Nova Zoom G1 (e um pouco da G2 para quem ainda não conhece)

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jul/06


Só para informar.

Aqui no Japão, acabaram de lançar a VERDADEIRA sucessora da Zoom 505. É a Zoom G1. Sim, estranhamente, eles lançaram a G1 quase um ano depois da G2. Vai entender... Mas custa a metade do preço, a mesma coisa que custava a 505. O DSP é o mesmo da G2, e provavelmente o som dos "drives" é igual (nos que são equivalentes - na verdade, a G1 tem MAIS opções!). Mas fora isso, a quantidade de efeitos e recursos é menor.

Como eu tenho a G2, andei testando com minhas 2 guitarras MUITO diferentes entre si - digamos que uma delas é boa e tem Humbuckers e a outra é um brinquedo - uma Pignose com seu captador single-coil genérico solitário. Notei que a qualidade do som da pedaleira muda bastante também dependendo da guitarra. Alguns dos drives soam bem com a guitarrinha de som magrinho, mas ficam bem esquisitos com os humbuckers gordões. Em compensação, a simulação do Overdrive da Boss ficou muito boa com ambas - eu tenho o pedal e comparei, fica muito parecido. Mas novamente, a simulação funciona melhor com o captadorzinho magrelo. Vai saber a razão disso...

teuabreu
Veterano
# jul/06 · Editado por: teuabreu
· votar


http://www.zoom.co.jp/japanese/products/g1/

http://www.lifeismusic.co.uk/guitar/Zoom-G1-Guitar-Effects-Pedal-3479. aspx

Valeu pela noticia man, nem sabia que iria existir essa G1.

So não entendo o motivo para lançarem so agora como tu disse e com recursos a primeira vista parecidos.

Sparkle
Veterano
# jul/06
· votar


Vai ver é porque o cap magrelo não pega toda a "qualidade" da zoom, por isso fica melhor, haueheauaehuae...

Rachmaninoff
Veterano
# jul/06
· votar


Po cara, legal que essa pedaleira evoluiu em relação à 505.
Se o preço for bom, vai fazer a festa da molecada.

Bog
Veterano
# jul/06
· votar


Ah, vi essa G1 numa loja e notei outra diferença (importante) para a G2: a G1 é toda feita de plástico. A G2 tem os chassis de metal e as laterais emborrachadas. Mas acho que algumas pessoas do Fórum que tem pouco dinheiro para comprar uma pedaleira podem esperar um pouquinho, que logo logo a G1 vai estar dando as caras por aí.

affcl
Veterano
# jul/06
· votar


as vezes eles estavam retardando o lançamento para ver qual seria a reação do mercado a produtos melhor acabados
agora voltaram a antiga formula de pedaleiras baratas de construção mais simples

kaus
Veterano
# dez/06 · Editado por: kaus
· votar


então caras to precisando muito de delays modulações diversas acoustic simulator essas coisas

será que vira ligar uma g1 dessas depois do meu set?

guitarrra >> ts-9 clone>>gdi-21>>> triefx>> zoomg1>>eq700>>amp

ou é melhor ligar o zoom no loop?

na real nem testei esse g1 ainda mas se ele tiver um som descente uns delays longos e chorus e phasers profundos pow jé é negócio

minha maior preocupação é foder o sinal da guitarra botando o zoom na cadeia de analógicos na zoom 505 todos nós sabemos que fica uma merda

mas será que esse pedal mais "moderno'' pode timbrar descentemente com meus analógicos?

alguém já testou isso ?

uhuiehuiee to precisando de um amp maior e mais timbres, tá foda repertório diversicado demais, as vezes dá vontade de jogar tudo pro alto e pegar uma pod xt live hahahhaa

mas vou tentar testar isso na loja com meu set isso se o vendedor não for fdp ^^

kaus
Veterano
# dez/06 · Editado por: kaus
· votar


tava pensando aqui

poderia usar uma pedal da blacksnake de 50 pila pra deixar o G1 em true by pass seria de muita utilidade

masssss vou testar ele assim mesmo

nem que eu use só para ensaios mesmo, pois carregar o set de pedais na mochila dá um trampo fdp

ah meu se eu gostar desse brinquedo é capaz de eu pegar ainda hoje mesmo se eu pegar faço um review descente

mas tipo só pego ele se ele timbrar sem aquele som de abelha nem vou usar muito o drive dele mais tem que ter um som que preste aquilo

porra e dizer que vou simular um violão, ter afinador, delay, chorus, tremolo, phaser, etc etc por 339 pila :)

mas analógico sempre vou ter pqp nada substitui o drive deles ^^

Bog
Veterano
# dez/06
· votar


kaus

Meu, eu mesmo fiz este tópico, mas depois de testar uma G1, eu não compraria. Eu imaginava que ela "provavelmente" tinha o mesmo som dos drives da G2. E tem. Mas não tem as mesmas simulações de caixa acústica. Se for para ligar no input do amp, TALVEZ dê certo, mas eu não usaria ligada direta em linha, no loop de um amp ou no PA.

