Ajuda na criação de "patchs" e ligação de pedais

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/06


    Amigos, estou com algumas dúvidas no que diz respeito à pedaleiras: importa a sequência em que incluo um efeito em um patch?? Ex.: vou criar um patch com delay, chorus e distorção... Tem uma ordem certa para inserir cada um (tipo tem que ter a distorção antes do delay ou algo do tipo)?
    Agora uma dúvida à respeito de ligação de pedais: vamos supor que eu vá usar uma pedaleira + um pedal de distorção... Existe uma sequência para isso também (ex.: guitarra - pedal de distorção - pedaleira - amplificador)??
    Valeu, pessoal!

    edalko
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: edalko
    · votar


    Primeiro que essa pergunta já foi feita "n" vezes:
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=busca&ordenacao=1&q=ordem+ pedais&boolean=1&forum7=1

    Mas já que tamos aqui, não custa responder...
    Nos sites da Boss e Onerr existe uma sequencia mais comum de ligação de pedais (ordem dos efeitos).
    Geralmente é:

    wah-wah > compressor > distorção > equalização > modulação > delay/reverb

    Mas isso não é obrigatório.

    Vc pode testar um efeito antes ou depois de outro, e verá que pode ocorrer grandes mudanças no resultado final. Um bom exemplo é a colocação do wah-wah antes ou depois da distorção.

    Invertendo a ordem vc poderá criar timbres que saem do trivial.
    Explore as possibilidades sonoras de sua pedaleira.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    edalko

    Amigo, I'm sorry so much, acho que fiz cagada na hora de fazer a busca, não era minha intenção postar uma pergunta que já foi respondida tantas vezes... Estou apanhando um pouco do fórum (me registrei no final de semana) mas ainda aprendo, hehe...
    No mais, valeu pela resposta.
    Um abraço!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/06 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    Kleber Blacklock
    Cara, acho que vou correr o risco de ser injusto. Certamente serei ou pra vc ou pro nosso amigo edalko...
    De acordo com a sua pergunta, vc não tem dúvida quanto a ligação de pedais mas sim se numa pedaleira o ajuste de determinado preset que fará parte de um patch que vc criará interfere de acordo com a ordem que ele é ajustado, correto?
    Se a dúvida é esta, a ordem que vc ajustará os preset dos efeitos selecionados não fará diferença, uma vez que a "disposição" dos efeitos escolhidos é pré-derterminada pelo fabricante, cabendo a vc somente alterar os ajustes dos efeitos e não a sua sequência.
    Se eu entendi direito, foi injusta a bronca que o edalko te deu pois o link que ele te deu se refere a pedais separados e não a pedaleira. Se eu entendi errado, me desculpo com o nosso amigo edalko e já te serve como aprendizado para o uso da Busca.
    Sobre a segunda dúvida, isso vai depender de que efeitos vc utilizará da pedaleira. Caso vc use algum efeito de "tonalidade" ou "drive" esta poderá ser colocada antes do pedal de distorção, agora se vc pretende usar os efeitos de "modulação" ou "ambiência" da pedaleira, ela deve ficar depois do pedal.
    Valeu!!!

    edalko
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Não procurei se chato e nem passar bronca (sorry men) mas é que se não me engano as novas pedaleiras permitem que vc altere a disposição dos efeitos na cadeia do sinal.
    Por isso, acho que as perguntas feitas zuzentas vezes no fórum seriam pertinentes a responder a dúvida.

    cheers

    Penta_Blues
    Moderador
    # jul/06
    · votar


    Boa noite!!!

    edalko
    mas é que se não me engano as novas pedaleiras permitem que vc altere a disposição dos efeitos na cadeia do sinal.
    Cara, por isso eu gosto deste Fórum. A gente sempre aprende algo, mesmo que tenha "zuzentos" anos de janela...rsrsrs
    Não sabia que as novas pedaleiras tinham esta opção. Legal saber disso!!!
    Valeu!!!

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Penta_Blues

    Exatamente, uma das dúvidas realmente era essa, se na hora de programar um efeito na pedaleira (ex.: quero um pedal com distortion, delay e chorus) existe uma ordem certa para se adicionar cada efeito... Valeu pela resposta!

    edalko

    Também concordo com você, a outra pergunta era referente à sequência correta de pedais + pedaleira, isso realemnte já foi respondido "zuzentas" vezes, hehe...

    Valeu aos dois e um abraço!

    lbergamim
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Kleber Blacklock
    Geralmente, nas novas pedaleiras isso é uma opção separada... tipo você adiciona todas os efeitos que quer e depois vai lá e escolhe a ordem entre eles... ou primeiro escolhe a ordem depois adiciona....
    não tem nada a ver com que efeito você edita/adiciona primeiro...

    Outro ponto é que a maioria das pedaleiras top atuais tem loop de efeitos... assim você pode botar um pedal de distoração no loop, por exemplo, e depois escolher a ordem em que ele vai entrar na cadeia de sinal na pedaleira...
    eu faço isso com meu Doctor Drive e minha GT-5...

    Abraço.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    É que eu acabei de adquirir uma RP-80 Digitech, não sei se ela aceita pedais analógicos ligados juntos com ela... Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda na criação de "patchs" e ligação de pedais