..::Coisas que você precisa saber sobre efeitos::..

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# fev/06 · Editado por: Minow


Primeiro, desmentindo dois mitos que rolam por aí.

Mito 1: Vou comprar um POD, entao vou ter timbre de valvulado no meu Meteoro Atomic Drive de 20 W.

Não, não vai. Não interessa que POD, GT2 ou GT-8 você esteja usando, se o amp não for bom, seu timbre NÃO vai ser bom. O unico amp de 500 reais que eu ja experimentei e que tem uma distorçao/efeitos fodas é o Micro Cube da Roland. Puta simulador, Mas olha o tamanho dele...

Mito 2: Comprei um Mega Distortion da Boss e achei horrivel, muito abelhudo.

Aí você pergunta pro cara: "qual amp você usa?", ele te diz "um Staner de 18 W".
Lógico que o timbre é abelhudo, mas não é do pedal, é do amp. Eu vejo muitos tópicos aqui no fórum de gente montando pedaleira analógica e tal, com altos pedais, mas que tem um amp fraquinho. Devo lembrar que o amplificador é 70% do seu timbre. É possível tirar um timbre bem legal com um valvulado e uma Giannini, mas NÃO é possivel tirar o mesmo timbre legal com uma Gibson e um Warm Music SS de 15 W. Não interessa se vc tem uma pedaleira de 5 mil reais, se seu amp não for bom, seu timbre não vai ser bom.


Ordem dos pedais:

Zilhões de tópicos sobre isso entopem o servidor do fórum... e nem tem como generalizar, nao existe uma regra sobre isso, é mais questão de gosto, então vou por aqui mais ou menos o NORMAL numa pedaleira básica:

Primeiro vem o compressor depois wahwah, distorções, equalizador, modulações (chorus, flanger, phaser) e por ultimo delay e reverb.
Se o amp tiver loop, ligue as modulações e o delay/reverb lá. Muita gente diz que issi é só se for usar a distorção do amp, mas mesmo se não for, é BEM diferente o som, ligado em linha ou no loop.
Tem quem use o wahwah depois das distorções também.

Tá. E o Noise Supressor?
Vou falar o jeito que EU uso, que é o jeito que fala pra usar no manual do pedal. Eu já testei de outras maneiras e gostei mais dessa mesmo.

A guitarra vai no INPUT do Noise. Do SEND do Noise, passe do compressor até a ultima distorção, daí volte pro Noise, pelo RETURN. E do OUTPUT vá pro equalizer, e dele pro amp. Tem gente que põe o equalizer dentro do ciclo do noise, vai do gosto de cada um.


E o afinador?
Muito simples. Se ele só tiver uma entrada, passe por um A/B box, ou então use a saída estereo de algum pedal (chorus geralmente tem). Se tiver entrada e saída, ligue deste jeito mesmo, ou então ponha em linha, junto com os outros pedais, nem vou dizer aonde, porque isso é questão de gosto MESMO.


Eu explicaria aqui o que faz cada efeito, mas na teoria não se chega a lugar nenhum. No site da BOSS tem várias demos, inclusive misturando pedais diferentes, da pra ter uma boa idéia.
Bem, espero ter ajudado, boa sorte.

grafitte
Veterano
# fev/06
· votar


duvida de noob, que diferença faz a ordem dos pedais?

MatheusMX
Veterano
# fev/06
· votar


Devo lembrar que o amplificador é 70% do seu timbre. É possível tirar um timbre bem legal com um valvulado e uma Giannini, mas NÃO é possivel tirar o mesmo timbre legal com uma Gibson e um Warm Music SS de 15 W. Não interessa se vc tem uma pedaleira de 5 mil reais, se seu amp não for bom, seu timbre não vai ser bom.

True

Minow
Veterano
# fev/06
· votar


grafitte
a diferença é que muda o timbre =P
vai da simples questão de gosto, como o wah wah antes ou depois da distorçao, até coisas que ficam realmente estranhas, do tipo ligar um phaser antes de tudo.... ou reverb, por exemplo, é um efeito de ambiente, uma coisa "natural"... então tem que ficar depois de tudo, quase como se nao fosse um efeito, como se vc tivesse tocando numa igreja, ou no banheiro =P

heberb
Veterano
# fev/06
· votar


Minow
topico legal.. vlww

Minow
Veterano
# fev/06
· votar


heberb
valeu =)

Rowashburn
Veterano
# fev/06
· votar


Mito 2: Comprei um Mega Distortion da Boss e achei horrivel, muito abelhudo.

Aí você pergunta pro cara: "qual amp você usa?", ele te diz "um Staner de 18 W".



Putz, isso é algo q chega a irritar. Neguinho falando mal de um monte de pedais...e quando vc pergunta aonde ele testou, foi numa porcaria de amp...

...pedais analógicos de distorção, simplesmente distorcem o som limpo q o amp produz. Se o amp tiver um som limpo lixo, o pedal só vai distorcer esse som limpo lixo e consequentemente gerar uma distorção lixo.

Agora liga o Mega Distortion em um clean valvulado pra ver só...

Minow
Veterano
# fev/06
· votar


Rowashburn
exatamente.
eu tiro uma distorçao mto legal com esse pedal no meu laney lc, por mais cheia de ganho que seja fica limpinha... :)

Rowashburn
Veterano
# fev/06
· votar


Minow

Sem falar q muitas vezes os caras simplesmente não sabem timbrar um pedal.

Minow
Veterano
# fev/06 · Editado por: Minow
· votar


Rowashburn
ahhh tem isso também.
mta gente tb IGNORA a existencia de equalizaçao, deixa no flat =P
mas acho q o pior é o mito do pod.... eu me lembro de um topico que vi aqui de um cara falando "não importa se o amp é horrível, ele só tem que ter loop, pois vou usar um pod xt live."
porra, eh inacreditavel.

André GuitarMan
Veterano
# fev/06
· votar


"não importa se o amp é horrível, ele só tem que ter loop, pois vou usar um pod xt live."

Isso é o cumulo do absurdo!

10/6
Veterano
# fev/06 · Editado por: 10/6
· votar


*editado*
o minow nao gosto :/


*sentindo o prazer de postar*

Minow
Veterano
# fev/06
· votar


10/6

¬¬

10/6
Veterano
# fev/06
· votar


No site da BOSS tem várias demos, inclusive misturando pedais diferentes, da pra ter uma boa idéia.

qual o link do site?

The Splinters
Veterano
# fev/06
· votar


10/6
Site Oficial

Media Boss Corporation

Minow
Veterano
# fev/06 · Editado por: Minow
· votar


The Splinters
valeu :)

10/6
Veterano
# fev/06
· votar


The Splinters, Minow
po cara, muito obrigado, vc me tirou muitas duvidas!

André GuitarMan
Veterano
# fev/06
· votar


Se os pedais voltasses a ter o preço de antes... q blz... lembro qdo peguei um JackHammer e paguei exatos 160,00... q sonho era isso aquela época....

Randy78
Veterano
# fev/06
· votar


outros erros.

1) cara mandar fazer cabo numa elétrica qualquer, cara coloca um p10 numa ponta e outro da na outra, resultado, cabo sem blindagem que é = a chiado

2) guitarra com captadores fracos que geram chiados tbem

3) um set gigante de pedais e fonte barata feita por encomenda, sem ser estabilizada, ou seja, + chiado

4) cara quer tocar guitarra vendo TV ou lendo tablatura em monitor de computador, ou seja, + chiado

eu tenho aqui pedal da greatone, o DI-1, já vi gente malhando esse pedal pq diz que da chiado, eu tenho e até postei aqui um som mostrando que o di-1 é = ao ds-1 da boss, comigo nunca teve chiado o DI-1 e no teste da pra ver bem que o som é o mesmo.

jABUGApACATO
Veterano
# fev/06
· votar


mas um pod ou vamp ajuda a tirar um som melhor de um amp podre como staner ou vermemusic...

André GuitarMan
Veterano
# fev/06
· votar


jABUGApACATO

Sim, ele passam da condição de "descartáveis" para "usáveis"...

HiGuitar
Veterano
# fev/06
· votar


Outra "coisa" importante sobre efeitos: eles foram criados para incrementar e enriquecer a sua música e não fazer da sua música escrava deles...

Ou seja, efeitos são importantíssimos, mas se você não desenvolver a sua técnica e expressão musical antes, eles lhe serão inúteis... seja num amp de 10W ou num valvulado de 100W.

Kirk_Hammett
Veterano
# fev/06
· votar


Veja bem

eu acho que falante de 8 nao é sinonimo de som ruim

pq o meu é assim

e eu adoro o timbre que eu tiro

francisco2004
Veterano
# fev/06
· votar


Kirk_Hammett

Concordo... tem um Fender valvulado com falante de 8" (esqueci o nome) muito usado em gravações, principalmente em bases com guitarra strato. Dá um clean bem brilhante.
Para fazer bases de rock ele deve ser legal para quem precisa de bastante médio e um timbre meio low-fi.

Kirk_Hammett
Veterano
# fev/06
· votar


francisco2004

o meu é um Crate GX-15

o que vc quer dizer com timbre low-fi? acho que sei o que é, se for o meu é um pouco assim, mas so pra ter certeza, me da um exemplo

O meu timbre é, digamos

o mais proximo de evh que eu consegui com meu equipo

francisco2004
Veterano
# fev/06
· votar


Kirk_Hammett
Low-fi é baixa definição. O extremo do low-fi são aqueles timbres que lembram radinho de pilha, muito usados atualmente na música pop em geral. Mas claro que o seu Crate vai bem mais além disso, só que com falante de 8" certamente ele perde um bocado de graves e alguns médios, preservando mais medios e agudos.

Para gravações, às vezes esse timbre é até preferível, pois tira graves que possam incomodar depois na hora de equalizar.

CGJ Jardini
Veterano
# fev/06
· votar


Esse tópico tem que se tornar fixo.
Eh mto bom

Kirk_Hammett
Veterano
# fev/06
· votar


francisco2004

Eu uso um simulamp

e na simulação de microfone

tem tres opçoes, classic, center o off axis

eu uso o classic pq ele é o mais seco, tem menos drive, menos peso, menos gordo, parece que o som ta meio "Longe", parece um drive mais 70's enquanto os outros sao bem cheios e tal

acho que isso é low fi, se eu entendi bem

Minow
Veterano
# fev/06
· votar


Kirk_Hammett
esse amp tem drive? eh bom o drive dele?
eu tenho um Laney LC15R, tem falante de 10, mas eu me amarro no timbre que tiro com ele =)
td bem que é 100% valvulado... mas o pessoal costuma implicar com falante de 10"..

Minow
Veterano
# fev/06
· votar


up =(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ..::Coisas que você precisa saber sobre efeitos::..