Alguém já testou um Simulamp (GT2 ou clones ou simulação de pedaleira) ao lado dos amplis originais?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# mar/07


Alguém já testou um Simulamp (GT2 ou clones ou simulação de pedaleira) ao lado dos amplis originais?

Notaram alguma similaridade?? Pouca?? Muita??

Alguém já teve essa oportunidade??

(PS. Frase do Silas Fernandes: "Não sou contra nenhum tipo de simulação, pelo contrário, é uma ferramenta muito útil. Só fico triste porque hoje usam simuladores sem terem nem ao menos testado os amplis originais, NÃO SABEM COMO É DE VERDADE O SOM DO AMPLI, isso é triste")

The Root Of All Evil
Veterano
# mar/07
· votar


"Não sou contra nenhum tipo de simulação, pelo contrário, é uma ferramenta muito útil. Só fico triste porque hoje usam simuladores sem terem nem ao menos testado os amplis originais, NÃO SABEM COMO É DE VERDADE O SOM DO AMPLI, isso é triste"

Pra mim esta frase é nada a ver, se eu for usar um simulador de ampli vai ser pra achar um timbre que me agrade e não um timbre que lembre o do amp que ele simula.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/07
· votar


The Root Of All Evil
Pra mim esta frase é nada a ver, se eu for usar um simulador de ampli vai ser pra achar um timbre que me agrade e não um timbre que lembre o do amp que ele simula.

Se for pra usar simulador de ampli, meu interesse seria pra simular um ampli, mesmo que eu tenha a opção de timbres que seja do meu gosto.

Mas a questão é alguém ja colocou o simulador e o ral lado a lado???

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Fernando de almeida
triste porque hoje usam simuladores sem terem nem ao menos testado os amplis originais

Acho essa frase meio polêmica. Vou discutir a frase - ei, mas eu sei que não foi você que escreveu, e sei que não significa que "simuladores são do mal". É só para discutir a frase em si.

Em primeiro lugar, eu não uso simuladores digitais necessariamente por eles simularem os amplis originais: eu uso porque soam bem para mim. Na minha pedaleira (Digitech GNX3000), existem até umas "simulações" de amps que não existem, e eu uso elas sem maiores problemas. Ou seja, nem mesmo a "fidelidade" da simulação é importante, se no final soar bem.

A segunda coisa com relação a essa frase é que pedais ou pedaleiras podem simular amps diversos, sem nenhuma diferença de preços. Simular um Fender Frontman de 10w custa o mesmo que simular um Mesa Boogie Trible Rectifier. Agora, as perguntas retóricas: será que alguém que usa um simulador tem acesso a todos esses amps? Será que alguém aqui pode testar um Mesa, um JCM 800 e um Twin Reverb? Talvez seja triste mesmo usar simuladores sem conhecer os amps originais, mas muito pior é não ter acesso a um amp decente e ter que ficar tocando com um transistorado de 10w com som de radinho de pilha.

Outro dia estava trocando umas palavras com um conhecido meu, o guitarrista do Pato Fu, sobre a Variax que eu ia comprar (Variax é uma guitarra que simula guitarras). O que ele disse para a guitarra vale também para os amps (e é muito engraçado):

"A ironia está no fato de que quase ninguém tem uma strato 58 pra comparar com a Variax, e os trolhas ficam 'ah, não é a mesma coisa...' Daqui a pouco vão surgir as guitarras que simulam a Variax. Que nem plugin que simula o sansamp, que é um simulador de amplificadores. E já vi uns caras dizendo 'ah, não é a mesma coisa...'"

Em tempo, respondendo à sua pergunta, nunca coloquei um amp e um simulador lado a lado. Desses amps de "gente grande", eu só toquei no Twin Reverb da loja onde compro minhas tralhas, e no Jazz Chorus do barzinho. Minha impressão é que dificilmente um ouvinte aleatório notaria a diferença, seja numa apresentação, seja num disco. A diferença é bem evidente apenas para quem está tocando, por causa da diferença na forma como o amp reage. Fora isso, só um ouvido muito treinado poderia apontar e dizer: "esse é o simulador" ou "esse é o amp".

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


Bog

eu não uso simuladores digitais necessariamente por eles simularem os amplis originais: eu uso porque soam bem para mim

concordo contigo em gênero, número e grau ...

"Não sou contra nenhum tipo de simulação, pelo contrário, é uma ferramenta muito útil. Só fico triste porque hoje usam simuladores sem terem nem ao menos testado os amplis originais, NÃO SABEM COMO É DE VERDADE O SOM DO AMPLI, isso é triste"

triste eh fazer um comentário desses ...

Penta_Blues
Moderador
# mar/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

Fernando de almeida
Alguém já testou um Simulamp (GT2 ou clones ou simulação de pedaleira) ao lado dos amplis originais?
A questão interessante no meu ponto de vista é sobre um detalhe que talvez passou despercebido...
Qual dos modelos deve ser comparado ao timbre dos simuladores? Eu, particularmente, não sei. Pelo menos no Simulamp.
Quanto aos simuladores que fazem referência aos amplis, no meu caso fica difícil comparar com os originais por, pelo menos, dois motivos: primeiro que tenho a música como hobby e por isso não teria equipamentos originais à minha disposição; e segundo que não deve ser fácil ter à disposição os mais de 100 amplis que meu POD simula...
Consequentemente não comparei...rs. Mas não busco simuladores como perfeitos substitutos dos objetos simulados, mas sim como equipamentos versáteis, dotados de uma grande gama de opções e recursos, práticos e com uma excelente relação custo x benefício.
Valeu!!!

rafaelbretas
Veterano
# mar/07
· votar


Fernando de almeida

Já testei uma V-amp 2 lado a lado com um JCM800. Usando caixas acusticas boas na v-amp para ter a mesma 'pressão sonora' é impossivel diferenciar qual é o original e qual é a simulação. fiquei realmente impressionado, e olha que v-amp tá bem longe dessas pedaleiras TOP. ainda pretendo testar uma pedaleira ao lado de um dual rectifier, de um soldano e de um AC-30.

brunocesar00
Veterano
# mar/07
· votar


Galera, ja vi o Silas Fernades dizer isso e devo dizer q concordo com ele...mesmo nao tendo condições de comprar os amps mais caros, pode-se tocar neles nas lojas, em estudio, etc... e seria mto legal fazer essa comparação...varios guitarristas até mesmo conhecidos usam pedaleiras, simuladores, mais todos eles conheceram como se comporta um bom amp valvulado...enfim...sei q a condicao finaceira as vezes nao ajuda, mais na medida do possivel seria legal conhecer o som dos amps de verdade...

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Bom dia!!!

brunocesar00
mesmo nao tendo condições de comprar os amps mais caros, pode-se tocar neles nas lojas, em estudio, etc... e seria mto legal fazer essa comparação...
Cara, vou discordar de vc num único ponto...
Vc até pode ter uma idéia de como um ampli é ao experimenta-lo numa loja, mas apenas isso. Conhecer realmente o timbre e o comportamento de um equipamento, seja ele qual for, demanda muito mais tempo do que apenas um "test-drive" em loja, o que na minha opinião não fornece subsídios para uma boa comparação.
Valeu!!!

LuizLaiho
Veterano
# mar/07
· votar


eu não uso simuladores digitais necessariamente por eles simularem os amplis originais: eu uso porque soam bem para mim (2)

e viva meu v-amp...

é o q posso ter, independente dele ser igual ou diferente do original

João_Luiz
Veterano
# mar/07
· votar


Fernando de almeida
Entendi perfeitamento sua colocação.

Não estamos discutindo se gostamos das simulações, e sim qual é a qualidade da simulação: faço um pedal e dou um nome falso para atrair um comprador, ou realmente simula bem o que se propôs.

Na verdade cada um gosta de seus efeitos de uma forma diferente, mas entendo que é propaganda enganosa um "simulador" que não simula...

maquiro
Veterano
# mar/07
· votar


Fernando de almeida
João_Luiz

Não estamos discutindo se gostamos das simulações, e sim qual é a qualidade da simulação: faço um pedal e dou um nome falso para atrair um comprador, ou realmente simula bem o que se propôs.

É isso aí! Nunca testei, mas sempre achei essa história de "simulação" meio de araque. Acho muito bom a variedade de sons que os simuladores permitem, mas daí a dizer que são simulações de tais e tais amplificadores, acho que precisaria mesmo ser testado para saber se não é propaganda enganosa.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


GENTE GENTE, estamos falando de SIMULADORES, e não de REPLICADORES. Um simulador não é - e nem precisa ser - IGUAL àquilo que ele simula. Não é um clone. Olha a definição de simular no dicionário:

v. tr., imitar;
representar com semelhança;
fingir;
aparentar;
disfarçar;
dissimular

Um simulador de amp não se propõe necessariamente a soar e funcionar IGUAL ao amp. Ele pode sim "imitar" (com precisão), mas ele pode apenas "representar com semelhança" ou "aparentar". Ser semelhante não é ser igual. Aparentar não é ser igual.

Fora que triste não é usar o simulador sem conhecer o amp, triste é não ter acesso ao amp para começo de conversa. Se o carinha pudesse sair por aí comparando um Jazz Chorus, um Twin Reverb, um AC30, um Triple Rectifier, um JCM-800 e outros amps com as simulações de uma G2, certamente teria dinheiro o suficiente para não precisar comprar uma G2...

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


Se o carinha pudesse sair por aí comparando um Jazz Chorus, um Twin Reverb, um AC30, um Triple Rectifier, um JCM-800 e outros amps com as simulações de uma G2, certamente teria dinheiro o suficiente para não precisar comprar uma G2...

verdade ... mas talvez compre um POD pela praticidade ... não eh mesmo?

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


_BLACKMORE_

HEhehe, é verdade, conheço um cara que podia ter um monte de amps, mas só usa um Pod! Pior, ele também tem um monte de guitarras, mas disse que vai gravar o próximo disco só com uma Variax...

Hehhehe, cada louco que aparece, né?

_BLACKMORE_
Veterano
# mar/07
· votar


hauhauah

Ric-fuchs
Veterano
# mar/07
· votar


Eu acho que no fim das contas, o cara quer mesmo é tirar um bom som, mesmo porque, o cara que tem um simulador as vezes consegue um som pesado usando uma simulação do Twin ou um bom som limpo usando um marshall, sei la...o que interessa é que a parte legal dos simuladores é poder ter muitos recursos ali na sua frente com uma verba baixa e poder tirar vários timbres limpos, crunches, leads e ect com a melhor simulação que soar nos seus ouvidos, acho que saber se a simulação é perfeita é o que menos interessa no fim das contas.

Na minha opinião os simuladores são muito práticos e se usados corretamente e se forem ligados em um audio de 1º, ficam realmente muito legais, eu tenho uma mesa digital da Roland que tem um banco de amps e de pedais que realmente soam muito bem e que facilitam muito uma gravação, agora na verdade continuo sendo um purista de carteirinha em materia de amps, ou seja, pra tocar mesmo, alto, com a banda, não abro mão de um bom amp com as valvulas pegando fogo atras de mim, já fiz algumas comparações em volumes altos e o vibe e a dinamica entre um amp original e uma simulação ainda é grande para mim e independente do modelo que está sendo simulado, a projeção dos graves (projeção em materia de timbre e não de intensidade) , a tridimencionalidade do som, a mudança de ganho quando se abaixa o controle de volume ou tone da guitarra, o timbre proporcionado por um falante específico, a mudança no timbre em função do uso ou não de uma valvula retificadora e ect, ainda me faz ter certeza da necessidade de se tocar com um original.

abços

João_Luiz
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Olha a definição de simular no dicionário:

Também entendi sua observação, mas é jogada de marketing "sujo" falar que simula sem simular...

O som cada um tira o que lhe agrada, e isso todo mundo concorda.

Até mesmo as pedaleiras maiores lhe permitem fazer combinações de amps com gabinetes que são de outra marca, etc...

A pergunta do nosso amigo Fernando de almeida foi bem clara: alguém já testou-os lado a lado?

Eu não.

