【FIXO】 Glossário de termos usados em bateria e percussão

Autor Mensagem
Guitar_gospel
Veterano
# abr/06
· votar


A paz de Jesus seja com todos.
Pow Amok, vc pode explicar melhor?
Não sei nem o q é buzz roll irmao...
Qtos toques são dados, tipo, com coisa básica assim acho q tu ajudaria melhor, mas tenho certeza q vc pode ajudar mais, tu é bom nisso!!!
Valeu galera, valeu Amok.
A paz Seja com todos.

Amok
Veterano
# abr/06 · Editado por: Amok
· votar


Guitar_gospel
Eita, desculpe. Às vezes escrevo meio dificil mesmo.
"Buzz" significa zumbido. "roll" é rulo, ou rufo. É basicamente quando se tocam sequencias rapidas de toques no tambor, mais usualmente na caixa. Estas sequencias não são necessariamente alternadas entre os lados direito e esquerdo. Por exemplo, no double, a sequencia fica sendo DDEEDDEEDDEE.
A maioria dos rolls é tocada dentro de uma divisão rítmica, seguindo o metrônomo. Por exemplo, vc pode tocar doubles a 120BPM em semicolcheias. Ao se retardar o tempo de BPM, o roll fica mais lento. No buzz roll, isso não acontece, pois é mais um efeito que propriamente uma série de notas. O buzz não respeita divisão ritmica, é só um roll tocado o mais rapidamente possivel, em baixo volume, aproveitando ao máximo os rebotes da baqueta. A duração do buzz é determinada na partitura, mas não a divisão entre os toques. Vc pode ouvir um buzz roll clássico no tema de abertura dos filmes da Fox.
Espero ter ajudado.

[ ]´s

du_drumm_sax
Veterano
# abr/06
· votar


A paz do Senhor Jesus seja com todos.
Pow, ajudou pra caramba Amok, consegui ja entender bastante sim meu irmão, valeu.
Um grande abraço.
A paz seja com todos.

du_drumm_sax
Veterano
# abr/06
· votar


Ah, só pra esclarecer, o guitar gospel é meu irmão, e qdo escrevi a resposta acima eu me esqueci que tava com o nick dele. heheh
Malz ae.
Um abraço.

has4
Veterano
# jul/06 · Editado por: has4
· votar


"Buzz" significa zumbido. "roll" é rulo, ou rufo.
Pode ser executado com apenas uma mão, mas é comum e mais fácil com ambas.
Com uma mão apenas é executada da seguinte forma (tentando explicar algo que exige muita praticidade, ou seja, fazer e explicar não é tão fácil assim rs):

Execução com apenas uma mão, a direita, por exemplo:

"a mão aberta segura a baqueta apenas com o polegar escondido na palma da mão, com se vc escondesse o polegar e estivesse mostrando o número 4 com a mão, porém, com os dedos indicador, anular, médio e mínimo, estendidos e encostados uns nos outros... a mão segurando a baqueta seria colocada sobre a caixa, com a metade da baqueta horizontalmente em cima da pele, enconstando-a no aro da caixa, fazendo deste ponto de contato um ponto de apoio... com o peso da mão, que fica fora da caixa, faça movimentos pra cima e para baixo, a lateral da ponta da cabeça da baqueta bate livremente na pele, soando batitas rápidas... vc percebe que o peso da própria baqueta após cada batida a faz subir, e o controle total fica na mão direita... assim aperfeiçoando vc coneguirá RUFAR com apenas uma mão e sempre tentando uma mesma intensidade com o controle dos pesos baqueta e mão". UFAAAAAA tentei!!!!! rs

leossampaio
Veterano
# ago/06
· votar


alguem poderia me explicar com clareza o q eh um som calido? ja vi esse termo explicado em varios lugares e nunca entendi direito

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


leossampaio
Calido ou cálido ? Calido eu não sei. Cálido é "morno" no sentido aconchegante do termo (em inglês seria "warm"). Um som cálido de ride, por exemplo, é um som com ataque pouco pronunciado, e rico em overtones.
Não sei se deu pra entender.

leossampaio
Veterano
# ago/06
· votar


era isso msm eh pq aqui o teclado eh gringo ai os acentos nao saem

JeffLui
Veterano
# out/06 · Editado por: JeffLui
· votar


E aê, valeu pela explicação tambem, mais uma que eu aprendo. falow.

Rrafizs
Veterano
# nov/06
· votar


Nossa Amok, você sabe tudo...

Parabéns! xD

Amok
Veterano
# nov/06
· votar


Rrafizs
Seja bem-vinda.
Qualquer coisa é só perguntar.

[ ]´s

Ch4p0L1N
Veterano
# nov/06
· votar


e como eh o nome do pirulito?

Amok
Veterano
# nov/06
· votar


Ch4p0L1N
Em português é batedor. Em inglês é "Beater".

[ ]´s

Rrafizs
Veterano
# nov/06
· votar


Amok
Muito obrigada.
E pode deixar que qualquer dúvida eu pergunto mesmo. xP

Valeu!

sIAMESE
Veterano
# dez/06
· votar


China: Prato de efeito caracterizado pela borda “invertida” e cúpula achatada

Putz! Meu China tem a cúpula redondinha! Altera o som?

Amok
Veterano
# dez/06
· votar


Existem inúmeras variações nos designs. Teoricamente, uma cúpula redonda aumenta o sustain do prato, o que seria uma característica a principio indesejada para um china.

Tigis
Veterano
# dez/06 · Editado por: Tigis
· votar


Dia desses vi um cara tocando sem cruzar os braços. Quando ele conduzia no chimbal, usava a mão esquerda, quando condusia no ride, ele usava a mão direita. Essa técnica tem nome? Se é q é uma técnica. Achei muito legal pois da muita liberdade não acontece de uma mão atrapalha a outra, etão to tentando aprende.

