indutor de 500mH para wah ( usei a busca )

    Autor Mensagem
    AHP
    Veterano
    # fev/07


    seguinte galera...usei a busca e nao consegui sacar mto bem , keria q respondessem as minhas perguntas se conhecerem do assunto ...fikaria mto grato!
    kero montar um wah , um vox 847 e preciso dakeles transistores MPSA18 e do indutor de 500mh q nao encontro aqui na minha cidade (campinas-sp)...
    se tiver alguem aqui de campinas e souber onde encontrar me da um toque XD
    bom...a duvida principal eh o seguinte , compensa mandar fazer um indutor por aqui? o som nao fica ruim?
    se fosse o caso de fazer , como seria?eu faria aquelas contas de fisica pra ver quantas voltas usaria , e o nucleo eu simplesmente escolho o q bem entender?(eu pensei em ferrite)...
    quais fatores eu preciso ver para q fike um som bom e q sirva no circuito?
    quem puder ajudar ae....qualquer ajuda q seja , agradeço mto !!

    nFall
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: nFall
    · votar


    Voce pode encontra esse indutor em algumas lojas de musica. Mas tipo, procura saber de um wah wah que tenha esse mesmo indutor e seja vendido nas lojas, dai vo fala que seu wah wah pifou e voce precisa comprar um indutor novo pra ele.

    Se mandar fazer e ficar no valor que precisa nao vejo motivo pra nao ficar legal.

    E outra, parece que nao multcomercial tavam vendendo este indutor, mas vo avisando, é meio salgado o preço. Pode até ser mais jogo pra voce comprar um wah wah barato com defeito ( nao no indutor, é claro ) bem barato. Ai voce aproveita ja carcaça e tem o indutor.

    Se voce colocar um potenciometro comum pode ser que desgaste muito rapidamente. E potenciometro especial pra wah wah é MUUUITO caro =/

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    nFall
    vlw kra , o lance do pot eu jah tinha imaginado , mas o som dele nao muda neh ? eh soh a vida util msm...
    eu keria comprar na mult la de sampa , mas o site deles nao volta dakelas "reformulação" nunca !!
    msm se fosse uns 50 reais o indutor pronto fika muito em conta , o circuito nao sai nem 5 reais , e a carcaça eu jah desenvolvi uma e fiko lgl !
    eu tinha pensado em compra um onner velhao tals , e usa o indutor dele ou usa ele intero , soh modifica algumas coisas , o problema eh axar um desses XD
    vlw ae kra !!!
    alguem mais?

    ryushin
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AHP
    Tem um site na Inglaterra especializado em peças e mods de wahwah. Se você está querendo fazer alguma coisa definitiva vale a pena importar.

    São especializados em indutores e potenciômetros. Os pots são realmente fantásticos.

    Se quiser depois eu acho o endereço...

    E muda um pouco o som sim, pois se o pot não mantém mais sua uniformidade, o efeito também não vai manter. Vai aumentar o efeito do nada, pode ficar agudo demais sem você querer, etc.

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    ryushin
    vlw kra !
    me passa o site q eu vou analizar os preços !!

    Panga_Lp
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AHP

    Eu tenho um aki zero bala...posso te vender.... entra em contato cmg pelo msn leopangare@hotmail.com

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    vc tem um wah? um indutor? um pot?
    heuaehueaae vlw

    danilomagacho
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AHP

    Cara... se não me engano o modelo que você vai precisar é o Fasel... como eles voltaram a ser fabricados não vai ser muito difícil de achar. Na pior das hipóteses você pode comprar no Ebay.

    Não vai achar em loja de eletrônicos de jeito nenhum... só em lojas especializadas.


    Até dá para fazer, eu já fiz, mas nunca fica igual. Depende de uma série de fatores, você pode até fazer um de 500Mh mas não vai ter o mesmo timbre.


    Só reforçando... se quer fazer pelo prazer de construir um manda ver, se vai fazer pra ter um Wha apenas então compra pronto que vai sair muito mais barato... comprando por aqui, só o Pot e o Indutor, devem sair em torno de 150 reais (se encontrar barato).

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    danilomagacho
    nao eh soh pelo prazer , eu kero um wah , mas eh otemo vc saber q vc feiz , do seu jeito !!
    o problema tbm eh q , msm sendo por 100 reais as peças , 50 de indutor e de pot , nao vai chegar aos pes dos 450 q cobram num crybaby ou vox !

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    alguem ae ajuda?
    ou seja , up

    w4rl0ck
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: w4rl0ck
    · votar


    AHP
    Como vc fez a carcaça do pedal?

    Outra, você pode usar um lado de um trafo para usar como indutor e testar para ver como fica. Eu ja separei uns aki para testes que realizei daki a uma semana ou duas nao sei, mas o meu maior problema eh a carcaça.

    Quanto ao enrolar o indutor vc vai ter q calcular o numero de voltas para um nucleo de um certo material com um certo diametro e comprimento (todos esses fatores influenciam na indutância)


    *EDIT: Os trafos que arranjei aki, fazendo uma medição não muito precisa (já q nao possuo um indutímetro), encontrei valores de 300mh até 1H, sendo o mais próximo foi um de 430mH (lembrando q de uns 400mh a 600mh acho q fica di boa, mas isso soh testando =] )

    danilomagacho
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    AHP

    Cara... montar com peças boas sai mais caro que comprar... já vi pedais destes em excelente estado por menos de 300 reais... no Mercado Libre mesmo você acha um monte.

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    w4rl0ck
    me flaa qual o eskema do trafo , e me passa as especificações se axar por ae ...
    a carcaça foi o seguinte...
    eu colokei duas plaketas de madeira revestidas numa dobradiça de porta q tinha por aki...
    ae eu colokei uma mola grande perto da dobradiça e usei um sisteminha pra prende ...
    ae eu usei um negocio q tinha de ferro aki e prendi a ponta um negocio q suportava o pot duma forma q desse pra tirar e colocar um novo tals...
    ae eu simplesmente passo uma corda pela parte de cima enrolanu no pot e numa mola menor , na hr q vc pisa a mola menor puxa a linha , na hr q vc solta a mola maior puxa a linha de volta , e pronto...
    se kise eu mando umas foto dps.... fiko show de bola

    w4rl0ck
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    uhaehuaeuh são muitos "negócios" no seu pedal. Umas fotos realmente seriam boas ...

    quanto ao trafo cara, eh vc usar o primário ou secundário de um trafo como indutor e deixar o outro lado em aberto. Eu peguei uns ake e o "melhor" que encontrei foi em lâmpadas eletrônicas \o/
    para fazer medida de indutância sem um indutímetro vc pode fazer por divisor de tensão ou usando um circuito ressonante... ai eh soh usar a matematica pra resolver as equações e encontrar o valor de L. Não são medições muito precisas, mas acho q uma alta precisão aki não eh realmente o necessário.
    Vou montar o circuito do meu wah wah soh mais pra frente....

    aaah! o "trafo" q vem na lâmpada na verdade eh um indutor, mas tem a cara deum trafo =] (ele soh tem um lado)

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    w4rl0ck
    mas como seria esse divisor de tensao? nunca fiz com indutores , soh com resistores mesmo ...
    kra sei q a pergunta deve se imbecil , mas to no tercero do tecnico e nao sei dessa merda...pq no circuito o indutor tem os dois fios ...como de normal , e no eskema da pcb ele tem 4?
    se puder ajudar , agradeçoo!

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    w4rl0ck
    eskeci ...me add no msn entao...
    allans2gi@hotmail.com
    vlw

    w4rl0ck
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    AHP
    Se for o layout do tonepada, ele faz 4 pads para vc poder usar indutores de diferentes tamanhos. Mas essa dúvida vc tira facilmente checando o esquema do wah wah. Ele usa APENAS 1 indutor de 500mH. Do jeito que esta o layout vc acaba q pode usar dois indutores em paralelo para checar ao um valor próximo ao q vc queira. Intao o indutor continua tendo dois fios como normalmente tem ja q eh uma bobina soh , sem nenhum tipo de tomada central (tap central) =]

    w4rl0ck
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: w4rl0ck
    · votar


    Ah! iskeci do resto:

    Quanto a medir indutância com divisor de tensão vc usa um indutor em série com um trimpot (ou potenciometro até resistencia fixa mesmo... mas eu gosto de mudar o valor... =]) e mede a tensão de entrada e a tensão sobre o indutor... faz as contas (do divisor de tensão), lembrando de colocar a resistencia DC da bobina (c vc nao considerá-la o erro eh maior).
    Como disse não é um método com 100% de precisão. Na verdade não posso dizer quão preciso é o método pois não testei com valores de indutância conhecidos.
    Talvez o circuito ressonante seja mais preciso, mas ai vc precisa de um capacímetro =] *EDIT Capacímetro ou um gerador de sinal de frequência variável também serve =] ai vc pode usar um capacitor de valor fixo.

    AHP
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    w4rl0ck
    opaaa , dumingao vo faze isso !! vlw kra !! se encontrar ae algumq de certo me conta !!
    vlw msm !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a indutor de 500mH para wah ( usei a busca )