Oitavador - escolha entre marcas e recursos

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07


galera, estou precisando de uma ajuda dos amigos ...

esta semana eu devo comprar um oitavador, estou montando uma banda de classic rock e estou precisando para dar uma reforçada no som, mas poxa .. não sei o que poderia ser melhor .. pq preços tb é um fator a ser considerado, pois em breve vou precisar de mais uns 2 pedais, de outros recursos claro.

pergunto como todos aqui perguntam... quais os melhores oitavadores?
lembrando q ele não pode deixar o som digitalizado uma vez q meu negócio eh som setenta, portanto analógico ...

aguardo opiniões e se possível dicas dos users de oitavadores !

abrax a todos !

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
Cara, não sou expert em oitavadores, mas o Boss OC-3 é unanimidade. Ouça os samples no site da Boss, e no Youtube também tem alguns vídeos, não vejo outra alternativa melhor.
É bem melhor do que qualquer oitavador de pedaleira ou porcarias digitais... aliás, pra tocar classic rock, corra dos digitais... hehehe... sem ofensas aos usuários de pedaleiras e pedais digitais, é claro.

Ultra.Fuzz
Veterano
# mar/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Guitarrist
Ahnm... [Salvo esteja muito enganado] O OC-3 é digital. A princípio funciona bem e tal, mas é digital. Apesar de não ter a sigla cosm estampada, até o tanto que sei a maioria dos pedais compactos da boss é digital atualmente (sendo exceções os EQs, os Drives e o Tremolo).

_BLACKMORE_
Não sei que tipo de oitavador queres (oitava abaixo, acima ou as duas coisas), mas em termos de analógicos (por preços acessíveis) acho que vais ter melhor sorte com os handmades. A Danelectro tem dois oitavadores também, o de oitava acima é clone de um bastante consagrado, mas não sei até que ponto são realmente bons. O MXR Blue Box é analógico, mas não é muito estável e acho que não é bem o que procuras em termos sonoros. O oitavador da Onerr parece ser cópia do OC-2, então talvez possa ser uma alternativa.

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Ultra.Fuzz
Ah sim cara, ele pode ser digital também, mas o que quiz dizer, é que é sempre melhor comprar os pedais, que tem sistemas dedicados. E o Boss é muito bom, eu não o trocaria por um Onerr ou qualquer oitavador de pedaleiras... É isso, valeu.

Vh Rodriguez
Veterano
# mar/07
· votar


Eu vou adquirir um Octave em breve,e a minha escolha,por enquanto é o da Onerr,mas eu sei que o OC-3 da boss é mais confiável(o problema é o preço...)

Ultra.Fuzz
Veterano
# mar/07
· votar


Bom Guitarrist, aí discordamos. Sem querer discutir, mas acho que em termos de custo X benefício, levando em conta que o OC-3 é digital (a não ser que vá se usar o parâmetro range do modo polifônico - que parecer ser muito legal pra dedilhados e coisas do gênero), acho mais negócio comprar uma pedaleira.

Uma Zoom G2 por exemplo já faria mais que o OC-3 - se achar que ela zoa muito o sinal (quando em "bypass"), usa um loop - vai dar quase a mesma coisa em termos de grana e vai ter mais versatilidade.

Não é que ache o OC-3 um mau produto, pelo contrário, acho bastante interessante - e se o espaço na pedalboard não é muito grande e só se quer um determinado efeito, é uma boa opção.

Falei do Onerr porque parece ser cópia do OC-2 (que é analógico), mas não é tão difícil achar um OC-2 usado por aí por preços decentes.

De qualquer forma o _BLACKMORE_ ainda não chegou a dizer se quer oitava abaixo ou acima.

rafaelbretas
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist

Cara, pode ser que eu esteja enganado, mas acho que no caso de oitavadores (assim como qualquer efeito de pitch) os digitais são melhores, pois eles podem compensar uma distorção que ocorre quando se muda o tom de um som. não me lembro o nome tecnico dessa distorção que ocorres, mas era um grande problema nos primeiros teclados que usavam samplers para poucos tons e mudavam digitalmente o som para atingir todas as notas (antigamente memoria era algo MUITO caro).

Até hoje NADA, absolutamente NADA, consegue corrigir 100% essa distorção que ocorre no som, mas já tem equipamentos digitais que fazem melhoras surpreendentes. Já analógicos apenas mudam o pitch, sem corrigir o som, dando uma impressão bem mais artificial que os digitais. Talvez essa distorção até dê uma colorida no som, mas eu não gosto muito. hehe

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


Ultra.Fuzz

Não sei que tipo de oitavador queres (oitava abaixo, acima ou as duas coisas),
cara ... ae eh q tah ... o que ouço sempre em guitars eh uma terça ou quinta acima .. a baixo eh difícil .. não me lembro de nenhuma musica ... entao .. fica acima a oitava ...

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist

Cara, não sou expert em oitavadores, mas o Boss OC-3 é unanimidade. Ouça os samples no site da Boss,
mas ele não eh lançamento? nunca vi um desses .. jah o OC-2 ..

Ultra.Fuzz

mas em termos de analógicos (por preços acessíveis) acho que vais ter melhor sorte com os handmades
bom .. dae eu posso fazer um .. mas eu queria algo pronto .. estou sem tempo pra fazer algo .. infelizmente.. minhas férias estão acabando e eu não conseguir fazer metade do que eu preciso !

O oitavador da Onerr parece ser cópia do OC-2, então talvez possa ser uma alternativa.
tah ae um que parece com bom preço ... e se eh copia do OC-2 então eh analógico .. certo?

GUITARK2
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
e ai...blz...agora eu vou te ajudar hehehe...com certeza compra o OC2 da BOSS...eu acho o melhor tenho dois....o lance do OC 2 é comprar o (JAPAN) ele é analogico....alguns taiwan tb são...mais estes mais novos n tenho certeza...(mais novos ate quando ainda se fabricava) o taiwan que é bom é o black label.....o OC2 é usado por VAN HALEN...SATRIANI e outros muitos......OC2 é puro DEEP PURPLE....
segue ai o que fala os manuais da BOSS e outras informações:
OC-2 Octave
The OC-2 had originally a much lighter non-metallic brown colour and it was labeled "Octaver" instead of just Octave. It has always been popular with both guitar players and bass players. To get a steady and reliable sound from the OC-2, it is recommended that you keep your action high and that you have absolutely no fret buzz on your guitar. It is also an advantage to use a compressor in front of the OC-2 to limit the spectrum of frequencies that the OC-2 has to work with.

Boss Advertisement text (2001):
Fattens your overall sound by producing three separate tones - the original tone, a second tone one octave below the original, and a third tone two octaves below the original, for a complete tone three octaves thick. Each octave tone's volume can be controlled independently. The OC-2 features natural, clear octave sounds with stable pitch even for staccato style picking.

Specifications

Controls: Octave 1 Level (Oct 1), Octave 2 Level (Oct 2), Direct Level
Connectors: Input, Output, AC Adaptor
Current Draw: 4 mA (DC 9V)
Weight: 400 g (15 oz.)
Recommended AC Adaptor: PSA Series

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


GUITARK2

caraaaca bixo .. 4mA de consumo .. uma bateria irá demorar meses a acabar !! hahah
agora .. esse papo de ser o marrom e não o metálico eh um detalhe bem interessante .. tenho visto alguns no ML por 220 contos .. acho q vou ver ainda um onerr pq disseram bem dele tb .. mas é muito provável de eu ter o primeiro pedal boss em minha pedaleira !! hehe

valeo mesmo !

abrax!

luis alexandre
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_

Não conheço mto os oitavadores,mas um que é mto bem falado é o OC-3 da boss...dizem que é um ótimo pedal...msm assim vale a pena conferir outros modelos na loja e ir no que mais te agradar...

Rock n roll Forever...

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


luis alexandre

Não conheço mto os oitavadores,mas um que é mto bem falado é o OC-3 da boss...dizem que é um ótimo pedal...
todos estão falando nele. .. eh o jeito conhecer ...

msm assim vale a pena conferir outros modelos na loja e ir no que mais te agradar...
isso eh o que eu sempre digo ao pessoal a todos que perguntam sobre um equipo, mas eu acho que é melhor ir pelo menos com uma noção do que procurar uma vez q não se conhece nada não eh mesmo!!

abrax

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# mar/07
· votar


Um oitavador legal tb é o da Electro-Harmonix, o POG, ele tem várias opções de regulagem, bem mais q o da Boss, só é mto caro.

GUITARK2
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
cara OC 3 não chega nem perto da qualidade do OC2 a simulação de oc2 que tem no oc3 não é boa....ele so vale pelo polifonico...vc pode fazer acordes...mas se vc qier algo "real" OC2 é sua resposta....outra coisa pelo amor de DEUS.....nem olha este onner...esta marca é muito ruim....conheço um monte de gente q compra e vende ou nem consegue vender pq da defeito.....com o preço de um desse novo vc compra um oc2 usado...pois novo vai ser dificil de conseguir...não faça isso com seu set hehehehe

Ultra.Fuzz
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_

cara ... ae eh q tah ... o que ouço sempre em guitars eh uma terça ou quinta acima .. a baixo eh difícil .. não me lembro de nenhuma musica ... entao .. fica acima a oitava ...

Se for tipo Hendrix é oitava acima, Purple, Led e Sabbath oitava abaixo... Pelo menos do que lembro. Oitava acima é mais usada pra solos mesmo, já oitava abaixo foi usada em riffs também.

Enfim... Tinha esquecido disso: o Octave Multiplexer da Electro-Harmonix também parece ser bom e de vez em quando aparece por preços decentes.

Podes testar o Onerr porque é mais fácil de encontrar novo e como disse, deve ser analógico porque ao que tudo indica é cópia do OC-2. Provavelmente seja mais negócio um OC-2 se achares (se variar até tem novo em loja ainda), o preço vai estar mais ou menos batendo com o Onerr.

O que o GUITARK2 falou faz sentido, porque apartir de um certo momento os pedais compactos de modulação da Boss passaram a ter circuitos digitais (o CH-1 é um exemplo), então o OC-2 também pode ter entrado nessa.

Ultra.Fuzz
Veterano
# mar/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Po, escrevi antes de ler a resposta do GUITARK2.

Antes que fique qualquer mal entendido:

Não sei das questões de durabilidade e qualidade em geral do Onerr, por isso falei de testar.

Provavelmente não nas grandes lojas e/ou nas capitais, mas é provável que se ache OC-2 novos ainda... Porque certas coisas demoram tanto pra chegar por aqui, que ainda tem estoque das antigas. (Até pouco tempo atrás, com o OC-3, o BF-3 e o AC-3 já lançados a mais de ano, só se achava OC-2, BF-2 e AC-2 pra vender.)

Concordo em relação ao OC-3, principalmente no que diz respeito a situação do _BLACKMORE_ (que falou em analógicos desde o início).

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


das opções me está me parecendo que a BOSS é a melhor opção mesmo ... então...começa a caça ...

OC-2 - usado a bom preço

OC-2 - usado a bom preço, mas meio detonado

OC-2 - bom preço, mas na minha opinião detonado ...

OC-2 - um pouco mais caro porém parece valer o preço ...

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


puts .. achei em uma loja daqui de minha cidade ... novo .. mas cara ... 360 contos .. estou dividido na escolha .. ML ou novo !

GUITARK2
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
novo....sempre é melhor...ainda mais coisa de "mercado livre"

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
Cara, se for pra caprichar no assunto, dá uma pesquisada nos pedais da Electro-harmonix, são bem caros. MAS, se vc conseguir importar (do Ebay por exemplo) vai valer a pena.

luis alexandre
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_

To dando uma pesquisa nos Oitavadores e no site da boss mostra todos os modelos e explica o que eles fazem...mas ta em ingles...

http://www.bossus.com/index.asp?pg=4&tmp=9

luis alexandre
Veterano
# mar/07
· votar


achei no site de uma loja aqui em BH sobre o OC-3 da Boss...Pretendo te ajudar...

O OC-3 reproduz três tipos de efeito oitavador diferentes.O novo modo Polyphonic Octave permite que mais de uma nota seja tocada, uma inovação tecnológica sem precedentes. O modo Drive adiciona distorção ao efeito e o modo OCT-2 oferece mais uma oitava abaixo a nota tocada.

O novo OC-3 utiliza tecnologia que produz efeitos de oitavador extremamente estáveis. Quando a entrada dedicada a contra-baixo é utilizada, o OC-3 troca automaticamente seus ajustes internos para funcionar perfeitamente com contra-baixos, reproduzindo os clássicos efeitos de oitava utilizados pelos principais baixistas da história.

Novo modo Polyphonic Octave proporciona um inovador efeito polifônico.

Ajustando o botão Range você pode controlar a intensidade em que o efeito oitavador é aplicado e qual notas devem ser oitavadas.

Modo Driver adiciona distorção ás notas oitavadas, produzindo um efeito mais forte, pesado e agressivo.

Entrada específica para contra-baixo.

Ele novo tá custando uns 360 reais...

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


luis alexandre

muito obrigado pela ajuda carinha ... eu tinha lido isso no site deles .. mas acho q o uma falha eh não ter samples .. pois ajuda muito ...

e qual notas devem ser oitavadas.
isso qdo li no site achei interessante ... seria um inteligente .. porem sem ouvir nao dah .. o preço eh razoavel pelo q oferece...

a todos q estao me ajudando

acabei de reservar o OC-2 aqui na loja do camarada (300 moedas novo!).. devo ir buscar segunda ou terça ... se não for dos digitais q o colega disse acima !!

abrax !!

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


Guitarrist

pow .. EH são maravilhoss ... mas são muuito caros .. não posso nem pensar agora .. pois preciso de mais pedais .. entao vou comprar o q eh o melhor q o "meu" dinheiro pode pagar no momento !!
mas obrigado a ajuda !!

Ultra.Fuzz
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_

Legal, tem alguns OC-2 dando sopa por aí ainda. Acho que 300 reais tá bom (se for novo realmente), se conseguires chorar mais um pouco... Melhor, né?

É um modelo já descontinuado, mas como tem poucos oitavadores analógicos no mercado até se justifica.

Se por acaso tiver um OC-3 pra testar lado a lado daí podes tirar uma febre.

Tem samples tanto do OC-2 quanto do OC-3 no site da boss (www.bossus.com)... Claro que não é nada definitivo, mas é um bom demonstrativo.

ki_suco
Veterano
# mar/07
· votar


oitava abaixo -> OC-2, OC-3
oitava acima -> fulltone ultimate octave
ignorância -> POG da electro harmonix

GUITARK2
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_
"tamus ai" hehehehe

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


ki_suco

oitava abaixo -> OC-2, OC-3
soh abaixo?

guitartube
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_

Fala brow!!!!!
Vai de Tycobrahe Octavia , já tive um, mais é fácil montar. Pega aqueles trafos do soldano e manda bala. Sonzeira duca.

Flw.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Oitavador - escolha entre marcas e recursos