E depois que eu imprimo as trilhas?????? (Como transferir o desenho pra placa)

    Autor Mensagem
    _bogus_
    Veterano
    # set/05


    Bom galera, eu to montando denovo o BOSS DS1 aqui. A primeira tentativa tiveram umas 7 placas feitas jogadas fora por inumeros motivos, mas o que mais me atrapalhou foi as trilhas descolando da placa por serem pequenas ou finas, e entao comprei uma placa de fibra de vidro pra ver...

    Por isso eu queria uma ajuda da galera pra saber como passar o desenho pra placa. Varios sites (tonepad, generalguitargadgets), ja dao o desenho da placa na medida pra impressao, mas até agora não sei bem como fazer isso...

    Encontrei algumas coisas sobre metodo termico, onde vc imprimi num papel glossy com impressora a laser, dps passa o ferro em cima do papel com a placa embaixo e blablabla...

    Mas a verdade eh q eu tentei isso mais de uma vez e não consegui (soh me estressei :P) e como nao quero estragar a placa de fibra de vidro (e finalmente aprender isso), to pedindo uma ajuda ai pra quem ja fez... qual o tempo certo pra passar o ferro, a configuracao, tipo de impressora, ou até outros métodos, se tiverem (de preferencia baratos né... já to construindo os pedais pq nao tenho $$$ pra comprar uhauhauha)...

    Se alguem puder me ajudar ai eu agradeço :P

    Marcelo Nova
    Veterano
    # set/05
    · votar


    http://www.geocities.com/jf_moreira/pcb.html

    marcosbanin
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Se o esquema das trilhas não for muito complexo voce pode desenhar com caneta para projeção. Sempre faço assim e sai certinho.

    _bogus_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Eh como eu sempre faço, mas nesse projeto tem um CI, e dai acertar o tamanho exato das perninhas é meio complicado, mesmo porque a caneta é mt grossa, entao... complica hehe

    Marcelo Nova

    Dei uma olhada naquela página. Parece ser boa, estou dando uma olhada agora mesmo... alias:

    Cuide que alguns ferros (como este) se você usar na posição 6 ou mais é capaz de FAZER BOLHAS (isto mesmo), no COBRE da placa!

    Foi o que aconteceu da última vez.. li que era pra por na posição POLIÉSTER em outro site, e puz, mas o papel nao grudava na placa e eu aumentei a temperatura uauhaauhahu..

    To dando uma olhada, só acho que não tenho Thinner aqui em casa... mas vou tentar improvisar.. passando a tinta pra placa ja ta bom hehe...

    Valeu a dica, se alguem tiver outro site ai postem também...

    _bogus_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ah o thinner é só pra tirar a tinta.. quando eu faço a mão tiro a tinta sempre com bombril ehhe... algumas pessoas dizem que não é bom pq pode ficar um fiozinho e dar curto, etc, mas eu sempre lavo a placa depois disso.... bom, eu vou tentar aqui dps posto o resultado... vlw

    barci
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Leo Benez é um mestre.
    http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id= 69&Itemid=42

    Quem nao ter trabalho use o metodo Easy Peel do Tonepad, fica muito bom apesar do preço.
    http://www.tonepad.com/photoessay.asp?photoEssayID=10&sequenceNo=1

    O Easy Peel tem na Mult comercial.

    beto crazy
    Veterano
    # set/05
    · votar


    barci


    Como é vendido e quanto custa ????

    _bogus_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ae galera, consegui hehehee... valeu a ajuda. Vou dizer como eu fiz pra galera que ta tentando tb e nao consegue:

    Tirei Xerox (pedi bastante tinta) de uma folha inteira com 8 layouts (caso eu errasse hehe), em papel glossy. Daí recortei um pedaco grande e colei o papel na placa e na tabua de passar roupa com fita crepe, pra que não desgrudasse.

    Coloquei o ferro na posição 3 (no meu é Poliéster), e coloquei ele 40s sobre o papel todo (como o layout era pequeno deu pra encobri-lo), pressionando o ferro contra a placa e o papel. Depois passei o ferro varias vezes por um tempinho, e pressionei ele novamente contra a placa por mais 20s, passei e mais 20s pressionando.

    CUIDADO COM O PAPEL GLOSSY, POIS ELE DERRETE E GRUDA NO FERRO. Não é como plastico, ele derrete pouquinho, mas o problema é que pode grudar no ferro e desgrudar o papel da placa, aí não vai dar certo. Isso é o que aconteceu cmg outras vezes q tentei e nao deu certo.

    Se tudo der certo, o papel vai ficar grudado na placa. Cortei as pontas da fita crepe pra que o papel se soltasse normalmente. No outro dia (não que vcs tenham que esperar um dia pra continuar :P), deixei a placa num balde com agua por 1hr mais ou menos (esse tempo deve ser maior que o necessário, mas por precaução...), e retirei o papel bem devagar, embaixo d'água.

    A placa não ficou 100%, porque além de ser minha 1a placa feita por esse método, dizem que o Toner de copiadoras não é muito legal, além disso meu pai (que foi tirar o xerox no trabalho dele pra mim) borrou um pouco o desenho quando guardou. Mas a sugestão é que só usem Xerox em último caso, caso vcs nao tenham jeito de imprimir com impressora laser MESMO.

    Depois dei uma retocada na placa. Pra isso, sugiro que vcs comprem uma caneta de retroprojetor com ponta de 1mm. Ela é ótima para retoques, detalhes e trilhas finas. Eu não tinha ela antes, e tinha uma puta dificuldade pra fazer trilhas finas. Eu uso ela pra detalhes e uma caneta com ponta de 0.5mm pra fazer o desenho mesmo (em placas feitas a mao).

    Tudo isso que eu fiz foi com placa de fibra de vidro. Depois de corroer do percloreto de ferro (isso eu já tinha mais experiencia hehe), passei bombril como das outras vezes, descartando o thinner do link do cara ali em cima. Ao passar o bombril pra tirar a tinta, sugiro que lavem a placa com água mesmo, pra que não sobre nenhum fiozinho do bombril e de um curto na hora que montarem. Pelo menos esse é o motivo que me apresentam quando falam que não presta passar bombril na placa...

    Abaixo os materiais que eu usei:

    * Placa de fibra de vidro
    * Xerox (com bastante tinta) do layout em papel GLOSSY
    * Caneta de retroprojetor de 0.1mm pra retoque/detalhes
    * Fita crepe (não derrete sob o ferro)
    * Ferro de fazer placas, como diz o cara do link lá... hehehe (passar roupa)
    * Um balde com água pra tirar o papel dps
    * Sorte hehehehehe

    Bom, tenham muito cuidado e paciência, pode não dar certo na 1a vez, mas é bom persistir hehehehe.... Uma dica é que cuidem bastante pra não errar, e tenham muita calma (se fizerem correndo vão cagar tudo uahuahua)...

    E falando em cagar, deixa eu ir antes que eu cague nas calças, to com o charuto nos beiço aahuahauuaha...

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Se o esquema das trilhas não for muito complexo voce pode desenhar com caneta para projeção. Sempre faço assim e sai certinho.


    vai no www.handmades.com.br - q lah tem um jeito maneiro de fazer a base soh da caneta especial

    _bogus_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    É, o problema que eu tinha com isso é que eu não tinha a caneta de 0.1mm, por isso era muito complicado fazer trilhas finas, e calcular o espaco entre as trilhas onde vai um CI por exemplo. Pra esses casos, ainda acho melhor fazer desse jeito hehe..

    _bogus_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Eu li o artigo lá, é bem interessante, eu tentei uma forma parecida (sem o grafite, soh furando a placa primeiro e dps desenhando) pra montar o meu boss ds1, mas como o ds1 eh um projeto bem mais complexo, ficou um pouco dificil hehehe... mas é um bom método pra projetos pequenos e que você não queira gastar, se bem que acho o método do ferro barato, afinal a única coisa de que vc vai precisar gastar TODA a vez que fizer, é pra tirar o xerox e comprar o papel glossy. O resto vc vai usar sempre... mesmo assim ainda acho mais vantagioso..

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # set/05
    · votar


    _bogus_

    vo fazeo mxr soh na base da caneta

    _bogus_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Heheh eu fiz a plaquinha do millenium bypass a caneta, ficou bem doida, deu 2cm x 1cm mais ou menos ahuauhahu... agora n sei como ligar ele no pedal :X

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a E depois que eu imprimo as trilhas?????? (Como transferir o desenho pra placa)