Melhor Ligação da Pod XTL

    Autor Mensagem
    orlaguitar
    Veterano
    # set/06


    E ae galera tudo bem???

    Faz tempo que não posto aqui... Gostaria de uma ajuda do pessoal ae...

    É o seguitne adquiri uma POD XT Live e gostaria de umas dicas de ligação.

    Geralmente onde eu toco eu levo meu ampli (Vulcano G200) e o mesmo é microfonado, pois usava um V-Amp...

    Gostaria de saber se qual seria a maneira mais proveitosa de usar o equipamento... Ouvi alguns comentários sobre a ligação direta no return do ampli para matar o Pré do mesmo... além dos caras comentarem de não usar o IN do amp, porque estaria usando o pré da XTL e o pré do amp... Dai não teria sentido...

    Se possível também comentem sobre aquele lance que tem na parametrização da XTL de se escolher a ordem das simulações, dos efeitos, etc...

    Valew ae pessoal

    ESP
    Veterano
    # set/06
    · votar


    orlaguitar

    Po não existe uma regra, ligar no loop é uma alternativa, no input tende a ficar um pouco mais agressivo. Acho q a questão é vc testar as possibilidades e ver qual te agrada mais.

    orlaguitar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ESP

    Então... eu até fiz alguns experimentos... saca??? hehe

    Mas, queria saber algumas configurações do output, do sistema de ordem dos efeitos, manja???

    Flávio Moura
    Veterano
    # set/06
    · votar


    orlaguitar
    Gostaria de saber se qual seria a maneira mais proveitosa de usar o equipamento... Ouvi alguns comentários sobre a ligação direta no return do ampli para matar o Pré do mesmo... além dos caras comentarem de não usar o IN do amp, porque estaria usando o pré da XTL e o pré do amp... Dai não teria sentido...

    Mermão, o POD tem vários recurso pra serem ligados em linha... não ficam legais pra usar com um combo... ligar no In não fica legal, pois vc usará um pré em cima do outro pré.... em alguns casos vc não vai se incomodar, mas na maioria, vai... não ligue a simulação de caixas, pelo mesmo motivo....
    A inversão dos pedais tb é um caso desses...

    Soulface
    Veterano
    # set/06
    · votar


    orlaguitar
    Como já falaram, não existe regra. E isso vale pra tudo, não só pro POD.
    O negóio é: O timbre tá legal? Te agradou? Então blz!
    Mas pra isso, é claro, vc tem q testar TODAS as opções possíveis.
    Sem contar q tem amps q ficam melhor q outros, etc...
    Ou seja, as opções são infinitas! hehehehehehe
    Eu por exemplo, sei q o POD é ótimo ligado em linha (recomendado inclusive). Mas qndo vou gravar ligando ele direto no meu pc, o timbre fica uma porcaria. Prefiro ligar no amp e microfona.
    é claro q aí tem vários fatores.
    A placa de som é ruim, não tenho uma mesa de som e tal...
    Mas o importante é vc achar o timbre q te agrade.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Teoricamente, eu espetaria o PODXTL no loop do amp.

    Snakepit
    Veterano
    # set/06
    · votar


    orlaguitar
    Não é um PROBLEMA ligar no input do amp. Na verdade tanto faz, é uma questao de regulagem da pedaleira. O recomendado é nao ligar no input pq vai ficar pre em cima de pre, mas regulando nao tem problema nenhum.

    Meu amp nao tem return e eu ligo no input e nao fica ruim, só tive que adaptar os patches a ele.

    Soulface
    Eu tinha esse problema. Isso acontece pq o amp muda o som (obvio) daí invez de regular sempre pelo som do amp eu começei a regular os patches pra gravação usando fone de ouvido, que fica mais parecido com o som enviado pela USB. O resultado foi incrivel, finalmente consegui gravar descentemente pela USB.

    Soulface
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Snakepit
    No meu caso, nem assim cara! hehehehehehehe
    E olha q os fones q eu tenho tb são bons.

    Mas ou eu sou muito chato pra timbre, ou eu sou completamente incompetente pra fazer patches cara! aheuaheuhaeuaahuea
    Fica muito ruim... Zumbidão mesmo.

    orlaguitar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Flávio Moura

    Vc diz que se eu usar direto no return do amplificador, desligo a simulação de caixas e uso apenas a simulação de amps??? seria isso???

    E mais uma coisa... hehe... Tem aquele lance de chavear o output certo??? Se usar amp, deixo no amp... Se ligar no mixer uso line... Certo??? E dai liga na saída mono (R), né???

    Porque eu microfonava o ampli quando usava o V-Amp... Mas, com a XTL se eu deixar o output em Amp, teoricamente não ficaria legal usar a saída (L) direto para o Mixer, ok??? e assim eu teria que continuar microfonando... ou não tem nada a ver...???

    Snakepit

    Então... Pq eu usava o V-Amp no in do amp... E te falo que eu consegui timbrar muito mais do que ligando no loop, por isso usava desta maneira, entende???

    Soulface

    É verdade... Eu sou muito chato pra timbre...heheh Por isso que estou colhendo as informações da galera para não ficar perdido... E quando eu ligar o esquema no ampli, já estar direcionado pra busca do timbre saca???

    Bendsup
    Veterano
    # set/06
    · votar


    orlaguitar

    eu me dou bem com a saída direct line... dependendo do ampli rola plugar no imput, tipo amplis pra baixo, pois se vc plugar no loop nõ consegue equalizar, mas no geral, pra cubos de guitarra em loop parece ser melhor, neutralizando o pré do cubo... quanto a timbragem vc vai ter que pesquisar, a única coisa que posso te dizer é para não exagerar no gain, pois fica abelha, o negócio é ter um timbre equilibrado na simulação e usar um efeito de distorção pra um som pesado, e tambem pouco gain pra tirar um clean... última, se vc toca em lugares com equipmento de som, retorno e side etal, nem precisa levar cubo, ´sé só plugar na mesa...só to nessa já faz uns meses, carregar ampli o cacete... abraço

    Flávio Moura
    Veterano
    # set/06
    · votar


    orlaguitar
    Vc diz que se eu usar direto no return do amplificador, desligo a simulação de caixas e uso apenas a simulação de amps??? seria isso???

    Isso mesmo! E usa a simulação de pedais tb.. etc..

    E mais uma coisa... hehe... Tem aquele lance de chavear o output certo??? Se usar amp, deixo no amp... Se ligar no mixer uso line... Certo??? E dai liga na saída mono (R), né???

    Vc coloca o output pra amp, se estiver usando amp... e pra mesa de som, se for o caso.

    Porque eu microfonava o ampli quando usava o V-Amp... Mas, com a XTL se eu deixar o output em Amp, teoricamente não ficaria legal usar a saída (L) direto para o Mixer, ok??? e assim eu teria que continuar microfonando... ou não tem nada a ver...???

    Vc diz uma saida pro amp e aoutra para o mixer? Se for isso, não vai dar certo. Use ou um ou outro... pode continuar microfonando o amp... que vai ficar legal.

    orlaguitar
    Veterano
    # set/06 · Editado por: orlaguitar
    · votar


    Flávio Moura
    Vc diz uma saida pro amp e aoutra para o mixer?

    Não, não... Eu disse que se usar a configuração de Output para Amp, não tem sentido usar a saída L para Line... ou vice-versa... Entendeu??

    Agora, me diz uma coisa... Qual seria a melhor opção na escolha do output... Studio é para fone de ouvido e Line, certo??? Dai tem mais algumas opções "COMBO PWRAMP", "COMBO FRONT"... Não é??? Qual geralmente vc usa??? E o que devo usar para a configuração que falei... ??? Será que todas deixam ativadas as simulações de amp e cabinet???

    Flávio Moura
    Veterano
    # set/06
    · votar


    orlaguitar
    Vc usa amp, né? então desative todas as combinações de som... caixas, microfone, tudo. Use apenas simulação de amp e de sons... já tem muita coisa aí. O ressto é pra usar direto na mesa.

    Será que todas deixam ativadas as simulações de amp e cabinet???
    Quando vc monta o som, vc pode ativar ou não... depende de vc.

    Comprei o POD há pouco e não testei usar o amp com as outras simulações.. . tem muita coisa pra testar... hehehehhe
    Mas sei que apenas num som específico e em studio, claro, vc vai achar um som mto loko usando amp e estas simulações... em show ao vivo, talvez não.... vai só embolar seu som.

    Tudo depende de vc, de seu set, etc... eu coloquei uns cabinets aqui e não ficou bom... pelo menos, como estou amadurecendo os sons dele, vou usando o mais simples possível...

    masc073
    Veterano
    # set/06
    · votar


    orlaguitar
    Tem o power engine da tech21 (http://www.tech21nyc.com/pe60.html). Ideal para ser ligada com um pré. Ou então, pega um scorpion da meteoro mesmo.

    tomatinho
    Veterano
    # set/06
    · votar


    galera
    esses dias eu fui tocar num estudio e levei minha xtlive

    tinha um cabeçote marshall e 1 caixa 4x12

    ai espetei meu xt no input, e o meu timbre ficou uma BOSTA
    totalmente diferente do que eu to acostumado, claro que eu nao conhecia o ampli e por isso nao timbrei da melhor maneira logo de cara, mais eu timbrei ele e mesmo assim nao ficou bom

    ficou extremamente agudo, será q isso tem a ver com aquela historia de pré em cima de pré?

    vou ligar na mesa no proximo ensaio pra ver a diferença hehe

    falooww

    Soulface
    Veterano
    # set/06
    · votar


    tomatinho
    Eu to peando bronca de Marshall justamente por causa disso cara.
    Fica muito estranho e muito diferente do timbre q eu tiro em casa.
    Mas final de semana passado eu fiz u teste em um JCM2000.
    Liguei primeiro no Input, e pra variar, não gostei. Aí então eu liguei no Efects Loop, q fica atrás do cabeçote.
    Cara, mudou completamente! hehehehehehehe
    Muito melhor!O negócio é eliminar o cabeçote mesmo.
    Só toma cuidado pq nenhum controle do cabeçote funciona. Vc tem q regular o volume da pedaleira. Se estiver no talo, vc toma um puta susto qndo conecta o cabo!

    Snakepit
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Vc tem q regular o volume da pedaleira. Se estiver no talo, vc toma um puta susto qndo conecta o cabo!

    hahahahahaauh
    Susto é apelido :P

    O bom pra regular o volume pra esses casos é num knob atras da pedaleira, do lado da entrada auxiliar. Daí ele abaixa o volume de saida, nao precisa arrumar patche por patche.

    Soulface
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Snakepit
    Justamente...
    Mas pra ficar legal, todos os patches tem q estar com seus volumes reguladinhos no mesmo nível e tal.
    Como eu fiz a cagada de atualizar a minha pedaleira sem salvar os patches q eu tinha (pensei q tinha salvado e não tinha), tá tudo meio nas coxas agora! hauehuaheuhaeuhaehuaea

    Michel Top
    Veterano
    # set/06
    · votar


    orlaguitar
    Regras nao tem nao amigo.... mas eu uso ela na entrada de efeitos (LOOP) pois elimina o pre do ampli.... uso na config de saida da pod xt live em "Combo preamp".... uso a pod xt live somente pra delays, chorus, pedal de expressao controlando o volume do delay e o equalizador dela.. nem sim. de amp e nem drives eu uso... o resto tudo vem de pedais.... ESI Pro drive 1, ESI Scream Box e Cry Baby.... em estudio ainda uso uma pilha de pedais, dependendo doque eu irei precisar.. normalmente eu gravava em linha mesmo com a pod xt live, mas comprei um SM57 Shure e começei a gravar microfonando o amp... mas no amp realmente eu acho legal usar na entrada de efeitos.... deixo o volume do amp no maximo e controlo do pod mesmo.... abraços!!!

    Michel Top
    www.micheltop.rg9.net

    orlaguitar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ae galera...

    Este final de semana eu fiz alguns testes no meu Vulcano... E realmente o melhor negócio é ligar no loop de efeitos... Eu estou fazendo o seguinte... Guitarra no in da XTL, é out mono no Return do Vulcano... Ficou jóia... Dá pra timbrar muito melhor seus efeitos... É bem legal mesmo... Pq você vai descobrindo quais patches precisam de equalizador, ou somente se o paramétrico do ampli escolhido é suficiente... E dai vc vai descobrindo as inúmeras possibilidades que a XTL lhe permite....

    tomatinho
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Soulface

    bom saber
    vou testar hehe
    mais esse "mudou muito", é pra melhor ou pra pior? :P
    espero que fique mais semelhante ao meu timbre original!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhor Ligação da Pod XTL