【FIXO】 Artigo: Como tirar o melhor de sua pedaleira

Autor Mensagem
luizvaz
Veterano
# ago/11
· votar


ERIC STRATO : tb estou tentando fazer o mesmo com a minha Digitech rp70, mas parece que as distorções dela não soam tão bem, não sei, parece que os timbres não ficam bons... quando vou tocar alto fica uma porcaria...

tb tenho um meteoro nitrous drive...


Não sei se vou poder te ajudar pois não conheço a RP70; desde minha última resposta não tenho mais a G1 , quero uma G2, G7 ou Vox Tonelab EX, mas acho que vc deve tentar timbrar sua distorção pura, digo : Coloca teu AMP no Flat, e tua pedaleira tb, depois vai testando a distorção sozinha com o AMP até chegar no teu som.

Abraços.

Ozell
Veterano
# out/11
· votar


olá galera tenho uma dúvida sobre pedais valvulados
é o seguinte se eu tenho uma rede de pedais, seja lá quantos forem, e eu colocar o pedal valvulado na última conexão antes do ampli, os efeitos dos pedais anteriores vão passar pelas válvulas melhorando a qualidade deles?

tks

Bog
Veterano
# out/11
· votar


Ozell

O sinal passará pelas válvulas, mas "melhorar" a qualidade em que sentido? Válvulas não são dispositivos mágicos que "melhoram" o que passa por elas. São simplesmente componentes que podem ser usadas de várias formas dentro de um circiuto. Na maior parte dos pedais, elas não são usadas como em um amp valvulado. Então, o que exatamente você está esperando de um pedal desses? E de que pedal você está falando? Pedais valvulados são diferentes entre si.

Ozell
Veterano
# out/11 · Editado por: Ozell
· votar


Bog
O sinal passará pelas válvulas, mas "melhorar" a qualidade em que sentido?
Na verdade eu não tenho um ouvido muito refinado para diferenciar o som entre pedais com e sem valvulas, mas pelo que eu entendo, meu pensamento é que a válvula ajude o som a ficar mais definido, tipo fazer um Em na guita e conseguir ouvir claramente o som de cada corda, encorpar mais o som pra dar um punch legal nos graves e não permitir que o brilho dos médios e agudos seja perdido, seja o som com distorção ou limpo, resumindo aumenta a definição do som da rede de pedais, é lógico que não adianta tbm se eu nao tenho um ampli decente, disso eu sei muito bem. Acho que eu fiquei meio paranóico depois de ver o meu irmao usando a Zoom G9 que ele ganhou do meu pai, apesar de aquilo parecer o painel de uma arma nuclear eu fiquei impressionado com a qualidade que as válvulas dão no som. Talvez o que eu to querendo mesmo é que válvulas façam milagres kkkkkkkk

E de que pedal você está falando? Pedais valvulados são diferentes entre si.

To montando um set de pedais pra mim e to correndo atrás pesquisando e buscando pedais que eu sei que vou usar sempre, não quero nada pra usar só de vez em quando ou nunca usar, não to a fim de joga dinheiro fora.
Vi um tópico aqui no FCC sobre um pedal Meteoro Revolution Tube Drive e todos falaram bem dele e "na minha lógica" eu pensei nesse sentido, de os pedais terem o som "melhorado" tendo um pedal valvulado no final da rede e depois eu vi um vídeo feito pelo Eduardo Parronchi falando do pedal Meteoro Doctor Drive que tem duas válvulas e eu gostei muito do sem que ele tirou do pedal.

aqui o link do video http://www.youtube.com/watch?v=RkeBN4vhRJE&feature=player_embedded

É basicamente isso. vlw

Bog
Veterano
# out/11
· votar


Ozell
meu pensamento é que a válvula ajude o som a ficar mais definido, tipo fazer um Em na guita e conseguir ouvir claramente o som de cada corda, encorpar mais o som pra dar um punch legal nos graves e não permitir que o brilho dos médios e agudos seja perdido, seja o som com distorção ou limpo,

Desculpa cara, mas não é nada disso.

fiquei impressionado com a qualidade que as válvulas dão no som

E você tem certeza de que o efeito era das válvulas? Como é que você sabe que a "culpa" não era de todo o resto? Pergunto porque na G9 o papel das válvulas não tem nada a ver com o que você descreveu. Elas são usadas em baixa tensão, de um jeito bem diferente de como seria em um amp, apenas para gerar um tipo específico de distorção.

Sério cara, a maior parte desses pedais usa válvulas como dispositivos de clipping, elas estão lá para serem saturadas e gerarem distorção. Não fique esperando delas milagres, mágicas, sons mais definidos, ou coisa do tipo.

michaelnoardo
Veterano
# out/11
· votar


Acho que o lance da acomodação auditiva eh o maior problema nesse lance todo

Mas eu penso nisso que foi falado aqui, as pedaleiras digitais sempre sao mau vistas pois sempre estão pensando em imitar um Set analogico, mas ate onde um eh mais bonito que outro.
Sei que e viagem mas imagina que o transistor tivesse sido iventando antes da valvula e por algum motivo acabasse a materia prima dos semicondutores e tivesses que começar a usar analogico, ia acontecer o inverso as analogicas iam passar o resto da vida tentando biscar o som digital.
Então a questão é ate onde um eh mais bonito que outro?
Oura questõ eh? ja vi muitos testes cegos onde o cara caiu do cavalo, o som era totalmente digital e o cara afirmando que tinha sido gravado em set analogico e vice versa, tenho um ouvido muito bom, sou musico desde criança, mas eu nao apostaria dinheiro num teste cego , jamais....

luizvaz
Veterano
# nov/11 · Editado por: luizvaz
· votar


michaelnoardo:ja vi muitos testes cegos onde o cara caiu do cavalo, o som era totalmente digital e o cara afirmando que tinha sido gravado em set analogico e vice versa, tenho um ouvido muito bom, sou musico desde criança, mas eu nao apostaria dinheiro num teste cego , jamais....

Tb acho que seja pouco provável distinguir digital de analógico em uma gravação. Pode ser que tocando num set digital ou set analógico sintamos alguma diferença, mas mesmo assim é apenas questão de gosto.

Este link ajuda a elucidar um pouco este caso: http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2011/Nov/Rig_Rundown_Dream _Theaters_John_Petrucci.aspx

Abraços

rotcivictor
Veterano
# nov/11
· votar


e ae galera . bem eu tenho uma boss me 25 estou com ela a uns 5 meses e nao achei ainda a distorçao desejada , entao vou comprar um metal core da boss. eu quero saber se tem como ligar os dois juntos ?

Iago_guitar2
Veterano
# abr/12
· votar


to com uma duvida, acho que esse eh o topico certo.

se eu usar a pedaleira no loop eu vou tar usando o pré amp dela?
pré amp da pedaleira no caso eh a simulação de amp neh?
tem como desativar isso?

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Iago_guitar2

Se você ligar sua pedaleira no loop ela estará NA FRENTE do pré amp (que é descartado nesse caso) do seu amplificador. Sendo assim, você tem pedaleira + poweramp, poweramp este que não tem controles de timbragem.

Raciocina comigo, hehe... você vai deixar de lado o estágio de pre-amplificações e tonalidade. Isso vai ficar ao encango da sua pedaleira. Sacou?

pré amp da pedaleira no caso eh a simulação de amp neh?

Não. É uma simulação de pré-amplificação. Simples.

tem como desativar isso?

Não entendi.

Abs

Iago_guitar2
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Raciocina comigo, hehe... você vai deixar de lado o estágio de pre-amplificações e tonalidade. Isso vai ficar ao encango da sua pedaleira. Sacou?

entendi, assim usando a dist da pedaleira?
nesse caso eu posso adicionar umas latinhas de drives em linha com a guita?

Não entendi.

como faço pra desligar o pre amp da pedaleira, usando assim soh as modulações dela.

http://www.voxamps.com/us/pedals/tonelabex/

eu to com ela por umas semanas, eh de um amigo e ele me emprestou, queria saber pra que serv aquela chave atraz dela. que seleciona entre Line,M,F,Vox.

abs vlw pela força.

Bog
Veterano
# abr/12
· votar


Iago_guitar2
como faço pra desligar o pre amp da pedaleira, usando assim soh as modulações dela.

O manual explica. Tem no site do fabricante para baixar.

queria saber pra que serv aquela chave atraz dela. que seleciona entre Line,M,F,Vox.

O manual explica. Tem no site do fabricante para baixar.

Mas a resposta da 2a pergunta: o seletor serve para escolher onde você está ligando a pedaleira. É basicamente um equalizador no final da cadeia.

Iago_guitar2
Veterano
# abr/12
· votar


Bog

vlw, vo ver se acho tempo pra ler o manual, o GAS pra tocar nela eh maior eu acho.

tem um puta timbre massa ela, retiro todas coisas ruins que dizia sobre pedaleiras.

G123
Veterano
# mai/12 · Editado por: G123
· votar


alguem ai tem a Rp7 da digitech?

ou saiba algum lugar onde possa achar patches e o manual em portugues?

não achei aqui no forum

SteveVem
Veterano
# mai/12
· votar


O que vcs acham da pedaleira da Boss ME 25? commprei ela por 744 reais, mais tô apanhando pra karálio, nâo tô me satisfazendo com o timbre!!!depois que comprei o amp predator 65 acho que a distorc. Da caixinha supera a ppedaleira!tô pensando em dá fim ela e aderir uns pedais! O que acham

SteveVem
Veterano
# mai/12
· votar


Cara! Acho que pra tocar não precisa de 20 pedais! Vc tem que ter os pedais que fazem seu estilo, até por que se ligar tudo embanana! Não é à toa que nas pedaleiras só pode usar no máximo duas modulações e até dois drives! Sacow!

SteveVem
Veterano
# mai/12
· votar


Se vcs prestarem atenão nos pés dos guitarristas, tem deles que usam sets ilários como petrucci, steve vai e satriani, tem outros que tocam muito, mas tem sets mais reduzídos como o Kiko loreiro,Slash e Michael A Batio e todos são guitarristas proff, o tamanho do set não rouba o talento dele!

SteveVem
Veterano
# mai/12
· votar


O ruim dos pedais é a mudança das seções, imagine vc tocando com 8 pedais acionados e derrepente ter de apagar os oitos e acionar apenas dois em 3 segundos???todos os gitahero tem seu assistente de palco! Sabe aquele cara invisível que troca as guitarras e desembarassa os cabos das estrelas?? Eles também ajudam na mudança de seções,afinações e equalizações!! Eles são a pedaleira humana imbutida quando o palco escuresse!

SteveVem
Veterano
# mai/12
· votar


Isso é só uma apologia às pedaleiras!são versátis, de fácil mudanças, mas não supera as famosas latinhas!!quem usa muito pedais abusam dos seus amplis valvulados que já vem reverberizados, deleyzados,boostidos e distorcidos, e com aproximação dos autofalantes ficam microfonados, com susteins compressorado e com o diabo todinho no coro!!!!!nós com a pedaleirazinha tentemos imitar o menos um capêta pra variar!!

MauricioBahia
Moderador
# mai/12
· votar


Vale o UP! O que tem de gente precisando desse tópico é uma barbaridade!

;)

Wait For IT
Veterano
# mai/12
· votar


Nao sei se eh o topico certo pra perguntar, mas entao..
eu tenho uma guitarra BEM simples (condor rx-20s) e um Amp Line6 Spider IV de 15w,e nunca usei nenhum pedal ou pedaleira, somente os efeitos do amp e estou pensando em comprar uma Boss GT-100 , com o equipamento "fudido" q eu tenho eu conseguirei tirar um bom proveito da pedaleira?ou eh mehor investir em uma guitarra/amp novos e continuar sem os efeitos?

Bog
Veterano
# mai/12
· votar


Wait For IT

O som final depende *MUITO* do amp usado. Da mesma forma que um Blue Ray de um filme cheio de efeitos especiais não vai ficar espetacular ligado em uma TV de 14" por cabos RCA, um sinal lindo e maravilhoso reproduzido por um amp fraquinho não vai ficar tão lindo e maravilhoso. Se você não está contente com o som final do teu amp, seria muito interessante começar trocando ele, ainda mais porque o Spider é um amp com modelagem digital - e amps deste tipo não costumam se dar muito bem com mais modelagem digital no input...

Practus
Veterano
# mai/12
· votar


Wait For IT

E ainda tem o seguinte... Se vc pensa em comprar uma GT-100 (ou qualquer pedaleira que simule amplificadores), pense em comprar algum ampli FRFR (de teclado já serve), ou então monitores de áudio (também FRFR). Assim você vai conseguir ter o timbre exato da simulação, sem acrescentar as famosas colorações de timbre que os amplis de guitarras acrescentam...

Abixibarraba
Veterano
# out/12
· votar


Ja tive uma "conversa" com o Bog sobre amps e talz ele me recomendou umda Roland ME30 (comprar 2 para usar stereo),salve me engano, mas foda comprar sem poder testar. Testei esses dias em um amp da beringher mas foi coisa rápida, era um com dois falantes de 12" com dois Line Out para liga em stereo...ficou mto bom o som.....ate agora foi o segundo melhor que ja testei com minha rp500, o melhor, amp em termo de qualidade, foi um da epiphone para violão, mas ele não tem potencia para ensaios apesar de ser 30w e nem é estereo.....
Pois é...nem sei pq diabo to escrevendo isso.....mas sei la..faz tempo que to com uma grana aqui e nao sei qual amp comprar, por enquanto to brincando aqui ainda com meu mg15 marshall (bom amp para estudo no quarto sem incomodar ngm)

Bog
Veterano
# out/12
· votar


Abixibarraba
Roland ME30

Era CM30. =P

E eu não compraria CM30 para nada muito porrada não. São monitores mais parrudos que o normal, mas ainda assim são mais para som ambiente ou espaços pequenos.

Bruninho92
Veterano
# nov/12
· votar


Pessoal,

Gostaria de saber se alguém me indica um site que tenha sound samples da Digitech RP2000, pois acabei de adquirir uma e gostaria de ajuda para ver alguns exemplos de Patches.

Abraços.

Euller Carlos
Veterano
# abr/13
· votar


Gostei bastante do texto, poderia ser criado aqui uma comunidade de dicas né.

Lordguitars
Membro
# abr/13
· votar


Ola pessoal ! eu Comprei uma V amp 3 a pouco tempo, gostaria de saber se alguém aqui já usou uma e se pode me dar umas dicas ?

Jochims
Membro
# mai/13
· votar


Bom dia pessoal.
Tenho uma dúvida meio boba, mas não custa perguntar:

Uso uma ME70 no loop do ampli (meteoro jaguar 100w), e no input um pedal de distorção (Crunch Efx). Quando uso só o pedal, sem usar a pedaleira, o som é um, quando uso a pedaleira no loop, o som da distorção é outro. OK, penso que seja pela perda de sinal da pedaleira. Será que é isso?

Outra pergunta, como moro em apartamento, o volume que toco é baixo! Geralmente entre 1 e 2 do ampli. Se eu for ensaiar e aumentar para nível 3 a 4 o meu som irá mudar correto? Sempre pensei nisto, tocando com volume bem baixo o som se torça grave, e tocando com volume mais alto o meu som irá se tornar mais agudo/aberto?
Abraços.

DimeMegadeth
Veterano
# jun/13
· votar


10

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Artigo: Como tirar o melhor de sua pedaleira