【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


Ganhei ontem três pedais:
um Boss BF-2 Flanger
um Boss OS-2 Distortion/Overdrive
e um Oliver CE-30 Chorus.
como eu toco Contra-Baixo, queria a Opinião de vcs pra saber ate quanto vale esse pedais(so pedais sem fonte) pra mim vender para um amigo meu que estar querendo esse pedais, lembrando que são pedais usados mas funcionam perfeitamente, pois quero comprar um Bass Equalizer pra mim e um Digital Reverb da Boss com a grana que eu conseguir.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


MaTuX
Ganhei ontem três pedais:
Aonde, fala aí que eu quero ganhar tb ...

um Boss BF-2 Flanger
um Boss OS-2 Distortion/Overdrive
e um Oliver CE-30 Chorus.

quanto vale esse pedais
Kara depende do estadode conservação ... Conrando que estejam conservados vc pode fazer (preço médio):
BF-2 : 200,00
OS-2: 200,00
CE-30: 100,00

Tente usar o BF-2 e o CE-30 no baixo pois acredito sirva para p vc.

MaTuX
Veterano
# jul/07
· votar


Kara depende do estadode conservação ... Conrando que estejam conservados vc pode fazer (preço médio):

cara por fora ta um pouco arranhado, mas por dentro ta tudo funcionando direitinho

Tente usar o BF-2 e o CE-30 no baixo pois acredito sirva para p vc.
naum gosto de muito efeito no baixo naum, soh queria um reverb e um Equalizer, talvez um Bass Chorus...

Vitaun
Veterano
# jul/07
· votar


eu acabei de comprar um BEHRINGER V X Amp pelo Mercado Livre

mas ainda tô com uma duvida..

o q seria "simulações de amp/alto-falante" ??


Fernando de almeida
Veterano
# jul/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Vitaun
o q seria "simulações de amp/alto-falante" ??
Cara simulação de amp. quer dizer que é uma imitação de um amplificador e simulação de falantes quer dizer que é uma imitação de caixas 1x10" ou 1x12" ou 2x10" ou 2x12" ou 4x10" ou 4x12" ou 1x15".
Não sei exatamente quais são as simulações de amplis e nem de falantes do seu pedal ... mas pelo que li uma vez para cada tipo de ampli já tem o tipo de falante junto ...

Neste tópico mesmo tem explicações sobre simuladores ... de uma olhada ...

buddy guy
Veterano
# jul/07 · Editado por: buddy guy
· votar


Fernando de almeida
Parabéns pelo tópico,muito bacana e esclarecedor. Tenho certeza de que muita gente que tem dúvidas sobre pedais e tal, vai sair deste tópico bem informado.Parabéns e forte abraço.

Vitaun
Veterano
# jul/07
· votar


Fernando de almeida

muito obrigado pela explicação
esclareceu bastante pra mim

concordo plenamente com o que o buddy guy

Abraço.

victorcurvo
Veterano
# jul/07
· votar


Fernando de almeida


Fala cara !! Como vai ?
Acabei minha sessão de compras...
Acabei testando algumas coisas e seu conselho foi de grande valia !!
Meu set ficou assim:

Cort M-520 -> Behringer Pre-Amp Boost PB-100 -> GDi 21 -> Boss DS-1 ->Landscape TriEFX -> Ampli

Cara ficou bem legal...
De novo agradeço pela força !!
Abração !

..Feeling..MF
Veterano
# jul/07
· votar


victorcurvo

Fala cara ! Muito legal teu set ! Curti !

Deixa eu te perguntar uma coisa.... Eu tbm tenho o DS-1 e uso ele com o EQ-7 da Boss para distorção mesmo....

Tu tá usando esse DS-1 só para "empurrar", tipo um boost ou tá usando como tua distorção mesmo ?
... deu prá entender ou ficou meio confusa a pergunta ?

Abraços !

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


..Feeling..MF
Tu tá usando esse DS-1 só para "empurrar", tipo um boost ou tá usando como tua distorção mesmo ?
... deu prá entender ou ficou meio confusa a pergunta ?

Oi, sei que vc perguntou para o victorcurvo mas deixa eu responder ...

O set dele é:
- > Cort M-520 -> Behringer Pre-Amp Boost PB-100 -> GDi 21 -> Boss DS-1 ->Landscape TriEFX -> Ampli < -
Como vc pode ver ele usa o Boost PB-100 e nessa configuração, com o PB-100 antes das distorções quer dizer que ele usa esse boost para empurrar as outras distorções (que são o GDi21 e o DS-1) e também o overdrive (que tem no Triefx). Logo o GDi21 e o DS-1 atuam como distorção normal e o PB-100 é o boost que empurra estas distorções.

..Feeling..MF
Veterano
# jul/07 · Editado por: ..Feeling..MF
· votar


Fernando de almeida

Hmmmmmm .... Saquei cara !

Agora vamos filosofar..... O que diferencia um bom boost dum outro ?
O que ele faz é simplesmente aumentar o sinal que entra no pedal de distorção ou tem mais alguma coisa aí por detrás ?

E se for isso, a qualidade de um para o outro está SÓ na qualidade dos componentes internos ou tbm no arranjo desses ?

E outra cara.... Para eu soldar um resistor em série no pino central do jack de entrada do pedal de Wah-Wah é só pegar o fiozinho certo e fazer do seguinte jeito:

------------------resistor
>>>>>--fio---/\/\/\/\/\---fio----------|
| ^--------<<<fio voltando----------|
| |
| |___solda novamente no pino central do jack de entrada
|
|--pino central do jack de entrada

É isso, cara ? Conseguiu entender ?

Aaaaa ! E dêem uma olhada nesse site... Num sei se a galera conhece, mas aí vai:

http://paginas.terra.com.br/servicos/kiteffects/

Abraços !

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


..Feeling..MF
O que diferencia um bom boost dum outro ?
O que ele faz é simplesmente aumentar o sinal que entra no pedal de distorção ou tem mais alguma coisa aí por detrás ?

Bom, vamos do início, um boost sozinho só faz umas única coisa, aumentar o volume ... ele pega o sinal que está sendo colocado na entrada, aumenta a amplitude desse sinal e joga na saída.
Na distorção ou overdrive, ocorre saturação para se ter resultado ... logo quanto mais volume vc colocar na entradas desses pedais, masi ele vai saturar e vc terá como resultado mais distorção ou overdrive ... então se vc ligar um boost antes da distorção ou overdrive, esses pedais serão saturados mais ainda.
Agora se vc ligar o boost depois da distorção ou overdrive, vc vai pegar essa distorção ou overdrive e aumentar o volume deles.

Resumindo:
Mais saturação: guita>boost>dist./overd.
Mais volume: guita>dist./overd.>boost

E se for isso, a qualidade de um para o outro está SÓ na qualidade dos componentes internos ou tbm no arranjo desses ?
Bom cara se for pra falar de eletrônica, tudo influencia ... vc pode ver vários modelos de overdrive, por exemplo, que só o fato de mudar um diodo por outro com as especificações técnicas igual a do primeiro, e a de disferente SÓ o material que foi feito diferente já dá muita diferença no timbre.

Para eu soldar um resistor em série no pino central do jack de entrada do pedal de Wah-Wah
Bom vc procura o fio que está ligando o pino central de entrada para o restante do circuito e solta ele .... No mesmo lugar onde esse fio estava soldado vc solda uma das perninhas do resistor ... aí vai ficar sobrando o fio que vc tirou do pino central e a outra perninha do resistor que não foi soldada ... então vc pega esse fio e essa perninha do resistor que sobraram e solda um no outro.

E dêem uma olhada nesse site... Num sei se a galera conhece, mas aí vai:
http://paginas.terra.com.br/servicos/kiteffects/

Conheço o site mas nunca testei nenhum desses efeitos.

..Feeling..MF
Veterano
# jul/07
· votar


Fernando de almeida

Fala cara !

só o fato de mudar um diodo por outro com as especificações técnicas igual a do primeiro, e a de disferente SÓ o material que foi feito diferente já dá muita diferença no timbre.

É cara, é o que eu imaginava.... Lôco isso, não ?

Agora saquei como fazer a ligação.... ainda num abri o wah-wah.... mas na minha cabeça o jack de entrada teria 3 pinos.... e no central não teria nada ligado.... num sei pq, acho que devo ter visto uma figura ou algum desenho nada a vê.... ê... burro... heheheheh

Mas cara, filosofando de novo..... pq soldando esse resistor de 10kΩ em série com o pino central do jack o sinal de RF é bloqueado ? Tipo.... ele corta somente a rádio frequência ? ...... que doidera.... :P

Cara, brigadão pela atenção !

Abraços !

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


..Feeling..MF
pq soldando esse resistor de 10kΩ em série com o pino central do jack o sinal de RF é bloqueado ? Tipo.... ele corta somente a rádio frequência ? ...... que doidera
Bom doidera total ... Na verdade é o seguinte resistores, capacitores, indutores e até semicondutores qdo num circuito atuam de diferentes modos de acordo que como são interligados ... vc pode ter divisor ou multipllicador de corrente ou tensão, e entre várias possibilidades vc pode fazer filtros que filtram frequencias altas, médias e baixas e até combinação de duas dessas ... no caso do circuito esse resistor atua de modo a filtrar o RF mas deixa o sinal da guitarra passar ...

..Feeling..MF
Veterano
# jul/07
· votar


Fernando de almeida

Brigadão Fernando !

Vou fazer uns testes com os pedais e posto aqui os resultados !

Valeu,

Abraços!

victorcurvo
Veterano
# jul/07
· votar


Fernando de almeida

Fernando...
Exatamente, aliás como vc mesmo havia me "ensinado" ehehehe

..Feeling..MF

Isso mesmo o Fernando deixou muito claro...
Aliás...o tópico dele aki dá várias dicas para como montar um set simples mas que atenda às suas necessidades.
Qualquer coisa estamos aí...
Abraço

kiki
Moderador
# jul/07
· votar


Fernando de almeida
cara, muito bom. parabéns!
não li tudo, pois chega uma hora que foge do meu conhecimento, mas já esclareceu muito.

e muito boa sua idéia dos pedais economicos (poderia ser uma propaganda política, "pedal do povo"). até agora montei um mini fuzz do bertola, to vendo se começo a expandir meu kit handmade!

valeu!

..Feeling..MF
Veterano
# jul/07
· votar


Fernando de almeida

Fala cara!

Bom, fiz alguns testes ontem à noite com dois dos meus pedais (DS-1 e FatBoy I) e com a guitarra para saber quem estava sintonizando rádio.... heuheuhehe....

Vamos por partes....

Primeiro teste.... Liguei a guitarra no ampli (que não tem distorção) e aumentei no talo........ Nada de rádio... beleza

Segundo teste... Somente o FatBoy e guitarra.... Viiiiiiiixi.... Rádio !
Abaixei o volume da guitarra e o wah-wah ligado........ rádio !
Despluguei o cabo da guitarra da guitarra, deixando ligado no FatBoy.... rádio !
Troquei o cabo (por um pequenininho)que estava entrando no fatboy, pensando que este (o cabo) estaria funcionando como antena..... nada... rádio de novo....

Caraco..... Tirei a fonte e liguei com bateria..... rádio de novo, mas com um pouquiiiiiiiiiiinho menos de intensidade (acho que pq a bateria tava meio usada... heheheh)

Bom, daí deixei o fatboy de lado e liguei o DS-1 com fonte.... Aumentei tudo no talo.... e tinha sim, no fundinho, uma RF.... mas nada comparado ao wah-wah....
Daí liguei o DS-1 (é japa, viu ! ;P ) com bateria, e a RF diminuiu bastante, na verdade nem lembro de ter escutado quando testei com a bateria...

Caramba.... o que tirei de conclusão foi que, realmente, o wah-wah está muito suscetível à RF e que vou abrir e soldar mesmo o resistor de 10kOhms (não sei fazer o símbolo... uehueheuh) no jack....

