Testar cabos feitos...

Autor Mensagem
_bogus_
Veterano
# mai/06


Iai galera.. economizei aquela graninha montando meus proprios cabos, comprei 10m de cabo blindado e 6 jacks pra montar 3 cabos hehe :)

Agora eu quero saber o seguinte... como posso testar os cabos sem ser com o ouvido?? Eu to desconfiado de um ruido, mas como a minha guita tambem produz um ruido bem leve quando nao encosto nela, nao da pra saber mt bem hehe... entao, se tiver como testar com o multimetro por exemplo...

Pra quem quiser fazer os cabos
... e economizar uma grana:

Comprem cabos MONO, BLINDADOS (com malha em volta do fio que passa o sinal de áudio), e os jacks. O cabo é de 6mm (acho que a expessura nao interfere tanto, mas o comum eh esse), daí é só saber soldar :)...

Brunin Major
Veterano
# mai/06
· votar


com certeza sai bem mais barato, eu prefiro usar aqueles plugs dourados, custam 5 pila cada aqui mas vale a pena.

André GuitarMan
Veterano
# mai/06
· votar


Antigamente fazia isso tb... mas eles não duravam muito, foi quando comecei a usar apenas cabos Santo Angelo... e até hj uso.

Só os cabos de interligar os pedais foram feitos por mim... peguei um cabo Santo Angelo que tava encostado e fui picando ele e soldando os plugs em "L"... todos estão excelentes e sem ruidos... e olha que os plugs são aqueles de 1,50

_bogus_
Veterano
# mai/06
· votar


paguei 1 conto nos plugs aki e sao bons, metalicos e resistentes hehehe.. o 1o cabo aparentemente n tem ruido, mas o 2o ficou algo no fundo... soh q eu nao sei como posso testar isso sem ser com o ouvido hehe

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


_bogus_
como posso testar os cabos sem ser com o ouvido?

Com um multímetro.

SuperGeo
Veterano
# mai/06
· votar


vc nao tera como identificar ruidos com o multimetro, apenas a continuidade

na hora de compra os cabos é bom tambem escolher uma marca de qualidade

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


SuperGeo
Ops... tem razão, só dá pra testar a continuidade.
Foi mal.

SuperGeo
Veterano
# mai/06
· votar


q isso vc falo certinho mesmo n to corrigindo nada só que se ele por ventura achar que da pros ruidos aí já ta esclarecido :)

_bogus_
Veterano
# mai/06
· votar


bom, com multimetro da pra fazer alguma coisa neh??? :PP soh q eu n tenho a minima ideia sobre O QUE ANALIZAR, e OS VALORES, por exemplo, pensei em analizar a resistencia... todo condutor tem uma resistencia mesmo q minima... e ai, como eu sei q o valor q mostra ali tem ruido ou nao? hehe..

Dark_Dunha
Veterano
# mai/06
· votar


Kra, acho que foi no site da Behringer que eu vi um aparelhinho que servia só pra vc testar os cabos, às vezes ele sirva, ou qm sabe alguma loja de eletrônica pode testar pra vc.

Dark_Dunha
Veterano
# mai/06
· votar


Olha aki...
http://www.behringer.com/CT100/index.cfm?lang=ENG

Fox_scc
Veterano
# mai/06
· votar


_bogus_

O problema pode não ser o caba, pois se de sua guitarra até o amplificador tiver mais de 5m, vc vai precisar de um buffer, caso contrário vai ter ruído mesmo.

O timpo do cabo também é importante, pois cada cabo tem uma resistência e capacitância específica. Procure cabo para audio.

Os cabos que compro possuem tecido envolvendo ele, e existem outros que tem o nome GUITARRA no próprio cabo.

_bogus_
Veterano
# mai/06
· votar


Fox_scc

Por isso mesmo quero testar soh os cabos hehehe..

Mas mesmo assim... com outros cabos, nao tinha ruido nenhum, soh qd eu desencosto da guita, n sei como resolver isso ainda, mas por eqt soh to preocupado com os cabos hehe

Dark_Dunha

Parece um aparelho mt interessante, mas onde vou arrumar um desses... e se eu arrumar vai custar o olho da cara :X heheeh..

farewell
Veterano
# mai/06
· votar


Fox_scc
oq eh um buffer?

zozo
Veterano
# mai/06
· votar


Esse cara da behringer é interessante.

Porêm não sei se é muito caro. Mas se vc for fazer mais cabos acho que é legal comprar.

conehc
Veterano
# mai/06
· votar


cara, ja vi uma dessas caxinhas de testar cabos... um colega meu q eh operador de som tem uma... ela funciona com uma bateria 9v e tem 2 conectres dos principais tipos de cabos... vc liga os cabos, aperta um botao e quando é detectado ruido, dependendo do volume do ruido, alguns leds se acendem... eh legal... mas pra testar tem q ficar balançando o cabo pra ter certeza q num ta quebrado por dentro dele...

_bogus_
Veterano
# mai/06
· votar


hum... po mas eu nao vou comprar um desses :T, deve ser caro e nao vai me servir tanto assim, dai eu prefiro usar o ouvido hehehe

com o multimetro nao tem como ???

Fox_scc
Veterano
# mai/06
· votar


farewell

BUFFER é um dispositivo casador de impedância, em alguns pedais ele é o primeiro estágio, mas quando temos mais de 5 metros de cabo até o amplificador, ele poder ser necessário, dizem que nestes casos devemos ter um de entrada(antes dos pedais) e outo na saída(após os pedais).

Nunca testei na prática...

zolluca
Veterano
# jul/09
· votar


REVIVENDOOO POOR MOTIVOS NOBRES
Eu so meio leigão nessa área de eletricidade e etc... mais há um valor específico de continuidade dos cabos (no caso testado com um multimetro) que distingue um cabo bom de um ruim?

GuitarUser
Veterano
# jul/09
· votar


nao sei nao..ja medi uns de 3m quem davam 8 ohms e um santo angelo pequeninho dava uns 14ohms.
Lixasso santo angelo

Obs: quanto menos resistência ohmica melhor, não vá achar que 14 é bom uashuashuas

zolluca
Veterano
# jul/09
· votar


aushauhsuaushaushausa brigadãoo =]

MauricioBahia
Moderador
# jul/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


nao sei nao..ja medi uns de 3m quem davam 8 ohms e um santo angelo pequeninho dava uns 14ohms.
Lixasso santo angelo


GuitarUser

Por acaso era um S. Ângelo tipo esse?

http://img190.imageshack.us/img190/8055/santoangelo.jpg

Abs

GuitarUser
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
Não.. meu amigo falou que tinha pago 80 reais em 3.

DotCom
Veterano
# jul/09
· votar


MauricioBahia
Esse cabo aí eu já medi, ele zera o ohmimetro.

E tenho dois cabos santo ângelo, montados por mim (um usa plugs santo angelo, o outro usa plugs neutrik), e também zeram o ohmímetro.

Alguns cabos da SA são de alumínio, outros de cobre. A condutividade do cobre é maior, mas de qualquer jeito, a resistência de um cabo de 5m de alumínio é tão insignificante, que o ganho por usar cobre é nulo.

MauricioBahia
Moderador
# jul/09
· votar


Esse cabo aí eu já medi, ele zera o ohmimetro.
DotCom
Que bom! Menos uma coisa pra me preocupar.
Vlw!

Will Bejar
Veterano
# jul/09 · Editado por: Will Bejar
· votar


Então, se eu usar cabos de 3m invés de 6m (atuais) eu melhoraria o desempenho do sinal elétrico, produzindo melhor som???

Atualmente uso (pq são os cabos que cairam na minha mão não sei como...rs) 2 cabos de 6m + 2 cabinhos de 15cm entre 3 pedais...o melhor a fazer seria trocar os dois cabos ou é insignificante a diferença???

PS> não sei se ajuda, mas o meu amp é valvulado.

EDIT: mais não é mas

guitarclub
Veterano
# jul/09 · Editado por: guitarclub
· votar


Will Bejar
depende.
vc necessita de todos esses mais de 12m de cabo?
caso sim, continue.
caso nao, de preferencia pra cabos menores... cabos grandes tendem a ter alguma perda de sinal, principalmente nas frequencias mais agudas. além de que, com cabos maiores, tem mais chances do cabo tomar "atropeladas" em geral, que podem danificá-lo.
mas sao diferenças BEM sutis, que um ajustezinho na equalizaçao do amp deve resolver.

Will Bejar
Veterano
# jul/09
· votar


Ah, era isso que eu queria saber...realmente eu não preciso desses 12 metros (talvez eventualmente), mas a dúvida era se tinha muita diferença perceptível...eu não tô tocando em locais que realmente precise de tudo isso, maaaaas...é sempre bom ter à mão, né não???

MauricioBahia
Moderador
# set/09
· votar


Quanto menor a resistência melhor não é isso? O teste é feito em ohms correto?

MauricioBahia
Moderador
# set/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


edit

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Testar cabos feitos...