Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      【FIXO】 Artigo: Como tirar o melhor de sua pedaleira

      Autor Mensagem
      Praxis
      Veterano
      # nov/06
      · votar


      Nunca toquei em uma zoom 8080, mas ja fui num tributo ao hendrix, e pqp, o guitarrista usava ela, e tirou um timbre ABSURDO, o wha wha era perfeito, aposto que aquele dia MUITO mlq foi correndo comprar uma. haha mas eu ja sabia que a peça mais importante ali não era o pedal e sim o guitarrista.

      Tambem gosto de pedaleiras, e principalmente as da BOSS, ja tive me-6 me-8, gt-5,gt-6 e agora uma gt-8. Tambem gosto das simulacoes da LINE 6, lembro que fui o primeiro de minha cidade a encomendar um gt-2, hj em dia é febre esse pedalzinho que vendi por miseros 180 reais na epoca.

      Estou vendendo minha gt-8, mas o motivo é que quero comprar um valvulado de um amigo, e depois de ter esse valvulado compro outra gt-8 para as modulacoes, ligo send return e pronto, terei um som fenomenal. Valeu.

      s4ul0_bk
      Veterano
      # nov/06
      · votar


      muito bom essas dicas...


      ajudo pra krai....


      vlws

      XD

      snemozrock
      Veterano
      # nov/06
      · votar


      po pessoal não e o mesmo som de valvulado mais pra quem
      não tem o poder de ter tudo o que quer tem que corre para as digitais mesmo
      Eu tenho uma zoom 1010 não gostava dela mais só tinha ela então comecei a mexer e fusar ate aprender a editar algo que pareça bom.mais um dia eu chego pelo menos num pt valvula pra min. to chegando agora no forum. : )

      Pompermayer
      Veterano
      # nov/06
      · votar


      Me ajudem:

      http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/149747/

      Junior GuitarSP
      Veterano
      # nov/06
      · votar


      Excelente topico, isso faz com que aumente o conhecimento de todos.

      Steve Van Halen
      Veterano
      # dez/06
      · votar


      Rachmaninoff
      tem como vc poista uns samples das dists da gt8, com pouco efeito de preferencia

      alfacorrea
      Veterano
      # dez/06
      · votar


      Recentemente adquiri uma Zoom G2. Acho que as pessoas deveriam mudar de opinião em relação à Zoom. A "japa" realmente evoluiu bastante. O som melhorou MUITO MESMO. Eu já tive uma 505 e uma GFX-7 e posso afirmar, por experiência própria que melhou. Já tive V-Amp2, já tive POD 2.0 e diversos pedais analógicos, digitais e artezanais. Toco guitarra há uns 4 anos e tenho certa "mania" de timbres. Não ficaria contente de essa zoom G2 fosse vagabunda.

      Outra coisa, ainda não dá pra comparar a Zoom G2 com a GT-8 e a GNX-3. A G2 é uma pedaleira "de entrada". Pra brincar com a GT-8, com a GNX-3 e com a POD XT-Live acho que a ideal seria a Zoom G9.2tt.

      Outra coisa, o cara tem uma guitarra "tonante" ligada em um "ciclotron" e quer que a Zoom resolva seus problemas. É PEDALEIRA e não MILAGREIRA!!!

      Abraço.

      morrissy
      Veterano
      # dez/06
      · votar


      cara, que coisa, foi de mim que vc comprou a pedaleira pelo mecado livre.
      te falei que a pedaleira era maneira né ?

      Alex D P Marques
      Veterano
      # jan/07
      · votar


      Alem do problema do conjunto total

      Que para um som realmente bom é preciso no minimo uma Guitarta exelente e uma Boa pedaleira ,o amp as vezes é dispensavel pela possibiledade de se ligar a pedaleira direto no PA.

      Agora tem nego que quer comprar uma GT_8 tem uma Memphis e quer tirar o som do Pantera em pessoa.

      Depois que voce comprar uma Guitarra descente ,me lembro que tinha uma Stringberg e comprei uma Epiphone STD , hoje em dia com um JB na ponte, e ai sim comprei a GT-8, Agora no meio do ano peguei minha PRS ( Meu sonho ) e só falta uma amp Descente. Estou com esperanaças de pegar agora um Single Rectifier usado na europa.

      E talvez ai sim eu consiga o som do Mark Tremonti, Do Petrucci, Slash e achar o "meu" timbre.

      Otimo topico pelo Rach, Parabens cara.

      Mário André Correia Ribeiro
      Veterano
      # abr/07
      · votar


      Muito bom esse tópico.Como sempre começava meus ajuste na minha ME33 pelo efeito de modulação e não pelo pré, o produto final nem sempre era satisfatório.Sem falar nesse tal de fenômeno da acomodaçao auditiva.

      alfacorrea
      Veterano
      # mai/07
      · votar


      Fala aí Morrissy, realmente foi de vc que eu comprei a G2 e não me arrependo nem um segundo de ter feito isso. Além de estar novinha e funcionando perfeita, o preço estava muito bom mesmo. Realmente foi um negócio excelente.

      Mas, como o mundo gira e as coisas evoluem, eu consegui uma banda pra tocar e as coisas estão ficando mais sérias. Estamos com um trabalho de covers e há a necessidade de utilização de diversos timbres. É a tal da necessidade de "versatilidade".

      Por este motivo, vendi a G2 e peguei uma GT-6. Caramba, que salto hein?! A GT-6 tem mais pedais e dá pra timbrar melhor, mas também ela custa quese 6 vezes mais que a G2.

      Ainda estou montando as programações, mas acho que o grande divisor de águas entre as pedaleiras é o "overdrive". Quem faz um timbre de overdrive bom faz o resto bom.

      Nesse aspecto acho a GT-6 fantástica, pois pode-se programas uma simulação de amplificador apenas com um timbre clean e pode-se adicionar um pedal de overdrive em separado, como se fosse ligado por fora mesmo. Se ainda assim vc quiser usar os analógicos, ela tem send/return de efeitos e dá pra ligar seu pedal analógico favorito junto com a pedaleira, com resultados impressionantes.

      Eu ainda estou começando com a GT-6, ainda vou na casa de uns amigos que são fissurados em pedais clássicos e analógicos e vou colocar a GT-6 ao lado de cada um desses pedais e vou "clonar" os timbres.

      Com a GT-6 é fácil "clonar" os pedais de chorus, phaser, flanger, delay e reverb. Depois eu "quebro a cabeça" pra tirar o timbre de um Fender HotRod Deluxe e depois eu faço a cópia do timbre de um tubescreamer TS-9 e de uma distorção de um JCM900.

      Com o tempo vou configurar minha GT-6 pra "competir" com qq um. Depois mando patches e dicas da GT-6 pra quem quiser.

      Abraço.

      Alexandre

      SweetDistortion
      Veterano
      # mai/07
      · votar


      Pessoal,

      Preciso de uma ajuda. Estava querendo comprar uma pedaleira ou um conjunto de pedais. Sou iniciante e gosto muito de Led Zeppelin, Pink Floyd, SRV entre outros, logo, Rock e Blues.

      Acho que além de um simulador de amps, um wah com expressão, um drive ou uma distorção leve e um delay. Não vou precisar de muita coisa não. Vale a pena uma pedaleira ou monto um set aos poucos?

      Ajuda, por favor!

      crin-sk8
      Veterano
      # jun/07
      · votar


      oi sera que alguem poderia me ajudar, tenho uma duvida a respeito da equalização da minha pedaleira ZOOM A2.

      queria saber como eu poderia configurar a equalização da minha pedaleira zoom A2 para q ela ficaque tipo com um som aveludado, encaixotado, metalico, bem eu jah me falaram q existe alguns padrões jah feitos, padrões graficos jah montados, queria saber se alguem conhece ou sabe a respeito disso ou poderia me passar esses padrões, eu sei q para violão eh meio complicado pq cada violão tem uma forma diferente mais ainda sim eu queria saber c alguem sabe sobre esses padrões c alguem puder me ajudar agradeceria muito vlw, abraçaum para todos.

      fera27
      Veterano
      # jun/07
      · votar


      Este artigo foi demais, eu tenho uma rp-3 mas não consigo tirar uma distorção de qualidade, será que eu devo trocar por outra? Qual? me ajudem valeu!!!!!! Estou adorando fazer parte desta galera massa.

      SweetDistortion
      Veterano
      # jun/07
      · votar


      Ninguém?

      Bog
      Veterano
      # jun/07
      · votar


      SweetDistortion

      Meu, depende, mas depende MUITO do quanto você está disposto a gastar. E de como você vai usar o teu set (gravações? tocar em casa? tocar ao vivo?) E, obviamente, do teu gosto pessoal - há quem não goste de pedaleira alguma, e que ache que "analógico é sempre melhor".

      Fernando de almeida
      Veterano
      # jun/07
      · votar


      SweetDistortion
      Vale a pena uma pedaleira ou monto um set aos poucos?
      Kara vc pode pegar uma distorção cavala e uma pedaleirazinha simples para outros efeitos ... as modulações e ambiencias das pedaleiras são muito legais o que é ruim é a distorção .

      heroiphillip
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      Olá amigos!!
      Sou novo no ramo de pedaleiras e pedais. Tenho uma zoom G1, mas ela tá distorcendo bastante. Chega até a não identificar a própria nota que coloco. como diminuir esta distorção. Ouvi dizer aqui no forum que é um tal de overdriver. seria isso mesmo? Junto com a pedaleira veio um cartão, cheio de códigos com nomes driver. O que seria isso.

      Agradeço a todos pela força amigos!!!

      Bog
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      heroiphillip

      Meu... realmente, você precisa pegar um pouco melhor a idéia da coisa.

      A G1 vem com vários tipos de simulação de amps. Cada um produz um som supostamente parecido com um amplificador específico. É a posição "drive" do seletor de efeitos. Por exemplo, a posição "FD Clean" simula um Fender Twin Reverb, que é um amplificador com som limpo e cristalino. Outras posições simulam amps com diferentes tipos de timbre. As posições mais do fim (a partir do Overdrive) simulam pedais de distorção, em vez de amps.

      Você deve escolher o tipo de timbre que deseja e depois ajeitar o gain da mesma. Ou seja, o tanto de distorção que você vai ter no final depende desses 2 ajustes: o FD Clean com o gain no máximo não distorce, já um PV Drive pode ficar com a distorção bem exagerada mesmo não estando no máximo. Sacou?

      Além disso, preste atenção à posição ZNR / AMP. Dependendo da configuração aqui, você pode transformar um som abelhudo em um som ótimo. Depende muito de como você está ligando a pedaleira.

      heroiphillip
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      Bog,

      Primeiramente, gostaria de agradecer bastante sua mens. Pode parecer que não, mas já deu pra me centrar um pouquinho. Pelo o que entendi existe efeitos de Amplificadores e efeitos de Pedais, cujo a zoom tenta copiar em canais selecionaveis por nós, certo?

      Agora, se possível, me tira uma dúvida: para que serve cada seleção da pedaleira zoom G1. Tenho idéia de alguns, mas um profissional como você, ou vocês que estiverem lendo, vão saber sem dúvida mais do que eu.

      O que significa e para que serve:

      01 - Play

      02 - Rhythm

      03 - Patch Level

      04 - Comp/EFX

      05 - Drive

      06 - Gain

      07 - Lo

      08 - Mid

      09 - Wi

      10 - ZNR / APM

      11 - Modulation

      12 - Rate

      13 - Delay

      14 - Time

      15 - Reverb

      16 - Decay

      Outra Chave (Direita)

      01 - Value

      02 - Master Level

      03 - Tuner Calib

      04 - Rhythm Level

      Base

      01 - Bank up - Tap

      02 - Store


      Atecipadamente, agradeço muuuuuuito, bastante, de joelhos a quem puder me ajudar!!!!!

      Bog
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      heroiphillip

      Vixe, antes de tudo, você por acaso leu o manual? Isso tá tudo explicado lá!

      heroiphillip
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      Li, mas ele é em chinês, ou japonês!! kkkkkkk Juro!!! Baixei ele em espa. mas tá russo amigão!!! Sinceridade, você falou umas quatro linhas que se tivesse no manual, eu era o cara mais feliz do mundo!!!! Já imprimi a laser o que vc falou para conferir em casa (tô no trabalho). Se for possível responder esta minha ultra, giga dúvida, tenha certeza que vou até encadernar como manual kkkkk!!!

      Forte abraço e: por favor, novos amigos do Fórum, respondam esta dúvida. Eu emploro!!! Considerem um teste para vocês que são profissionais, vai ser legal, vocês vão se divertir me ajudando!!!kkkk O pior de tudo é que tenho até uma banda!

      Valeu!!!

      Bog
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      Hehhehe, bom, existe aqui no fórum um artigo bem bacana que explica muitos dos efeitos que você tem aí:

      http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

      Não é sobre a G1, mas é geral, e muitos dos efeitos da G1 (ex: reverb, chorus, delay) estão bem explicadinhos. Vou abrir aqui o manual dela e ver melhor alguns detalhes para vc.

      Bog
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      Bom, vamos lá... vou aos poucos. Eu vou meio rápido, pode ser que eu esqueça de algo.

      O knob do canto superior direito é o que controla o modo da pedaleira. O modo Play não tem mistérios: serve para tocar. Neste modo, os footswitches servem para selecionar patches, que são "etiquetados" de A0 a A9, B0 a B9, C0 a C9 e D0 a D9. São 4 bancos (A a D) com 10 posições cada. O botão Bank Up/Tap nesse modo muda direto o banco. Os footswitches mudam de posição em posição.

      Modo Ritmo: serve para usar a bateria eletrônica. Neste modo, o botãozinho play/stop começa ou para a bateria. Os footswitches escolhem uma das 40 batidas. O knob da direita controla o volume. Vc tem 2 opções para escolher a velocidade da batida: aperte o botão Tap uma vez e use o knob da direita (o do volume), ou apertar o Tap algumas vezes no tempo da música que vc quer.

      Ops, acabando meu tempo por aqui. Pergunta: você entendeu como que faz para editar os parâmetros de um patch? Pq isso vai levar mto tempo para explicar assim... Vc já tentou ler o manual em inglês?

      heroiphillip
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      Pô Bog, valeu!!!

      Agora é muita coisa, só vou poder imprimir amanhã antes do chefe chegar!!! hehehehecê sabe como é!!!


      Mas olha só: o que eu tô precisando é algo mais simples mesmo, não que o tópico que você me deu não vá servir, muito pelo contrário, vai me ajudar e muito mesmo. Será minha Bíblia da religião Pedaleira!! Mas se você puder responder aquele meu mega tópico, da forma mais simples mesmo, só pra eu sacar pra onde vai o negócio. Tipo assim: Isso serve para isso, aquilo serve pra aquilo, mas funciona em junção com aquilo ali... Deu pra entender? Mas te agradeço muito mesmo cara. Não quero perder a grana que coloquei com muito suor na minha pedaleira não. Mesmo sendo difícil, quero aprender, pois gosto muito. De qualquer forma, adimiro vocês do forum, por passar informações sem cobrar, num mundo onde até um sorriso tem preço para algumas pessoas.

      Brigadão Bog e, quando tiver um tempinho livre, lembra de mim irmão (da minha listinha acima)!!

      Felicidade Infinita a Todos!!!!

      heroiphillip
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      Joia!!

      Pode parecer que não, mas acho que tô sacando. O Botão giratório da direita, serve para subir ou descer opções selecionadas no botão da esquerda. Ok (se estiver errado, pode dizer) Os patch seriam programações feita pelo usuário, etiquetados de A0 a A9, B0 a B9, C0 a C9 e D0 a D9. São 4 bancos (A a D) com 10 posições cada.

      Pergunta:
      Ok, mas para que serveria estas programações, no que ela ajuda?



      Ah, adiantando: o lance da beteria já tô sacando tudo, mesmo não servindo para mim. O equalizador da pedaleira (Ganho, Lo, Mid, Wi), tambem tô sacando.

      Tá vendo que ainda não sou um caso perdido!!! kkkkkkkkk

      Bog
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      heroiphillip

      Uai, você guarda patches porque existem vários efeitos para configurar. Seria muito chato ter que reconfigurar tudo de novo cada vez que você usa a pedaleira. Por exemplo, digamos que você preparou uma configuração para tocar Atirei o Pau no Gato. Depois, quer tocar O Cravo Brigou com a Rosa com outra configuração. Você pode programar as 2 configurações e deixar elas armazenadas na pedaleira. Aí toda vez que você for tocar Atirei o Pau no Gato, pode simplesmente escolher o patch salvo, não precisa reconfigurar tudo de novo.

      Quanto aos botões, é por aí mesmo, você escolhe algo no knob da esquerda e configura com o da direita. Algumas coisas do knob da esquerda estão "presas" umas às outras. Se você apertar o footswitch, pode desligar completamente o efeito daquela posicão. O que cada efeito faz tem explicado naquele post grandão do Ferndando de Almeida que eu passei ali acima. O que vc tem é:

      01 - Play - Como dito acima, é para tocar
      02 - Rhythm - Como dito acima, é a bateria eletrônica
      03 - Patch Level - O knob da direita simplesmente muda o volume
      04 - Comp/EFX - O knob da direita serve para escolher o compressor ou outros efeitos aplicados antes do "amplificador" (simulado). As opções que vc pode escolher no knob da direita são:
      C1-C9 - Compressor. Quanto maior o número, mais comprimido é o sinal.
      A1-A9 - Auto Wah. Quanto maior o número, mais "wah wah" a guitarra faz
      B1-B9 - Booster. Quanto maior o número, mais "boost".
      (...)
      Acho que vc sacou essa coisa dos números. Os outros efeitos que vem depois são Tremolo, Phaser, Ring Modulation, Slow Attack, Vox Wah e Cry Wah. Note que você não pode usar 2 desses ao mesmo tempo, por exemplo, Booster e Compressor. É um OU o outro.

      05 - Drive - Escolhe o tipo de simulação de amp que vc vai usar.
      06 - Gain - Escolhe o tanto de distorção. Varia de acordo com a seleção do Drive.
      07 - Lo, 08 - Mid e 09 - Hi - O botão da direita serve para controlar a equalização.
      10 - ZNR / APM - Se você escolher com o botão da direita só um número de 0 a 9, é um redutor de ruídos, que corta o sinal durante as pausas. Cuidado, que se o número for muito alto, você pode "engolir" o final das notas. As outras posições também usam o redutor de ruídos, mas somado a uma simulação de caixa acústica. Você normalmente usa simulações de caixa acústica para gravar em linha, ligar direto no PA, ou usar a pedaleira com um amp que tenha resposta muito neutra. Vale a pena fazer experimentos combinando essas simulações de caixa com diferentes seleções no Drive, para ver o que se encaixa melhor com o teu amp. Normalmente, é o 2o. jeito mais fácil de reduzir distorções abelhudas (o mais fácil é diminuindo o Gain).
      11 - Modulation - Você pode escolher com o knob da direita uma entre muitas modulações, como chorus ou flanger. Quanto maior o número, maior a "quantidade" daquele efeito (varia de efeito para efeito).
      12 - Rate - Esse aqui é "preso" à seleção do Modulation. Muda alguma coisa, de acordo com a seleção que você tiver feito no Modulation.
      13 - Delay - Escolhe o tipo do delay e a "quantidade".
      14 - Time - Configura o tempo do delay. Você pode usar aquele botãozinho tap - batendo no tempo desejado, o tempo do delay pode ser ajustado facilmente.
      15 - Reverb - Escolhe o tipo do reverb e a quantidade.
      16 - Decay - Configura o tempo que o reverb fica... reverberando.

      Bom, acho que isso é basicamente tudo o que você precisa saber. Você escolhe os efeitos, configura (ou desliga mesmo aquele módulo), salva o patch e depois na hora de tocar só escolhe de novo o patch salvo. É importante você fazer experimentos e ver bem como o teu som muda. Boa sorte!

      heroiphillip
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      Cara, você é o meu melhor amigo!!!

      Adorei o lance do"Uai" e do "atirei o pau no gato" kkkkkkkkkkkkkkkkk, não precisava, mas diante das minhas perguntas, até concordo com o "Guitarrista do Sertão Brabo", e olha que sou de Pernambuco!!! KKKKKKKKK


      Sinceridade, kkkkkkkkk, só não entendi o que danado é "footswitch"


      Mas, falando muito sério, valeu mesmo cara. era só isso que precisava. Tava aguardando teu post como criança espera a 1º bicicleta de natal. Vou ficar te devendo esta, mas acho que vai demorar um pouco para pagar. Aliás, faz até perígo eu aconselhar alguem agora. Mas breve, tarei sacando muita coisa e quero ajudar!!!

      Valeu Bog, mas não esquece de me dizer o que "footswitch"

      Bog
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      heroiphillip

      Footswitch = aqueles 2 botões de apertar com os pés

      Heheheh, aprenda aí a usar o brinquedo, e depois manda umas gravações para a gente. :P

      chuq norris
      Veterano
      # jul/07
      · votar


      alguem leu o primeiro topico?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 【FIXO】 Artigo: Como tirar o melhor de sua pedaleira

      302.990 tópicos 7.841.733 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital