fonte para pedais

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Entendo seu lado, mas já teve uma prova que não são necessariamente os pedais.

Carlos.Oliveira7467
Membro Novato
# mai/17
· votar


Na verdade estou verificando todas as possibilidades, para corrigir da forma adequada.

agradeço a ajuda de todos!

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Não se ofenda, mas a forma adequada, até para não morrer eletrocutado, é ter seu amp, pedais com chaves isoladas (knob), um trafo isolador e um sistema sem fio.

MrOverdrive
Membro
# jun/17
· votar


Pessoal

Gostaria da opinião de vocês, possuo 7 pedais (wah-wah, compressor, ts-9, Pro-Drive II, delay , Chorus e booster).

Estava usando uma fonte Hayonik (BOS 950) de 500ma e supus que estaria sobrecarregando pela quantidade de pedais. Como havia outra fonte em casa de 800ma, marca UMTElL, pensei que esta poderia ter um desempenho melhor pela amperagem, porem meu pedal Boss e o TS-9, nem ligaram com ela.

Pensei então em adquirir outra fonte, que não fosse tão chinelona e nem tão cara, uma boa relação custo x benefício.

Qual a recomendação dos amigos?

Obrigado

inExperienced
Veterano
# jun/17
· votar


MrOverdrive
Primeiro, faça a soma de quantos mA seus pedais consomem.
A partir dai saberá qual fonte comprar.
Uma boa marca é a Landscape. Eu já tive uma BOS 950 destas, ela dá muito ruído.Veja aqui as fontes
Sou simpatizante da marca, tive uma Landscape PS8, que substitui pois o consumo aumentou. Hoje tenho uma Isopower 7.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Antes de gastar, se precisa ver se há necessidade dessa troca...

Se ela não tem trazido ruído, e está dentro da margem esperada, nenhum problema nisso.

MrOverdrive
Membro
# jun/17
· votar


Pessoal

Valeu pelas dicas.
Na verdade a BOS 950 tá dando conta do recado, não percebo muito ruído.

O meu receio era estar ultrapassando a amperagem, mas realmente não sei o consumo deles. Teria que medir.

Eu estava avaliando ligar a G1on pra modulações no set, por isso peguei sem o pedal de expressão, porém aí com certeza precisaria de.outra fonte, por isso a iniciativa da troca.

Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


MrOverdrive

Escreve a lista dos seus pedais certinho. Acho muito pouco provável você estar acima de 500ma com 7 pedais comuns. Teu wah deve consumir uns 0,5ma, seu TS9 menos de 10ma, seu drive exagerando bate 30ma. Compressor se for o CS3 da Boss também não passa de 10ma. O que mais consome aí é delay, chorus também é tranquilo. Enfim, escreve o que vc tem aí pra não gastar dinheiro a toa com fonte se a Hayonik ta dando conta, mas acho que seus pedais não batem nem 150ma somados. Abs!

MrOverdrive
Membro
# jun/17
· votar


Iversonfr

Os Pedais são:
- Cry'n Baby Onerr
- TS-9
- Pro -drive II
- Compressor CP 109 (Giannini)
- Analog Delay DL 103 (Giannini)
- Analog Chorus CH 104 (Giannini)
- SD-1 Boss (quase saindo do set)

E ainda ia tentar colocar a G1On (500ma).
Mas se for o caso ela fica de fora mais um tempo :)

Iversonfr
Veterano
# jun/17
· votar


MrOverdrive

Estimando com folga:
- Cry'n Baby Onerr - 1ma
- TS-9 - 10ma
- Pro -drive II - 30ma
- Compressor CP 109 - 15ma
- Analog Delay DL 103 - 18 ma (de acordo com o manual)
- Analog Chorus CH 104 - 8ma (de acordo com o manual)
- SD-1 Boss - 5ma ou 21 se for o Waza Craft, o que não deve ser

Total na pior das hipóteses é 90ma com tudo ligado.

A zoom não diz o consumo da G1On. Tomando por base que ela pode ser alimentada por 4 pilhas ou até numa entrada USB e levando em consideração que uma ME25 consome 150ma de acordo com a BOSS, eu duvido muito que sua pedaleira consuma mais que 200ma, chutando muito alto. Resumindo, eu ligaria tudo sem medo algum nessa Hayonik e ainda está com uma folga grande de 200ma, pois não vai bater nem 300ma o consumo considerando todos os pedais ligados ao mesmo tempo, o que também não é algo provável de acontecer. De qualquer maneira veja se a fonte esquenta muito, mas é pra aguentar de boa. Abs!

Buja
Veterano
# jun/17
· votar


Iversonfr

omando por base que ela pode ser alimentada por 4 pilhas ou até numa entrada USB e levando em consideração que uma ME25 consome 150ma de acordo com a BOSS, eu duvido muito que sua pedaleira consuma mais que 200ma, chutando muito alto.


So uma coisa. A zoom g1, mais antiga, consume 300mA. Logo, é quase certo que essa mais nova consuma mais.

Em tempo:
O manual original do site da zoom, pagina 31, diz que consume, 500mA.

