【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# nov/16
· votar


Ismah
Acho que pra quem toca de SS, e quer um som mais com cara de valvulado, o compressor deve ser primordial, mas a maioria nem se liga nisso...

Cara tem um vídeo do Andy Timmons (ví no youtube mas não consegui achar para colocar aqui) onde ele usa um sistema stereo (com dois mesa boogies) e em um ampli ele usa um compressor no loop e no outro ampli ele usa um overdrive no loop (ambos em regulagens discretas) para obter esse efeito ... Aliás ele usa isso também quando está tocando em Mono (geralmente usando o overdrive e não o compressor) ...


Há um vídeo do Silas Fernandes que ele sugere colocar um overdrive no fim da cadeia, a ideia é a mesma. Mas sem compressão (no amp seria por SAG)...
Pode crê ... eu ví esse vídeo ...

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


Vindo de quem vem não me surpreende hehehe

Aliás, é genial usar dessa forma, e pode dar uma mistura incrível, um amp crunch, somado a um hi-gain, criando um som "mezzo" gain.

Essa mutreta eu desenvolvi sozinho - mas tenho certeza que não criei/inventei nada, é óbvio demais para ninguém ter pensado antes. Fui apenas imitando o que ocorre no amp...

Estou sem compressor pra testar na prática, mas já testei virtualmente (achei a utilidade para o GuitarRig rs), e funciona bem...
Pode ser o projeto #2 dos meus pedais próprios.

Faltou umas infos, editei lá se quiser re-ler...

Red Hot Chilli Pepper
Membro Novato
# dez/16
· votar


Ae galera desculpa a ingnorancia

Eu tenho um pedal de overdrive da Joyo e quanto diminuo o pot de volume dele, ele abaixa o som da guitarra... mas esse pot não devia controlar apenas o volume do efeito ?

vlw

Fernando de almeida
Veterano
# dez/16
· votar


Red Hot Chilli Pepper
Eu tenho um pedal de overdrive da Joyo e quanto diminuo o pot de volume dele, ele abaixa o som da guitarra... mas esse pot não devia controlar apenas o volume do efeito ?
Se isso ocorre quando o pedal está ligado está tudo certo ... Ele não abaixa só o efeito ... Na verdade o som original é "transformado" pelo efeito e o único som existente com o pedal ligado é esse ...

Agora se isso ocorre com o pedal desligado aí bug mesmo ...

rcorts
Veterano
# dez/16
· votar


Red Hot Chilli Pepper

Até onde entendo, no caso de pedais truebypass, o som que você ouve quando o pedal é acionado não é som da guitarra + som do efeito, e sim o sinal que sai da guitarra processado após ter passado pelo circuito do pedal. O resultado é um único sinal (só que processado pelo circuito) que vai ser afetado pelos pots de volume de qualquer pedal não bufferizado que você tiver na cadeia.

Se fossem 2 sinais (guitarra + efeito) você poderia diminuir o volume do efeito e sem afetar o volume do sinal limpo da guitarra. Acho que é esse o caso nos pedais com buffer (como a maioria dos Boss).

Então, o funcionamento do pedal parece estar normal. Acho que é questão de regulagem e adaptação mesmo.

pauloalmeidabs
Membro Novato
# dez/16
· votar


Galera, to pensando em importar uma pedaleira na Thomann, tava pensando em uma GT 100, ainda vale a pena ? No que ela perde pra POD 500x ?

Ramsay
Veterano
# dez/16
· votar


A GT-100 não perde, mas, sim ganha em tudo da HD500X.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


A GT-100 não perde, mas, sim ganha em tudo da HD500X

Na falta de qualidade principalmente rsrs

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
Na falta de qualidade principalmente rsrs

Qualidade do que? Me lista por favor o que, comparativamente a uma POD HD500X, a GT 100 "tem falta de qualidade principalmente rsrs".

Eu testei uma POD HD500X e uma GT100 e optei pela GT100 e estou curioso para saber onde eu errei na compra.

Mas não foge não.....

Iversonfr
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
boblau

Pelo post eu entendi que Boss não tem qualidade e Line6 tem, é isso? Agora fiquei curioso pra saber a resposta, está pra sair uma pérola rsrs. Marcando...

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


boblau
Iversonfr

Simples e pura treta semeada... Da mesma forma, estou aguardando o Ramsay nos contar porque "A GT-100 (...) ganha em tudo da HD500X"...

Pra mim são equivalentes. Apesar de eu não ter afinidade com nenhuma multiFX que venha da Boss...

pauloalmeidabs
Membro Novato
# dez/16
· votar


Eu só queria saber os prós e contras de cada uma, algo que a outra possui e que uma não possui, a finalidade é para tocar na igreja, pretendo comprar da Thomann ou eBay, e queria saber qual é melhor pra minha finalidade. Tenho uma Squier Classic Vibe 50s e uma G1, ainda tenho outra dúvida, primeiro compro um amp, ou uma pedaleira melhor ? Grato.

Ramsay
Veterano
# dez/16 · Editado por: Ramsay
· votar


Eu falo de cadeira pq tenho a Boss GT-100 e uma Pod HD500.
A Pod HD500X é um aperfeiçoamento da HD500, na parte cosmética e por ter mais 20% de poder de processamento.
No resto, inclusive no som as duas Pod são parecidas.

No quesito qualidade de construção a Boss GT-100 é bem superior, começando pelo chassis mais rígido, visor com melhor resolução e com o dobro do tamanho e por ter botões, teclas e foot-switches mais sólidos e resistentes ao uso.

Na Boss GT-100, eu não levei mais que 1 hora, pra conseguir sons matadores que me satisfazem plenamente e que me farão ficar com essa pedaleira até o fim da vida.

Já na Pod HD500, há mais de 3 anos que tento conseguir sons que me agradem, tanto criando, quanto baixando da internet e como até agora não consegui, eu meio que desisti...

Ah sim, a única vantagem que eu notei das Pod sobre a GT-100 é que elas tem sons de sintetizador melhores, mais próximos da realidade.

pauloalmeidabs
Membro Novato
# dez/16
· votar


Então uma diferença de 500 reais entre as 2, GT 100 sendo mais barata, NESSE caso, GT 100 melhor cxb ?

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


pauloalmeidabs

tentando responder objetivamente as suas perguntas:

1- a opinião do colega Ramsay é provavelmente a mais próxima de qualquer realidade, ele tem as duas. Portanto, nesta sua questão ele é o cara.

2- Eu tenho uma GT 100 e, para mim, ela foi surpreendente. Tenho conseguido fazer tudo o que quero com ela, inclusive fazer ela interagir de forma transparente com um valvulado de 100 watts numa ligação de quatro cabos. O conversor AD DA dela é muito além do que eu imaginava que fosse possível. Quando eu comprei, comparei ela a uma HD500X e achei ela mais legal, mais fácil de usar e com sons melhores.

3- Se estamos falando de qualidade, a GT 100 é um produto da Roland. É muito difícil questionar esta marca em relação a qualidade.

Agora, gosto não se discute, conheço guitarristas que idolatram as POD, portanto elas têm sim seus méritos.

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


Iversonfr

Pra mim são equivalentes. Apesar de eu não ter afinidade com nenhuma multiFX que venha da Boss...

saiu a pérola...

Como alguém pode, em uma pergunta de um membro novato disposto a gastar seu dinheiro baseado em uma pesquisa de um forum, passar uma informação destas Na falta de qualidade principalmente de um produto que não tem afinidade? Eu não entendo. Eu tento entender, lendo e relendo e não consigo ficar quieto vendo um absurdo destes. Não é pegar no pé, nem "semear treta", mas é um desserviço fazer isso.

Aí vem com: Pra mim são equivalentes. - como pode dar afirmar isso se não conhece?

O problema é que acontece com bastante frequencia.

Iversonfr
Veterano
# dez/16
· votar


boblau
saiu a pérola...

Kkkkk nessa dúvida do colega não acrescento nada pois não tenho nenhuma dessas, só me divirto rsrs. A parte do desserviço está complicado mesmo, cada vez mais recorrente.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Aos meus olhos, se tu toca hoje, é porque tem um amp lá... Ruim ou bom, tem de estar funcionando... Compraria assim, no seu lugar, a mutiFX...

Se for pra Europa, é um baita negócio comprar na Thomann. Comprar por correio é meio arriscado, podes pagar impostos que não tornam a compra vantajosa...
Se for, aproveite e traga uns cabos. Cordial, na linha "Road Line" já é excelente e é um cabo barato, coisa de 50~150 reais cada...

POD HD500X ainda custa quase o dobro da GT100, então financeiramente vale bastante a pena a GT100.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


boblau
como pode dar afirmar isso se não conhece?

Eu disse que não tenho afinidade, significa que não gosto, não que não conheço, tenho convívio, e/ou experiência. Acho que tu leu intimidade... Mas já que é preciso provar tudo...

Já trabalhei com as duas, a Boss logo que saiu em 2012/13, veio para a banda que eu estava na época, e fiz toda a programação da mesma.
Foram 3 meses pra tirar um som, que agradou muito a todos, mas ainda não achei a regulagem que ME agradasse 100% da GT100...

Quando na POD o de fábrica, eu liguei num estúdio de um amigo, e já me soou fantástico. E assim já são 2 anos, com 2 HD500 a minha disposição, onde ajudei a programar todos os timbres do disco novo. Como um tempinho já com uma POD "Feijão" a minha disposição como back up do amp...

Se equivalem? Sim, na hora do pega pra capar, não seria capaz de diferenciar uma da outra, e há um leque maior de pessoas tocando com a Boss, até por custar menos que a POD, e que no contexto "grupo", faz o que tem que fazer... Isoladas a Boss soa ainda muito ruim pra mim...

Ainda acima disso eu coloco, outro fator: É mesmo só o processador que importa? Olha aí teu "abiguinho" nos brindando com essa maravilha...

https://www.youtube.com/watch?v=fwQJIX59ttA

Agora... Se isso é uma pérola, um desserviço, etc... Deem sua opinião contrária, ela é muito bem vinda...

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah

Na falta de qualidade principalmente rsrs

Desserviço

Já trabalhei com as duas, a Boss logo que saiu em 2012/13, veio para a banda que eu estava na época, e fiz toda a programação da mesma.
Foram 3 meses pra tirar um som, que agradou muito a todos, mas ainda não achei a regulagem que ME agradasse 100% da GT100...

Quando na POD o de fábrica, eu liguei num estúdio de um amigo, e já me soou fantástico. E assim já são 2 anos, com 2 HD500 a minha disposição, onde ajudei a programar todos os timbres do disco novo. Como um tempinho já com uma POD "Feijão" a minha disposição como back up do amp...

Se equivalem? Sim, na hora do pega pra capar, não seria capaz de diferenciar uma da outra, e há um leque maior de pessoas tocando com a Boss, até por custar menos que a POD, e que no contexto "grupo", faz o que tem que fazer... Isoladas a Boss soa ainda muito ruim pra mim...


Exemplo de colaboração

Ainda acima disso eu coloco, outro fator: É mesmo só o processador que importa? Olha aí teu "abiguinho" nos brindando com essa maravilha...

Desserviço total.

E digo mais, No alto dos meus 50 anos, se vc não estivesse escondido atrás de um teclado, não teria coragem de se dirigir desta forma a mim. Eu colocava vc no meu colo e dava uns tapas no seu popô...

Mas eu ainda tenho uma dúvida, Vc com 17 anos se achava capaz de avaliar um lançamento recente da Roland?

pauloalmeidabs
Membro Novato
# dez/16
· votar


undefinedSe for pra Europa, é um baita negócio comprar na Thomann.
Recomenda em algum outro site ? Na Thomann ta uns 1.200 a GT 100, fora frete é impostos.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/16
· votar


pauloalmeidabs
fora frete é impostos.
Tem idéia do valor dos impostos da europa pra cá???? Qual o percentual???

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


A briga gt100 vs PodHd não vai acabar nunca

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


pauloalmeidabs

É a maior rede de lojas de música da Europa, então é difícil... Mas pera lá... Estou considerando que tu vai VIAJAR PARA, e não comprar on-line (é tiro no pé)...

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


boblau
No alto dos meus 50 anos, se vc não estivesse escondido atrás de um teclado, não teria coragem de se dirigir desta forma a mim.

...

Eu colocava vc no meu colo e dava uns tapas no seu popô.

Tenta a sorte man... Minha defesa pessoal (atletismo) é de alta eficiência...

Vc com 17 anos se achava capaz de avaliar um lançamento recente da Roland?

Tu me considera incapaz por ser novo?

leoavilaleo
Membro Novato
# dez/16
· votar


pessoal, me surgiu uma duvida aqui. Usar 2 pedaleiras comeria muito o sinal da guita? tipo: boss me-25 + zoom g1xOn

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Cara, comer sinal é balela... Tem umas mudanças que acontece por causa de ter ou não buffer, principalmente quanto a agudos...

Também haverá 4 conversões, contra duas das anteriores, mas nada grave...

Agora que com o preço destas duas tu já chegaria em alguma multiFX maior não...?

leoavilaleo
Membro Novato
# dez/16
· votar


Ismah
é que eu já tenho a me-25 e tava meio que pensando alto. Pois eu acho o som da zoom muito bom, ia usar ela pra simulaçoes e somar efeitos, tipo delays, drives, etc. Coisa que na me-25 nao posso. Meu plano era usar a me-25 como """"pedal avulso/pedal coringa""""" pois o efeito sozinho dela é MUITO bom.

boblau
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah

Tenta a sorte man... Minha defesa pessoal (atletismo) é de alta eficiência...

Vc continua escondido.....


Tu me considera incapaz por ser novo?


Não é por ser novo não.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


leoavilaleo

Realmente a Zoom é uma bola dentro, estou namorando desde o lançamento... Se tiver tempo de combinar os preset's pra próxima música, excelente!

boblau

Nossos cortejos estão se alongando demais... Desculpe...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito