que aquele fonezinho no ouvido do Larry Mullen do U2 tinha algum metronomo ali...hauahuahhahaau

nettoroses
Veterano
# mai/07
· votar


Tem outra tbm
Se quiserem criar ecos de semimínima pontuada( a lá cathedral-Van Halen, He-Man Woman Hater- Extreme)
façam o msm esquema
Ex: o tempo é 120, o tempo delay vai dar 500 bpm...
dai só é pegar e somar a metade desse tempo
Ex: 500 + 250
vai dar 750, esse esquema só serve se a música, tema, riff... for em apenas uma figura rítmica: Colcheia, semi colcheia, fusa....
dai va dividindo o tempo por 2, ou multiplicando por 2 de acordo com a figura rítmica que usar, eu não sei a correta para cada, o lance é experimentar.
Tipo faça um riff no tempo de 120 em semi colcheia, experimente colocar
o delay em 375(metade do 750)...
Agora lembre-se, o volume delay tem que ficar da mesma altura ou próximo ao sinal da guitarra, e não deve haver repetição(FeedBack)

El Musicista
Veterano
# nov/09
· votar


Deixa eu ver se eu entendi.

Se eu quiser regular meu delay, de modo que para cada b.p.m., haja 03 repetições em semicolcheias. Ou seja, 01 batida (01 semicolcheia: ¼ de tempo) e + 03 repetições (03 semicolcheias: ¾ de tempo), e a música fôr em 120 b.p.m.:

60 segundos / 120 b.p.m.: 0,5 s
0,5 s * 1000: 500 ms

4 semicolcheias (01 b.p.m.) - 500 ms
1 semicolcheia - x

x: 125 ms

Ou seja, para que haja 03 repetições para cada b.p.m. (01 semicolcheia da batida, mais 03 semicolcheias de delay). O pedal tem que ser regulado em 125 ms. É isso? Foi o que eu entendi.

Lord Sigis
Veterano
# nov/09 · Editado por: Lord Sigis
· votar


El Musicista
Lógico, né...
É isso mesmo.



Esse tópico é antigo, heim??
De fato... eu sempre achei que bandas que usam delays ritmicos têm que usar metrônomo. O batera dará o tempo.
Na verdade nunca em minhas bandas fizemos isso.
Sempre tive dificuldade em usar esses delays dentro do ritmo porque o batera nunca entra no mesmo tempo a não ser que use um metrônomo.

Ex: o tempo é 120, o tempo delay vai dar 500 bpm...

Agora... isso eu não entendi.
Acho que ele quis dizer 500 ms...

El Musicista
Veterano
# nov/09
· votar


Lord Sigis

Perguntei isso porque eu peguei de um site na internet que, para fazer isso que eu tinha falado, a regulagem tinha que ficar em 373 ms, e não 125 ms. Aí acabou que eu dei uma boiada...

Ele quis dizer 500 ms sim, não é b.p.m. não. Bem lembrado =)

Sempre tive dificuldade em usar esses delays dentro do ritmo porque o batera nunca entra no mesmo tempo a não ser que use um metrônomo.

[2]

Lord Sigis
Veterano
# nov/09
· votar


Essa dificuldade de regular o delay de acordo com o batera se resolveu com os tap tempo da vida.
Creio que foi uma das melhores idéias dos tempos recentes com relação a pedais de guitarra.

Vc regula a repetição para a figura que vc quer (8th note/ colcheia, por exemplo), pisa no tempo da música (quarter note/semínima) e sai pro abraço (apesar de pisar no tempo, ou seja, em intervalos de semínima, a repetição sai no intervalo que vc regulou). Muitos caras com excelentes pedais de delay não conseguem bons resultados porque simplesmente ignoram completamente isso.
Eu era um desses. Depois que estudei isso e pesquisei bem as portas se abriram.

Além do que, apesar de ser louco por analog delay e tape delay, os pedais digitais de hoje (tenho um DD-20) fazem bem as vezes dos analog delays. Tenho um AD9 da Ibanez e meu DD-20 como analog não perde pra ele.
Viva o delay digital.
Acho que o único efeito digital que é unanimidade entre quaisquer guitarristas é o delay.
Adoro delay!!
Yeah!

_Frango_
Veterano
# nov/09
· votar


Aproveitando o topico aki sobre delay vcs jah ouviram falar do behringer dd 600 ? tem ele no ml do mesmo preço do dd 400 e la fala que 2 sec.. e ai vcs jah testaram ?

edalko
Veterano
# nov/09
· votar


Lord Sigis

Exato.
Eu tinha o DD-20 e comprei o DM-3 e o DM-2 para ver qual era.
E o DD20 simulava identicamente os dois pedais. EU achava o DM-2 com uma sonoridade um pouco mais obscura em relação ao DM-3.

Contudo, recentemente comprei o T-rex Replica e to achando um pedal excepcional, além de ter tap tempo, tem um som de pedal analógico muito "warm"

Konrad
Veterano
# nov/09
· votar


_Frango_
Aproveitando o topico aki sobre delay vcs jah ouviram falar do behringer dd 600 ? tem ele no ml do mesmo preço do dd 400 e la fala que 2 sec.. e ai vcs jah testaram ?

Cara, o DD 600 tem bem mais funções do que o DD 400. (Tap tempo e reverse delay por exemplo....) e é bem mais caro que o DD 400.... não tem coisa errada ai não?

_Frango_
Veterano
# nov/09
· votar


brunoliam
Pois eh eu axei meio estranho mas o cara num tem nenhuma qualificação negativa.. olha o link aii: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-118501569-pedal-behringer-dd600 -digital-delay-nf-loja-_JM

E ai vcs jah testaram esse pedal ? não axei ninguem falando dele aki, sera que ele eh melhor que o echo delay da landscap to querendo comprar um dos 2..

Lord Sigis
Veterano
# nov/09
· votar


edalko
O Réplica tem aquela opção de escolher em que intervalo ocorrerá as repetições, tipo dotted 8th, etc?

Lord Sigis
Veterano
# nov/09
· votar


Antigamente eu ficava curioso em saber os tempos de delay de cada música... hoje isso não faz mais sentido com o tap tempo.

Lord Sigis
Veterano
# nov/09
· votar


Características importantes na hora de escolher um delay digital, além da qualidade lógico:
1. Tem que ter Tap Tempo
2. Tem que ter opção de escolha quanto ao intervalo em que deverá ocorrer as repetições (quarter, 8th, dotted 8th, etc...)

Certas funções acho interessantes também, tais como dual delay e modulated delay, além da possibilidade de poder gravar em bancos de memória.

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


Lord Sigis

Realmente, ter as opções que vc mencionou fazem a diferença nos delays digitais.


_Frango_

Eu tenho um dd400, pelo preço até que é um delay legal, tem tap e o tempo de delay é satisfatório, só tem um mix meio sensível, depois de um certo é quase 100% de mix, o que é exagerado, especialmente se como eu, vc está acostumado com os delays da boss ou do guitar rig, que tem ajustes bem precisos.

PigO
Veterano
# jan/14
· votar


galera, como que eu posso chegar na repetição do delay usada nessa música:


tenho uma zoom g3.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tempo de delay nas músicas