Os 6 principais efeitos para um set de pedais...

Autor Mensagem
rhoadsvsvai
Veterano
# set/13
· votar


dist wha e delay . o resto é firulagem .

Bereta
Veterano
# set/13
· votar


Filippo14

Verdade, mas deve ser coisa de quem usa SS.

MauricioBahia

Compressor e equalizador. Ok, mas não são fundamentais na minha opinião.

Isso pra mim é relativo. Como diz o Paul Gilbert, o único pedal fundamental é o afinador ;)

Muita gente acha drive fundamental, mas quem usa valvulado pode não achar. Eu mesmo não tenho usado pedal de drive. Só uso wha, chorus e delay. Então isso é muito relativo.

Led Zé
Veterano
# set/13
· votar


rhoadsvsvai
ist wha e delay . o resto é firulagem .

Também acho. Um chorus cabe em algumas músicas também.

ogner
Veterano
# set/13
· votar


Wha > Fuzz Si > (Ts) > Vibe/tremolo ou evelope Filter > Ts DiY > Booster/Comp > Delay.

As vezes uso 2 fuzzes um Si e outro Ge...

rhoadsvsvai
Veterano
# set/13
· votar


Led Zé
cabe mas não é essencial , qualquer musica q tenha chorus pode ser tocada sem o efeito , ja distorção não da pra tocar um metalica na guitarra limpa , ao mesmo tempo q qualquer pedal de distorção dependendo do nivel q vc regula o ganho faz som proximo ao de overdrive ,então são 2 efeitos ja

ogner
Veterano
# set/13
· votar


Mas respondendo ao topico, essensial mesmo só wha, drive, fuzz e delay, eu acho...

MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bereta

Pois é. Eu tô respondendo focando no termo "essencial", em relação a um set de pedais, na minha visão, lógico. Sim, é bastante relativo.

:)

bezerrabru
Veterano
# set/13
· votar


Concordo com o ogner... Ainda uso um Chorus mas acho frescura minha... kkkk

MauricioBahia
Moderador
# set/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Na prática, eu uso distorção (fuzz e overdrive), delay, chorus, booster e afinador. Sendo que os 4 últimos numa multiefeitos. Esses são os "meus" essenciais.

alfacorrea
Veterano
# set/13
· votar


Afinador é fundamental, né?! Além de ter a função de afinar (ahhhhh) serve para dar um mute em momentos de necessidade. Tocar afinado é tudo! Nunca toque desafinado.

Eu gosto de separar em grupos, como vários fazem: dinâmica, distorção, modulação e ambiência.

Em dinâmica, coloco 2 pedais que acho muito bacanas na música, dependendo do que se toca e dependendo do gosto musical: wah-wah e compressor.

Já "matamos" 3 pedais até agora, né?!

Na seção de distorções, acho que 2 pedais fazem a festa: Um bom overdrive e uma boa distorção. Com esses 2 pedais, já dá pra fazer 3 combinações de efeitos (OD, DS e OD+DS)

Então, chegamos a mais 2 pedais e atingimos o total de 5 pedais...

Nos moduladores, acho um chorus bem bacana (eu uso o Electro-Harmonix Small Clone). Há opções de phaser, flanger, envelope filter, tremolo, rotovibe, etc, etc, etc, Infinitas opções, escolha uma...

Na ambiência: um bom reverb ou um bom delay, ou até mesmo um pedal do tipo Boss RV-3 que tem uns 9 ou 10 efeitos individuais e combinados de reverb e delay. Veja aí.

Assim, na minha humilde opinião, são 7 os "pedais fantásticos": afinador, wah-wah, compressor, overdrive, distorção, modulação e ambiência.

Se for colocar como uma "regra de ouro" só poder escolher 6 pedais, eu tiro o compressor e fico com afinador (TU-3), wah-wah (Cry Baby), Overdrive (TS-9), distorção (MD-2), modulação (Small Chorus) e ambiência (RV-3).

Pronto, taí um set up bem razoável...

Agora, eu ainda uso um noise supressor (NS-2)... Gosto muito do Eletro-Harmonix Q-Tron... Adoro um phaser... Curto muito um delay curtinho tipo slapback... Aí vai longe...

Abraço

FBlues_rock
Veterano
# set/13
· votar


Galera
É muito simples, 6 é muito para pedais "essenciais".
2 ou 3 vão coincidir, fora isso depende muito do estilo que toca ou mesmo gosto pessoal.


No meu gosto e uso, sem querer adivinhar os essenciais nem mais importantes, é, na ordem:

- Afinador
- Overdrive
- Fuzz
- Looper (uso muito)
- Delay
- Reverb

Também uso Wha, Phaser (importância = repertório), Compressor, Equalizador, Envelope Filter e Octave.

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Fui no intuito de ajudar '-'

filipesiegrist
Membro
# out/13
· votar


(Eu vi que o tópico é de 2006, mas vou dar minha opinião)
Olha só, existem muitas coisas que vão do gosto da pessoa, por isso eu vou separar os pedais em grupos (Os mesmos que o Fernando de Almeida separou no tópico de efeitos dele)
Dentre os 6:
-2 pedais de GANHO (overdrive,distortion,fuzz,sim. de amp), sugiro ao menos um overdrive.
-1 efeito de TONALIDADE(Filters, Wahs, Equalizers
-Ou 1 efeito de TONALIDADE(mesmos acimas) ou 1 de DINÂMICA(compressores, sustainers).
-1 MODULAÇÃO(phaser,chorus,flanger,tremolo,vibrato) ou um PITCH(pitch,octaver,harmonizer)
1 AMBIÊNCIA(delay analogico ou digital,reverb)

Mandean
Veterano
# dez/13
· votar


Em ordem do + fundamental pro menos passando pelos extras e chegando nos dispensáveis.

Essenciais:

Afinador
Delay ou Delay/Reverb (os novos ja tem um Chorus embutido)
Overdrive (serve como booster de ganho ou volume)
Distortion (pra hard 'n' metal)
Wah (Auto ou Expressão)
Noise

Extras:

EQ, Chorus, Reverb, Pitch, Harmonizer, Octave, Compressor, Loop, Boost

Dispensáveis:

Whamy, Flanger, Phaser, Fuzz,, Tremolo, Vibrato, Volume

brit088
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: brit088
· votar


Vi que o tópico é antiquíssimo, mas, já que tamo aqui, vamo lá, a minha opinião (vou colocar na ordem que eu colocaria na cadeia e os números entre parenteses são pra mim a ordem de "compra" digamos assim)
-Afinador(6)
-Distorção(4)
-Overdrive(1)
-Chorus(3)
-Delay(2)
-Booster(5)

Michel_Wylde
Veterano
# dez/13
· votar


Cara, segue abaixo:

Afinador
Wah
Chorus
Overdrive
Distortion
Delay

[]s

Ismah
Veterano
# jan/14
· votar


0 wha/volume
1 drive I (overdrive, distortion leve)
2 drive II (overdrive + boost, distortion pesado, fuzz)
3 chorus/flanger/phaser/envelope/auto wah
4 delay
5 reverb

Acho que com isso dá pra tocar de tudo...

OBS

- Coloquei o 0 pq me esqueci deles e por no fim ia ficar estranho

- Afinador e equalizador eu não considero pedais - pois é bem variado seu uso.

- Quando digo "leve" não quero dizer que seja com mais ou menos distorção e sim com mais ou menos volume, dá tranquilamente pra substituir o drive II por um booster antes do drive I.

- Hoje eu uso um drive de dois estágios (Meteoro Revolution), um chorus (Groovin CH700) uma multi efeito (Zoom G1N) pra modulações (Phaser, auto wah, harmonist em G, tremolo) e ambiência (por padrão uso em todos os patchs delay - 50ms - e spring reverb - 20ms - só num patch de solo uso um delay mais alto).

rafael_cpu
Veterano
# jan/14 · Editado por: rafael_cpu
· votar


Como disseram, vai depender do repertório, do ampli, etc.
Assim como há casos em que qualquer pedal é absolutamente dispensável, há outros em que vários são necessários.
Além disso, há pedais que conjugam dois ou mais efeitos, como, p. ex., o Carbon Copy (delay e chorus).

Gostei do modo como o alfacorrea dividiu e classificou, é bem como eu penso também.

Em todo o caso, se fossem 6, atualmente seriam:

Drive: overdrive e/ou distortion (eu uso um Pinnacle II Deluxe e um Triple Wreck)
Dinâmica: compressor e/ou wah (eu uso um CS-3 e um Carl Martin Two Wah)
Ambiência: reverb e/ou delay (eu uso um RV-5, um Carbon Copy e um DD-7)
Modulação: chorus e/ou phaser (eu uso um MXR ZW-38 e um MXR EVH)


T+

Lelo Mig
Membro
# jan/14 · Editado por: Moderador
· votar


Desculpem....

Mas, excetuando algumas boas colocações de alguns, nunca li tanta besteira por centímetro quadrado, escrita por guitarristas.

1- Sabem qual o repertório que ele toca?
2- Sabem o ampli e guitarra que ele têm?

Neguinho vai chutando X como pedal fundamental, partindo do pressuposto que ele toca rock e sendo que a maioria usa muito pouco ou nem sabe usar?

Para The Edge, Delay é fundamental.
Para Hendrix era o Fuzz.
Para Stevie Ray Vaughan um Tube Screammer.
Para David Gilmour um Flanger.
Para B.B King, Nenhum!

Não existe pedal fundamental/essencial, existe necessidade pessoal.

FBlues_rock
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig
Eu já tinha dito, mas como de praxe nesses tópicos, infos como a sua e a minha não importam muito, importante é dar seu pitaco!

Will Bejar
Veterano
# jan/14
· votar


rhoadsvsvai
dist wha e delay . o resto é firulagem .
Sóóóóóóóóó...

Greenwood
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig

Tudo a ver!!!
Fiquei revoltado quando disseram que flanger era dispensável. Aliás, a maioria não colocou flanger no seu set.
Engraçado que o guitarrista da minha banda tocou anos somente com distorção, flanger e reverb!!!

inExperienced
Veterano
# jan/14
· votar


São os 6 mais usados!
Não o que eu, vc, gosta.

alfacorrea
Veterano
# jan/14
· votar


Tá ótimo, mas de que adianta o cara perguntar:

"Quais são os 6 principais efeitos para um set de pedais..."

E vc responder...

"Não existe pedal fundamental/essencial, existe necessidade pessoal..."

Na prática uma resposta tecnicamente mais certa, não é a resposta efetivamente mais adequada e cabível. Quando o cara pergunta quais são os 6 principais efeitos, já se parte do pressuposto que ele não precisa de respostas do tipo:

"Para The Edge, Delay é fundamental."
"Para Hendrix era o Fuzz."
"Para Stevie Ray Vaughan um Tube Screammer."
"Para David Gilmour um Flanger."
"Para B.B King, Nenhum!"

É nessas horas que eu acho mais interessante que os membros pudessem fornecer respostas mais "doces", mais "amigas", menos "amargas" e menos "incisivas".

Mas, no fundo vc está certo.

Lelo Mig
Membro
# jan/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


alfacorrea

Camarada, não quis ser amargo ou incisivo.

Só quis despertar que muitas vezes, ao darmos uma resposta, olhamos tanto para o nosso próprio umbigo, que respondemos de forma pessoal, sem esclarecer a quem perguntou realmente sua dúvida.

Cada um fala seu gosto pessoal e no fundo ninguém esclarece nada......

papillon
Veterano
# jan/14
· votar


delay
distorçao
wah
boost

pra mim basta!

alfacorrea
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig

eu te entendi e te respeito. Sua colocação é tecnicamente correta, sem sombra de dúvidas.

MauricioBahia
Moderador
# jan/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig: Não existe pedal fundamental/essencial, existe necessidade pessoal.

Perfeito. Existe o pedal fundamental pro que a música a ser executada necessita. Nem diria necessidade "pessoal", mas musical até! :)

Tanto que acima, eu citei os "meus" essenciais.

É nessas e noutras que o pessoal gasta uma baba em pedais e não usa...

Cada um fala seu gosto pessoal e no fundo ninguém esclarece nada......

Sendo um tópico que aborda o genérico, acho que não tem com esclarecer mesmo pois até sem pedal, a coisa funciona. Eu acho que o tópico poderia ser "quais são os SEUS pedais essenciais", ou algo assim. Talvez ficasse mais direto, porém ainda assim, na prática, vago! hehe Seria apenas para efeito de curiosidade.

Valeu!!!

eric bluesman
Veterano
# mai/14
· votar


Olá gente, terminei a pouco tempo de montar um set simples e objetivo , tocando estilos variados , e precisava de algo para abranger isso entre sons limpos e drives acho que cheguei num ponto legal sem inflar muito !!!

http://www.4shared.com/photo/CQr_cNXOba/1376553_515063895250658_192779 .html?

http://www.4shared.com/photo/xNzCT1Otba/935975_515063891917325_4279327 .html?

Vilarreal
Veterano
# mai/14
· votar


Pra mim, essencial é um overdrive, delay, afinador, wah e phaser... uso tb um booster de volume mas nao é assim TÃO importante a ponto de chamar de essencial, uso a dist e reverb do amp.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os 6 principais efeitos para um set de pedais...