Além disso, o corpo de plástico não me passou muita confiança. Ah, mas com certeza, é bem melhor que a 505... Só que eu acho que uma G2 (ou um V-Amp 2, que o povo gosta) vale mais a pena.

Macarrao com Queijo
Veterano
# fev/07
· votar


a g1 so tem um acompanhamento de bateria eletronica?

Bog
Veterano
# fev/07
· votar


Macarrao com Queijo

Como assim "só" tem um acompanhamento? Ela tem acompanhamento de bateria eletrônica sim. Mas é "só". Ela não vai tocar baixo para você, não vai fazer guitarra base para você e nem cantar para você...

Hendrix_ssa
Veterano
# fev/07
· votar


eu comprei a g1, ela tem varios ritmo de bateria, sendo que cada ritmo vc pode alterar a velocidade, eu consigo ate tirar ritmo de thrash e heavy metal com ela hehehehe, blues etc

Fluz
Veterano
# fev/07
· votar


kaus

Estou com a mesma dúvida.
Será que vale a pena ligar uma G1 ou G2 no final da cadeia de pedais e utilizar as modulações dela? A simulação de caixas acústicas tb pode ser uma boa (no caso da G2).

ogaitnas
Veterano
# abr/07
· votar


Vou aproveitar o tópico p/ perguntar, Zoom G1 ou Xvamp (Vamp2 está fora
do alcance), eu só quero a pedaleira p/ ter uns timbres diferentes longe do
pc (tenho o Guitar Rig 2 e me dou bem com ele), então como aqui em casa eu
durmo em uma e o pc fica em outra (e tem dias que realmente não dá a menor
vontade ficar no pc p/ tocar), quero pegar a pedaleira p/ ligar no ampzinho
no quarto ou simplesmente ligar os fones nela e ter um som que chegue mais
perto do que faço no guitar rig, qual das duas vcs acham mais negócio, que
atualmente a diferença de preço é ridícula não dá 50 reais, mas a G1 não
tem pedal de expressão e talz.. então qual delas acham que é mais negócio
pegar ?

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


ogaitnas

Não existe consenso quanto "qual é a melhor". "Qualidade das simulações" e "qualidade dos efeitos" muitas vezes são parâmetros subjetivos, que variam de pessoa para pessoa. Apesar de eu não ter gostado de algumas coisas na G1, eu ainda prefiro ela às pedaleiras da Behringer, pelas seguintes razões:

1. A proporção de pessoas que tiveram problemas com produtos da Behringer é relativamente alta. Não quer dizer que todos terão problemas, mas se 5% das pessoas tiveram, a proporção já é alta o suficiente.

2. O conversor A/D da Zoom é (muito) melhor que o da X-Vamp. Obviamente, a taxa anunciada pela Zoom (24 bits/96kHz) pode não ser atingida de maneira perfeita, mas a X-Vamp (e o V-Amp2) trabalha com 32.5kHz. 32.5kHz == perda perceptível de sinal.

3. Razões pessoais e subjetivas.

ogaitnas
Veterano
# abr/07
· votar


a troca de patches na zoom é rápida ? eu sempre escuto gente reclamando
da velocidade do x-vamp, eu to balançando p/ o lado da G1 justamente
pelos 24bits/96khz, é o mesmo que minha placa de som faz então se eu
pegar um com taxa de amostragem muito abaixo disso acho que vai soar
pior que o boost do meu amp hehe

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


ogaitnas

Sim, a troca de patches dessa série G da Zoom é bem rápida.

ogaitnas
Veterano
# abr/07
· votar


então acho que vou de zoom, hehe :)

ogaitnas
Veterano
# abr/07
· votar


p/ comparar G1 e G2, vantagens e desvantagens, as versões com pedal de expressão,
vale o que se paga a mais por elas ? aka o pedal faz muita falta, p/ wah, pitch,
whammy, coisas do tipo ?
quem tem alguma das duas pode dar uma opinião, agora estou entre essas
2 p/ comprar, g1 ou g2 c/ ou sem pedal hehe

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


ogaitnas

Como eu disse em outro tópico, depende do quanto você vai usar pedal de expressão. É simples assim. Se você usa muito wah wah, mudanças de volume, efeitos que ficam mudando, o pedal de expressão vale a pena. Mas a G1X eu jamais compraria: aquele pedal dela parece ridiculamente frágil. A G2.1u tem também a saída USB, que é MUITO útil se você pretende fazer gravações. Mas tudo depende das tuas necessidades.

Fluz
Veterano
# abr/07
· votar


Estou usando uma G1 no meu set de pedais (antes do chorus e do meu echomachine) e tá muito bom!

Uso muito os delays dela, que podem ser 2 simultâneos e aproveito pra dar uma equalizada no som.
Sempre uso o reverb dela.
Sem contar os vários outros efeitos como tremolo, phaser, flanger, vibrato, compressor, pitch shifter entre muitos outros.

Tenho 2 pedais de distorções, mas às vezes também uso as distorções dela, como o Fuzz, que é muito bom.


O legal é que quando quero, tiro ela do set e uso só ela, que cabe no bag da minha guitarra!

Tô muito satisfeito!

ZeeG
Veterano
# abr/07 · Editado por: ZeeG
· votar


COmprei uma g2.1u sem testa nem nada, soh tokei uma vez faz tempo numa g2 d um cara q fazia aula d guita, achei bom, eu tava pensando em pega um lin6 floor pod, mas eh mt mais caro, e com o zomm g2.1u tem saida usb e acompanhamento d batera fica melhor pra studo, ainda mais com o preço q tah no joaberosa (520,00).

ps: kuanta virgula -___-

ZeeG
Veterano
# abr/07
· votar


Nossa, acabow d chega
Joabe Rosa ownz xD
pena q to sem nenhum ekipamento aki pra testa agora =/

ogaitnas
Veterano
# abr/07
· votar


Chegou a minha G2, liguei toquei umas besteirinhas com vários patches p/
ver o que saía, gostei bastante do som, deu uma boa aumentada no som
do meu ampzinho de 10rms, as simulações que eu pude testar soaram bem
tem muitas opções p/ ajustar, e conseguir muita coisa dos efeitos, e consegui
soar nmho até um pouco melhor que no guitar rig, mas não testei o suficiente
p/ dizer realmente até onde vai...

ZeeG
Veterano
# abr/07
· votar


Tb testei um pouco, no começo fikei moh desapontado, mas dpois vi q as distorçoes ficam melhor pra metal e solo com delay, overdrive meio q pra grunge e hard rock num fica mt bom, mas as modulaçoes saum boas, prefiro fica com o gt2 ou jackhammer pra distorçao msm e usa soh as modulaçoes e o wah q kebram moh galho

Fluz
Veterano
# abr/07
· votar


ZeeG

Para ter um overdrive legal, tipo tubescreamer, vai mexendo no drive "od". Eu configurei à meu gosto e ficou show.

ZeeG
Veterano
# abr/07
· votar


vAlew ae fluz, vo tenta, eu peguei uns patches na net e vi q da pra tira umas distorçoes dahora com boost, mas overdrive num achei nenhum, vo faze isso q vc disse msm e mexe bastante da eq pq esse od vem meio agudo =P

ogaitnas
Veterano
# abr/07
· votar


A G2 tem um esquema no equalizador que qdo vc configura ele com o extra
eq ele usa um algoritmo que soa melhor em amplificador, e qd vc seleciona o
cabinet & mic ele usa outro algoritmo que fica melhor p/ gravação, p/ quem
leu o manual, os patches que vem nela por default são repetidos em 2 versões,
uma p/ amplificador e outra p/ gravação, testando o que eu notei é que a ao
vivo dá muito mais ganho e deixa o som alto pacas, volume na metade do amp
e já fez um bom estrago(tocando nos fones deve deixar surdo, eu tive que baixar
o volume), já na versão p/ gravação o som sai mais baixo mais soa bem mais
limpo, p/ tocar nos fones eu preferi esse mono, então qdo for criar seus patches
p/ o G2 é prestar atenção em que eq usar.

Bog
Veterano
# abr/07
· votar


ogaitnas

O que a tal da "versão para gravação" faz, na verdade, é ativar a simulação de caixas acústicas e microfone. Ao invés de usar simulações "genéricas", os designers resolveram criar para cada preamp 2 algoritmos: um sem a simulação de caixa/mic e um com. Achei que foi uma opção de projeto acertada, no caso da G2, que é uma pedaleira de pequeno porte. Se você usar fones de ouvido sem isso, vai ter distorções abelhudas e feias. Eu particularmente acho que mesmo ligando num amp, o som fica melhor com as simulações de caixa/mic!

ogaitnas
Veterano
# abr/07
· votar


boa explicação, agora deu p/ entender direito o que é, e tb comparar com
o que eu faço no GuitarRig2 e que realmente se vc não colocar simulação de
caixa acústiva fica bisonho de tosco o som, meu ouvido não muito treinado
só achou o som da versão p/ gravação mais limpinho, nos meus patches como
eu gosto pacas de ficar fuçando em equalizador vou usar tudo o que der :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nova Zoom G1 (e um pouco da G2 para quem ainda não conhece)