Machine Gun Man
Veterano
# mar/07
· votar


"Não sou contra nenhum tipo de simulação, pelo contrário, é uma ferramenta muito útil. Só fico triste porque hoje usam simuladores sem terem nem ao menos testado os amplis originais, NÃO SABEM COMO É DE VERDADE O SOM DO AMPLI, isso é triste"

triste eh fazer um comentário desses ...
(2)

Nem sei como é o som de um apli desses de verdade e nem tenho dinheiro pra ter bancar um.

Mas respondendo o tópico:

Eu nunca testei... mas eu acho que as simulações são apenas "baseadas"
nos amps, e tem vários fatores que diferenciam... Mas queria testar =)

Ultra.Fuzz
Veterano
# mar/07
· votar


Alguém já ouviu um disco/k7/cd/dvd gravado com "tal" ou "tal" amplificador?

Já tocou num simulador que tivesse uma simulação parecida com "tais" amplificadores?

Eu já.

A idéia do simulador é essa - simular! - como disse o Bog.

(E) Geralmente em volumes mais baixos do que um tal som ocorreria num tal amplificador e realçando esta característica.

Até o tanto que sei a idéia toda dos pedais, principalmente de distorção, é essa - ter "aquele" som (na medida do possível) só que em uma forma mais portátil.

O mais provável é que o som simulado não vá agradar tanto quanto o som original - afinal o som original é o real e é exatamente pelo fato deste ser considerado tão bom que vai existir uma simulação.

Considerando praticidade, é muito mais fácil carregar um simulador por meio mundo do que um amp (quanto mais cinco). Considerando timbre, na maioria dos casos, é muito mais legal ter um amp (quanto mais cinco).

No fim das contas, o mais legal é que o som agrade.

E isto são obviedades³ (mas não custa relembrar vez ou outra³).

Não, eu não testei lado a lado. Mas como disse no início, considerando produto final - ou seja, o som que chega no meu ouvido junto com a bateria, o baixo, a voz, o teclado...etc - acho que grande parte dos simuladores faz um bom trabalho.

Tanto o rafaelbretas quanto o Penta_Blues quanto o Ric-fuchs quanto o Bog fizeram observações/comentários pertinentes.

1 - Se for testar, tem que ser em condições iguais.

2 - Testar um produto é uma coisa. Levar pra casa, ler o manual, usar com frequência... enfim, conhecer o produto, é outra. Por isso que tem muita gente que não tem paciência de achar o "soft spot" do amp ou a melhor regulagem de determinado efeito.

3 - Vai ser difícil um simulador apresentar uma resposta igual a de um amp, existe toda essa questão de dinâmica e tal que é difícil de simular na sua totalidade (pelo menos por enquanto). Mas pra certas aplicações tem alguns que chegam bem perto.

4 - Bom, já ratifiquei acima, não é?.

Agora vamos deixar só pros que testaram lado a lado responder...

ophius
Veterano
# mar/07
· votar


CAra...


Eu tenho o GT-2 SANSAMP original e gosto muito dele.
Tanto que ele eh meu pedal principal, ou seja, ...
...é aqiuele pedal que eu não venderia por nada nesse mundo(hehe)

Obs.: quer dizer...a naum ser se fosse pra trocar por um Sansamp PSA-1 ou algo similar.


Bom...
quanto às "simulações", é obvio, que a idéia que o fabricante passa eh de que a simulação seria "perfeitamente" igual ao ampli no caso...citado.
Mas..acontece que na verdade, vc tem algumas frequencias que lembram os amplificadores.

Já testei a distorção de um Marshall JCM900 e o GT-2 lado a lado, e é claro que a do Marshall eh maravilhosa, mas... com o ampli no talo.
E o GT-2 simula ëxatamente isso, o ampli no "talo", só que ocm um volume baixo. Ou seja, vc naum precisaria no estudio ter que estourar as valvulas de um Marshal pra conseguir o timbre caracteristico.
O GT-2 ligado em linha simula esse som( e com sucesso!!!) numa boa.


É um pedal fabuloso.