Maaaaaaas antes disso vou fazer um último teste.... Estou morando em sampa, perto da paulista (onde tem, realmente, muita RF), daí vou descer para Santos (meus pais moram lá) e levar os pedais e fazer esses testes novamente, daí sim, abro o pedal e soldo o resistor......

Bom galera, se alguém tiver alguma sugestão ou no meio disso tudo enxergou alguma coisa diferente de mim, por favor mandem mensagem.... chatooooooona essa RF !

Abraços !

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


Estou morando em sampa, perto da paulista (onde tem, realmente, muita RF),
Putz isso pode ser a fonte dos seus problemas ... e juntanto com o fato do wahwah ser suscetível à RF ferra de vez ...


Maaaaaaas antes disso vou fazer um último teste.... Estou morando em sampa, perto da paulista (onde tem, realmente, muita RF), daí vou descer para Santos (meus pais moram lá) e levar os pedais e fazer esses testes novamente, daí sim, abro o pedal e soldo o resistor......
Isso, e depois entra em contato ...

..Feeling..MF
Veterano
# jul/07
· votar


Fernando de almeida

Fala cara, sou eu denovo ! :P

Ainda não fiz o teste levando o pedal proutro lugar, mas quando fizer posto os resultados....

Então, tava aqui pensando..... Saca o NS-2 da Boss ? Ele tem uma saída para alimentação dos outros pedais.... E aí, tu acha que vale a pena comprar aquele cabinho com vários plugs p4 (é p4 que chama?) para ligar os pedais ?
Ele chega a fazer alguma filtragem na voltagem ou simplesmente alimenta os outros pedais ?
E outra..... O que uma boa fonte tem de diferente de uma fonte genérica ?

Abraços !

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


..Feeling..MF
Saca o NS-2 da Boss ?
Sim ... tem um cara que tinha umas dúvidas no início desse tópico, e tem umas dicas dadas pra ele que talvez te sirvam ...

Ele tem uma saída para alimentação dos outros pedais.... E aí, tu acha que vale a pena comprar aquele cabinho com vários plugs p4 (é p4 que chama?) para ligar os pedais ?
Sim vale a pena ... vc só tem que tomar cuidado com a capacidade da sua fonte, a amperagem dela tem que ser compatível com a amperagem consumida por todos os pedais somados.

Ele chega a fazer alguma filtragem na voltagem ou simplesmente alimenta os outros pedais ?
Ele filtra seu som retiram eventuais ruídos gerados por rede elétrica, fonte, distorções, captador, etc ... Veja no início desse tópico que tem a parte que explica sobre Noise Supressor.

O que uma boa fonte tem de diferente de uma fonte genérica ?
Cara, o fato de uma fonte ser genérica não quer dizer que ela seja ruim ... O que vc tem que ver é se a fonte tem 9V, corrente compatível com a que vai ser consimuda por todos os pedais somados, dá uma olhada na qualidade dos fios da fonte se não é aqueles muito finos, ver a qualidade dos plugs, dá uma pesquisada sobre a marca e já era ... nesse tópico, no início, também fala sobre fontes ... dá uma olhada.

..Feeling..MF
Veterano
# jul/07
· votar


Fernando de almeida

Cara, acho que não me expressei bem.... Li o teu tópico todo... Até imprimí para ler no papel, para falar a verdade... Heheheh.... E a dúvida é a seguinte:

Eu sei que o NS-2 filtra ruídos e "hums" e tal, tanto é que ele é um noise supressor, e não um noise gate.... Eu tenho esse pedal, o uso utilizando o send e return e é de extrema utilidade para mim.... Já fiz vários testes.... ligando ele em várias ordens da cadeia e até utilizando somente o input e o output dele.....

A minha dúvida é se ele chega a funcionar como um filtro de linha, limpando a voltagem e repassando essa voltagem para os outros pedais, limpa (no caso utilizando a saída de alimentação com aquele cabinho com vários plugs p4).... E não somente limpando o sinal que chega nele depois de ter passado, por exemplo, por compressores, drives e overdrives....

Sabe pq ? Desconfio que essa RF esteja sendo canalizada através da rede elétrica, e não através dos pedais / guitarra....

Pq imagina o seguinte..... Vamos ligar todos os pedais com baterias, ok ? E somente o ampli na rede elétrica.... Meu palpite é que fique muito menos ruído.... Tanto é que utilizando o meu DS-1 com bateria, ele fica muito mais silencioso do que com fonte.... Façam os testes com compressores.... Lembro uma época que eu tinha o CS-3 da Boss.... Ô bixo barulhento..... mas com bateria ele ficava bem mais quietinho....

Então, na minha cabeça, se eu ligar somente a fonte no NS-2, e este atuar como um filtro de linha, e repassar essa "alimentação" para os outros pedais mais limpa, talvez essa RF seja atenuada... Mas disconfio que não.... ele somente repassa a alimentação, trabalhando na limpeza somente do sinal que está entre o send e return....
Deu prá entender eu fiz confusão ?

Bom, já escrevi demais....
Cara, valeu pela paciência e atenção !

Abraços !

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


A minha dúvida é se ele chega a funcionar como um filtro de linha, limpando a voltagem e repassando essa voltagem para os outros pedais, limpa (no caso utilizando a saída de alimentação com aquele cabinho com vários plugs p4).... E não somente limpando o sinal que chega nele depois de ter passado, por exemplo, por compressores, drives e overdrives....

AH ... desculpe o engano ... Então sim ele também filtra ruídos provenientes da rede elétrica e fonte, porém não faz milagres ... se sua fonte e/ou rede eletrica estiverem desconformes, dependedo dessa desconformidade o NS2 não consegue atuar plenamente ...


Sabe pq ? Desconfio que essa RF esteja sendo canalizada através da rede elétrica, e não através dos pedais / guitarra....
Cara, se o problema for só o RF na rede, o NS2 daria conta pois o sinal RF tem alta frequencia, que também é característico dos ruídos em geral logo o NS2 entenderia como ruído e filtraria ...

Na verdade o NS2 não atua como filtro de linha, mas qq ruído adicionado ao sinal da guitarra proveniente da rede elétrica ele tenta filtrar ...

..Feeling..MF
Veterano
# jul/07
· votar


Fernando de almeida


Cara, se o problema for só o RF na rede, o NS2 daria conta pois o sinal RF tem alta frequencia, que também é característico dos ruídos em geral logo o NS2 entenderia como ruído e filtraria ...

Poxa cara, saquei..... Poisé.... O fod... é que eu liguei o wah-wah entre o send e return do NS-2 como sendo o primeiro pedal da cadeia, e o problema é que a RF era tão forte que parecia se misturar quase que por completo no sinal da guitarra.... daí num tem santo que dê jeito... nem NS-2....

te falar que é um negócio "feio" de se ouvir.... heheheheh

Bom, brigadão pela atenção....
Qualquer novidade ou outra dúvida posto aqui !

Abração !

..Feeling..MF
Veterano
# jul/07 · Editado por: ..Feeling..MF
· votar


Fernando de almeida

Fala cara ! Ontem fiz mais uns testes...... Sô teimoso mesmo.... :P

Sentei com calma e fiz as seguintes ligações, (tudo plugado num filtro de linha.... ampli e pedais)

1) Somente guitarra e o DS-1 com bateria: super silencioso....

----os testes seguintes foram todos utilizando fonte----

2) Somente guitarra e o DS-1 com fonte: escutava-se uma RF ao fundo, mas nada de muito grave...

3) Guitarra, DS-1 e NS-2 (noise supressor - sempre que eu digo que liguei com o NS-2, entenda-se que utilizo o send e return).... super silencioso....

4) Guitarra, DS-1 e depois o FatBoy: ao ligar o wah-wah, a maldita RF era apresentada.... sinal bem forte mesmo....

