Custo x benefício no isolamento acústico

    Autor Mensagem
    Caio batera
    Veterano
    # abr/05


    Sou iniciante e pretendo comprar logo uma bateria. Como moro em apartamento, ando pesquisando formas de isolar acusticamente o ambiente (quarto) onde provavelmente ficará o instrumento. Procuro uma solução com boa relação custo x benifício sem ter que erguer paredes, de preferência, pois elas podem afetar a estrutura do prédio.
    Gostaria de ter uma idéia de preço para tal serviço, levando-se em consideração que não se trata de um ambiente muito grande nem muito pequeno, mas de um quarto de tamanho médio. Alguém aí ja fez? Qualquer sugestao para nao criar problemas com vizinhos sem pesar no orçamento nem atrapalhar meu desempenho será bem recebida.

    Toalhinha
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Caio batera
    O pessoal abafa a própria bateria...
    Acho q pra isolar o quarto a ponto de não incomodar os vizinhos, vc vai ter q construir paredes mesmo...
    mas taí uma coisa q tb me interessa.. Pq aqui é o contrário...
    O som de fora, atrapalha as gravações....

    Davi Ben
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Com certeza man!!!!
    A pior coisa do mundo é vizinho!!!!
    Vá morar numa casa q é a melhor coisa q tem......pq pra vc abafar um apartamento é foda!!!!

    Caio batera
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Como abafa a propria batera?

    Is This It
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    vc pode usar peles mudas ou aqueles pads de borracha.

    nos pratos existem pads também

    Caio batera
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    vlw cara...
    tb to pensando em comprar akela batera eletronica modelo realistic da staff drum ou similar do roland, com pads mas semelhantes as peles da bateria acustica. Parece ser bem interessante, da pra fazer nostas fantasmas, mudar o intensidade do toque, alem das funções eletronicas.
    Alguém conhece ou tem esses modelos para me dar uma dica?

    billybatera
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    e ae CAIO!!!
    ja toquei em banda de rock alternativo e a gente ensaiava dentro do quarto-estudio que montamos.não era uma perfeição mas o sim que vazava do quarto , só saia dentro do ap.
    a gente comprou espuma acustica na rua do gasometro e colou na parede com cola quente(silicone).no chão fizemos um palquinho de madeira pra batera e em baixo colocamos padaços de papelão.
    enfim, não tremia o chão e vazava pouco som dentro do ap.
    +- 400,00 paus
    se te ajudou beleza
    vlw

    Yonas
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Caio batera
    Isolamento acústico é a partir de matéria, ou seja, quanto mais matéria (densidade alta) maior o isolamento. Ou seja, a melhor opção é uma parede de alvenaria que no seu caso fica difícil. O que resolveria seu problema é o seguinte:

    Nas paredes e teto: Deixe um espaço de aproximadamente 7cm da parede e suba uma "parede falsa" de compensado com mais ou menos 18mm (você consegue se proucurar direito por R$13,00 m²). Depois disso, coloque nas "paredes falsas" uma camada de lã de rocha ou lã de vidro. Essas lãs minerais para terem um resultado legal precisam ter 50mm de espessura. Lã de rocha com 32kg/m³ e Lã de vidro com 35kg/m³. Após isso, pode colocar mais uma camada de compensado pra protejer a lã e ajudar no isolamento.

    O chão Como você mora em apartamento, esse vai ser seu maior problema, porque o som vai se propagar com a vibração da matéria (a laje e as paredes no caso). Sendo assim, você vai ter que fazer um piso flutuante. Não precisa ser o chão do quarto inteiro mas você pode fazer um tipo de palco para sua bateria. Faça uma estrutura para o palco com madeira mesmo (como um estrado de cama), após essa estrutura pronta, coloque compensado para fazer superficie, camada de lã de rocha ou vidro e mais uma camada de compensado. Como vibração de matéria propaga som, para esse palco você tera que colocar um isolante nos apoios. Coloque tiras de borracha (neoprene - muito caro - de preferencia, mas pode colocar outras) onde esse palco terá contato com o chão. Mesmo assim esse palco não vai resolver tudo. Para forrar o chão, tente ir atras de restos de panos e tecidos e forre o chão com isso, mas forre mesmo! coloque bastante. Aí então coloque uma camada de compensado com carpete.

    Isolamento acústico é caro, isso que te passei são gambiarras que vai te dar um resultado relativamente bom. E por favor não invente com caixa de ovo que a única coisa que faz é atrair barata e aranha além de dar risco de pegar fogo e te matar asfixiado.

    Dá uma lida em tudo nesse site http://www.audiolist.cjb.net

    Abraços

    asda
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Caio batera
    Como abafa a propria batera?

    Peles mudas, ou aquelas borrachas...
    Mas eu recomendo as peles mudas, que além de abafar mais o som, elas tem o mesmo rebote que peles normais.

    tdm
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Cara caso vc queira abafar sua bateria vc vai matar o som dela, se vc tiver condições compra um módulo qualquer de bateria de preferência o mais barato, arruma com alguém o programa Ez-drummer ou o BFD joga o sinal do módulo via midi pra este programa e pronto vc terá um som foda de bateria em real time (depende de sua máquina) e o melhor não irá encomodar ninguém,,, pros pratos se vc não for utilizar tem que comprar os pads referente ao módulo, essa brincadeira deve custar uns :
    módulo DM5 alesis : 800
    trigers staf drums 5 peças: 600
    cabos triggers : 200
    total 1.600

    os preços foram no chute rsrs.
    pretendo fazer isso no meu estúdio temos uma gama de plugins como o AmpliTube pra guitarra que hoje a gente nem precisa comprar microfones caros ou cubos pra gravar um som legal, o mundo digital é magnífico...
    tenho alguns plugins caso alguém queira posso está colocando eles no meu site.

    ou pelo msn : pristhi9@hotmail.com
    abs
    Thiago
    www.homesounds.com.br

    gpeddino
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Achei melhor upar um tópcio velho do que criar outro!

    Vou me mudar pra um apartamento em Sampa, morar sozinho. Tem dois quartos, e eu pretendo usar um deles como uma espécie de estúdio pra eu praticar (sou cantor, toco violão e teclado). O quarto é pequeno, tem pouco mais de 8m2.

    Queria usar algum tipo de isolamento mínimo e simples, só por cautela. Nada de construir novas paredes e coisas do tipo... O barulho não vai ser tanto assim. Pensei em forrar paredes e teto com lã de vidro ou algo do tipo. O que me sugerem?

    Valeu!

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: Thiago Yoshiki
    · votar


    gpeddino

    Depende de como é a estrutura, dê um soco forte no centro da parede, veja se ecoa pela estrutura ou se é seco, dê um pulo alto e caia com os dois pés juntos no centro do piso desse quarto, veja o quanto balança e quanto ecoa pela estrutura. Se o som for seco não precisa gastar nada com isolação, só com absorção. Nesse caso você pode utilizar a lã de vidro (ou rocha), não precisa forrar todas as paredes, pois assim ficaria um quarto morto, daria uma sensação de abafado demais nos ouvidos.

    kiki
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    gpeddino
    uma coisa interessante a se fazer é reduzir a vibração no chão (unico ponto de contato). talvez uma camada e E.V.A. forrando como um tapete.

    também é importante ver as janelas e os vizinhos.
    a não ser que não tenha nenhum vizinho próximo das janelas, é importante fecha-las. voce pode fazer um quadro de madeira que se encaixe na frente do caixilho existente.

    epa, perai: voce nao toca bateria?
    se for isso mesmo, esquece o que eu falei sobre o piso de E.V.A....

    Thiago Yoshiki
    Nesse caso você pode utilizar a lã de vidro (ou rocha) forrar todas as paredes, pois assim ficaria um quarto morto, daria uma sensação de abafado demais nos ouvidos.
    não entendi, parece que faltou alguma coisa na frase.
    voce está dizendo que é melhor não forrar todas as aperedes, pra nao ficar excessivamente "abafado" (seco) o som?

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    kiki

    não entendi, parece que faltou alguma coisa na frase.

    Ops! ^^

    Realmente faltou algo, mas já editei. Estou no pc do trampo e é bem velho, digitei e a bagaça apareceu só uma parte =/

    Mad Dock
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    gpeddino
    Se vc vai tocar desplugado e cantar desencana das paredes, eu priorizaria a isolação da porta e a janela, e depois daria um tratamento acústico para controlar a reverberação do quarto, se houverem mais coisas do tipo armários, cama, nem precisaria nada.
    Para o chão um tapete grande creio que já resolva.

    Dangersrock
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    ola amigos !!!!!

    Estou ressucitando esse post por um bom motivo. Pretendo construir em meu quarto um Vocal Booth, estudo técnica vocal e tenho problemas pra treinar, minha idéia consiste em montar algo o mais em conta possível, pesquisando cheguei a um projeto próprio com madeiras e lá de vidro ou rocha, na verdade penso em gastar somente com a lã, as madeiras pretendo usar aquelas de guarda roupas velho, tipo aquelas de serragem prensada. Penso em fazer paredes duplas no esquema abaixo;

    madeira 15mm => lã de vidro => Espaço de uns 5cm => Drywall para acabamento externo.

    Pela experiência de vocês, sera que isso vai isolar legal ou preciso fazer paredes de alvenaria? Preciso isolar o máximo possível pois está dentro de casa....me ajudem por favor amigos...

    donatoseixas2
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Boa tarde. Estou pensando em isolar uma garagem para eu poder praticar bateria, e futuramente montar uma banda... um espaço de dois carros e meio... daria quanto mais ou menos? eu teria que pagar alguém pra fazer, nao vou instalar os materiais...
    talvez nao seja necessário caprichar no chão da garagem né, sei lá...
    foquem as respostas no valor, o mano Iversonfr respondeu um outro tópico só falando de materiais, e nao disse o valor....
    PS:ela tem 1 janela
    obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Custo x benefício no isolamento acústico