Você toca, fica sem graça! Outros tocam, fica demais!

Autor Mensagem
TS9DX
Veterano
# mar/07


É muito comum a gente investir tempo e dinheiro e com o tempo conseguir montar uma pedaleira com vários pedais e tal.

Depois com o passar dos meses você nota que seus pedais parecem que já não dão mais aquele sonzão de antes, daí começa a surgir a vontade, neura, G.A.S.(chamem do que quiserem), de vender tal pedal e comprar outro achando que aquele efeito não mais o satisfaz.

De repente vai um amigo seu em sua casa ou pinta num show no qual você levou seu equipo e surge a oportunidade dele tocar com sua guitarra e seus pedais e PIMBA!!!!!!!
Você fica pasmo com o timbre porrada e se surpreende com o sonzaço que o cara tirou da sua guitarra e seus pedais que você já não dava mais nada por eles!!!

Aí sim cai na realidade de que o problema não tá na guitarra, nem nos pedais, nem no amp e sim em você mesmo e que você precisa realmente é melhorar a pegada, fraseado, técnica, etc...enfim, melhorar como músico!!!

Porque o que tem de guitarrista que se dedica 90% do tempo em trocar de equipo, pedais, captador, etc...Não que isso não seja importante, mas se ao invés disso ficasse entre 50% em troca de equipo e 50% em se dedicar em melhorar como guitarrista, renderia muito mais!

É o que penso!!!

E vcs???

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


E vcs???

Cara, neste exato momento estou navegando no mercado livre, em lojas de usados, e no ebay (pra comparar uns precos).

heheheheheh

G.A.S rulez

GuitarHome
Veterano
# mar/07
· votar


A pegada, técnica influencia MUITO no timbre sim ao meu ver.

Um bom ampli faz a diferença, e não adiantar ter tal pedal, tal rack, tal pedaleira e não souber regular, não tiver paciencias para regular um pedal com outro etc.
Também não adianta neguinho pegar configuração de outros guitarristas e achar que vai ficar com o timbre do cara, porque as configurações vão agir diferente em guitarras, amplis e guitarristas diferentes ;D.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


Falando serio, eu penso o seguinte sobre o assunto :

Primeiro, o musico é 1000x mais importante que o equipamento que ele usa ;)

Ai tem aqueles caras que são musicos, ou são aspirantes a musico, ou são amadores mas que dedicam um bom tempo a musica. Pra estes caras é o seguinte, se o cara tem condições de gastar, que mande bala e gaste o quanto quiser. Agora se este cara anda meio durango, ou se vive a custa de alguem, então que PARE DE PUTARIA e vá tocar sua guitarra.

Mas tem um outro lado tambem, imagina um cara que já não tem a menor pretensão em viver de musica ou se profissionalizar no assunto. Ai o cara tem outra profissão e usa a musica apenas como hobby (isto não quer dizer que ele toque mal, nem que ele toca bem), enfim, o cara tem condições de gastar o dinheiro dele da forma que quiser. Ai tem uns que compram carros, motos, viajam, gastam com muierada, e tem tambem os que compram pedais, amplis e guitarras alucinadamente. E tem os que gastam com tudo isso.

Pra este tipo de pessoa não existe nada de errado, fora o problema psicológico da compulsão hehehehe.

O cara tem grana, e vai gastar ela da maneira que deixa-lo mais contente.

E eu fico contente pra caramba quando compro um pedal novo kakakak

BaNdAiD
Veterano
# mar/07
· votar


Pode ser acomodação auditiva!! hehehehe

Falando sério, acho q vários fatores, por exemplo: Se vc gosta de solos velozes, mas ainda não consegue fazer, vai ficar babando seu um cara tirar um solo em sextinas a 5000000000(!) de bps!! O que por outro lado não vai nem impressionar aquela menina gostosa que curte britney spears e bonde do tigrão!!!

No meu caso, me impressiona muito mais o som do Pearl Jam (timbres, melodias, letras...) do que os solos do Vai, Satriani ou Malmsteen.

Talvez o fato q vc relatou tenha muito mais a ver com o que vc almeja do que o que realmente acontece.... Se vc acha q o Vai é um grande guitarrista, vc vai se basear nele, e assim por diante....

Mas pode ser q vc ouve tanto seu timbre, sempre tocando o mesmo estilo, que já não acha nada de mais!!!

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


TS9DX
Olha só, existe uma diferença de nos ouvir tocar e ouvir alguém tocando.
Exemplo básico; Eu tinha um Flanger e um Ds2, ambos Boss, e não conseguia tirar um som legal, e nem achava graça nestes pedais, queria por que queria vender eles. Daí chegou um primo meu aqui, que nem sabe tocar, e ficou brincando com a guitarra, arranhando alguns riffs, e eu ia pisando nos pedais pra ele ouvir, e putz, comecei a gostar do som que saia, não era aquela coisa monótona que eu gostava antes, só distorção seca do ampli e mais nada.´
Isso já aconteceu outras vezes, mesmo sem efeitos, sempre que alguém pega na minha guitar, parece que ouvir alguém tocando é diferente do que eu mesmo tocar... Acho que o cérebro dá uma grengada... ehehehhe

Se é que deu pra vc me entender....

slash_web
Veterano
# mar/07
· votar


eh mesmo , eu tokando com uma zoom ...dai chega meu amigo e toka com meu equipamento e tals, fika mto loko , fiko morrendo de inveja


mto loko esse lance ^^

Alex D P Marques
Veterano
# mar/07
· votar


Acho legal essa interaçao entre musicos. O cara as vezes descobre algo novo na sua pedaleira, te ensina um lick legal, uma musica nova. Alias pra mim para se tocar bem tem que estar ao meio das pessoas que tocam bem, se nao, num rola.

slash_web
Veterano
# mar/07
· votar


Alex D P Marques
oO

Mega
Veterano
# mar/07
· votar


eu fico 85% em melhorar como guitarrista, equipamento é o de menos, basta que funcione =P

ROo
Veterano
# mar/07
· votar


Pegada cara, simples.
Jeito de atacar as cordas, intensidade do vibrato, força...tudo influencia no som.

Petrus_L
Veterano
# mar/07
· votar


mas vamos concordar que o equipamento dá um bom empurrãozinho né?

cocomaluko
Veterano
# mar/07
· votar


isso eh verdade, concordo, pra mim a ordem fica assim

1-guitarrista(duh)
2-amp
3-guitarra
4-caps
5-pedal

Kasp
Veterano
# mar/07
· votar


tem outra coisa no música além de saber tocar q influencia muito
é saber usar seu equipo..
isso é altamente fundamental...

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


tem um tópico que diz exatamente a mesma coisa mas com outras palavras ...

algo como o problema ser o guitarrista ...

qual era o tópico mesmo?

Fernando
Veterano
# mar/07
· votar


Acho que também a gente se acostuma com a nossa pegada, o nosso jeito de tocar, e com o tempo acaba achando tudo repetitivo demais. Outra pessoa tocando, mesmo que seja com seu set, vai soar diferente do que você está acostumado, não quer dizer que seja melhor. Pode ser que o cara que testá lá tocando seu set esteja achando o som nada de mais, pois na verdade ele também se acostumou com o jeito dele tocar. Quantas vezes você toca uma merda qualquer e vem alguém dizer: "Po, muito legal isso aí...". E pra você aquilo não é nada, mas para quem está ouvindo é totalmente diferente, é outro guitarrista, outras idéias, etc.

Nossa, que confusão haha. Resumindo: Com o tempo você se acostuma ao seu jeito de tocar, você já sabe qual o som que sai do set. Outro guitarrista tem um repertótio diferente do seu, outra pegada, outro estilo, isso vai acabar dando outra "cara" para o seu equipo, e você vai acabar achando mais legal pois o jeito dele tocar é novidade. Agora se você passar um mês ouvindo aquele cara tocando no seu set você não vai mais aguentar! hehehe

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Pois é, esses dias já estava rolando discussão similar no fórum de guitarra... Mas no geral, estou com o JoeCruzGuitar e o BaNdAiD. É óbvio que se o cara tocar melhor vai tirar mais som de menos equipamento. Mas o que importa é que pessoas têm pretensões diferentes. Se o objetivo do cara é ser shredder profissional, concordo que ele tem mais é que se matar de treinar. Agora, se o cara é como eu, que só toca para se divertir mesmo, não tem nenhum problema em ter muito mais equipamento que técnica para usá-lo. Como eu sempre digo, um carro 1000 seria o suficiente para a maioria das pessoas, mas mesmo assim o pessoal continua investindo em carros mais caros. Ou alguém acha que todo mundo que tem uma BMW sai por aí indo de 0 a 100 em 8 segundos e correndo a 200km/h?

O que eu vejo muito é essa inveja (sim, inveja) disfarçada de "justiça". O cara tem mais equipamento do que técnica? Ah, como o mundo é injusto! Eu aqui me matando para tocar e esse mané com uma Gibson! Ou pior, logo conclui-se que "é boyzinho". Ninguém pensa que o cara pode ter outros méritos profissionais, completamente fora do mundo guitarrístico.

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


JoeCruzGuitar

E eu fico contente pra caramba quando compro um pedal novo kakakak
dae ... pq a risada??

eu tb cara .. fico super contente qdo algum camarada compra algo diferente ... pq para mim eh um aprendizado um novo pedal .. mais opções de timbres !! e dependendo do caso "mais baratas a pisar" !!

abrax

Raizen
Veterano
# mar/07
· votar


O que eu vejo muito é essa inveja (sim, inveja) disfarçada de "justiça". O cara tem mais equipamento do que técnica? Ah, como o mundo é injusto! Eu aqui me matando para tocar e esse mané com uma Gibson! Ou pior, logo conclui-se que "é boyzinho". Ninguém pensa que o cara pode ter outros méritos profissionais, completamente fora do mundo guitarrístico.

Perfeito concordo plenamente e não é preciso muito trabalho para ver gente tendo esse tipo de conversa.

Schenker
Veterano
# mar/07
· votar


Kasp
tem outra coisa no música além de saber tocar q influencia muito
é saber usar seu equipo..
isso é altamente fundamental...


eu acho isto O ponto fundamental para se obter um bom timbre . . . vc saber como age, e principalmente, interage o teu equipamento é essencial. quantas vezes já não vimos neguinho com uma guita bem chinfrim tirando um sonzaço?? (e, sim, a recíproca tb é verdadeira . . .).

BaNdAiD
Veterano
# mar/07
· votar


Schenker
quantas vezes já não vimos neguinho com uma guita bem chinfrim tirando um sonzaço?? (e, sim, a recíproca tb é verdadeira . . .).

Conheço uma pessoa q investiu muita grana num set com pedais somente boss e whawha dunlop e tira um som muuuito ruim!!
enquanto meu timbre behringer da um banho no dele!! ehhehe

Fábio Goll
Veterano
# mar/07
· votar


O cara que me vendeu o Ada MP-1, veio lá em casa pra me demonstrar o bixinho.

Ele tocou no ADA, caraca, parecia o Ardanuy, e o timbre ficava animal.

Depois tocou na minha GT-8, também ficou animal, daí eu pensei, como eu sou um lixo!! uahauhauhauha

Mas também o cara já toca a décadas....isso me aliviou um pouco!! rs

tibuca
Veterano
# jan/09
· votar


Parabéns, muito legal o tópico!

Guifcunha
Veterano
# jan/09
· votar


tibuca

Esse valeu o UP :)

Raizen
Veterano
# jan/09
· votar


Valeu o UP o cacete!

Lucas_fms
Veterano
# jan/09
· votar


Esses dias eu cheguei a uma conclusão sobre timbre em geral. O mais importante de tudo é você conhecer seu timbre, e saber como chegar nele. Saber como funciona cada efeito e cada pedal, pra conseguir driblar todos os problemas de acomodação auditiva. Os fatores que influenciam no timbre são inumeros: a acomodação auditiva, o clima, sua posição na sala, e até a quantidade de cera no seu ouvido, por isso é importante ouvir e saber o que não está bom no seu timbre pra você ir lá e corrigir.

Exemplo: se você está localizado perto de um canto do seu quarto ou do estudio ou de qualquer lugar, tudo que você ouve fica mais grave, e isso pode deixar seu timbre estranho ou abafado. Você vai lá no EQ e da um tapinha nos agudos. Pronto.

Ou também, você ligou o delay e seu som ficou magrinho, provavelmente você botou um tempo curto demais, e ta acontecendo cancelamento de fase. Aumente um pouco o tempo do delay. Pronto

Tá, os exemplos foram meio esdrúxulos, mas é só um exemplo.

tibuca
Veterano
# jan/09
· votar


e até a quantidade de cera no seu ouvido

kakakakaka...tô até engasgando de tanto rir...kakakaka...

nota 10.

Johnny Favorite
Veterano
# jan/09
· votar


Olha só, meu irmão é DJ, não toca nenhum isntrumento, só picape de música eletrônica. Mas os acordes básicos eu aprendi ao mesmo tempo que ele e tal, então ele tira umas músicas, tipo uns Oasis, Ben Harper, Red Hot etc...Eu lógico, sei muito mais de guitarra do que ele e toco qualquer coisa mais bem tocado que ele, mas quando ele toca com minha guitarra o som fica maneiro pra caramba, também sinto isso ai que vcs disseram, então acho que é uma coisa do nosso cérebro mesmo pq pensem bem, é diferente você escutar uma música apreciando outro músico e escutar uma música que está vindo de você, acho que é isso. E tem outra, pedal enjoa né? Já aconteceu de eu comprar de novo um pedal que eu vendi a anos atrás por ter me reapaixonado pelo timbre dele. É a vida...

tibuca
Veterano
# jan/09
· votar


muitas da vezes a gente compra algum pedal, amp, guitarra , troca captador, etc.

No começo é aquela empolgação total, é o timbre dos sonhos, depois acho que rola mesmo a tal da acomodação auditiva, nosso cérebro acostuma com aquele timbre e a gente passa a achar tudo meio sem graça, daí vem algum amigo e ouve a gente tocar e diz, cara que timbre que vc tem com esse equipo, começa a elogiar prá caramba as coisas que a gente já tá achando meio sem graça. Daí da prá ter uma idéia de que o que mudou não é o som do equipo, e sim nosso ouvido, cérebro, enfim...nós!

Vinicius Nogueira
Veterano
# jan/09
· votar


Isso acontecia quando eu tinha aula... Meu professor tirava mó timbrão com uma guitarrinha zuada lá e um amplizinho de 30w do conservatório.

E eu tentava e nada, agora meu timbre finalmente está nos meus dedos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você toca, fica sem graça! Outros tocam, fica demais!