5) Guitarra, NS-2, DS-1, FatBoy (nesta ordem): !!! e não é que a RF atenuou bastante ? Para não dizer que sumiu.... pq às vezes, o ns-2 deixava escapar um pouquinho.... mas bem pouquinho quando eu parava de tocar.... e isso sempre com o DS-1 ligado com saturação no talo e o tom no super agudo (em uma escala de 1 a 10, no 9,5)
......... daí pensei (que nem o post acima) "porr@, num fiz esse teste antes ? buuuuurroooooooo... dá zero prá ele..... heheheheh"

Ontem me impolguei e toquei prá carái.... trocando a chavinha de low, mid e high do FatBoy.... obtive resultados interessantes..... e utilizando somente o DS-1 e ampli(sem distorção) !
Vou gravar no comp. para escutarem os resultados..... Aguardem ! ;D

Abraços !

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


..Feeling..MF
Ontem me impolguei e toquei prá carái.... trocando a chavinha de low, mid e high do FatBoy.... obtive resultados interessantes..... e utilizando somente o DS-1 e ampli(sem distorção) !
Vou gravar no comp. para escutarem os resultados..... Aguardem ! ;D

Opa ... manda aí ...

Ricardo Voodoo
Veterano
# jul/07
· votar


Não li, mas vou ler...já de antemão digo: quer que alguma coisa seja feita, e bem feita? Dê a quem está sempre ocupado...

Parabéns Fernando de Almeida...

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07
· votar


Ricardo Voodoo

Valew cara ...

d3m0n
Veterano
# jul/07
· votar


Olá Fernando.
Primeiro, parabéns pelo seu excelente tópico.
Sou bem inexperiente no assunto e tenho algumas dúvidas, pode me ajudar?
Seguinte, tenho um amp Laney TF-300 e uma Epiphone Les Paul Custom. O som que eu quero tirar é rock (purple, led, floyd), mas também tenho uma Ibanez RG7321 (7 cordas), então gosto muito de som pesado também (in flames, nevemore, arch enemy), mas isso fica mais para hobby mesmo, toco em banda com o som mais rock.
Como pedal tenho um wah wah 95Q apenas. Para distorção utilizo a do amp mesmo, pois ele tem 2 canais, um mais pesado e outro mais leve. Ele também tem Reverb.
Minhas dúvidas são: devo utilizar a distorção do amp mesmo, ou isso não é muito recomendável?
E sobre os pedais de equalização, acho que não entendi bem como eles funcionam, eles não seriam como os controles que tem no amp de agudo/médio/grave? Qual a diferença entre regular isso no amp e regular no pedal?
Quais os pedais você recomenda para o estilo que toco?
Muito obrigado por qualquer ajuda que possa me dar.

Abraços.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


d3m0n
amp Laney TF-300 e uma Epiphone Les Paul Custom
Ibanez RG7321 (7 cordas)
wah wah 95Q

Set legal, parabéns.

devo utilizar a distorção do amp mesmo, ou isso não é muito recomendável?
Isso é altamente recomendável ... senão não existiria os pedais simuladores de amplificadores, na verdade simuladores de amplificadores são uma febre hoje em dia ... então porque não usar a distorção do ampli logo, né??? Use a distorção do ampli, recomendo ... Agora, além da distorção do ampli vc queira uma distorção com regulagem/timbre diferente a mais aí entra os pedais ...


E sobre os pedais de equalização, acho que não entendi bem como eles funcionam, eles não seriam como os controles que tem no amp de agudo/médio/grave? Qual a diferença entre regular isso no amp e regular no pedal?
Cara assim como se vc quiser ter uma distorção com regulagem/timbre diferente vc pegaria algum pedal, para vc ter uma música com timbres diferentes no que diz respeito a equalização, aí vc entra com o pedal de equalização com a grande vantagem de ajustar individualmente o ganho ou redução em faixas (bandas) separadas do espectro do sinal (normalmente 7 ou 10 bandas). O seja vc consegue regular melhor as frequencias que vc preferir e não só mid, low e treble ... Outra, vc pode fazer a combinação de Clean ampli, Clean equalizer, Dist. ampli e Dist. equalizer ... de duas possibilidades que vc tem com o seu ampli com o acréscimo do equalizer vc terá 4.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito