O que é feeling ?

    Autor Mensagem
    Amok
    Veterano
    # abr/05


    Entre as inúmeras discussões que vem surgindo aqui no fórum, tem sido muito mencionado o tal do "feeling" pra dizer que um baterista é melhor que outro. Bateristas altamente velozes como Joey Jordinson ou estupidamente técnicos como Mike Portnoy, têm sido apontados como bateristas carentes de feeling.

    Então, caro amigo baterista, diga aí: o que é "feeling" pra você ? O que é mais importante pra você: ter técnica ou ter esse tal de "feeling" ?

    [ ]´s

    Rodrigo rvssvr
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    pra mim só técnica, é fritação no pedal duplo, YEHH

    Jack PunkMetal
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rodrigo rvssvr

    também eh importante saber girar as baquetas e jogá-las pro alto.

    vinsanity
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cara, o Portnoy é tecnico pra caralho, mas dentro do que eu entendo como feeling, pra baterista, ele se encaixa...

    Amok
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    vinsanity
    Diz ae, o que vc entende por feeling ?

    [ ]´s

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Feeling = Sentimento

    Amok
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Half

    Eu tb fiz escola de inglês. Definir o feeling do baterista como simplesmente "sentimento" é pouco. Creio que vai além disso.

    [ ]´s

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Amok
    Bom, podem dar milhares de definições, mas tudo parte de que feeling = sentimento...
    (Visão Alberto Caeirística das coisas...)

    Abração!

    Amok
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Half
    (Visão Alberto Caeirística das coisas...)

    Hehe. Sou mais a técnica a serviço do feeling. Abraços "pessoais" !

    Rafael Hetfield
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Feeling eh o baterista consguir um som legal sem ter que fritar o pedal duplo entende?Eh ele tocar colocando o sentimento dele , sem ficar bitolado em velocidade e tecnica

    Estou fazendo esse post de ganso pq eu sou guitarrista XD

    Paulo Feresin
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Rafael Hetfield
    ahuahuahahuahuhauhauhuahahua q foda...

    The Splinters
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Feeling = pôr todo o amor e sentimento pelo que está tocando no que vc está tocando! Deve-se ter técnica e feeling. O Portnoy eh explêndido! Muita técnica e muito feeling!

    Estou fazendo esse post de ganso pq eu sou guitarrista XD

    the_paranoid
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    feeling é sentimento, mas não se pode determinar o sentimento que o músico sente no momento, sendo nós. somos seres diferentes, com crenças diferentes, não fomos nós que fizemos ou conhecemos tal música d tal modo, é impossível termos a mesma idéia em relação ao som tirado por outra pessoa.

    um baterista pode muito bm utilizar d sua alta técnica e velocidade, e ficar só nisso. ele pode sentir prazer com isso, ele pode ficar emocionado assim, do q se tocasse mais lento. você pode ver que há sempre opniões diferentes com relação a um músico em específico, mas se ele é a mesma pessoa, como q não há concenso? o problema eh qm está de fora, analises diferentes.

    como podemos determinar algo q não vem d nós? tentamos d nosso modo, mas q não é o certo.

    Bruno_Guitarplayer
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    bater no prato de ataque em cada passagem de compasso! (zoera)

    Amok
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu entendo o feeling como a capacidade de transferir para a música as sensações que ela deve evocar. O baterista com "feeling" consegue isso com um controle absoluto de dinâmica e de andamento.
    Um exemplo interessante foi dado por Carmine Appice. Vc consegue transmitir "peso" no andamento se vc toca com um ligeiro atraso em relação ao tempo do metrônomo, enquanto o resto da banda toca em cima do tempo. Se vc toca com um leve adiantamento, a música soa mais leve. A aplicação livre das ghosts notes e da colocação dos acentos são tb maneiras de expressar o feeling.
    Uma boa maneira de saber o quanto o feeling do baterista faz diferença é trocá-lo por um sequencer. Não fosse o feeling, nós bateristas já teríamos sidos substituídos há muito tempo. O sequencer é barato, preciso, fácil de transportar e dócil, ou seja, é o baterista ideal do ponto de vista dos produtores. É mais fácil programar uma fritada de pedal duplo no sequencer que arranjar um batera que estudou anos a fio tecnicas avançadas de bumbo duplo. Agora, tente colocar um sequencer pra segurar uma session de jazz... A diferença é o feeling.

    [ ]´s

    Bruno_Guitarplayer
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Amok

    falo tudo

    _Prog_Drummer_
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    A técnica é um atalho para expor tudo o que se sente. O cara que só sabe tocar aquele poquinho de notas, p/ mim, é pq na verdade não se interessa em mostrar o que sente e sim em apenas dar o "ritmo" p/ música.
    Vc irá valorizar muito mais uma melodia triste ou alegre se seu instrumento fizer PARTE dessa melodia e não só der apoio e a técnica é unica forma de se encaixar em uma melodia com inteligencia sem sobrar ou faltar.
    P/ mim é isso, sem contar que 95% dos bateristas que não se interessam por técnica é por pura preguiça de sentar e estudar, e eu acho que isso é um desrespeito para com todos que se dedicam tanto à bateria.

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    feeling eh o seu estilo de tokar....

    kda um tem um feeling diferente

    the_paranoid
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: the_paranoid
    · votar


    quantas vezes eu jah gravei musicas com backing tracks (q eu faço no pc), e todo mundo perguntava como eu toquei a bateria... cade o feeling da maquina? eles deveriam descobrir direto q nao era eu entao

    Lord_Mackenzie
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O que é feeling ?

    é algo que os "virtuosos" consideram ultrapassado

    Você, através da técnica consegue o feeling

    leossampaio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    GALERA

    essa eh uma das perguntas q nao querem calar (concordam?)
    segundo alguns musicos q eu respeito muito virtuosismo eh o maximo da TECNICA como maximo de FEELING e feeling eh o modo de tocar o som q tira nao sei se vcs sabem AQUELA NOTA q o Ian Piece tira?? entao isso eh o feeling e o som q o cara tira na hora certa os timbres tb o bom gosto q a pessoa tem pra tocar e nao tocar como um robo

    pensem nisso e um abraco

    pedrunk
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Amok

    nossa eu neia postar afonal sou guitarrista e tal, mas foi uma das melhores definiçoes pra feeling que eu já li, senão a melhor né, parabéns :D

    Amok
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Amok
    · votar


    _Prog_Drummer_

    Técnica é o vocabulário. Feeling é o poema. Vc prefere Camões ou Hai-Kai ?

    [ ]´s

    isso é isso
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    eu acredito que feeling seja o pensar e sentir , e técnica seja a capacidade de transmitir isso para os tambores ou seja lá o q vc estiver tocando.

    o toque.

    alguém sem feeling é como um robô tocando, como disse o nosso sábio ilmo sr. dr. amok.

    mas assim como técnica sem feeling soa artificial, o feeling não pode ser transmitido sem técnica, seria mais ou menos como você pensar em uma imagem fantástica e linda e não conseguir desenhar.

    Amok
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Amok
    · votar


    isso é isso
    seria mais ou menos como você pensar em uma imagem fantástica e linda e não conseguir desenhar.

    Excelente analogia, colega !

    the_paranoid
    todo mundo perguntava como eu toquei a bateria... cade o feeling da maquina ?
    Num era jazz, era ?

    [ ]´s

    adnz
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    portnoy é rei, além de toca bem pra caralho improvisa d+ em certas partes, e brinca com as câmeras fdhfdushdfsuh

    the_paranoid
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Amok

    quer dizer q soh jazz tm feeling?

    Amok
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Amok
    · votar


    the_paranoid
    quer dizer q soh jazz tm feeling?
    Claro que não. O batera pode expressar feeling em qualquer estilo. O Jazz (e eventualmente o Blues) é um estilo que exige maior controle de dinâmica e sutileza que no rock em geral, então fica mais fácil perceber a diferença do feeling do baterista, comparado a um sequencer. É curioso, mas um baterista de Rock tocando Jazz soa "duro" e um de Jazz tocando Rock soa sem peso (a menos que tenha começado no Rock). E gerar peso não deixa de ser uma forma de expressar feeling.

    Os roqueiros em geral me desculpem, mas pra tocar Jazz, técnica não basta. Vejam o vídeo "Burning for Buddy", que é um projeto do Neil Peart convocando bateristas pop/rock (e alguns do jazz) pra tocar jazz com a banda do falecido Buddy Rich e vcs vão entender.

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é feeling ?