O EletroHarmonix Big Muff é um pedal um tanto quanto bizarro...Alguem explica isso

Autor Mensagem
SteveRayMorse
Veterano
# ago/17 · Editado por: SteveRayMorse
· votar


Ismah

Logo, eu sustento que fuzz, ATUALMENTE trás um ar stoner consigo, para qualquer música. O que pode ou não ser desejado..

Cara...música é atemporal e, apesar de existir determinadas características em certos estilos, pode usar o efeito que quiser desde que seja conveniente, independente do estilo ou data, se é que importa.
E, obviamente, a forma como é usado determinado efeito varia muito. Por isso, pra mim é muito estranho associar efeito ao estilo, enquanto que pode sim associar ao artista. Já foram citados aqui mesmo alguns e vai perceber que os timbres de cada um soam muito diferente mesmo usando um setup similar

Tem algum nome do hard rock que usou fuzz?
Tem algum grande nome do metal clássico que usou fuzz?


Não lembro de nomes exatos, mas ambos os estilos usaram big muff e Proco Rat. 2 pedais chamados de "fuzztortion". Como eu disse, depende de como é usado. Nem sempre o cara vai usar pra dar aquela "rasgada" no som mas sim pra dar uma colorida.

Um uso de fuzz num contexto bem diferente de tudo que foi citado...
Soa sem muita definição, lá no fundo, mas encaixa como uma luva no contexto da ideia.


Não entendi porque diferente de tudo que foi citado? Isso aí é meio Southern Rock, Blues Rock. O uso de fuzz é constante nessa praia.

Abs

fabãorenato
Veterano
# ago/17 · Editado por: fabãorenato
· votar


Cara eu não postava nada aqui há vários anos e não sei se vou cooperar ou "piorar" a situação aqui.
Tenho um BIG MUFF PI que comprei em 2010.
Achei ele inicialmente muito longe do meu som, mas meu ampli era um meteoro de 15 w e julgar o pedal assim era uma tremenda heresia, deixei minha primeira impressão de lado. Tudo muito emboladão como já falaram. Daí vi que haviam várias versões do pedal e fui á busca. EU já montava pedais e fiz algumas (várias) alterações no meu. Troquei transistores, alguns capacitores, mas nada me agradava e voltava para o original até que pesquisei um pouco sobre a clipagem e nas configurações malucas que fiz eu substitui os diodos D1 e D2 por leds vermelhos, e os D2 e D3 pos diodos de germânio 1n60 com base numa alteração de um site que vai logo a seguir. A ideia era combinar as recomendações da alterações entre leds e germânio.
Com essa simples alteração o pedal ficou um pouco mais agudo e mais "comportado" sem perder sustain nem a caracteristica de profundidade (se é que me entendem) e não troco por nada. Hoje uso com um peavey vypyr 75, na simulação do twin reverb. Ele é minha única distorção externa, as demais é do proprio amplificador nas simulações do ampli.
Já montei vários pedais e usei outros e um bom pedal de overdrive ligado antes dele fica FO.. Sempre que ouço o guns and roses no disco ao vivo Live Era o som do slash me remete a este pedal nesta configuração (overdrive -> big muf). Ao ligar o BM antes fica uma bosta (para mim). E outra esse pedal pede um volume alto.

http://www.kitrae.net/music/Big_Muff_Mods_and_Tweaks_Page.html

Ismah
Veterano
# ago/17 · Editado por: Ismah
· votar


SteveRayMorse

Obviamente, tu não precisa concordar comigo...

Mas existem coisas que marcaram tanto uma época que virou sinônimo para o estereótipo daquilo. Só pensar nos anos 80 que tu sabe o que estou falando...

Não é de modo nenhum fator limitante, mas é preciso lidar com isso!
E mesmo que TU não pense, o público vai carregar estereótipos consigo...
Vai rotular e julgar com base nisso...

Já sobre o " diferente " que tu não achou tão diferente, é porque citaram algumas coisas, mas nenhuma banda de southern rock e blues (Hendrix? não ficou tão conhecido como bluesman), em momento nenhum disse que era algo extraordinário, jamais feito antes...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O EletroHarmonix Big Muff é um pedal um tanto quanto bizarro...Alguem explica isso