【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
d3m0n
Veterano
# jul/07
· votar


Olá Fernando.
Obrigado pela rápida resposta.
Agora consegui entender como funciona os pedais de equalização, acho que faltou só um pouco mais de atençao antes, ehehe.
Estou pensando em aumentar meu set aos poucos, poderia me dizer quais dos pedais abaixo eu devo dar preferência na hora de comprar? E um Phaser/Flanger, seria necessário para o tipo de som que eu toco? Valeu cara!

Digitech Whammy 1
Boss CS-3 Compressor
Boss GE-7 Equalizer
Boss CH-1 Chorus
Boss DD-3 Delay

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


d3m0n
amp Laney TF-300 e uma Epiphone Les Paul Custom
Ibanez RG7321 (7 cordas)
wah wah 95Q

Estou pensando em aumentar meu set aos poucos, poderia me dizer quais dos pedais abaixo eu devo dar preferência na hora de comprar?
Cara dos que vc listou qq um já seria um bom início ...
Mas em relação ao que vc já tem e em relação ao som que vc faz, eu recomendo:
1) Phaser
2) Delay
3) Equalizer
4) Whammy
5) Chorus
6) Compressor
7) Flanger

d3m0n
Veterano
# jul/07
· votar


Beleza fernando, valeu pelas dicas!
Vou ir comprando aos poucos os pedais, até porque comprar vários de uma tacada só é financeiramente inviavel, ehhehe.
Me diz mais uma coisa, comprar pedal usado é vantajoso? Por exemplo, comprar pelo mercado livre, sem poder testar o bixinho, só vendo por fotos, compensa o preço de se comprar um novo?
Valeu cara, muito obrigado pela força!

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


d3m0n
Me diz mais uma coisa, comprar pedal usado é vantajoso?
Nenhum dos meus pedais comprei novo ... O que se tem que tomar cuidado é pra ver se o vendedor é de confiança, caso o produto esteja em algum lugar longe, peça para ver fotos, veja o estado do produto, caso estiver próximo vá ver o pedal pessoalmente. Nessa de comprar usado economizei ao menos 30% a 40% do valor total que eu gastaria.

comprar pelo mercado livre
No ML se vc tiver grana na mão pode chorar que os caras abaixam o preço ... mas tem que ter $$$$$ na mão.

compensa o preço de se comprar um novo?
Dependendo do preço e do estado do pedal compensa pegar novo, mas esquenta não no ML vc tem sempre mais de uma opção de pesquisa do mesmo modelo de pedal.

fabioanimus
Veterano
# ago/07
· votar


Oi fernando...

Parabéns...Aqui em Salvador eu já divulguei este link para vários amigos meus..

Poderia me tirar uma dúvida...

Há poucos dias atrás comprei um pedal Rampage de Rocktron, até aí td bem...porém tenho tbm um gt8 e devido a o fato de gostar tanto do pedal, resolvi utilizá-lo como drive principal e utilizar os outros recursos da gt8 (chorus, reverb, pitch etc)...

...A questão, tentei conectar o pedal através do loop da gt8 e em todas as opções o som do pedal era drásticamente defasado, ñ permamecendo a timbragem que eu havia pré-estabelecido...

...Detalhe:..Ñ uso nem equalizadores nem qualquer outro tipo de efeito para compor o timbre da minha guitarra base (toco technical thrash metal)...

...Teria como vc me indicar a melhor forma de conectá-los afim de que eu possa extrair o máximo de ambos?...sem que haja qualquer tipo de defasagem...e além disto, qual seria a sua indicação na hora de ordenar os efeitos????

Abraços e responda-me se possível

fabioanimus
Veterano
# ago/07
· votar


Complementos em relação ao tópico anterior (acima)...


Nos solos só uso o boost..

Seria indicado eu usar a gt8 no loop da caixa e o pedal no input da caixa?...

abraços!

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


fabioanimus
...Teria como vc me indicar a melhor forma de conectá-los afim de que eu possa extrair o máximo de ambos?...sem que haja qualquer tipo de defasagem...e além disto, qual seria a sua indicação na hora de ordenar os efeitos????
Cara, no seu caso indico a ligação assim:

Guita > Rampage > input ampli > send ampli > GT8 > return ampli


No caso que vc disse sobre usar o loop da GT-8 era pra funcionar normal ... não teria algum parâmetro na Gt-8 que esteja influenciando no som???? Usar uma distorção ou drive no loop da GT-8 é um ligação que vejo normalmente em váááááários locais e funciona bem ....

Faça os teste e volte entrar em contato ... ABR.

fabioanimus
Veterano
# ago/07
· votar


Obrigado, muito obrigado mesmo, testarei hj e assim que td der certo estarei entrando em contato!

Mais uma vez, obrigado!

fabioanimus
Veterano
# ago/07
· votar


oi Fernando...td bem amis uma vez?...

Venho aqui novamente para te agradecer...ñ fiz a ligação que vc recomendou, porém olhando uma de suas outras respostas, consegui conectar de uma forma que aproveitasse ambos...a configuração ficou a seguinte:

guitarra>pedal>gt8>fs6>ampli

(um detalhe, eu tive que maximizar o volume do send e do retunr e abrir a porta LOOP, aproveitei a sequência que vc postou no começo deste tópico e pronto)...

só por curiosidade, aonde viria o Noise Suppressor...coloquei depois do distortion, antes do delay, reverb e volume)...é o correto?

fabioanimus
Veterano
# ago/07
· votar


ops...corrigindo...noise supressor!

Fernando de almeida
Veterano
# ago/07
· votar


fabioanimus
aonde viria o Noise Suppressor
Cara o noise supressor é um pedal que trabalha com o esquema de loop. Ele tem um send return para isso. Fica assim: imagine que vc tem um setup grande com vários tipos de pedais ... aí vc pega os que podem gerar ruídos (compressor, sustainer, distorção, drive, fuzz, boost, etc) e deixa de lado ... pega a guita e liga guita>wahwah>noise supressor> chorus> flanger> phaser> delay> reverb> ampli ... depois vc vai no noise supressor e liga assim - send noise supressor>compressor>boost>drive>distorção> fuzz>return noise supressor

Doido né ...

thepaier
Veterano
# set/07
· votar


Fernando Almeida
qual seria a melhor montagem pra mim tirar o maior de ganho dos meus pedais?

tenho o Ds1, wah cry baby, jack hamet,e o rv3 q é reverb e dlay junto.

diego gr
Veterano
# set/07
· votar


As explicações dos efeitos na primeira pagina deveriam ser colocadas na wikipédia, ou pelo menos colocar o link lá.
Parabéns e muito obrigado.
Com certeza o melhor tópico que esse fórum já teve.
Resta saber se as informações que tu colocou nos primeiros posts são verdadeiras, né? Mas quem sou eu pra duvidar

Fernando de almeida
Veterano
# set/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


thepaier
tenho o Ds1, wah cry baby, jack hamet,e o rv3 q é reverb e dlay junto.
Cara tem duas alternativas:
- Caso seu ampli não tenha loop: guita>cry baby>ds1>jackhammer>rv3>ampli.
- Caso seu ampli tenha loop: guita>cry baby>ds1>jackhammer>input do ampli>send ampli>rv3>return ampli.

thepaier
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de almeida

Meu ampli é um Meteoro Atomic Drive 50. oq é loop ?sou iniciante ainda.

e mais uma coisa quais ps outros pedais vc me indicaria pra eu tocar rock, e blue, .

jr sound
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de almeida

cara faz tempo que este tópico ta aqui e eu não tinha visto...mas nunca é tarde pra aprender ,amigo não pudia deixar de dar parabéns pra ti pelo esforço e paciência de postar tudo isto, é de muita serventia pra nós,valeu brother....abçs.

Fernando de almeida
Veterano
# set/07
· votar


thepaier
outros pedais vc me indicaria pra eu tocar rock, e blue, .
Cara, tem o bluesdriver da boss, tem os tubescreames da ibanez, tem vários ... mas acredito que com os pedais que vc tem já dá pra tocar, é só regular direitinho ...

J Batista
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de almeida
Comprei a alguns anos um Korg AX30B, nunca gostei muito, mas continuei usando. Como ele começou a apresentar um ruído, toda vez que se toca uma nota um zumbido/chiado soa junto desaparecendo quando a nota para de soar, levei-o para conserto.
Fui aconselhado vender e comprar analógicos.
Vi e gostei do POD 2,0.
Voce citou e eu vi no site da Line6 o xt live (caro).
O xt (feijão) seria uma boa opção já que ele tem 24 bit?
Ele tem (opcional) foot switches. O site diz:
Hands-free Operation (with optional FBV-series foot controllers), iksso é um pedal de expressão ou volume?
Desde já obrigado
J Batista

J Batista
Veterano
# set/07
· votar


Fernando,
Achei os foot switches no site.
Mesmo assim sua explicação seria bem vinda.
J Batista

Fernando de almeida
Veterano
# set/07
· votar


J Batista
Korg AX30B
Pedaleira simples ... Vc toca guitarra ou baixo???? Essa pedaleira é de baixo, vc sabe, né????

Fui aconselhado vender
Sim essas pedaleiras qdo começam a dar pau é melhor passar pra frente ...

Fui aconselhado vender e comprar analógicos.
Vi e gostei do POD 2,0.
Voce citou e eu vi no site da Line6 o xt live (caro).
O xt (feijão) seria uma boa opção já que ele tem 24 bit?

Cara, o POD é muito bom ... todos que compram falam bem dele. Cara qto ao XT e ao Live eles são identicos, na verdade o Live é um XT com foots (expressão e switches).
Vc comprando o XT e o foot opcional vc tem o Live. A unica vantagem do XT é que vc pode escolhes foots simples (ou seja mais baratos) ou mais ferradões (mais caros).
Qto aos foots, vc tem os switches que servem para vc mudar de patches e tem o foot de expressão que vc pode configura-lo para atuar como volume, Wahwah, ou qq outro tipo de função que o POD permita controlar.


Hands-free Operation (with optional FBV-series foot controllers), iksso é um pedal de expressão ou volume?
Então, FBV é uma série de foots fabricados pela line6. Nessa série tem desde foots simples e sem pedal de expressão até foots grandes com até dois pedais de expressão.
São eles: FBV EXPRESS, FBV SHORTBOARD, FBV, FBV2 e FBV4. Dá uma pesquisada e veja cada um deles em algum site de busca ou em http://line6.com/footcontrollers/.

Uma dica que eu dou para esses tipos de foots é o da Behringer que é tipo os mais ferradões da line6 porém é mais barato e funciona no POD. Veja: http://www.behringer.com/FCB1010/index.cfm?lang=eng

Falow

gualtersouza
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de Almeida
Olá Fernando,
Parece que já está melhor da saúde... tomara que sim.
Estou com uma idéia de, além de montar meu set de pedais analógicos, adquirir ou estudar a viabilidade de montar um pedal como os Taurus, que o baixista do Rush usa. Você conhece algo a respeito?
É que tenho um parceiro que canta e toca violão (faz a harmonia), eu faço a guitarra (harmonia e eventualmente solos), temos uma bateria programável da Boss das antigas e pensei que poderíamos complementar com um pedal desses. Se isso for possível, dá para aumentar a gama de músicas que se pode tocar e dar um colorido no som. O que você acha?
Gualter.

Fernando de almeida
Veterano
# set/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


gualtersouza
Parece que já está melhor da saúde... tomara que sim
O tratamento está quase acabando.

montar um pedal como os Taurus, que o baixista do Rush usa. Você conhece algo a respeito?
Legal esse pedal. è um orgão que se toca com os pés ... o Mamsteen usava um desses no setup de 1988 dele, veja: http://guitargeek.com/rigview/259/ .
Agora montar um desses é treta, heim .... Seria como fazer um teclado (sintetizador) handmade !!!! O que talvez daria para se fazer (mas seria meio "adaptação técnica" hehehehehe) é pegar um teclado normal, desmontá-lo e adaptar as "teclas" grandes para ser utilizado como pedal, seria uma adaptação mecânica e a eletronica seria a mesma do teclado ... Na verdade eu não recomendo isso ... Talvez exista (não me lembro agora se existe) esses pedais, porém sem som ou efeito algum e vc adquire módulos (de onde viriam os sons e efeitos) para fazer as músicas ...

fgr
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de almeida
Q isso!!!! parabéns.. q grande ajuda tu me deu brother... putz..

Sem querer abusar mas eu estou precisando de um foot controller pro v-amp e pensei na FCB1010, ouço bons comentários dela além dela ser bem bonita e ter 2 pedais q podem ser expressão, volume ou wah wah..

Queria saber se existe uma opção legal ao FCB1010??

Ultra.Fuzz
Veterano
# set/07
· votar


gualtersouza
Fernando de almeida

Tinha um controlador MIDI destes pra vender na playtech não faz muito tempo. Das "pedalboards" que tem no site da Roland a PK-5A foi que achei mais parecida.

O jeito seria ver uma destas que fosse compatível com um módulo ou um teclado e ativar os sons e/ou sequencias via estes pedais - acredito que algumas destas "pedaleiras" (tipo GT-8, G9 e afins) que tem recursos MIDI também possam fazer coisas deste gênero, mas sem a mesma precisão e tal (porque funciona basicamente como um teclado para os pés).

Fernando de almeida
Veterano
# set/07
· votar


Queria saber se existe uma opção legal ao FCB1010??
Então brow, vc sabe que a FCB1010 não tem efeito, ela só controla os efeitos gerados em outras unidades (racks em geral, pod, vamp, etc) ... Não sei como vc está de grana mas se vc conseguir um POD XT e usa-lo com o FCB1010 seria muito legal ....


Ultra.Fuzz
(porque funciona basicamente como um teclado para os pés).
Exato ....

gualtersouza
Veterano
# set/07
· votar


Fernando de Almeida / Ultra.Fuzz
Grato pelas dicas. Não tenho muita noção a respeito disso que o Ultra.Fuzz sugeriu, mas deu para entender que há recursos digitais que podem substituir um.
Vocês tem ou podem indicar algum material introdutório de leitura sobre MIDI e sua utilização?
Abç

Fernando de almeida
Veterano
# set/07
· votar


gualtersouza
Vocês tem ou podem indicar algum material introdutório de leitura sobre MIDI e sua utilização?
Brow ... da uma lida nisso:
http://www.nucleodecriacao.com.br/2000/pucalunos/Teoria_Basica_Audio_D igital_3.pdf

www.josecneto.com/docs/aprendaconfigurarmidinoencore.pdf


Mas pra vc aprender bem de MIDI o que indico é vc fazer um curso de home studoi onde esse tipo de assunto é bem abordado ...

Ultra.Fuzz
Veterano
# set/07 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


gualtersouza
Como o Fernando de almeida disse, cursos de home studio devem ir bem a fundo neste tópico. Em inglês acho que se encontra mais coisas - no harmony-central já tem uma seção básica legal.

Geralmente os tecladistas estão mais inteirados do assunto por conviverem com a tecnologia a mais tempo.

Que bateria tens? - Ela não tem entrada Midi?

Algumas baterias eletrônicas tem sons de sintetizador, baixo e tal... Com uma entrada Midi é provável que se consiga enviar notas através dos pedais deste tipo de controlador e tocar em tempo real e/ou (pelo menos) iniciar sequências prontas.

Fernando de almeida
Sei que este tópico virou meio que "pergunte ao Fernando de almeida", mas como o assunto também me interessa e já dei uma pesquisada sobre isto resolvi dar meus pitacos. :]

Fernando de almeida
Veterano
# set/07
· votar


Ultra.Fuzz
Link do Harmony Central:
http://www.harmony-central.com/MIDI/

Sei que este tópico virou meio que "pergunte ao Fernando de almeida", mas como o assunto também me interessa e já dei uma pesquisada sobre isto resolvi dar meus pitacos. :]
Que isso brow, não sei de tudo ... toda ajuda é bem vinda ....

gualtersouza
Veterano
# set/07 · Editado por: gualtersouza
· votar


Fernando de Almeida e Ultra.Fuzz

É uma BOSS DR550, que na verdade foi adquirida usada pelo meu colega há pouco tempo e cujo manual só consegui há poucos dias. Não creio que tenha esses recursos, mas vou ver no manual. Essa parte é com ele. Meu interesse é montar um set que tenha esse recurso de baixo de pedal programável, como os Taurus... nem imagino o custo disso, por isso estou curioseando. Vocês já viram ou usaram algo semelhante? É fácil obter-se um resultado semelhante com equipamentos nacionais?

Valeu pelas dicas sobre homestudio e o material enviado.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito