HandMade e a busca pelo "seu" timbre

    Autor Mensagem
    Casper
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Casper


    Estava lendo um artigo do excelente AnalogMan

    http://www.analogman.com/

    http://forums.delphiforums.com/n/main.asp?webtag=guitareffects&nav=sta rt&prettyurl=%2Fguitareffects

    AnalogMan é um site de uns caras obcecados por
    efeitos vintage, coisa de primeira. Eles começaram com
    modificações em pedais clássicos, e hoje produzem
    clones de primeira.

    O tópico discute o fato da padronização de timbre.
    Incrivel como as pessoas procuram equipamentos para
    ter o timbre de tal e tal pessoa, isso é meio insano.

    Essa serie artist, por exemplo, da Digitech.
    Pegue esse The Brian May Red Special, por exemplo.
    Que coisa medonha! Os presets tem até os nomes das músicas!
    O único uso desse pedal seria para a banda Queen cover, e olhe lá.

    Isso acontece com muitos fabricantes de pedaleiras digitais.
    E isso deveria ser o contrário. Esses equipamentos, com seus
    milhões de parâmetros e possibilidades, são usados muitas vezes de
    forma restrita. Estou cansado de ver POD e VAmp nivelando
    o timbre por baixo.

    Pedais analógicos handmade, por outro lado, mesmo que sejam
    o mesmo circuito, tem som diferente um do outro. Isso é o caminho
    para uma assinatura de timbre, única. Não estou fazendo apologia
    ao analógico, somente estou constatando um fato.

    Acho que esse é o caminho.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Incrivel como as pessoas procuram equipamentos para
    ter o timbre de tal e tal pessoa, isso é meio insano


    digo q eh totalmente insano!

    Não estou fazendo apologia
    ao analógico, somente estou constatando um fato


    tu ja leu a historia do "Timbre de 1 milhao de dólares?" ... eh bem por ae ... o cara ter a sua identidade .. para mim ... isso eh o q falta hoje na esmagadora maioria dos músicos ...

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Casper

    Concordo que é insano mesmo, e aqui neste mesmo fórum volta e meia a gente vê aquele pessoal querendo "o timbre do [nome do seu ídolo]".

    Mas algumas das pedaleiras tops têm muitas, mas eu digo MUITAS possiblidades. O timbre não fica de jeito nenhum "padronizado". Uma GT-8 da vida, com o loop de efeitos, pode se tornar apenas um elemento na cadeia. Eu aqui tenho uma GNX3000 da Digitech, que permite a você pegar diferentes simulações de amplificadores e caixas acústicas e misturar na dose que desejar. O número de possiblidades é absurdo.

    E mais... a padronização do som não é um fenômeno exclusivamente do mundo digital. Afinal de contas, quanta gente não deve ter comprado uma Fender Stratocaster, um Marshall e um Fuzz Face para soar como o Jimi Hendrix? Se formos raciocinar por esse lado, logo chegamos à conclusão de que timbre REALMENTE original é só se fizermos nossos próprios equipamentos - incluindo aí de enrolar captador até montar a caixa do amp com materiais e tamanho personalizados.

    Pensando bem, os Mutantes eram assim... =)

    Casper
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Outro dia eu passei uma tarde toda brincando com um POD XT.
    Eu sou meio draconiano quanto a pedais, mas as possibilidades
    são incríveis! Dá para criar, sem dificuldade, uma série
    de timbres fantásticos. As modulações são ótimas. Penso que os
    usuários (ou pelo menos os que eu conheço) tem preguiça
    de explorar esse tipo de equipamento, vão pessetando
    e bola pra frente. É uma pena.

    O lado do analógico é verdade também. Quantas Fender Jaguar
    (diga-se de passagem que é uma merda total) não foram
    vendodas para aspirantes de Kurt Cobain?

    BaNdAiD
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Concordo que é insano mesmo, e aqui neste mesmo fórum volta e meia a gente vê aquele pessoal querendo "o timbre do [nome do seu ídolo]".

    Todo dia tem um que diz: como eu tiro o timbre do slash com minha zoom 505II?? nessas horas que o Urubu Rei faz falta...

    Acho que os sons já consagrados são tipo uma vitrine, ou um catalogo. por exemplo: vc ouve uma musica e acha o delay do cara muito legal, e pensa "essa delay ficaria muito foda naquele meu solo!" ai vc vai atras de saber qual delay e tals...
    ou então tipo: "Eu preciso de um som que lembre as bandas de rock britanicas pelos idos dos 60' " ai vc vai atras do equipamento dos beatles, stones, e tals!!

    Mas copiar todo o set e os presets e realmente insano!!

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Casper

    Mas nada ganha das Les Paul (qualquer marca) dos adoradores do Slash, hahahahaha...

    Dr Jivago
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu acho que todos os guitarristas passam por essa fase de querer "copiar" o timbre de alguem. Independe se isso é feito com efeitos digitais ou analógicos.

    Mesmo os grandes mestres da guitarra em algum momento queriam ter um som próximo ao dos seus ídolos. Evidentemente, com o tempo vem as experimentações e o surgimento de diferentes combinações que acabam criando algo novo.

    Eu troquei minha guitarra por uma Tagima Strato porque curto o timbre do Blackmore, do Robin Trower, do Malmsteen, do SRV, etc... e não tenho vergonha de dizer que procuro regular meus pedais para tirar timbres que lembrem os dos meus ídolos.

    Acho isso uma grande curtição enquanto guitarrista amador que toca só por diversão. O problema mesmo é quando isso se torna uma obsessão.

    Casper
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bog:

    hehehe e a Les Paul Zakk Wild então?

    Aquela do alvo...

    Quando eu vejo um cara com uma dessas,
    tenho vontade de pegar um arco-e-flecha e
    acertar entre os captadores.

    Bog
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Dr Jivago

    É, concordo contigo em parte. Às vezes é divertido tentar reproduzir um timbre com o equipamento que você tem. Princiapalmente porque, como bom amador que sou, toco muito mais músicas dos outros do que composições próprias.

    Mas eu acho que a coisa perde um pouco o sentido quando o cara começa a condicionar suas compras a isso: ter o som parecido com o do fulano ou ciclano. Eu aqui na verdade adoro aqueles pedais com infinitas regulagens, só pela diversão de poder ficar inventando coisas. Normalmente, eu treino usando timbres meio aleatórios: ligo um pedal qualquer e coloco os parâmetros meio na louca. Às vezes, encontro algumas coisas que eu gosto, mas na maior parte do tempo, deve ser um tormento para os vizinhos, hahahahah

    Casper

    É, essa é deve ser uma das campeãs. Mas tem umas que levam nomes de artistas mas isso não faz tanta diferença. Por exemplo, eu achei muito bacana (para o preço) uma Epiphone semi-acústica, Emperor II "Joe Pass". Não achei nenhuma equivalente sem o nomezinho extra, e compraria a guitarra mesmo sem saber quem diabos é esse Joe Pass!

    Hibasaki
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Bog

    Concordo em parte, pq as suas inflências definem, de certa forma como vc soa e isso eu digo sem o uso de pedais. De tanto ouvir um artista vc passa a roubar frases dele, sem nem mesmo saber às vezes. Eu faço isso e naum tenho vergonha de admitir, mas tbm tento deixar a frase do cara com a minha personalidade.

    Com pedal eh a mesma coisa, pra mim pelo menos. Eu chego próximo ao som dos caras que eu curto, aí eu penso "Mas dexa eu dar uma melhorada aqui" e dou uma mudada nele pra fikar o MEU SOM.

    Soh q eu saí de um ponto pra chegar nesse MEU SOM. Foi uma combinação de muitas influências minhas e mais um tantinho soh meu q gerou-o.

    é isso aí

    Hibasaki
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Casper

    Nossa, e as Ibanez do Joe Satriani e do Steve Vai, um monte de nego babando nas lojas de música q eu entro por elas.
    Eh meio tosko esse negócio de guitarra signature, pq tipow, o som do cara eh muito mais o amp dele do que a guita, sem contar os pedais e (para alguns artistas) a montanha de racks que os caras usam, então comprar uma guitarra dessas uma puta furada, pq vc nem vai tocar igual ao cara, nem vai soar igual a ele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a HandMade e a busca pelo "seu" timbre