Dicas de configuração pra reggae

    Autor Mensagem
    P4NT3RA
    Veterano
    # fev/07


    dae

    to começando agora, so novato e to com uma G7.1ut da ZOOM na mão, ou melhor no pé...

    da uma ajuda ae q q eu faço???

    John Frusciante
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Já começou mal vindo aqui atrás de configs.

    Cada equipamento responde de um jeito. Você tem que ir fuçando até achar um timbre que te agrade, treinar o seu ouvido pra distinguir um timbre bom de um ruim.

    Casper
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Para tocar esse estilo musical vc precisa
    de vários equipamentos especiais:

    a) Cabelo Rasta
    b) Banquinho (tocar em pé cansa)
    c) Ampli com comparimento especial para a erva
    d) Vários envelope-filters (pisar no wah-wah cansa)
    e) Óculos escuros (por razões óbvias)
    f) Guitarra fender com as cores da Jamaica

    Jeff Loomis
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Casper

    falou quase tudo , precisa de um phaser tbm.

    e precisa de saco para se aguentar tocando reggae...

    espero ter ajudado.

    lutty
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    e um compressor principalmente!

    Jeff Loomis
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    da uma ajuda ae q q eu faço???

    aprende a mexer na pedaleira...

    Bog
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Bog
    · votar


    Poxa, o cara não pediu um patch pronto gente, ele pediu DICAS de configuração. Se vocês não gostam de reggae, deixem o cara, parece que é crime falar nesse fórum que gosta de qualquer coisa que não seja hard rock ou metal.

    P4NT3RA

    Na verdade, guitarra base para reggae não devia ter muito mistério. Em geral, é uma simulação de amp limpo, com reverb e talvez alguma modulação (PHASER, chorus ou um auto-wah, por exemplo). De vez em quando, um delay pode aparecer. Fora isso, não tem muitas "regras", reggae tem mais a ver com o jeito de tocar do que com o timbre. Para guitarra solo, também não tem regra fixa, exceto que a distorção normalmente não é muito pesada (mas isso também não é lei).

    Casper
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Casper
    · votar


    Eu não quis ofender, me desculpem...

    Mas o essencial é mesmo
    um bom envelope-filter (ou auto-wah).
    Um compressor ajuda muito,
    principalmente se seu envelope for
    muito dinâmico. Delay eu dispensaria.
    Reverb é sagrado.

    Atualizando:

    a) Cabelo Rasta.
    b) Banquinho (tocar em pé cansa).
    c) Ampli com comparimento especial para a erva e com Reverb.
    d) Vários envelope-filters (pisar no wah-wah cansa).
    e) Compressor (para não assustar o resto da banda).
    f) Óculos escuros (por razões óbvias).
    g) Guitarra fender com as cores da Jamaica.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Já começou mal vindo aqui atrás de configs.

    Cada equipamento responde de um jeito. Você tem que ir fuçando até achar um timbre que te agrade, treinar o seu ouvido pra distinguir um timbre bom de um ruim.


    Não acho. Algumas recomendações, são boas. Por exemplo:

    Não toque reggae com amplificadores high gain(um 5150 definitivamente não é o amp ideal para se tocar reggae), equalizações, tipos de efeitos usados, um wah wah é fundamental.
    Bem,eu te recomendo a usar simualções de amps fender como o Bassman, o Tweed, dentre outros. Ando usando aqui para tocar reggae com uma banda nova, e ta beleza pra mim.

    Casper
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bassman em uma banda de reggae?

    Pela minha experiência, não rola.
    A banda se junta e vende o ampli na hora,
    e "converte" em erva.

    Qualquer solid-state decente resolve o problema.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Casper
    Estou falando de questões timbrísticas.

    E não falei do Bassman em si. Simulações de amplificadores como ele. Que tem um corpo e som bom pra o clean usado nesse estilo.

    E amigo, que comentário preconceituoso hein?

    Casper
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Me desculpo publicamente.

    Mas é que minhas experiências com bandas de
    reggae foram realmente negativas.
    E olhe que não foi uma experiência isolada...

    Pode ser que eu tenha sido azarado... (risos).

    E tocando nesse assunto...
    Acho extremamente não profissional o músico
    chapado. Por isso a bronca.

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Casper
    Bem, na que eu to, a gente não ficou chapado em ensaios. hehehe e meu objetivo ta bem no $. Agora, se quiserem ficar depois de show e ensaio, tudo bem. hauhauhauh

    Casper
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Depois de show e ensaio, tudo bem.
    Ai um dia, o baixista chega 1/2 hora atrasado
    e esquece o baixo, ai eu quero ver vc manter a calma...
    (risos)

    Jeff Loomis
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Acho extremamente não profissional o músico
    chapado. Por isso a bronca.


    por isso minha banda n era nem um pouco profissional , mas a chapação vinha de bebida mesmo.

    Jeff Loomis
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Casper
    Ai um dia, o baixista chega 1/2 hora atrasado
    e esquece o baixo, ai eu quero ver vc manter a calma...



    cara , quando eu tava com banda a gente tinha estipulado um horario pra começar , dai o baxista sempre chegava mais de uma hora depois . A gente resolveu então deixar pra começar mais tarde , só q o problema continuou...

    tipo , o cara sempre chegava um certo tempo depois do combinado , nunca entendi o pq...

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Casper
    E tocando nesse assunto...
    Acho extremamente não profissional o músico
    chapado. Por isso a bronca.


    Concordo totalmente!! ja vi uma banda torrar mil reais numa gravação q ficou ridicula pq o baterista teve a brilhante ideia de fumar um baseado antes pra "relaxar"!!!

    Ainda bem q num foi minha banda!!

    Casper
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu tive várias experiências, com caras
    que tocavam MUITO, mas tinham esses problemas
    com horários e chapação.

    Ai é melhor o profissional que não toca
    tanto, mas que está 100%, na hora.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    P4NT3RA

    Kara não conheço muito a G7 mas falando de efeitos (independente de qual pedal ou pedaleira), a regulagem do reggae tem algumas características típicas que com bom gosto cada um pode conseguir configurar seus equipos sozinho, independente de qual ele for.

    Esta configuração lhe oferece alguns dos muitos sons a la reggae clássico e bandas de ska:
    ---> Comece com um compressor com as configurações dos parâmetros todas em FLAT, ou seja, tudo na metade para obter um tom levemente comprimido e caso o compressor da sua G7 tiver controle de tonalidade corte um pouco dos médios;
    ---> em seguida utilize um Dynamic Wah (talvez na sua pedaleira possa aparecer como auto Wah ou envelop ou envelop filter), que lhe dará um efeito clássico de pedal de Wah no reggae, regule para ter um Wah bem forte a cada palhetada que vc der e se caso houver ajuste de sensitive (sensibilidade) da palhetada, deixe no meio;
    ---> Ajuste o Delay com um delay time muito curto para produzir um som de guitarra dobrada, logo, regule para obter uma repetição só com o tempo de delay bem curto e caso houver regulagem do volume do efeito delay deixe-a bem alto;
    ---> E por último na configuração, utilize um Chorus, que trará alguns sons espessos de chorus em stereo, regule os parâmetros Rate e Depth um pouco mais que no meio, e se na G7 tiver volume da regulagem do efeito chorus, deixe com bastante volume.

    Como eu disse as regulagens variam de equipamentos para equipamentos e provavelmente você terá que adaptar esses parâmentros que eu passei (ou derrepente eles nem funcionem devido as coonfiguração do próprio equipo), mas se você tiver boa noção de timbres e regulagens, a partir dessas regulagens que eu passei você pode ir mexendo numa configuração ou outra e vc vai chegar numa regulagem legal.

    P4NT3RA
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    vlw ai

    pra galera q acha q reggae e erva andão juntas...

    moro no interior do paraná e a erva sempre anda conosco, nunca menos de um kilo...

    e junto da erva, a cuia, a bomba e a termica(com agua fervendo, tererê eh coisa de baiano, meigo... uhauhau)

    q nda

    eu vo toca reggae na igreja... rsrs nda de "erva" rsrs

    so erva mate, pra faze um chimarrão...

    P4NT3RA
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    pra galera q ajudo vlw

    vo tenta mexe em tudo na pedalera

    pra faze um reggae muito loko

    vlw

    Jeff Loomis
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Fernando de almeida

    n acho q o compressor deveria vir antes do envelope , assim vc vai cortar um pouco das dinamicas da palhetada e diminuir o efeito do wha , mas acho q na pedaleira nem tem como escolher ordem de efeitos....


    e nossa , vc nem conhece a pedaleira e deu regulagem com detalhes , tipo:deixe no meio , isso é foda , como vc sabe q no meio fica bom?!?!?!

    mas mesmo assim vc foi o q mais ajudou , ele ja vai ter uma noção do que colocar , mas a regulagem tem q ser por conta dele né!!!

    Jeff Loomis
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    P4NT3RA

    e nossa , com esse nick e tocando reggae , isso é q é ser eclético...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Jeff Loomis
    e nossa , vc nem conhece a pedaleira e deu regulagem com detalhes , tipo:deixe no meio , isso é foda , como vc sabe q no meio fica bom?!?!?!
    Então cara, o esquema funciona assim, existe uns limites qto a efeitos, por exemplo existe uma região mínima e máxima no tocante a equalização, no caso de um Chorus existe também esse limite na variação velocidade e de profundidade da onda, pois se tiverem regulagem muito baixas ou muito altas o efeito não fica intendível.
    Tomando como referência esses limites inferiores e superiores, mesmo sabendo que existem diferenças entre vários fabricantes, dá pra chutar uma regulagem próxima, cabendo a cada pessoa que for usar essa dica que eu dei, fazer o acerto final, cada um em seu equipamento.
    Essas dicas pode ser usada também em efeito analógicos, se vc tiver esses efeito (independente da marca, ou se for analógico ou digital, pedaleira ou avulso), pode testar que vai ficar legal e como eu disse vc só vai ter fazer pequenos ajustes para acertar o esquema.

    P4NT3RA
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    e nossa , com esse nick e tocando reggae , isso é q é ser eclético...


    uauah, pantera eh meu apelido aki, ja q sou meio nervoso rsrs

    mais num sou akele loko por reggae, cabelo rasta

    nda disso meu cabelo eh bem lisinho uauhauhauha

    so acho massa o ritmo, assim como o metal, hard rock, rock ' roll...etc

    emfim sou "ecletico sim"

    (apesar da palavra ser meio gaucha, tem um sentido massa huahuhuahua)

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    E legal que vocês falam como só banda de reggae fizessem isso. Bando de preconceituososinho babaca.

    ki_suco
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    bassman com reggae não combina

    na minha opiniao o timbre de reggae tem que ser um pouquinho estalado, não dá pra por aquele peso do bassman

    um reverb bom e um wah bom tb já fazem o serviço eu acho

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    ki_suco
    Falei simulação. Comigo fica perfeito. Uma Strato mais um Bassman, fica um timbre encorpadasso. Basta equalizar bem né. Se assim fica bom, imagina um Bassman mesmo. E depois jogo um SD-1 em cima + Wah da GT-8 mesmo(Isso quando preciso de uns drives né).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas de configuração pra reggae