【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


lucas.motorbreath
UM Shure SM57 ou equivalentes de outras marcas. Basta procurar na internet que tem "zilhões" de comparativos.
Amp simulator é um pré. Fica no início da cadeia, depois de wah e compressor.
Abç

Ismah
Veterano
# ago/16 · Editado por: Ismah
· votar


lucas.motorbreath
qual é o tipo certo?

Certo nunca há, temos os recomendáveis. E ainda depende da aplicação.
O SM57 é um coringa que vai bem pra tudo, pra voz, ele vai deixar passar qualquer erro de dicção e sibilâncias, cuidado!

Temos outros modelos, mas como todo microfone original, são bem salgados o valor, fique por hora nesse.

oq eu devo analisar?

- tipo: dinâmico (AlNiCo? cerâmico? eletro-ímã? neodímio?), condensador, ribbon/fita, PZM, cristal, eletreto... Tem um monte, mas geralmente se usa dinâmicos, por serem mecanicamente resistentes, e com um timbre aceitável...

- direcionalidade, ou melhor padrão polar. É um gráfico circular, que mostra como o microfone capta, quando visto de cima. Se captar muito em volta, começa a captar coisas que não deveria, como bateria e o amp de baixo que geralmente fica do lado...

- dureza ou sensibilidade: qual o volume mínimo que o mic precisa, para captar sinal. Microfones muito macios, podem captar os passos no palco, muito duros, podem exigir volumes absurdos para captar som.

- curva de resposta: é dada por um gráfico de intensidade, por frequências. Um Shure Beta52, é um mic dinâmico, supercardióide, de cápsula larga, desenvolvido para bumbo. Dá para captar voz? Dá, mas não é ideal, a voz vai ficar sem médios, e com graves demais. Muito mais fácil de usar um SM57 ou SM58, que já meio que tem a curva de resposta ideal para voz humana. O SM57 e o SM58 são iguais, o segundo apenas tem um pop filter (globo com espuma interna).

Existe o livro do Sólon do Valle, que se encontra a venda e para download, recomendo muito.

Enfim, teste várias posições, teste todas. Off-axis cria um scoop que pode ser ou não interessante pra teu som.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
· votar


Ismah
Interessante, tem muitas coisas sobre microfones kkkk vou estudar com calma

Mauricio Luiz Bertola
Eu errei, quis dizer simulador de caixa, pra ligar em linha, fica no final de tudo certo? Eu uso um pedal de loop, seletor de canais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


lucas.motorbreath
Simulador de caixa fica por último.
Abç

SkyHawk
Membro
# ago/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre, não uso pedais com bateria de 9v (só uso fonte), mas hoje chegou um OCD original que comprei e estou sem um plug livre para ligá-lo. Logo, mandei uma bateria para testar no board, minha pergunta é: esse pedal consome bateria se ficar plugado igual aos da Boss ? Ou seja tenho que desconectar o P10 toda vez que desligar o set ?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


SkyHawk
Todo pedal ao ser ligado em bateria tem que ser desconectado quando não usado.
Abç

Iversonfr
Veterano
# ago/16
· votar


SkyHawk

Tira só o plug do input. Já perdi umas 2 baterias num fuzz meu por esquecer de tirar, aí na hora de fechar a tampa deve ter pressionado e ligado ele. Aí já era, bom é sempre ter uma reserva tb.

Se vc tiver algum fuzz, recomendo colocar a bateria no fuzz e o ocd na bateria. De preferência a bateria mais vagabunda possível rs, sem ser alkalina. Fuzz costuma ficar melhor e bem mais silencioso na bateria, mesmo sendo isolada. Abs!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/16
· votar


Iversonfr
Tem razão...
Abç

SkyHawk
Membro
# ago/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Iversonfr
Tenho um fuzz sim, inclusive o fabricante recomenda exatamente isso (bateria não alkalina), fala que inclusive o timbre fica melhora ! Nunca testei, vou fazer e comento aqui depois. Valeu pela dica !

Iversonfr
Veterano
# ago/16
· votar


SkyHawk
Tenho um fuzz sim, inclusive o fabricante recomenda exatamente isso (bateria não alkalina), fala que inclusive o timbre fica melhora

Agora que vi que escrevi errado mas acho que deu pra entender, "coloca a bateria no fuzz e o ocd na fonte" rs.

Também pensava que era balela esse lance de fuzz na bateria sem ser alkalina, mas alguém recomendou aqui no fórum e com o preço da Duracell cada vez mais alto resolvi testar. Acho que no meu está uma panasonic, foi a zinco-carbono mais barata que encontrei. Realmente muda e vale testar viu, ainda mais se for fuzz de germânio que dizem dar maior diferença, realmente me surpreendeu a mudança. Abs!

SkyHawk
Membro
# ago/16
· votar


Iversonfr
Vou testar sim, só não curto esse negócio de ficar desplugando cabo.

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


lucas.motorbreath
Mauricio Luiz Bertola
Simulador de caixa fica por último.

Hummm não necessariamente. Este é um modo de trabalho. Eu ligaria ele depois de distorção, e se estiver usando, simulação de amp, isso deixaria as modulações como se fosse adicionadas na mix...

Fernando de almeida
Veterano
# ago/16
· votar


Ismah
Hummm não necessariamente. Este é um modo de trabalho. Eu ligaria ele depois de distorção, e se estiver usando, simulação de amp, isso deixaria as modulações como se fosse adicionadas na mix...


Cara quem faz isso é o ERIC JOHNSON - Só que com equipamentos físicos e não simuladores... Ele tem 3 caminhos (alternados via AB-BOX) onde os 2 caminhos "sujos" vão para Marshalls e o "limpo" vai para os Fenders ... Todos os amplis são microfonados e mandados para a mesa de som e no Loop da mesa vai um digital delay e um Memory Man ...

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
· votar


Ismah
hmm, bom saber, outra dúvida que tenho é se dá problema ligar o pedalboard no computador? não tenho DI

Fernando de almeida
Veterano
# ago/16
· votar


lucas.motorbreath
hmm, bom saber, outra dúvida que tenho é se dá problema ligar o pedalboard no computador? não tenho DI
Muitos ligam via entrada do microfone mas não é legal ... o som não fica bom - ao menos das vezes que eu tentei não ficou (a não ser que for só pra estudar).
O adequado é vc usar uma placa/interface de audio para isso.

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
· votar


Fernando de almeida
Eu ligo assim, pq to sem interface tbm kkk mas não dá problema ligar vários pedais ao mesmo tempo no PC? Amperagem, essas coisas? Digo se não danifica o computador, fonte ou pedais...

Fernando de almeida
Veterano
# ago/16
· votar


lucas.motorbreath
Eu ligo assim, pq to sem interface tbm kkk mas não dá problema ligar vários pedais ao mesmo tempo no PC? Amperagem, essas coisas? Digo se não danifica o computador, fonte ou pedais...
Dependendo da tensão de saída do último pedal ( ou volume na entrada do PC) pode danificar sim ... a idéia é mandar um sinal/volume (vinda dos pedais) bem baixo para a entrada do PC e para mais volume nas caixas (ou no fone), aumenta no computador e não nos pedais.

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Fernando de almeida

Já tinhas me comentado num tópico meu, quando comecei as pesquisas sobre essa ligação. Foi o jeito que dei para ter um loop de efeitos rsrsrs
Faltam na verdade elementos:

- Pré-amp/channel strip/mixer pro mic
- DI passivo para DESbalancear o sinal que vai para os pedais
- DI passivo para balancear o sinal que sai do board, e vai para o PA

Leggionarie
Membro Novato
# ago/16
· votar


Boa noite, Galera.
Uma dúvida bem rápida:
Eu tenho meu set, e tenho nele um pedal de modulação (Chorus, Reverb, Delay), para as frases "Clean". Na hora de ligar a distorção, eu terei de desativar primeiro o pedal de modulação, e depois ativar a distorção, ou há uma maneira de desativá-lo ao mesmo tempo que ativo a distorção? (Exemplo: No interlúdio de Master of Puppets, gosto de tocar com modulação, e depois saltar pro solo em dueto. Mas num set, eu perderia o tempo nessa ativa/desativa de efeitos.)

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
· votar


Pessoal, se eu for usar uma interface de áudio, tipo Guitar Link ela não nivela a impedância né? Neste caso é indicado usar um Guitar Link e um Direct Box? Tem como conectar o Guitar Link no DI e do DI para o computador?

filipesiegrist
Membro
# ago/16 · Editado por: filipesiegrist
· votar


Boa noite, Galera.
Uma dúvida bem rápida:
Eu tenho meu set, e tenho nele um pedal de modulação (Chorus, Reverb, Delay), para as frases "Clean". Na hora de ligar a distorção, eu terei de desativar primeiro o pedal de modulação, e depois ativar a distorção, ou há uma maneira de desativá-lo ao mesmo tempo que ativo a distorção? (Exemplo: No interlúdio de Master of Puppets, gosto de tocar com modulação, e depois saltar pro solo em dueto. Mas num set, eu perderia o tempo nessa ativa/desativa de efeitos.)


A única forma que vejo de fazer sem pedaleira é com loopers ou A/B Boxes. O problema é que isso custa $$$.

Tem uns videos do SilasCF no youtube que mostram como os loopers funcionam.
O ideal seria um pedal que fosse mais ou menos assim:

.................__ Ao___Ai___Bo___Bi___
.............|.......................................|
Saída <- |........O1.............. Oab.......|<-Entrada
............|______________________|

Aonde: Ao - saída para o loop A
Ai - entrada do loop A
Bo - saída para o loop B
Bi - entrada do loop B
O1 - footswitch do pedal
Oab - footswitch que seleciona ou o canal A ou o canal B
Vc poderia ligar os loops assim:
Ao - Chorus - Ai
Bo - Distortion - Bi

Agora, que pedal específico tem isso eu n sei dizer, mas não deve ser tao dificil assim de encontrar

Leggionarie
Membro Novato
# ago/16
· votar


filipesiegrist
Velho, obrigado! Finalmente faz sentido. Nesse vídeo o Silas dá umas recomendações bacanas também. Obrigadão Brow, de verdade! :)

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


lucas.motorbreath

Esqueça a impedância, ligue direto o guitar link

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
· votar


Ismah
Mas pq? dizem que é ideal usar um buffer ou DI ao tocar em linha...

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


A guitarra tem uma saída com intensidade de sinal com nível de linha. Um buffer (DI ativo, pedal...) ou DI (TRAFO) dá na mesma, ambos tem uma entrada de alta impedância, e uma saída de baixa impedância (buffer tem saída de 0Ω na real)... Pode sim mexer com a qualidade do sinal, mais por balancear ele do que por "aproximar" as impedâncias, o que reflete numa melhorada geral, mas não é via de regra para todos os casos o usar DI. O uso do DI vale quando o dispositivo tem uma entrada de baixa impedância, aka MIC. Não é o caso do guitar link que já tem alta impedância pensada para instrumentos. Pode-se usar um buffered by pass like a Boss/Oliver...

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
· votar


Ismah
Agora entendi! kkk obrigado.

SkyHawk
Membro
# ago/16
· votar


Um curto comentário....

Estava pesquisando uns pedais no ML e percebi o tanto que esses anúncios escritos por softwares de tradução são patéticos !!! Deplorável !!!

O comentário é que isso é ilegal e duramente penalizado no Código de Defesa do Consumidor.

Iversonfr
Veterano
# ago/16
· votar


SkyHawk
O comentário é que isso é ilegal e duramente penalizado no Código de Defesa do Consumidor

Qual a explicação?

flora_
Veterano
# ago/16
· votar


Amigos, tem algum problema eu deixar minha fonte ligada na tomada direto?Tenho preguiça de ficar plugando e desplugando...

SkyHawk
Membro
# ago/16 · Editado por: SkyHawk
· votar


Iversonfr

Quando o anúncio for capaz de levar a erro o consumidor ficará configurada a publicidade enganosa.

A publicidade pode vir a ser enganosa por comissão ou omissão. Com relação a publicidade enganosa por comissão o fornecedor informa determinado aspecto que não condiz com a realidade do produto ou serviço, ou seja, alguma coisa que não existe, sendo capaz de levar o consumidor a erro.
Já na publicidade enganosa por omissão não é informado determinado aspecto essencial para o consumidor, que, por este motivo, pode ser induzido a erro.
Temos ainda no parágrafo 2º do art. 37 a publicidade abusiva, a finalidade deste é em tutelar não unicamente o consumidor, mas também os valores sociais indisponíveis a nação, ou seja, os valores éticos dos quais a sociedade deve preservar.

Paro o Código de Proteção e Defesa do Consumidor só é necessário que a publicidade enganosa induza o consumidor a erro para caracterizá-la.

O que se busca então é a capacidade de induzir a erro, não sendo exigido que o consumidor sofra algum dano/prejuízo para se enquadrar como publicidade enganosa.

Um texto publicitário, obtido com um tradutor de software produz uma aberração liguistica, muitas vezes totalmente incompreensível ou absurdamente desconexo. Logo pode claramente induzir ao erro, e assim sendo proibido pelo CDC.

Tradutor automático é ridículo !!! Cada frase totalmente sem pé nem cabeça que saí dessas porcarias !!! E o comerciante ainda tem coragem de usar em anúncio publicitário.... É crime e total falta de noção.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito