Vejam esse texto o que é reverb então? Um delay muito curto?

    Autor Mensagem
    thecreamofclapton
    Veterano
    # mai/07


    Baseado no que diz esse texto abaixo, posso então concluir que o reverb nada mais é que um delay muito curto?

    http://www.accutronicsreverb.com/rvbtheop.htm

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    thecreamofclapton
    Na minha opinião eu não o classificaria assim, pois para se ter um delay, o tempo de repetição deve ser tal que se perceba a diferença entre o sinal inicial e sua repetição. Já o reverb é tão curto que não se tem a impressão que o som original ecoa (delay) mas simplesmente reverbera (reverb).
    É diferente o som de um cômodo vazio para um penhasco, por exemplo. Um reverbera o outro ecoa. Talvez numa visão extremamente simplista e grosseira a diferença entre eles fique no tempo de retorno mas, como eu disse no início, eu não os classificaria assim por considera-los diferentes no uso e na sensação que dão apesar do princípio de ambos ser a propagação do som através do ambiente.
    Valeu!!!

    maten
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    sim
    pode

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    thecreamofclapton
    Baseado no que diz esse texto abaixo, posso então concluir que o reverb nada mais é que um delay muito curto?
    Nem li o seu texto mas posso adiantar que o reveb é um delay curto sim, melhor ainda o delay são vários delays curtos.
    Qdo o som sai do emissor, bate num obstáculo e volta caracteriza o delay.
    O caso é que o som não se propaga em só uma direção, então pra todas as direções que o som for ele vai encontrar diferentes obstáculos em diferentes distâncias, logo vc terá vários mini delays de tempos diferentes (devido as diferentes distãncias dos obstáculos) --> esse é o reverb.
    Isso não estou nem contado o tipo dos obstáculos que que podem ser de materiais diferentes logo a parte da característica do som que sempre se perde a cada reflexão, tendo então a cada mini-delay, além de tempo diferente, timbres diferentes.

    Mais sobre qq efeito, leia esse tópico que lá fala sobre delay, reverb, e vários outros efeitos com detalhes.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    Fernando de almeida
    Nem li o seu texto mas posso adiantar que o reveb é um delay curto sim, melhor ainda o delay são vários delays curtos.
    Cara, vou discordar um pouquinho de vc neste sentido...

    Vamos lá: (fonte Wikipedia)
    Reverberação (Reverb)
    Chama-se reverberação o fato de várias reflexões de um som chegarem ao ouvinte que ele não as pode distinguir umas das outras.
    Se, num recinto fechado, for acionada uma fonte sonora, as primeiras ondas geradas propagam-se até as paredes, sendo refletidas. Percorrem um caminho em ziguezague por todas as direções. Nesse intervalo de tempo, a fonte emitiu novas ondas que se combinam com as anteriores. As vibrações sonoras aumentam, portanto, progressivamente de intensidade até alcançar um valor estacionário. A reverberação ocorre quando a diferença entre os instantes de recebimento dos dois sons é inferior a 0,1 s. Não se percebe um novo som, mas há uma continuação do som inicial.
    Eco (delay)
    Se pelo menos uma das paredes, ou o teto, estiver a mais de 17 m do plano que se lhe opõe, será ouvido o eco. Em processamento de sinal de áudio e acústica, um eco é uma reflexão de som que chega ao ouvinte pouco tempo depois do som direto. Exemplo típico é o eco produzido no fundo de uma escadaria, por um edifício, ou em uma sala, pelas paredes. Um eco verdadeiro é uma única reflexão da fonte de som.

    Na minha opinião, apesar de compartilharem do mesmo princípio físico, trata-se de fenômenos que produzem efeitos diferentes, portanto com características diferentes.
    Como conclusão, Reverb não pode ser um Delay curto porque pra ser considerado Delay deve-se distinguir o som original de sua reflexão. E, se vc conseguir distinguir, não pode ser considerado Reverb porque este efeito para receber seu nome não deve permitir tal distinção.

    Valeu!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Penta_Blues
    reflexões
    Então cara reflexão é exatamento o feedback do som. Ou seja uma repetição do som ou seja uma repetição do delay é uma reflexão.

    O reverb, como vc mesmo disse, são várias reflexões.

    Do wikipédia:
    Reflexão
    Em física o fenômeno da reflexão consiste na mudança da direcção de propagação da energia (desde que o ângulo de incidência não seja 0º). Consiste no retorno da energia incidente em direção à região de onde ela é oriunda, após entrar em contacto com uma superfície refletora.
    A energia pode tanto estar manifestada na forma de ondas como transmitida através de partículas. Por isso, a reflexão é um fenômeno que pode se dar por um caráter eletromagnético, óptico ou sonoro.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    muita tecnicidade pro meu nivel de conhecimento, vamos simplificar as coisas

    reverb é reverb
    echo é echo
    delay é delay

    Ai é só escolher qual latinha comprar e correr pro abraco.