É uma verdadeira revoluçao na era dos simuladores.
Que o digam os "clones" desse pedal. heheh




Valeu
[:)]

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/07
· votar


apesar do pouco tempo de guitarra já toquei em amp pra cacete, mesa boogie dual recto, jcm2000, hiwatt, peavey, jazz chorus (sacanagem hehe) e digo, não soa igual nem fudendo, mas seria burrice se alguém comprasse querendo o mesmo timbre por um valor muito menor

e como já foi dito acima, pode não soar igual, mas se o timbre for bom que se foda...

LuizLaiho
Veterano
# mar/07
· votar


Desculpe fugir do assunto, mas o GT2 (bem com o Simulaamp) se saem bem como um pré-amplificador, tipo pod e v-amp?

Tipo, ligar na mesa, ou direto numa potencia...

pq tenho um v-amp, e ligo direto numa potencia e falantes de 12" . . . queria saber se é possível eu substituí-lo tranquilamente por um GT2 . . .

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mar/07
· votar


LuizLaiho

sei lá hein, eu acho que mesmo que o timbre fique legal vc iria perder muito com a equalização fraca do pedal

marinhoemery
Veterano
# mar/07
· votar


Porra... começei a ler no início do tópico... mas perdi apaciencia e vou postar isso aqui:

"A música é linda por isso: existe gosto. E isso é uma coisa magnífica! A guitarra é um universo que desconfiamos entender... se vc tira um som que é seu... esqueça o resto! O som é seu..."
Marinho Emery


Ou seja, parem de discutir e vão tocar com o que vcs têm...

DANIEL_TUBES
Veterano
# mar/07
· votar


A respeito de simuladores e de amplis originais, vou deixar aqui a minha experiência.
Você que ja tocou com um amp de gente grande (hehee) e ja tocou com um simulador erga as mãos para o céu e diga graças a Deus.

Eu tenho um v-amp 2 e um cabecote replica do plexi 1987.
Agora vem o pulo do gato, onde eu moro não tenho acesso a um cabeçote all tube pra comparar com o meu plexi, mas como foi dito ai encima, o som me agrada de mais, o mais perto que eu cheguei de um foi nas fotos na internet, a unica referencia eu eu tinha partia do v-amp e ainda fica dificil dizer qual é qual, bom meu ouvido não e tao bem treinado assim, mas eu tenho um ampli que so conheço o som dele mesmo, não tenho o som do original pra comparar, so a referencia do v-amp, mas de qualquer forma eu não troco o meu set por nada, tenho aqui tudo que preciso, independente do que o pessoal fala por ai ....

Agora pense assim, vc toca pra todo mundo ou só pra uma parcela refinda de pessoas que conhece guitarra e ampli tão bem quanto vc ?

Um abraço pra todos.
Daniel Venticinco

Marco_Oliver
Veterano
# mar/07
· votar


E daí se o GT-2 não timbrar exatamente como os Amps originais? o que importa é que ele é um puta pedal de overdrive analógico, e dá pra comprar os seus clones por um preço bem legal.

rafaelcds
Veterano
# mar/07
· votar


Daki a pouco vao ta dizendo: "Eh triste o kra querer um clone do JCM800 sem nunca ter ouvido um..."

Hora... se o kra se agradou com o som do clone. Entao vai de fundo.

Fernando de almeida
Veterano
# mar/07
· votar


Marco_Oliver
E daí se o GT-2 não timbrar exatamente como os Amps originais? o que importa é que ele é um puta pedal de overdrive analógico, e dá pra comprar os seus clones por um preço bem legal.

Correto, eu só queria saber se se alguém testou notou semelhanças...

"Eh triste o kra querer um clone do JCM800 sem nunca ter ouvido um..."
Com certeza eu nunca vou dizer isso.

GuitarHome
Veterano
# mar/07
· votar


Se for pra usar simulador de ampli, meu interesse seria pra simular um ampli, mesmo que eu tenha a opção de timbres que seja do meu gosto.
Intão você mesmo da se chamando de "Tonto".
Porque ja mais simuladores de 300 a 800 reais teriam o mesmo timbre ou algo muito similiar a um amp de 8, 9, 10 mil reais (e por ae vai).
Se foce assim, todo guitarrista teria um amplificador multiuso e um simulador =).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém já testou um Simulamp (GT2 ou clones ou simulação de pedaleira) ao lado dos amplis originais?