AC adapter DC9V (center minus plug), 500 mA (ZOOM AD-16)

https://www.zoom-na.com/sites/default/files/products/downloads/pdfs/E_ G1on_G1Xon_0.pdf

MrOverdrive
Membro
# jun/17
· votar


Iversonfr

Valeu pela ajuda. Vou tentar isso primeiro.

Abraço

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Buja

É uma questão de interpretação... Eu estou entendendo que ali se refira ao mínimo exigido, e é exemplificado com o Zoom AD16. Não necessariamente que a multiFX drene essa corrente toda.

Iversonfr
Veterano
# jun/17 · Editado por: Iversonfr
· votar


Buja

Isso diz para usar uma fonte de 500ma e não que consome 500ma como o Ismah comentou, eles recomendam essa mesma fonte ad16 até pra G3 e G5n. Uma pedaleira de entrada consumir 500ma eu acho bem exagerado. Os pedais da Boss no manual vem com a indicação para usar a fonte Boss PSA que é 500ma, mas não quer dizer que é oq o pedal consome. Num site que pesquiso sobre isso tem da zoom MS70 e MS100 que consomem 125ma em mono, e o manual também pede 500ma. Uma Digitech 360xp pede uma fonte de 300ma, ME25 consome 150ma, uma GT001 consome 240ma, etc... Por isso dei esse chute científico rs. EU ligaria numa boa, mas se o MrOverdrive ficar com receio é melhor nem ligar, porque se der pau vai colocar a culpa em mim rs. 100% de certeza só medindo a pedaleira ou mandando um e-mail pra Zoom.

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Pau não deve dar de modo nenhum, no máximo esquentar a fonte além do normal...

MrOverdrive
Membro
# jun/17
· votar


Isso aí amigos ou deixar a preguiça de lado e encarar medir o consumo da pedaleira sozinha com o multímetro não?

:)

Ismah
Veterano
# jun/17
· votar


Medir a corrente é um pouco mais complicada que medir tensão...

https://www.youtube.com/watch?v=qixMyb1-Xzg


Sugiro que monte um cabinho por uns 10 reais com P4 fêmea -> P4 macho com fio interrompido para essas medições... Depois tu sempre o tem, é barato de fazer...

Carlos.Oliveira7467
Membro Novato
# jun/17
· votar


Minha guitarra passou por um bom luthier, foi feita blindagem, troca dos pots e a parte elétrica foi refeita, além da regulagem. O problema foi resolvido!! Trabalho que valeu cada centavo!!!

Mes que vem irei levar o set up ao luthier, para da uma olhada em tudo, para eliminar, possíveis fontes de ruído, problemas em cabos, pretendo colocar mais pedais, por isso quero ver o que realmente dá pra ainda continuar no set, o que pode ser melhorado, reparado!!

MrOverdrive
Membro
# jul/17
· votar


Ah pessoal, pra vcs verem só.
Pensei que fosse porque estava usando a Strato, mas na Les Paul também tava um ruído com os pedais e a G1On, usando fones.

Foi plugar a saída no Cubo, que tem 3 pinos na minha rede com terra que o ruído quase zerou.

Kraftman
Membro Novato
# jul/17
· votar


Um pouco sobre ruídos em sets de pedais de efeito.

Em primeiro lugar, o grande causador da propagação do ruído é o cabo que tem vários conectores, aquele que parece pisca de arvore de natal, só que ao invés de luzes, possuem conectores DC tipo P4. Esse cabo também é chamado de Daisychain.

O cabo em sí não gera ruído, mas caso algum pedal ligado na cadeia ou extensão, gere ruído esse ruído se propagará e os pedais mais sensíveis ou os de maior ganho, sentirão isso.

O ruído na fonte de alimentação.
Muitas vezes a fonte de alimentação só apresenta ruído quando se está usando uma corrente proximo do limite da corrente da fonte, isso causa ondulações na alimentação e consequentemente ele é amplificado pelo Amp.
Mas caso a fonte esteja ainda trabalho abaixo do limite e apareça ruído, ele não vem da fonte, ele pode vir de outros pedais.
Isso acontece principalmente em pedais digitais, mas alguns analógicos também pode gerar ruido na alimentação.

O ruído é gerado da seguinte maneira.

Um pedal pode ser linear ou não linear, na forma que processa o áudio. Com isso o pedal drena um pouco mais de corrente em uns instante de tempo e em outro consome menos.
Um regulador de tensão, deixa passar na sua saída somente a tensão para o qual ele foi desenhado. Ele faz isso dosando a tensão que entra nele conforme a corrente que é consumida pela carga, no caso os pedais.
Quado a corrente sobe a tensão tende a cair, então o regulador percebe que a tensão de saída deu uma queda e ele deixa passar mais tensão que vem do transformador pra compensar essa demanda. Como isso não acontece instantaneamente, o sinal dá uma pequena deformada, ou seja o sinal DC que tem a característica de ser reto, dá uma quebrada pra baixo e depois sobe ao nivel correto. O fato de um pedal digital fazer isso muitas vezes por segundo, o regulador não consegue fazer as correções no mesmo tempo que elas acontecem,

O fato de todos os pedais estarem ligados a mesma saída, todos os demais pedais vão modular o seu sinal de áudio baseado naquela tensão com ondulações. É por isso que se recomenda fontes isoladas para pedais que consomem uma corrente mais alta ou para pedais de algo ganho que são mais sensíveis.

Por outro lado, os fabricantes poderiam usar reguladores mais modernos e mais rápidos, além de um sistema de filtragem nas saídas das fontes que compartilham o mesmo regulador. Mas pra fazer uma fonte barata, eles fabricam uma unidade e colocam um cabo com varias saídas ou faz uma caixinha que lá dentro é como um daisychain, pois todas saídas estão ligadas juntas, e te colocam aquela caixinha minuscula dizendo que as saídas são isoladas. Não precisa ser isolada, mas coloca um filtro lá que amortecem esse ruido e não deixa ele se propagar.

Fiz um video que demonstra tudo isso que falei, quem tiver interesse
https://www.youtube.com/watch?v=MgPlw_jJWqc

Também projeto fontes handmade, bem mais eficiente do que as que estão por ai.

Kraftman
Membro Novato
# jul/17
· votar


O ideal, para medir corrente de pedais de guitarra, é inserindo um sinal de audio na entrada enquanto se faz as medições, pois a corrente consumida com o pedal sem modular audio, é um pouco diferente de quando ele está processando o audio.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Bem já que estamos no assunto... Porque algumas vezes, há ruído de 2,5 kHz em amps, principalmente de baixo? 120Hz da retificação completa, faz sentido, e é problema/mau funcionamento na fonte...

Kraftman
Membro Novato
# jul/17
· votar


Ismah

Tem razão em relação ao ruído de 120Hz, ele é mais comum em fontes lineares. Ele se dá quando á problemas na filtragem ou quando a corrente consumida está no limite. Esse tipo de ruído também ocorre devido ao efeito de desacoplamento AC, proveniente de blindagem não eficiente ou ausencia ou deficiencia no aterramento de uma instalação elétrica.

Em relação a esse ruído de 2,5kHz, geralmente se dá devido a alguma fonte chaveada que está em algum equipamento, ou, dependo do local conde isso esteja acontecendo, pode ser proveniente de alguma lâmpada ou reator. Esses equipamentos podem irradiar RF ou Interferência eletromagnética, Ambas se propagam pela instalação elétrica e chegam a equipamentos mais sensíveis.

Nesses casos um bom aterramento e um filtro EMI/RFI ajudam a tenuar esse ruído. Só o aterramento pode não melhorar muito ou só o filtro também, pois o filtro EMI/RFI deixa passar só as baixas frequencias e atenua os ruído direcionado-os para a terra, então se o aterramento não for bom, vai fazer parecer que o filtro não está funcionando bem.

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Entendi, agradecido!

Thiago.Guibu
Membro Novato
# jan/18
· votar


Boa tarde!!

Tenho uma pedaleira que pede uma fonte de 14v 850mA,
posso colocar uma de 12v ou uma de 15vW

qual das duas é melhor?

Valeu

macaco veio
Veterano
# jan/18
· votar


14V nao e' um numero muito comum em fonte DC (corrente continua), geralmente esse valor significa que a fonte será AC 14V e a pedaleira autmaticamente converterá para DC internamente, provavelmente 12V DC. Cheque primeramente se existe alguma informacao sobre a pedaleira se AC ou DC. Se for AC entao poderá usar qualquer fonte com valor entre 14V a ate uns 19V no máximo e sem se preocupar qual lado do fio do plug (sendo AC isso nao importa). Se a pedaleira for somente DC ai entao acima de 14Vdc sera arriscado. Se nao tiver nada escrito dá impressao que aceita AC (o que é uma grande vantagem). Neste caso será uma fonte com transformador (pois sera dificil achar uma AC eletronica), se for DC uma eletronica sem transformador e' melhor. nos dois casos pegue logo de 1000mA.

Thiago.Guibu
Membro Novato
# jan/18
· votar


macaco veio
É AC mesmo!

Obrigado pela informação, agora abaixo de 14vAC não é muito bom??

macaco veio
Veterano
# jan/18
· votar


abaixo (tipo 12V) pode correr o risco de ter algum ruido humm porque a tensao pode nao estar o suficiente para uma boa estabilizacao interna da pedaleira, mas certamente tambem funciona.

alfacorrea
Veterano
# jan/18
· votar


Thiago.Guibu

Qual é a sua pedaleira?

Kraftman
Membro Novato
# jan/18 · Editado por: Kraftman
· votar


Horowitz and Hill em a Arte da Eletrônica, e Robert A. Mammano designer de fontes a 50 anos que escreveu o livro "Fundamentals of Power Supply Design" em parceria com a Texas Instruments, livro que 90% desse conteúdo trata sobre fontes chaveadas (sem transformador). Eles dizem "nunca uma fonte chaveada(sem transformador) vai ser tão silenciosa quanto uma fonte linear" (fonte com transformador).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a fonte para pedais