    Geralmente uso reverb E delay !!!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    meu comentario foi uma brincadeira apenas hein !!! não satirizei o conhecimento de voces não heheheh

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    Fernando de almeida
    Então cara reflexão é exatamento o feedback do som. Ou seja uma repetição do som ou seja uma repetição do delay é uma reflexão.
    Cara, o que acontece é que vc pegou justamente o princípio semelhante pra que ambos tivessem as mesmas características, mas eles são parecidos somente porque são oriundos de uma reflexão, porém se comportam de maneiras completamente diferentes. Um deles deve ser claro e nítido na reflexão e o outro deve ser exatamente o oposto, ou seja, suas reflexões não podem ser nítidas. As semelhanças acabam no momento em que o som encontra um obstáculo qualquer.
    Vou fazer uma analogia com combustíveis e lubrificantes; ambos são oriundos do petróleo mas nem por isso são a mesma coisa.
    Valeu!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Penta_Blues
    Um deles deve ser claro e nítido na reflexão e o outro deve ser exatamente o oposto, ou seja, suas reflexões não podem ser nítidas.
    Isso sim, a reflexão do delay deve ser nítida, as reflexões do reverb não nítidas ...

    thecreamofclapton
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Penta_Blues
    Cara, o que acontece é que vc pegou justamente o princípio semelhante pra que ambos tivessem as mesmas características, mas eles são parecidos somente porque são oriundos de uma reflexão, porém se comportam de maneiras completamente diferentes

    Pelo que eu entendi do texto, delay e reverb (me refiro ao efeito) são exatamente a mesma coisa... o que muda é o tempo, que no reverb é bem curto. O reverb seria então um delay curtíssimo. Isso está bem claro no texto.
    O autor do texto se refere a ambos como sendo o mesmo efeito...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    thecreamofclapton
    o que muda é o tempo, que no reverb é bem curto. O reverb seria então um delay curtíssimo.
    Outra no delay tem uma reflexão por vez (conforme vc regular a qtidade de reflexões) no reverb são várias reflexões de diferentes tempos ao mesmo tempo (até o som sumir, conforme o decay).

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    thecreamofclapton
    Cara, eu volto a repetir e até insisto. Na minha opinião não são a mesma coisa porque:

    Pelo que eu entendi do texto, delay e reverb (me refiro ao efeito) são exatamente a mesma coisa...
    Se fossem a mesma coisa não precisariam de nomes e conceitos diferentes...

    o que muda é o tempo, que no reverb é bem curto.
    Tão curto que provoca um efeito diferente e portanto classificado de outra maneira. O que caracteriza o reverb não caracteriza o delay e vice-versa. O fato de ambos terem como princípio a reflexão do som não lhes define como a mesma coisa pois não é isso que os caracteriza. O que os define cada um como efeito diferente é o fato de que o delay deve ser claro e nítido na reflexão e o reverb deve ser exatamente o oposto. Se possuem definições totalmente opostas, não são a mesma coisa.

    Repetindo: Reverb não pode ser um Delay curto porque pra ser considerado Delay deve-se distinguir o som original de sua reflexão. E, se vc conseguir distinguir, não pode ser considerado Reverb porque este efeito para receber seu nome não deve permitir tal distinção.

    Isso está bem claro no texto. O autor do texto se refere a ambos como sendo o mesmo efeito...
    O autor faz essa referência baseada em sua opinião sobre o assunto mas isso não significa que o mesmo está correto...

    Ele tem a opinião dele e apresentou argumentos pra justificar sua opinião de que Reverb e Delay são o mesmo efeito, por outro lado, apresentei minha opinião também com argumentos pra justificar que não se tratam do mesmo efeito...
    Cabe a vc refletir sobre estes argumentos e concluir qual deles lhe parece mais coerente e assim definir o que vc entenderá ser o mais correto: se são a mesma coisa porque ambos usam a reflexão do som ou se são diferentes porque um deve possuir uma reflexão nítida e outro não pode diferenciar o som original de seu reflexo.
    Valeu!!!

    Space Ace
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    reverb = efeito de ambiencia ok

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Space Ace
    reverb = efeito de ambiencia ok
    Sim !!! E o delay tb é de ambiência.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mai/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    Fernando de almeida
    Outra no delay tem uma reflexão por vez (conforme vc regular a qtidade de reflexões) no reverb são várias reflexões de diferentes tempos ao mesmo tempo (até o som sumir, conforme o decay).
    Mais um motivo pra Reverb não ser considerado um Delay curtíssimo...rs
    Valeu!!!

    DotCom
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    The acoustical effect of REVERBERATION can be thought of as the complex interactions of delayed sound. -- A reverberação pode ser pensada como compexas interações de sons repetidos.

    Tá. É delay, é. Mas são uns 1000, 2000... Cada um com o timbre levemente alterado pela superfície onde rebateu, com uma magnitude diferente, com um atraso diferente...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vejam esse texto o que é reverb então? Um delay muito curto?