Existe algum curso de programação de pedaleiras??

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Fernando de almeida


    Galera gostaria de saber se exista algum curso voltado para a programação de pedaleiras e racks???

    Gostaria de saber fazer as doideiras que muitos karas fazer na programação desses equipos como, interligar vários racks e módulos via midi e usar um midi footcontroller (um behringer fcb1010 por exemplo) para controlar todos eles, fazer interligação de pedaleiras, pedais analógicos, módulos, racks, prés, e amplis, ficando uma doidera de fios, programar tudo isso para ser controlado num foot animal (ouvi dizer que tem kara que consegue controlar uma pedaleira usando os botões de outra que está devidamente interligado a ela) e o mais importante ISSO TUDO FICAR UM P. SOM DA HORA!!!

    E aí alguém sabe????

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    Não existe curso disso (a não ser que os americanos malucos tenham inventado isso lá na terra deles). Desde que você saiba pra que serve cada coisa, não há problema.

    E esse lance de MIDI é realmente muito maneiro. Você pode controlar uma pedaleira através de outra e através do computador, e também pode fazer o contrário, controlar algo no computador pela pedaleira (imagine soltar um sample mp3 pisando na pedaleira).

    cavaleirolouco
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    aff...........

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Putz kara, sinceramente eu sou fã de pedal analógico mas eu vejo umas gravações, uns sons muito loucos e qdo vou procurar saber dos efeitos é tudo por módulos, racks, pedaleiras, todos interligagos e provavelmente uma p. programação por de trás de tudo isso. Tem alguns efeitos que eu não consigo montar nos meus pedais e que meu é muito loco.

    As vezes até efeitos simples (distorção, chorus, flanger, delay, etc) com esquema de programação fica com um som que eu não consigo tirar nos meus pedais.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Fernando de almeida

    Hoje em dia, ninguém mais usa um set 100% analógico. Em grande parte dos casos, só a distorção é analógica (e um wah-wah, talvez compressor). O resto é digital, naqueles racks imensos.

    Boas pedaleiras estão por aí hoje a um custo muito mais acessível do que antigamente (embora as melhores ainda sejam salgadas). Acho que vale muito mais apena investir numa pedaleira digital e comprar só uma pedal de distorção analógico (ou um preamp) e jogar no loop da pedaleira.

    Horas e horas de diversão cutucando nos efeitos.

    danilomagacho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Fernando de almeida

    Cara... timbrar um instrumento não é tarefa simples... primeiro você tem que conhecer cada efeito, os benefícios de cada um, problemas que podem causar no timbre...

    Também precisa saber operar muito bem cada um dos equipamentos que fazem parte do setup, não adianta nada ter diversos racks de efeitos e não saber usar direito cada um deles.

    O MIDI por exemplo tem pouco sentido a não ser em apresentações ao vivo, num studio geralmente o cara nem liga os cabos midi, a pedaleira fica de fora, pois, gravando, você ajusta detalhadamente cada um dos racks, cada um dos efeitos...

    Não existe curso até onde eu saiba... é certo que curso de áudio certamente ajudará mesmo que seja para ajustar os efeitos uma vez que conceitos básicos de áudio se aplicam no ajuste de qualquer instrumento. O que você pode fazer é pegar na internet literatura que fale sobre cada um dos efeitos e estudar o que é cada um, o que causa no timbre, benefícios, cuidados necessários, etc... daí vc aplica estes conceiros no ajuste do seu instrumento.

    Eu já tive um rack monstruoso de efeitos (Preamp Marshall Valvulado, Preamp Leadvox Handmade Valvulado, ART SGX2000, TC Eletronics Dual M300, ART Multiverb II, e ainda tinha uma GFX-8 e um VAMP) acabei me desfazendo de tudo e hoje uso um set de pedais analógicos... perfeitos para o som que eu quero tirar, principalmente porque não quero imitar o timbre de ninguém, nem quero variar muito o timbre da guitarra... quero que minha guitarra tenha o meu timbre, quando meus amigos escutarem quero que eles saibam: "Poxa... é a guitarra do Danilo...".

    Ahh... uma dica... timbres muito bons geralmente são obtidos com bons amplificadores, quase sempre valvulados, em altos volumes... não adianta nada um super equipamento e um amplificador meia sola...

    Penta_Blues
    Moderador
    # abr/06
    · votar


    Bom dia!!!

    Fernando de almeida
    Acho que um curso pra "pedaleiras" não existe até porque seriam vários cursos pois casa uma tem um sistema de operação. O que todas tem em comum são alguns efeitos clássicos, daí, existe curso pra ensinar o que cada efeito produz, quais são seus parâmetros e como ajustá-los. Bem o que o danilomagacho comentou...
    Que eu saiba existe um cuso na GIG com o professor Victor Luiz, se não me engano. Dá uma olhadinha em revistas especializadas que sempre aparecem anúncios.
    Valeu!!!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    danilomagacho
    O MIDI por exemplo tem pouco sentido a não ser em apresentações ao vivo, num studio geralmente o cara nem liga os cabos midi, a pedaleira fica de fora, pois, gravando, você ajusta detalhadamente cada um dos racks, cada um dos efeitos...

    Discordo. Hoje em dia, as pedaleiras e racks estão tão complexos que a melhor forma é ajustá-los pelo computador, através de MIDI. A regulagem no próprio aparelho é evitada sempre que possível.

    danilomagacho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Discordo de você em todos os sentidos, mas tudo bem... não vamos brigar por isso...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    danilomagacho

    Então kara, o meu problema não são os efeitos individuais, consigo facilmente timbrar com qualquer set de pedais qualquer efeito clássico (chorus, flanger, distorçoes, drives, boost, equalizer, delay, phaser, compressor, wah, etc), ordem de ligação, sei usar loop de amps, etc.

    Deixa eu tentar explicar melhor a minha dúvida:

    Hoje eu uso um set de pedais analógicos, mas um dia já usei sistemas de pedaleira e rack.
    Eu usava pedaleira Digitech RP-10, Rack Digitech GSP-21 Legend, pois já tinha visto uns karas interligarem um sistema com pedaleiras e racks e ficar O TIMBRE.
    O som que eu queria montar era algo parecido com sons que o Steve Vai usava (já que ele chegou a usar o GSP-21), Satriani, Mamsteen, Van Halen, etc.
    Eu ouvia o som desses karas e ficava tentando montar algo parecido com os efeitos da pedaleira, com os efeitos do rack, com os dois interligados entre Input e Output, entre Send e Return, etc, só nunca cheguei no som que eu queria.
    Pensei e cheguei a conclusão que ou eu teria que ir à NASA para ir mais fundo na arte de programar os equipos que tinha alguns recursos que eu não sabia e nem sei mecher ( e olha que eu sabia muito desses equipos e nunca, das pessoas que entrei em contato de lojas e karas que também tinham os equipos, nenhum chegou a esboças maior conhecimento do que eu já tinha).
    Enfim troquei tudo por set completamnete analógico, mas sinto não conseguir alguns sons que os karas montam que só digitalmente é possível fazer.

    danilomagacho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    O Vai por exemplo usa o que você teve, e mais os pedais que você tem hoje, e mais uns 236489821364332 efeitos... kkk.

    Tente achar o SEU timbre... e experimente tocar num Mesa Dual Rectifier, ou um JCM 800... daí vc me diz...

    A guitarra e a pegada do guitarrista também tem uma influência fundamental no timbre...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Rachmaninoff
    · votar


    danilomagacho
    Discordo de você em todos os sentidos, mas tudo bem... não vamos brigar por isso...

    Essa informação eu peguei no fórum da GT-8,
    bossgtcentral.com/modules.php?name=Forums.
    Mas, tranqüilo. Existem várias maneiras de configurar um equipamento.

    danilomagacho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rachmaninoff

    Uma coisa é setar uma GT-8, outra é timbrar uma verdadeira Geladeira de equipamentos... imagine querer ajustar 5, 6 ou até mais racks via MIDI?

    No meu caso eu usava o MIDI pra tocar, nunca pra gravar... geralmente usa-se um rack para o compressor (valvulado em 100% dos bons estudios), outro para um Delay ou algo assim, outro para um chorus, etc... e isso sempre após a guitarra estar gravada, não se grava guitarra com efeitos de ambiência... isso se coloca após a gravação, na mixagem, daí sim um midi pode ser utíl para mexer em alguns parâmetros durante o andamento da música...

    danielcastelli
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    danilomagacho
    Mas isso considerando uma geladeira de racks.
    Agora imagina um set assim:
    Preamp valvulado
    Power valvulado
    GMajor ou Intellifex
    Estabilizador

    O que vc teria que controlar com midi? Só o efeito em UM rack. Ele sozinho faz tudo, e não tudo separado. A qualidade pode não ser a mesma, mas é um tanto imperceptivel. E a facilidade de controle é enorme.

    danilomagacho
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    danielcastelli

    Estou falando em estudio, vc não vai ficar mudando o timbre no meio da música... ao vivo a coisa muda completamente. Isso é setup pra tocar ao vivo...

    lula_molusco
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Curso de setup?

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    lula_molusco

    É setup para pedaleiras, racks e módulos, interligações entre elas regulagens individuais e com todas ligadas juntas.

    O de setup da EMT é de pedais analógicos, vc aprende efeito por efeito, timbrar, regular, etc (já fiz esse curso).

    O próprio Silas Fernandes que ministra esse curso na EMT falou que pra mecher com pedaleira, racks, módulos é "osso", mas o kara que é bom nisso faz miséria e sonoramente pode-se além imitar os pedais analógicos, pode-se fazer trocentas coisas a mais.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    danielcastelli
    danilomagacho

    Enfim, cada caso é um caso.

    dtplayer
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    isso eh tudo uma questao de engenharia eletronica meu veio.....

    O_Melhor_O_Modesto
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Acho que naqueles cursos tipo de engenheiro de som devem ensinar.
    Pergunta em algum lugar que oferece cursos desse tipo.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/06
    · votar


    Técnico de Som


    (eu acho...)

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    LeandroPanucci

    Será que em um curso técnico de som eles ensinam um lance tão específico?????

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Fernando de almeida
    Será que em um curso técnico de som eles ensinam um lance tão específico?

    Deve ser um lance beeeeeeem geral, isso se for realmente mostrado.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Rachmaninoff


    Será brow???? Eu acho que é mais pra específico do que geral!!!!!! []s

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Fernando de almeida
    Quando falei em "geral", me referi a conceitos gerais sobre o equipamento, coisas como "o que é, e para que serve um compressor", ou "o que é, e para que serve um delay".

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    UP MONSTRO ...

    Tópico com mais de 10 ANOS ...


    Só por curiosidade - Alguém montou um CURSO DE MIDI para integrar racks, pedaleiras, controladoras, etc???? Sabem se já existe???? Todo o passo-a-passo para entender como, o que, de onde, pra onde, pra que, porque, etc????


    COF COF COF COF - muita poeira ...
    heheheheheh
    ABR

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/16
    · votar


    ????????????

    LeandroP
    Moderador
    # out/16 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Fernando de almeida

    rsrsrs up válido

    Pesquisei no site da EM&T sobre o curso de Setup. Não acho que o curso de Setup trate deste assunto. Imagino que seja um curso mais voltado aos timbres e características dos pedais, ordem de ligação, etc. Mas não custa nada entrar em contato e questionar (se você já não fez) e quem sabe até sugerir.

    http://www.territoriodamusica.com/emt/setup/

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/16
    · votar


    LeandroP
    Pesquisei no site da EM&T sobre o curso de Setup. Não acho que o curso de Setup trate deste assunto. Imagino que seja um curso mais voltado aos timbres e características dos pedais, ordem de ligação, etc. Mas não custa nada entrar em contato e questionar (se você já não fez) e quem sabe até sugerir.
    http://www.territoriodamusica.com/emt/setup/


    Opa ... esse eu conheço já faz tempo Panucci ... Mas eles não abordam as complicações do MIDI ...

    Já viu o equipo do Kiko no Mega??? Uma sequência MIDI pré-programada no computador que vai acionando/desacionando os efeitos conforme as musicas rolam?????



    Isso deve ser treta de fazer ...

    Ismah
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Fernando de almeida

    Isso é mamão com açúcar pra turma das teclas!
    Iria atrás de algum tecladista macaco velho, que mexe com MIDI... Dá pra fazer em qualquer DAW ...

    O que tu quer é um curso sobre comandos MIDI e programação de sequências... Peidar dormindo praticamente.

    O Kleber Kashima tem um curso sobre programação de pedaleiras, não sobre MIDI...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe algum curso de programação de pedaleiras??