Duvida um pouco besta em relação: Potenciômetro

    Autor Mensagem
    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: GuitarHome


    Galera tenho um wah da Onerr que gosto muito ja troquei a chavinha por uma chavinha boa pra caramba, é que não manjo mais sei que é boa porque me falaram e ela é bem macia nao precisa da aqueles pisões pra ligar o wah.

    Mais agora andei pensando aqui e gostaria de saber:
    1-) Quanto custa um Potenciômetro Cry Baby?
    2-) O que mudaria se eu colocasse um Potenciômetro Cry baby no meu wah da onerr?
    3-) Valeria a pena fazer essa troca de Potenciômetro?

    Abraços

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Sempre quando estou digitando rapido eu troco passado perfeito pelo futuro do presente. =/

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    GuitarHome

    Acho que não vale a pena. Você pode é ajustar o curso do potenciômetro, abaixando ou diminuindo a altura dele no suporte da carcaça, respeitando seus limites.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Como isso?
    Não intendi.
    Isso vai alterar as frequencias do wah? tem como eu deixar ele mais forte ou mais agudo ou grave?
    tem algum site que explica isso?

    abs

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    GuitarHome

    Nunca vi um site que explica isso, mas já fiz com dois pedais que eu tinha. O pedal não utiliza todo o curso do potenciômetro, então você pode regular a altura dele no suporte.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci
    O Suporte do potenciometro seria aquela pecinha que fica sobre ele tipo uma barra / ?
    Que gira sobre ele? ou to viajando?

    O que mudaria se eu fizesse isso? Da para colocar pra utilizar o curso todo do potenciometro sem problemas? O wah fica mais forte ou com alguma alteração no som ?

    abs

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    GuitarHome

    O suporte é onde o potenciômetro é fixo. São duas hastes e o potenciômetro fica entre elas. Você pode deixar o curso do potenciômetro mais pro grave ou mais pro agudo, mas deve respeitar seus limites, senão arrebenta o potenciômetro.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Hum nem manjo disso. Vc tem uma foto pra axar na internet explicando como faz?? Porque axo que meu wah nao tem grave =/.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Up :)

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    GuitarHome

    Não tenho uma foto.

    Ao abrir o pedal, você vai ver o potenciômetro encaixado na carcaça. Ali você pode ajustar o curso e qual região do potenciômetro você quer trabalhar, soltando a porca que prende o potenciômetro e colocando na posição.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    LeandroPanucci

    Eu não manjo muito disso.
    Mais por curiosidade o potenciômetro seria os circulados em vermelhos:
    http://img489.imageshack.us/img489/1766/imagemmt3.jpg ?

    Se não teria como nessa mesma imagem vc circula pra min qual seria o potenciômetro ?.

    Vou ver se arranjo alguem pra fazer isso pra min mais acho que vai dificil encontrar mais mesmo assim me ajuda ae :).

    abs

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    UP =]
    alguem pode me explicar o que o Panucci falou :)?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    GuitarHome

    Exatamente.

    Ele está fixado num suporte. Se você afrouxar um pouco a porca que prende o potenciômetro, você pode movê-lo pra baixo ou pra cima, e fixar.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Mais eu tenho que mover a parte em que parece uma "roleta"?

    Movendo pra baixo vai puxa som mais pra agudo?
    Movendo pra cima vai puxar som mais pra grave?

    É isso?
    E que chave que eu posso usar pra afroxar a porca sem zuar ela?

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Alguém ai?

    haha
    =/

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    GuitarHome

    1-) Quanto custa um Potenciômetro Cry Baby?
    Aproximadamente 100 reais, algumas vezes mais caro até.

    2-) O que mudaria se eu colocasse um Potenciômetro Cry baby no meu wah da onerr?
    Absolutamente NADA, os dois tem as mesmas especificações, não haveria nenhuma mudança de timbre ou funcionalidade do pedal.

    3-) Valeria a pena fazer essa troca de Potenciômetro?
    Ajude uma criança pobre com este dinheiro... você já desperdiçou grana com a chavinha, que não muda nada, a não ser que você trocasse ela por uma DPDT para fazer um True Bypass... mas isto já é bim mais complexo.

    Pare de se preocupar e use o pedal... vai ficar mexendo nele ele vai acabar saindo mais caro que um Cry Baby e valendo menos que um Onner normal na ora de vender...

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    danilomagacho

    DPDT para fazer um True Bypass
    Sim é DPDT.


    você já desperdiçou grana com a chavinha,
    Nunca nunca.
    Valeu cada centavo.
    Antes eu precisava praticamente pular em cima do wah pra ligar ele chave dura e porca.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    GuitarHome

    Este negócio da chave ser dura pra ligar e desligar o pedal é uma questão de ajuste. Se você soltar mais a contra-porca (que fica dentro do pedal) e a chavinha subir (pra fora da carcaça), você liga ou desliga o efeito com um toque leve.

    Movendo pra baixo vai puxa som mais pra agudo?
    Movendo pra cima vai puxar som mais pra grave?
    É isso?
    E que chave que eu posso usar pra afroxar a porca sem zuar ela?


    É isso mesmo. Use uma chave-de-boca pra afrouxar um pouco a porca. Se eu não me engano é uma chave de 1/2".

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Agora a ultima duvida eu afroxo a porca e movo o potenciômetro para baixo por exemplo e depois a porca denovo ou é que nem para afroxar a chavinha que só afroxa a porca e pronto nao intendi.
    Vou mandar um amigo meu fazer ou meu luthier se for muito perigoso poruqe acho que ta o wah ta faltando um pouco de agudo.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    GuitarHome

    Veja o sistema do pedal:

    Você move o pedal, que move uma cremalheira, que move uma engrenagem que está no mesmo eixo do potenciômetro. O potenciômetro está acolpado num mancal, que você pode descer ou subir ele. Você aforuxa a porca pra mover o potenciômetro pra cima ou pra baixo no malcal da carcaça, e depois aperta a porca. É simples.

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci
    Intendi, e para nao "arregaçar" o potenciômetro eu tenho que mover pouco né?
    Mais esse pouco é de quanto tem alguma medida ?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    GuitarHome

    Você vai ajustar fechando e abrindo o pedal, com a mão. Lembre-se que ao calibrar a posição do potenciômetro na região dos agudos, você precisa deixar uma sobra no curso do potenciômetro pra quando for desligar o wha-wha e pisar mais forte, senão você arrebenta com o potenciômetro.

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci

    Este tipo de regulagem no potenciômetro altera pouco o range do pedal. Tem alguns resistores que, se trocados por trimpots, permitem regular uma gama animal, tanto variando a frequência quanto a amplitude de atuação.

    Existem alguns pedas com mods destes que permitem tirar timbres bem curiosos...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    danilomagacho

    Aí já não é a minha praia, mas é bom saber esses macetes. O que são trimpots? Tem a ver com cortar freqüências?

    danilomagacho
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    LeandroPanucci

    Trimpots são como potenciômetros (são os pequenos, que se ajusta com uma chave de fenda).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida um pouco besta em relação: Potenciômetro