Como aumentar ganho (distorção) do distortion plus

    Autor Mensagem
    two
    Veterano
    # jan/07


    Estou montando um pra mim, e antes de começar eu gostaria de saber se eu conseguiria aumentar o ganho dele e manter o mesmo timbre, sem mudar as caracteristicas de tonalidade. Ou seja simplesmente fazer com que ele fique com mais distorção?

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    alguém pode me ajudar?

    silvio_rp
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    two
    Usar um pot de 1M no ganho pode fazer isso.

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Mas a distorção não é proveniente dos diodos? Não seria melhor colocar mais diodos, ou trocar o modelo por um que faça isso? Ou se eu simplesmente utilizar este pot eu consigo aumentar o ganho?

    guitarRox_fpl
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    two
    mudando o diodo talvez mude o ganho tb mas acho q num vai ser tao significativa a mudança, melhor é mudar o pot ou algum resistor do circuito...
    ahh e use diodos de germanio como no original...
    e naum use o 741, esse ci é o pior q existe pra audio, hj em dia tem coisa muito melhor como os burr-brown (sei la como escreve)...
    vai no fuzzcentral e procura o liquid drive, o circuito é praticamente identico do mxr, mais vc vai prescisar usar a placa do microamp q tem no tonepad...

    flws é isso ai Abçs

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    two
    Cara, da uma olhada nesse tópico http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/ lá tem tudo o q vc precisar saber sobre Dist., Drives, Boost, Volume, etc. Com certeze vc vai achar a solução do que vc está procurando.

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    guitarRox_fpl
    Fernando de almeida
    silvio_rp


    Obrigado pelas dicas.

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Aproveitando a deixa sobre pot, se eu mudar o pot da guitarra para um de 1M ajudaria a aumentar o gainho do captador? desculpe se foi uma pergunta idiota.

    BaNdAiD
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    two

    Boa pergunta!! vou esperar a resposta tb...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    two
    Aproveitando a deixa sobre pot, se eu mudar o pot da guitarra para um de 1M ajudaria a aumentar o gainho do captador? desculpe se foi uma pergunta idiota.

    Não cara não vai ter mais ganho não. O volume só vai abrir mais rápido e você vai ter um pouco mais de brilho no som (algo como acréscimo de médio-agudo e agudo).

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fernando de almeida
    Muito obrigado!

    Fox_scc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    two,

    para vc aumentar o ganho do Distortion+, vc pode pode fazer o seguinte:

    1. Para o volume usa um pot de 10K Log era mais que suficiente.
    2. Diodos de Germanio baixam muito o ganho, então usa os de silício(1N4148).
    3. Troque os resistore de 1M(R2 e R3), que são responsáveis em dividir a tensão de alimentação para o CI, por um par de 22K.
    4. O Resistor de 1M(R8), aumente para 2M2.

    OBS: com a modificação "3", vc só pode usar LEDs ou Diodos de silicio se colocar um resistor de 4k7 a 10K em serie com o pot de volume, pois a corrente fica muito alta no final, chega a acender os leds.

    Tudo isto é referente ao esquema do TONEPAD.

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fox_scc
    Obrigado pelas dicas. Vou arriscar.

    AHP
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    mas muda os de germanio pra silicio aumenta o ganho mas perde totalmente akela caracteristica dele vintage , pelomenus o meu eu testei varios diodos e os unicos vintage , legais mesmo , foram o 1n914 e in60 ( germanio , ambos)

    AHP
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Obs... vc tbm pode faze um mod pra usar os de germanio e os de silicio , assim vc pode ter o som vintage e o som com mais ganho , eu usei aki em casa uma chavinha simplinha pra troca entre os de germanio e entre os de germanio com os de silicio em serie , fiko bem lgl !!faça uns testes , os diodos saum praticamente livres à modificações
    hope it helped...

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Dá pra eu montar este pedal em uma placa universal?

    two
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: two
    · votar


    Fox_scc
    Só pra esclarecer uma duvida
    OBS: com a modificação "3", vc só pode usar LEDs ou Diodos de silicio se colocar um resistor de 4k7 a 10K em serie com o pot de volume, pois a corrente fica muito alta no final, chega a acender os leds.

    De acordo com o esquema da tonepad para fazer esta alteração bastaria eu alterar de 1M pelo par de 22k, ou eu teria que fazer mais alguma alteração? Isso utilizando diodos de silicio.

    Fox_scc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    AHP

    Vc tem razão, tanto que no meu caso estou usando os de Germânio, mas perdi um pouco de ganho, contudo o TWO, n tá preocupado com o timbre e sim com o ganho.


    two

    Eu aconselho vc colocar un resitor de 4K7 em serie com o petenciometro de volume, que tb aconselho que seja de 10K, pois vc pode forçar muito os diodos ou leds e ai reduz a vida útil destes componentes, a menos que queria usar os diodos de Germanio.

    Eu aconselho vc a aprender a fazer as plaquinhas. Acho mais fácil que tentar montar nas placas universais, pois se der uma bronca, vai ficar muito mais difícil para depurar o problema.

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fox_scc
    Valeu.
    Só esclarecendo, eu estou preocupado com timbre sim, mas dentro da possibilidade do melhor timbre, eu quero saber como eu faço para aumentar o ganho dele ao máximo.

    Fox_scc
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Fox_scc
    · votar


    two

    Faz a modificações que te falei, e no lugar das conexões dos diodos, vc coloca pontes de CI, para poder tirar e botar os diodos, como bem quizer ou até pode usar uma mini chave on-on(dpdt), para mudar entre didos de germanio ou sicilicio.

    Quando quiser um som mais moderno, ardido e com mais ganho chaveia para sicilio. Se precisar de algo mais vintage, aveludado, chaveia para os germanios.

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fox_scc
    Vc teria um esquema com essas ligações?
    Pois como sou iniciante na construção de pedais não entendo muito

    Fox_scc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    two,

    passa teu email, pois trabalho das 08:00hs as 22:00hs, ma no final de semana eu desenho isto pra vc, ou pego algo na internet.

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fox_scc

    rg450@bol.com.br
    Valeu mesmo!!!

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    up

    Fox_scc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    two

    recebeu o esquema?... não sou bom desenhista, mas acho que dá pra entender né?

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fox_scc
    Não recebi! Se possivel envie novamente.

    two
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Fox_scc
    O cara, acabei de receber, valeu mesmo.
    Ps.
    ainda bem que vc não ganha a vida desenhando. hahahahahaah. Valeu deu pra entender legal.

    Fox_scc
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    two

    Enviei novamente para o email rg450@bol.com.br .

    two
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Montei o pedal e coloquei um pot de 1M só que o drive quase não abre até chegar na posição de 12h, e depois aumenta muito rápido, alguém sabe me falar o porque?
    Montei ele no esquema original da tonepad só mudei o pot por orientação do pessoal.

    two
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    ALGUEM

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como aumentar ganho (distorção) do distortion plus