【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


Dinheiro parado, e não é uma muito boa hora pra compras... Se aceitar uma sugestão, o B9 ou C9 são diferentes do que tu tem aí. Mas se quer algo simples, um eq pode dar um bom tapa no teu som, mudando completamente o som.

SkyHawk
Membro
# jul/16
· votar


Ismah
Gostei desse C9 Electro Harmonicx, mas qual é a alimentação dele ?

Esses pedais não são 18 volts ?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jul/16
· votar


Pessoal, comprei um seletor de canais, o Super Loop da BR Tech, gostaria de saber se preciso seguir alguma ordem de pedais ao utilizá-lo. Por exemplo, no canal A eu sigo a ordem da cadeia desta linha, e no canal B eu sigo a ordem específica para essa outra linha certo? Ou os dois canais caminham juntos e preciso ligar de um forma com que fique na ordem "correta"?

Minha idéia é ligar assim

Guitarra - wah wah - input (super loop) - delay - amplificador. Deixando assim o wah no começo da linha do amplificador que está indiferente para os canais A e B, e o delay por último não entrará em nenhum canal, será ligado e desligado manualmente quando eu quiser.

Canal B SEND (Drives) - Overdrive - Distortion - Return Canal B
Canal A SEND (Clean) - Chorus - Reverb - Return Canal A

Ou ao contrário o A e o B, alguma observação? Grato!

Fernando de almeida
Veterano
# jul/16 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


lucas.motorbreath

Guitarra - wah wah - input[Super Loop]output - delay - amplificador.
Perfeito ... eu faria exatamente da mesma forma.
Sugestão > Na verdade, eu só tentaria colocar um compressor e um pitchshifter após o Wah e antes do SuperLooper e também um equalizador após o output do SuperLooper - mas aí é o meu gosto.

Canal A SEND (Clean) - Chorus - Reverb - Return Canal A
Legal tb ... Faça só alguns testes invertendo o chorus e reverb de posição ... pode obter resultados interessantes.
Sugestão > Para mais opções de efeitos em clean eu usaria um Tremolo ou um Simulador Leslie (eles nã estaria ligados diretos ... vc precisaria escolher o que vai usar a cada momento antes de acionar o canal) - mas é o meu gosto.

Canal B SEND (Drives) - Overdrive - Distortion - Return Canal B
Certinho de novo ... Eu faria exatamente como vc citou caso eu tivesse esses pedais disponíveis comigo ...
Sugestão > talvez um Noise Gate para limpar qq ruídos seria interessante ... Um phaser ou um flanger seria legal para sons psicodélicos (Não ficaria ligado direto esse efeito) - mas é o meu gosto.

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


SkyHawk

Não faço ideia... Um tremolo e pitch shifter (whammy?) podem ser opções legais também... Algum sistema wireless... Isso tu que tem que dizer rs

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jul/16
· votar


Fernando de almeida
Obrigado pela resposta amigo, é que como a banda é de metal eu não uso tantos efeitos e, particularmente eu não gosto tanto desses efeitos, uso mesmo o básico, um EQ e um Noise Gate seria bem vindo sim, mas ainda estou sem grana para eles.

A minha dúvida era se cada canal trabalhava independentemente ou se tinha relação na ordem um com o outro, por exemplo, o delay está saindo do input do Loop e indo pro amplificador, teoricamente ele é o último certo? O reverb está em último no canal A, ou seja, o delay está na frente do reverb...? Isso faz diferença? Essa dúvida tbm vale pros canais A e B. Obrigado!

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


como a banda é de metal eu não uso tantos efeitos

Não devem tocar metal oitentista então kkk

o delay está na frente do reverb...? Isso faz diferença?

Faz... Tu vai criar repetições do reverb (reverb -> delay) ou reverberações das repetições (delay -> reverb)? Normalmente se adiciona reverb nas repetições.

Só para constar... Teu pedal tá mais para um line selector que para um looper de fato.

Batistata
Veterano
# jul/16
· votar


Tenho uma zoom g5 e minha dúvida é: em que lugar em uma cadeia de pedais devo colocar um pedal de Simulador de amplificador ? No começo ? ou no final ? ou se em outro lugar, qual este lugar ?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jul/16
· votar


Ismah
Pois é kkk, o gênero não é metal contemporâneo não, a gnt toca sludge, thrash e groove, tipo Kreator, Down, Pantera. Eu queria mesmo que o reverb fosse o último, nessa caso teria que colocá-lo no lugar do delay?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jul/16
· votar


Ismah
Eu não quero o delay em nenhuma cadeia, por isso coloquei ele na frente do amplificador, quero selecioná-lo manualmente, mas caso eu ligue ele junto com o canal A (clean) ele vai estar depois do reverb, ou seja, por último, e isso vai tirar a caracteristica original do reverb né?

IcaroAgostino
Membro Novato
# jul/16
· votar


Galera, uma dúvida um tanto banal:

Por questões de espaço não consegui deixar o afinador no início da cadeia, atualmente a guitarra entra no Whammy, depois vai pro Wah e só então afinador, depois segue Phaser, drive, distoncion, trêmulo e delay.

Como vejo q colocar o afinador como primeiro pedal é quase uma regra, veio a dúvida: teria algum problema deixar na posição que eu coloquei (depois do whammy e wah)?

Obs.: O whammy é a versão true bypass, o wah é um morley (buffer), o afinador é um polytune (true tbm)

Se alguém puder tirar essa dúvida ficaria grato!

IcaroAgostino
Membro Novato
# jul/16
· votar


Tenho uma zoom g5 e minha dúvida é: em que lugar em uma cadeia de pedais devo colocar um pedal de Simulador de amplificador ? No começo ? ou no final ?

Depois dos drives e modulações (chorus, Phaser e etc) e antes das ambiências (reverb, delay e etc)

Um exemplo: Wah -> overdrive -> distoncion -> chorus -> SIMULAÇÃO DE AMPLI -> delay -> Reverb

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


lucas.motorbreath
o gênero não é metal contemporâneo não
Pantera

Pelo jeito não conhecem o primeiros álbuns antes do Anselmo rs
Nem Iron Maiden, Ozzy... A maioria sempre usou timbres absurdamente processados...

Eu não quero o delay em nenhuma cadeia, por isso coloquei ele na frente do amplificador, quero selecioná-lo manualmente, mas caso eu ligue ele junto com o canal A (clean) ele vai estar depois do reverb, ou seja, por último, e isso vai tirar a caracteristica original do reverb né?

O contrário também... Ou porque diabos tu põe um efeito, se não pra descaracterizar o som... kkk

Colocaria o rever e o delay separados do looper e acionaria manualmente ele...

IcaroAgostino

teria algum problema deixar na posição que eu coloquei (depois do whammy e wah)?

A princípio não, mas assim tens perdas de sinal antes de chegar no tuner, o que pode gerar afinações imprecisas.

IcaroAgostino
Membro Novato
# jul/16
· votar


Entendi, então a questão é que pode cair a precisão do afinador, como não estou gravando vou correr esse risco, tenho tocado bastante ao vivo e não é perceptível alteração na qualidade da afinação.

De qualquer forma obg por tirar minha dúvida!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# jul/16
· votar


Ismah
É que minha preocupação era do reverb não funcionar direito, mas testei desse jeito e ficou tudo bom, alias o loop é bem legal, não corta o sustain da nota, gostei muito. Agora só falta comprar 4 cabinhos de 30cm pra ligar tudo e colocar no board, vlw bro!

calvino738
Membro Novato
# jul/16
· votar


skyverb mooer, baby tuner e graphyc G ( da mooer e novos) por 900 reais OU boss rv 5 e boss Ge7 USADOS por 900 reais...sugerem o que ?

Fernando de almeida
Veterano
# jul/16
· votar


calvino738
skyverb mooer, baby tuner e graphyc G ( da mooer e novos) por 900 reais OU boss rv 5 e boss Ge7 USADOS por 900 reais...sugerem o que ?
Os da mooer vc terá uma grande economia de espaço ...
Os da boss será mais fácil quaisquer eventuais revendas (mesmo estando um pouco caros por serem usados) ...

Em termos de qualidade , estão muito próximos ...

Ismah
Veterano
# jul/16
· votar


IcaroAgostino

Estamos aí pra isso!

lucas.motorbreath

É que minha preocupação era do reverb não funcionar direito
o loop não corta o sustain da nota

Nenhum dos dois casos faz sentido de isso acontecer.

O reverb vai funcionar em qualquer posição, vai ficar mais harmônioso com o todo no fim da cadeia geralmente (eu estou usando depois do mic). Quem dá confilto é fuzz que e pedal que opera com polaridade reversa na fonte. E o "looper" é só um chaveador de sinal, como em qualquer outro pedal, não teria porque não funcionar ou alterar o sinal.

só falta comprar 4 cabinhos de 30cm pra ligar tudo

Não poupa aqui... Cabos são fundamentais para o timbre.

calvino738

Mini pedal se der pau é lixo... Vai de Boss que é bem menos provável de dar problemas.

icaro777
Membro Novato
# jul/16
· votar


fala pessoal. vi que tem gente com algumas necessidades similares as minhas aqui nos posts mas n sobre os mesmos produtos. To querendo usar um reverb, equalizador e afinador... seria interessante ter uma zoom A3 que tem tudo isso e bem mais (plug para fone de ouvido...anti feedback e sem milhões de cabos ja com fonte) por 950 reais ou pegar um RV5 da boss e o EQ também da boss (usados...mais fonte, totalizando 850 reais) ?

não to pensando na economiza exatamente. so não quero me arrepender

Fernando de almeida
Veterano
# jul/16
· votar


icaro777
seria interessante ter uma zoom A3 que tem tudo isso e bem mais (plug para fone de ouvido...anti feedback e sem milhões de cabos ja com fonte) por 950 reais ou pegar um RV5 da boss e o EQ também da boss (usados...mais fonte, totalizando 850 reais) ?
Cara, se sua necessidade é bem específica no Reverb e EQ, pega um pedal específico de cada ...
Agora, se vc precisa de Reverb e EQ e eventualmente mais algum outro efeito, vai de A3 ...

Antes de pegar o Reverb e o EQ, sugiro que vc leia os posts que eu fiz há um tempo (clique no link):
Equalizadores
Reverbs

Homem Palheta
Veterano
# ago/16
· votar


Eai, galera. Tudo bem? Bom, depois de muito quebrar a cabeça com relação ao meu timbre acabei resolvendo investir em um set de pedais. Atualmente uso o guitar rig pra tudo, mas ele ainda não me agrada 100%. Acabei de comprar um Vox V845 e por hora vou continuar usando o VST pro restante das coisas. Moro em apartamento e uso minha guitarra ligada em uma interface focusrite solo, então os pedais vão com toda certeza ligados em linha. Após o Wah Wah estou pensando em pegar um Nig Amp Simulator e ir tirando o Rig aos poucos. O meu maior problema é a simulação das caixas, o que me indicam? E fora esses pedais eu tb gostaria de um Chorus, um Delay e um Reverb. Talvez um overdrivezinho pra qnd estiver com aquela base mais "crunshada" e quiser solar. O que me indicam? Gostaria de alguns conselhos, será meu primeiro set em muitos anos de estrada. Obrigado!

Renato F
Veterano
# ago/16
· votar


Homem Palheta
Tem tanta coisa no mercado que fica difícil dar dicas, porque cada um vai emitir opinião do que tem. E ninguém tem tudo.

O que vc pode fazer é pesquisar por conta própria e quando tiver um ou dois preferidos e estiver em dúvida, aí sim, vc pesquisa e depois pergunta no forum, pr'aqueles que tem os pedais, sobre custo x benefício, durabilidade, timbres, etc. Com certeza os pedais mais usados possuem vários reviews, até no FCC mesmo.

Se vc tiver um orçamento limite pra comprar um pedal de cada vez. Sugiro que refine sua busca começando por aí e, então, escolher entre aqueles que cabem no seu bolso.

Abraço!

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
· votar


Pessoal, não sei se é o tópico certo, mas sendo aqui o mais movimentado vou postar aqui mesmo. Tenho um set de pedais com pouca coisa:

wah - loop (seletor de canal) - 2 drives - delay - chorus - reverb

Recentemente fui tocar numa casa de show, um boteco pra falar a verdade kkk até que os amplis eram bons, mas não estavam microfonando eles (um desperdício), tudo ia pra mesa de som. Bom ao ligar meu set o resultado não foi muito bom, o timbre ficou borrado e meio abelhudo, acredito que tinham sim um DI, mas não acho que esse foi o caso, meus pedais não são excelente mas não são ruins, são intermediários. Acho que o problema foi ter ligado direto em linha sem um simulador de caixa, certo?

Queria umas dicas de alguns simuladores de amp bons e não muito caros, obg!

Fernando de almeida
Veterano
# ago/16
· votar


lucas.motorbreath
Acho que o problema foi ter ligado direto em linha sem um simulador de caixa, certo?
Essa é uma das possibilidades ...
Outra possibilidade é a sua regulagem (nos pedais) que pode funcionar bem no ampli mas não funciona tão bem direto nos PAs ...
Por esse motivo eu tenho um coringa no meu set - o equalizador - não importa se é ampli ruim, ou se tá direto na mesa sem DI ou o falante do ampli é de 8" (tirando o peso o "gordo" do timbre) ou seja lá o raio que for ... Ligo tudo conforme o que tiver na casa, toco, vejo o que está sobrando ou faltando (graves, médios e agudos) e corrijo na equalização (uso um Equalizador de 10 bandas da Boss - o EQ-20 - veja as demos https://www.youtube.com/watch?v=fRZ5w6P2f0s )...
Fica perfeito? Não... Mas fica aceitável ...

Iversonfr
Veterano
# ago/16 · Editado por: Iversonfr
· votar


lucas.motorbreath

Raramente vejo um som em linha ficar bom, quando fica bom é uma Axe Fx ou algo do tipo e o técnico de som é bom e interessado. Até recentemente assisti uma banda que o cara conseguiu estragar o som de um Kemper Profiling Amp, tava um lixo o som. Já pensei em ir de Simulador + FCB1010 mas a enorme dependência que ficamos de um técnico que a gente não sabe nem se está afim de trabalhar naquela noite é duro. Microfonar também tem isso, mas é mais tranquilo.

Bom, algum motivo específico para ter ligado em linha ao invés de microfonar? Se o problema foi falta de microfone recomendo comprar um pra você, mesmo que seja simples igual aqueles sm57 baratos que tem no ML tipo o Arcano. Se tiver mais grana, poderia ver um sm57 mesmo ou um Sennheiser E609 ou 906, esse último é até mais prático pois fica excelente deixando pendurado sem pedestal. Acho essa solução muito melhor que comprar um simulador de ampli, pois não vejo sentido exigirem ligar em linha se você tem um mic próprio, e a chance de ficar melhor é absurda. Abs!

LeandroP
Moderador
# ago/16
· votar


As vezes eu prefiro tocar em linha porque o amplificador que está à minha disposição não presta (pra mim). Um exemplo disso é quando chego no lugar e tem um cubo Staner. Não consigo tirar um som minimamente decente com este amplificador (tudo fica horrível nele). E nesse caso uso um pedal simulador de amplificador ligado em linha.

Iversonfr
Veterano
# ago/16
· votar


LeandroP
As vezes eu prefiro tocar em linha porque o amplificador que está à minha disposição não presta (pra mim). Um exemplo disso é quando chego no lugar e tem um cubo Staner

Ah sim, por isso que eu sempre levo, independente de qualquer coisa. E se por acaso eu fosse usar o do lugar alguma vez, eu tentaria ligar para alguém pra descobrir qual eles tem. Fujo de tocar em linha o máximo que posso. Nunca toquei e os poucos que vi foram em sua grande maioria um desastre, com exceção de uma única vez que vi uma gt10 extremamente bem regulada com um som muito bom. Abs!

Ismah
Veterano
# ago/16
· votar


Iversonfr
Já pensei em ir de Simulador + FCB1010 mas a enorme dependência que ficamos de um técnico que a gente não sabe nem se está afim de trabalhar naquela noite é duro.

Se o som vier bom, provavelmente deixar FLAT basta.

Microfonar também tem isso, mas é mais tranquilo.

Microfonar um cubo ruim, com um mic ruim, é pior que tocar em linha, pois a qualidade vai decaindo. Some um técnico mal capacitado (pior que um de má vontade), e tudo é um desastre.

deixando pendurado sem pedestal.

O nome dessa técnica é hanging.

E se por acaso eu fosse usar o do lugar alguma vez, eu tentaria ligar para alguém pra descobrir qual eles tem.

Isso deveria ser o mínimo para se fazer... Mas ninguém quase faz...
To sempre cobrando da banda "como é o palco?", "tem 127 e 220?", "viu a mesa e o PA?"... O correto, bom e ideal, é visitar a casa, até pra pegar o clima de quem já toca lá... É logística e planejamento o nome disso, o mínimo para uma banda que quer se profissionalizar.

Nunca toquei e os poucos que vi foram em sua grande maioria um desastre, com exceção de uma única vez que vi uma gt10 extremamente bem regulada com um som muito bom.

Te convido para conhecer o nosso show, duas POD HD500 em linha... Uma amostra, com um técnico de boa vontade, mas com coisas demais para administrar.

https://www.youtube.com/watch?v=x1R059CoXpQ

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
· votar


Fernando de almeida
Iversonfr
Obg pessoal, eu não entendo nada de microfones, mas sei que tem aqueles dinâmicos e outros modelos, na hora de comprar um mic ao menos razoável pra microfonar qual é o tipo certo? oq eu devo analisar?

lucas.motorbreath
Membro Novato
# ago/16
· votar


Outra dúvida, no caso de um amp simulator é recomendável deixá-lo no final de tudo do set?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito