Para aqueles que defendem os pedais digitais - digital_sucks

Autor Mensagem
Casper
Veterano
# mar/06 · Editado por: Casper


Leitura obrigatória, para aqueles que acham que
é bacana recriar uma senóide com 4 pontos
de amostragem.

http://happybob.com/marc/digital_sucks/index.htm

Digital Sucks!!!

GOATRIDER
Veterano
# mar/06
· votar


explica pro cara do Opeth então que digital é uma merda pra ele parar de usar uma Boss GT6 ou pros caras que tocam progressivo pra eles pararem de usar racks...

GuitarHome
Veterano
# mar/06 · Editado por: GuitarHome
· votar


então que digital é uma merda

Pra vc falar isso vc testou ja. se foi nos seus equipamentos provavelmente sao equipamentos para iniciantes e amadores.

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


Casper
nós já sabemos disso

lula_molusco
Veterano
# mar/06
· votar


Larga a sua zoom 5005II aí e vai lá testar uma TCEletronic G Minor...depois vem chorar aqui e dizer que se arrepende de ter dito que digital é uma merda...tem nego que nem sabe o que é digital...acha delay da boss uma maravilha achando que é analogico huauahuahau LOOSER

Alex D P Marques
Veterano
# mar/06
· votar


Casper

Cara tu é muito mané msm. Vai aprender a tocar guitarra primeiro pra depois sair falando merda.

Randy78
Veterano
# mar/06
· votar


acha delay da boss uma maravilha achando que é analogico
DD = digital delay

não tem como fugir do digital, alguns efeitos digitais são tão bons que superam alguns analógicos, basta pegar aquele reverb da danelectro que é de mola e comparar com um RV-5 da boss, DRV-1 da Onerr ou Triton da Wavebox, por mais bonito que soe o analógico, o digital já consegue fazer tão bem e com muito mais versatilidades. A maioria dos analógicos ainda supera o digital, como os wha wha, distorções, chorus... mas um dia o digital chega lá e digo isso dizendo que sou fã do analógico, do som de valvulas, mas vendo o que era uma pedaleira 10 anos atraz e o que é um POD hj, creio que dentro de 10 anos o digital poderá superar os analógicos.

Curly
Veterano
# mar/06
· votar


Casper

Digital Sucks!!!

analógico é ótimo ! o problema são os microfones temperamentais, válvulas broxas, regulagens esotéricas, pedais teimosos e aquela sensação horrível de gastar, gastar e gastar e nunca chegar no som que vc quer... Eu cansei... Mas digo o seguinte: digital bom é digital caro !!! testa um yamaha DG Stomp, um Pod XT Live ou um Roland VG-88 e aí tire suas conclusões...

bissinhu
Veterano
# mar/06
· votar


como tem neurotico no mundo
eh jaja q o alan fly aparece aki e mata ele com um raio digital ahuahau

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Eu só entendi a parte do "the books on the table", no resto eu viajei. Estou condenado a usar digital.

affcl
Veterano
# mar/06
· votar


Randy78
concordo com vc
até pq ninguem é louco de pagar 2000 dolares num amp se hj nós já tivessemos uma pedaleira a esse preço q fosse igual a varios amps e ainda tivesse modulações

Alan_Domingues
Veterano
# mar/06
· votar


Estou feliz com meu set digital, quando eu puder ter um stack da Mesa Boogie tambem vou estar feliz.

Igor Martins
Veterano
# mar/06
· votar


Um Marshall Super Lead modificado pelo Jose Arredondo ia ser um sonho.

Pau a pau, o anógico ganha, mas são poucos q tem grana para um set assim, o melhor som q já tirei foi com um valvulado + volume alto.

Porém o custo benefício é ótimo dos digitais. Com o preço de uns 2 pedais, se compra um v-amp 2, e tem uma variedade muito maior de timbres.

E outra, as tecnologias estão evoluindo, cada vez melhores. Até caras conservadores como o Eric Johnson, Jeff Beck gostaram do POD, inclusive o Jeff já gravou um album assim.

Casper
Veterano
# mar/06
· votar


Caros amigos violentos do forum:

Calma, é só um texto que explica
o motivo que diferencia processadores
analógicos de digitais.

Percebo que muitos aqui ficaram ofendidos
com o texto, portanto peço desculpas a estas
pessoas.

Mas penso que é sempre bom aprender
e entender como as coisas funcionam.



Randy87:
Concordo, a evolução dos pedais digitais
é enorme. Ao vivo, então, a versatilidade
é imbatível.

Curly:
Concordo também. Tem dia que é foda.... cada dia
o ampli se comporta de um modo, as malditas
regulagens de bias, e´, o equipamento é mesmo
temperamental. Mas talvez por isso cada equipamento
seja único, ao contrário dos timbres massificados
dos equipamentos digitais.


O Juca Chaves tem uma frase ótima sobre
sintetizadores, e emuladores em geral.

O sintetizador está para o instrumento assim
como a boneca-inflável está para a mulher.
Vc consegue realizar seu ato, mas no fundo
sabe que algo está terrivelmente errado...

paulgilbert
Veterano
# mar/06
· votar


um dia... todos entenderao... sites podem falar mal que quiser, mas um POD XT ou GT8 regulada faz vc dificilmente percebe se é ou nao digital...


teoria nao serve pra nada na musica

Fullmetal
Veterano
# mar/06
· votar


teoria nao serve pra nada na musica

Ouch!

francisco2004
Veterano
# mar/06 · Editado por: francisco2004
· votar


Casper
O artigo é interessante, mas em alguns momentos é meio xiita, e deu pra ver que você é meio radical também, quando critica a existência dos sintetizadores.

Os instrumentos acústicos também podem ser vistos como sintetizadores criados pelo homem, só que com muito menos controle sobre o sinal. Os sintetizadores eletrônicos que começaram a surgir lá pelos anos 70 não procuravam imitar instrumentos acústicos e apenas permitiam ao homem ter controle total sobre o sinal, com os controles dos osciladores e do envelope.

Querer comparar um som de piano de um teclado digital gerado por técnicas de sampling e síntese com um piano acústico "de verdade" é meio sem sentido. Mesmo os pianos "de verdade" diferem entre si em função das cordas, caixa de ressonância, madeira e até do local onde está instalado. Um timbre de piano em um teclado recebe esse nome talvez porque tenha usado amostras de piano, lembre um piano, sei lá.

Nunca vai competir com um piano, mas em algumas situações, pode ser exatamente o que o músico procura. Um piano de verdade também pode ter seus inconvenientes, produzir ambiências indesejadas ou, por exemplo, ser orgânico demais para a aplicação em questão (imagine um piano de cauda na música eletrônica).

Já as pedaleiras digitais são outra história. A maioria realmente é fraca por causa da faixa dinâmica (16 a 20 bits) e baixas taxas de amostragem (ok, todo mundo já sabe que 44100Hz é pouco e gravações profissionais hoje em dia usam taxas bem mais altas, embora no cd prensado tudo acabe nos meros 44100). Não sei como são os racks profissionais, mas acredito que possuam um hardware bem superior ao de um POD, por exemplo.

As pedaleiras estilo Boss GT8, XT Live, ou seja, pedaleiras relativamente baratas, -ainda- são um quebra galho para quem quer versatilidade e praticidade no palco, mas talvez em breve tenhamos equipamentos digitais de altíssima qualidade até para os ouvidos mais exigentes.

Ah, e o GT8 que eu saiba não usa técnicas de síntese. Ele apenas pega o sinal e aplica filtros, diferentemente do sintetizador de guitarra da Roland, que usa um captador midi e detecta as notas que o cara tá tocando para gerar um sinal completamente novo, sem usar nada do sinal original da guitarra. Assim, a guitarra se torna uma espécie de sintetizador, com aspectos de tocabilidade diferentes de um teclado (por exemplo, a alavanca de tremolo, os bends e quem sabe um detector de tapping :P).

danielcastelli
Veterano
# mar/06
· votar


Eu estaria feliz... MUITO FELIZ com um POD XT Pro e um GMajor...
2 rackzinhos digitais... mas fazem um ESTRAAAGO.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/06
· votar


Melhor carregar uma pedaleira para shows, ensaios, jams e etc... do q um set de pedais, pedaleira eh muito + prático.

Fabio Gravata 2
Veterano
# mar/06
· votar


Casper
Digital Sucks!!!

Pode crêr !!!!
viva as válvulas

Al_Capone
Veterano
# mar/06
· votar


Atum Bluesman
ahh se tiver um pedal board nem tanto

paulgilbert
Veterano
# mar/06
· votar



teoria nao serve pra nada na musica

Ouch!

teoria quero dizer

22 Khz é inferior blablabla
e coisas tipo DIGITAL É PIOR QUE ANALOGICO PQ TEM O BARRAMENTO BLABLABLABLA, que só serve pra fala isso quando ta discutindo sobre isso com alguem, q na verdade maioria daki pode intende na teoria, pq na pratica...

João_Luiz
Veterano
# mar/06
· votar


Se eu fosse uma fábrica de pedais analógicos eu escreveria isso aí......

E se fosse de digitais colocaria o oposto.

Observem que o texto é da página da empresa Skreddy Pedals, que fabrica pedais analógicos...

Já usei os dois e falo que os dois são bons e são ruins ao mesmo tempo.

Tem que se ajustar ao seu equipamento e passar a gostar dele... e entender que o guitarrista é a peça mais importante de tudo isso.

E aí você vai ser feliz com o que tem!

Blue Jazz
Veterano
# mar/06
· votar


A questão é GRANA - pura e implesmente.

Ou alguém aqui vai dizer que não sonha com milhões de pedais diferentes, amps caríssimos e um roadie pra carregar tudo?

powerguitar10
Veterano
# mar/06
· votar


Blue Jazz
um roadie pra carregar tudo?



Isso isso isso!!!



=D




Dou a cara a tapa quem não quer dois Triple Rectifier, 15 guitarras identicas signature, mudando simplesmente afinação e captação, Muitos pedais e racks que vc nem sabe o nome...E um tecnico pra regular tudo...Só chegar no show, ter um maluco pra colocar a guitarra no seu ombro e tocar???




\o/

Fabio Gravata 2
Veterano
# mar/06
· votar


maykow_torres

eu não quero
prefiro uma coleção de amplis marshalls e fender vintage
e uma coleção de guitarras fender da dec. de 50 e 60

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


Eu queria é saber porque a resolução de equipamento de som é 24 bit se a de video e de video-games já está em 128 (e aumentando).

Alan_Domingues
Veterano
# mar/06
· votar


Que se foda o bla bla bla técnico. O que importa é o som. Ao vivo 99 % dos guitarristas tem se quer algo digital no set. Então foda-se. Digital é bom ? Ruim ? É como guitarra, cada um curte um.

francisco2004
Veterano
# mar/06
· votar


Fritz_mkvl
Bom, não sei das novidades tecnológicas dos videogames, mas acho que consigo explicar:

Uma coisa é a resolução de áudio: com 128 bits é possível armazenar uma infinidade de níveis de amplitude do som de tal forma que uma mudança entre um nível e outro um ser humano seja incapaz de identificar. Acho que ainda não existe equipamento de áudio com essa resolução. 24bits é considerado ótimo e 32bits geralmente só é usado em softwares de edição de áudio para dar mais flexibilidade.

Por exemplo, imagine que você tem 4 casas decimais para representar um número. Digamos que o número seja 9999 e você queira somar 1. Ocorrerá estouro de representação, ou seja, um "vai um" que não pode ser representado apenas com 4 casas. Assim, se o dispositivo de captura usa 24bits, é interessante você ter mais bits para editar e, depois de aplicar todos os filtros e conversões, você retorna para 24bits de novo. Assim, o erro fica muito menor.

Esses 128 também podem ser o número de canais de áudio (e não a resolução em bits, então cuidado ao ver uma Sound Blaster 128 achando que ela é 128 bits, pois não é). Em um jogo de videogame, podem ser necessários muitos canais midi, por exemplo. Alguns canais com informações de ruído, outros com as músicas do jogo e outros possuem informações de controle. Na hora de reproduzir tudo isso, o videogame pode dispor de sintetizadores, samplers, etc, que traduzem os sinais midi em sons em qualidade de cd (44100Hz e 16bits). Essa é uma possibilidade de você ter visto o número 128 relacionado a videogames.

Outra possibilidade, a mais provável, é que 128 seja na verdade o número de bits do processador do videogame, ou seja, a maior quantidade de bits que o processador consegue tratar de uma vez só ou armazenar em seus registradores. Os PCs recém estão entrando na era dos 64bits, pois em geral, usar uma largura maior de bits pode ser mais cara e desperdiçar memória (por exemplo, usar 64bits para armazenar um número inteiro pequeno de poucas casas decimais já chega a ser um desperdício).

Já em videogames, por tratarem basicamente de conteúdo multimídia, pode ser interessante um processador de 128bits... mas também pode ser marketing. Podem pegar apenas uma seção do processamento que trabalha em 128bits e dizer que todo o processador é 128, por isso é bom verificar bem as especificações técnicas do produto. 128bits em um microprocessador, hoje em dia me parece um exagero, exceto para aplicações de computação gráfica (jogos, cenários virtuais 3d, etc) e cálculos para aplicações militares.

Resumindo: bit é apenas uma grandeza escalar, como metro, grama, etc. Pode significar a largura máxima de trabalho de um processador, pode ser a resolução de um sistema de áudio, etc.

Mackabr0
Veterano
# mar/06
· votar


bom, se tratando de distorção né...
eu curto mais a analogica porque é uma coisa mais crua...
sai um som mais antigo, como os que eu escuto nos meus cds!

digital sai uma coisa com muito mais brilho, mais sintético
realmente tem diferença na sonoridade ( que é o que impora pra mim nao esses 81723681 bits e 82653hertz )

agora os outros efeitos... delay.. reverb... tudo digital mesmo, pra mim nao faz diferença... alias nunca vi um delay analogico!

nao adianta discutir oq ue é melhor, é questão de gosto...
seria inteligente perguntar do que cada um gosta, pra conhecer o gosto das pessoas! e assim penso eu, valeu =]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para aqueles que defendem os pedais digitais - digital_sucks