O que é LOOP DE EFEITOS?

Autor Mensagem
cristianforce
Veterano
# ago/05


Ai se alguém ai sabe o que é loop, me explica aí ainda não entendi essa parada...

GAMMOTH
Veterano
# ago/05
· votar


Putz, eu sei o que é, mas não sei se vou conseguir explicar.

O loop em um rack de efeito, pedal, ampli ou pedaleira é o envio e retorno (send/return) do sinal que geralmente sai do estágio de pré-amplificação.

Por exemplo, num ampli oui na maioria dos racks de efeito, depois de passar pelo estágios de ganho e equalização, ele pode passar pelo loop se vc abrí-lo, onde você pode colocar uma cadeia de pedais ou um rack de efeito. Depois de retornar, o sinal pode ir direto para a potência ou passar por mais um tratamento (reverberação, por exemplo).

Nas pedaleiras, existem loops geralmente na distorção, para você usar o seu pedal de distorção específico.

Agora o sentido de loop em gravação é quando certa faixa, ou pedaço desta faixa, pode ser tocada repetidamente, "entrando em looping".

Snakepit
Veterano
# out/05
· votar


tmb queria saber, procurei na busca e achei isso postado pelo guitarhouse:

Eh recomendado usar efeitos apos a distorcao, e nao antes.
Geralmente, para usar a distorcao do ampli com efeitos, coloca-se estes antes da distorcao, e isso faz soar pior do q se tivessem depois. O loop permite q vc ponha os efeitos entre o preamp(onde fica a distorcao) e o power(q amplifica mesmo..)

o loop tb eh usado para vc colocar outro pre-amp no lugar do pre do cubo...como pod, jpm, vamp, etc


Daí fiquei na duvida, o POD XT Live nao tem loop, entao nao da pra usar a distorção do amp e os efeitos dela? Tanto o amp quanto o pedal tem q ter loop?
Não entendo como funciona o loop dos pedais....
Pra funcionar tem q colocar 1º a distorção, daí eu ligo a guitarra direto no amp, pego a distorção, daí eu ligo no pod xt live, e ligo no return do amp?

não entendo isso direito...

Sam
Moderador
# out/05
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/22937/

guilherme_loonix
Veterano
# nov/05
· votar


dae galera vo tenta explica ....acho que todos temos duvidas....

loop de efeitos nao e um pedal ou aparelho e um recurso....

bem caso vcs nao saiba o amplificador e dividido e 2 partes ....

o pre amplificador( pre amp)
e o power amp(p amp)

o sinal da guita entra no pre amplificador que tem a funcao de timbrar o som...e nele que regulamos os graves medio e agudos....
dae depois o sinal e mandado p o power amp... que se encarra de amplificar o som p os alto falantes....

bem...o loop de efeitos esta localizado entre o power e o pre...
digamos que vc tem os seu pedais e gostaria de colocar um reverb por cima de todo o seu som de guita...
a melhor saida e com mais qualidade seria utilizar o efeito em loop....dae todo o sinal e timbrado no pre passa pelo reverb ou efeito escolhido e vai p o power ampli mandar p falants....

agora as ligacoes possiveis sao inumeras....
valeu te;....

vbavinicius
Veterano
# ago/07
· votar


desculpa reviver o topico ...

já entendi que o loop esta entre o preamp e o power e que ele serve para modular o sinal a guitarra mais o do pre ...

mas na pratica onde fica o loop e onde fica a entrada normal ??

Minow
Veterano
# ago/07
· votar


vbavinicius
A entrada 'normal' é o input, ou high e low (os jacks). O loop é o send e return.

Use a busca =)

GAMMOTH
Veterano
# ago/07
· votar


Hahaha, reviveram o tópico e eu tinha sido o primeiro a respondê-lo há dois anos atrás! Caralho, tô véio!

vbavinicius: O loop de efeitos não é que "serve" para modular o sinal. O loop é realmente um jack de saída e outro de retorno que serve para você colocar o efeito que quiser, o rack que quizer. geralmente essas conexões ficam atrás do ampli, alguns Marshalls têm na frente mesmo. Mas não é todo ampli que tem não!

Loop de efeitos estão entre preamp e power amp. Existem também aqueles loops de para distorção em algumas pedaleiras.

O loop é legal para quem tem o controle de abrí-lo ou fechá-lo. Daí, por exemplo, ao invés de você ligar chorus, delay e boost para fazer um solo, você deixa todos os pedais ligados e o loop fechado. Quando você abre o loop no footswitch, todos os efeitos entram de uma vez.

DotCom
Veterano
# ago/07
· votar


Entenda o loop como um "puxadinho" entre o pré e o power.

LLoy
Veterano
# out/10
· votar


Ai Galera .. alguem curti DRUM N BASS ... e sabe fazer LOOP..
no fl studio
Eu consigo fazer +++ Fica seco ...

ALGUMA AJUDA AI ...

Filcrow
Veterano
# out/10
· votar


LLoy
FaiL

Esse loop que vc ta falando não corresponde ao do tópico.

Faça uma pergunta nessa área do forum:
Gravação e Home Studio

flw.

LLoy
Veterano
# out/10
· votar


Foi mal ai (a todos )..... e valew

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


Revivendo......

Como se chamaria a entrada para pré amp? Tipo, não passa pelo pré amp do amplificador da guitarra, eu plugo o pedal e vai direto pro power, sem passar pelo pré, qual o nome que se da a isso?

jpdiman
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man

Loop ué.

juninholiveira
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man

Se chama: "Pula-Pré"

brincadeira, é Loop.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


não, o pelo que li em tres tópicos o loop é assim:


Guitarra > pré amp (amplificador) > [loop] Pedal> power amp (amplificador)

o que quero é Guitarra > pedal/pedaleira > power amp

jpdiman
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man

Então é guitarra>in pedal/pedaleira>out pedal pedaleira>return do loop.

Só não tenho certeza na última etapa ali, se é return ou send, mas acredito que seja return.

E chama loop mesmo, só vai usar de jeito diferente.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


entendi...... ok, VLW!!

oldschoolgod
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
Rapaz que confusão que para aqui vai. Ninguém está muito ciente o que é um loop não.

Quando você liga guitarra>pedal>return você está simplesmente a não usar o pré, usa apenas o power.

O loop é quando você tem coloca guitarra>pedal>inputamp>send>pedal>return, assim você está usando o loop.

Para poder usar o guitarra>pedal>return o amp necessita de ter loop, mas não chama a isso loop.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


oldschoolgod:

muito obrigado!!!

Todos os amps com loop de efeitos da pra fazer isso né?

jpdiman
Veterano
# jan/12
· votar


oldschoolgod

Discordo cara, pra mim, usar a guitarra no return também deve ser chamado de loop, só que a guitarra também está ligada em loop e não input.

oldschoolgod
Veterano
# jan/12
· votar


jpdiman
A guitarra não está ligada num loop, porque o loop é quando você tira do send e volta a colocar no return. Quando o amp tem loop você pode ligar no return apenas, mas isso não é o loop. Loop é quando vai e depois volta.

Alex guitar man
Sim pode fazer isso em todos os amps com loop. Mas depois existem dois tipo de amps/loops.
- Loop em serie, quando liga apenas no return, ele desactiva o power.
- Loop em parelelo, você escolhe quando do sinal você quer enviar para o send, e quando liga no return ele não desactiva o power. Este tipo de amp permite por exemplo ligar duas guitarras, uma no input e outra no return.

jpdiman
Veterano
# jan/12
· votar


oldschoolgod

Faz sentido! Agora sim concordo com você ;)

Então não tem um nome específico pra esse tipo de ligação, certo?

oldschoolgod
Veterano
# jan/12
· votar


jpdiman
Não não tem propriamente um expressão que significa isso, do meu conhecimento.

metalshd
Veterano
# jan/12
· votar


E quanto aos efeitos digitais utilizados no loop...

Por exemplo, se ligo meu Pod Xt no loop de um ampli somente pra usar chorus, delay, e reverb. O som final sairá todo digitalizado?

Se alguém puder tirar essa dúvida, agradeço...
Abraços!

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


não, se você entrar com um som digital no input e o no loop da na mesma

oldschoolgod
Veterano
# jan/12
· votar


metalshd
O som que sairá será o som da pedaleira, se a pedaleira é digital, o som será digital.
Agora depende da pedaleira e do algoritmo do efeito. Se a pedaleira tiver um algoritmo que simule bem o som de uma pedal analógica, o som parecerá menos digital/processado, casa seja um algoritmo de má qualidade o som será digital. Mas tudo dependerá da pedaleira, não interessa de esta está no loop ou no input do amp.

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


o amp não transforma digital pra analogico

metalshd
Veterano
# jan/12
· votar


Alex guitar man
oldschoolgod


Pessoal, valeu. É que eu estava quase comprando um ampli, Laney Cub12, até que vi que esse modelo não tem reverb (tem somente no Cub12r), então, a saída seria comprar um pedal de reverb ou utilizar o reverb do Pod.

Mas, se o resultado final, quando o Pod é acessado, for digital, então, talvez compense mais juntar uma grana e comprar o Cub12r. Estou certo?

Abraços!

Alex guitar man
Veterano
# jan/12
· votar


eu pegaria o CUB12r :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que é LOOP DE EFEITOS?