Na hora do groove, o cara fazia tipo um Flan's no bumbo ao inves de tocalo simples. Posso tá falando merda mas achei muito foda. Isso tambem tem nome?

Amok
Veterano
# dez/06
· votar


Tigis

Seja bem-vindo ao fórum.

A utilização da mão esquerda para tocar o chimbal (para bateras destros) é chamada "condução aberta". Use a busca que tem uns tópicos a respeito. A condução do ride á direita é convencional. Alguns bateristas colocam o ride à esquerda na condução aberta, porque deixa os surdos mais livres. Quando isso não acontece, (ride tocado com a direita e chimbal com a esquerda) a técnica pode ser chamada de condução aberta bilateral. A condução aberta pode tb ser alternada.

Flam no bumbo só com pedal duplo. Se for um pedal simples, o que é tocado é um "double" muito rápido, com técnicas do tipo Pivot ou Heel-toe.

[ ]´s

Luisa Ott
Veterano
# jan/07
· votar


Amok
Apesar de eu chegar chegando tbm mereço (e estou reivindicando) BOAS VINDAS. Eu vou vacilar muito ainda... nem sei escrever em off-sei-la-de-que. Mas pretendo ser moderadora rsrs.Depois alguém apaga isso aqui pra mim! Tchau :)

Valefort
Veterano
# jan/07
· votar


Luisa Ott

bem-vinda ;D

paulo_dt
Veterano
# mar/07
· votar


eu gostaria de aproveitar o tópico pra perguntar qual a diferença na bateria do portnoy pra ele ter um pedal triplo???

tipo, no score, da pra ver nitidamente que são duas, uma com pedal duplo e um monte de coisa e outra mais simples com pedal único. reparei que as peças do kit mais simples são maiores, tudo com tamanhos maiores. existe "tons" pra identificar essa diferença????

na turne do ToT, ele tem uma bateria mais escura,com as peças bem juntas que parece ser pra tocar com três pedais ao mesmo tempo, claro que não é isso que ele faz... achei que a diferença das baterias seria a mesma, mas se a sonoridade da bateria é diferente, pq na música instrumedley ele troca de bateria e segue os trechos do outro lado da bateria??? por exemplo: a mudança se da na parte ytse jam. antes disso ele toca partes da "the dance of eternety", que foi executada nos dois kits, mas como se eles teriam "tons" diferentes??

agradeço a atenção de quem puder me responder.

Amok
Veterano
# mar/07
· votar


paulo_dt
O setup do Portnoy, conhecido como "Siamese Monster" é uma combinação de dois setups: o setup clássico de Portnoy (que já era enorme) e um setup "power" com tambores de maiores dimensões. Não existe diferença no "tom" (ou tonalidade) dos setups, mas sim, no peso, sustain e outras caracterisiticas. Devido à complexidade das composições do DT, é perfeitamente aceitável que se utilizem dois setups diferentes para a mesma faixa. Veja: se um guitarrista pode passar de um timbre a outro de guitarra usando os pedais (ou até trocar de instrumento, por exemplo de um violão para uma guitarra eletrica), porque um batera não pode mudar de setup ?

Bob do recife
Veterano
# mar/07
· votar


nossa.... muito complicado o.O

eu vou ter q estudar muito pra enter tudo isso...
eu sei o basico do basico... com viradas iguais... sempre uma mao atras da outras - direita, esquerda, direita, esquerda.... sempre assim xD
auehuaheuaheuhaeuae

julio-tm
Veterano
# abr/07
· votar


velho eh isso que precisavamos...esse tópico completo mew...pow a iniciativa de criar esse glossario fez com que mtas duvidas foram tiradas....eh isso ae Amok...

Rodrigo McBrain
Veterano
# jun/07
· votar


Amok é lobo do mar quando se trata de bateria :) Abs

Forné
Veterano
# jun/07
· votar


Amok,

Fico impressionado com seus conhecimentos sobre batera.
Vc estuda todos so dias ? Ou estudou mto ?
Eu toco faz uns 10 anos, mas nunca estudei, e sei que to precisando.
O que vc indica ?
Valew
Abraço

Amok
Veterano
# jun/07
· votar


Forné
Meu segredo é o seguinte: sou véio e deu tempo pra acumular bastante conhecimento. =P

Eu certamente toco muito menos que pode parecer. Ajudou muito ter excelente professores, e se vc quiser realmente se aprimorar no instrumento, vai precisar de aulas. Professores são fundamentais para apontar suas falhas e deficiências, e bons professores sabem como desenvolver seu talento. Quando eu estava realmente dedicado, além das aulas, eu estudava cerca de 2 horas diárias (fora as aulas e ensaios), e isso durou cerca de 2 anos. No momento estou bastante parado. Toco apenas nos ensaios com minha banda, o que representa cerca de 6 horas por semana, e estudo um pouquinho de rudimentos quando dá tempo.
Na minha opinião, a melhor combinação é um (ou mais) bom professor, uma banda e estudo regular. A qualidade vem com o tempo e disciplina.

[ ]´s

Forné
Veterano
# jun/07
· votar


Valew Amok, vou seguir seu conselho.

neji
Veterano
# jul/07
· votar


Ei galera alguem tem alguma dica p me dar sobre rebote pq eu ainda não peguei o jeito disso saca, e eu acho q isso é uma das coisas fundamentais p ter velocidade, qualquer coisa ja ajuda.

Amok
Veterano
# jul/07
· votar


neji
Rebote da baqueta ou do pedal do bumbo ?

[ ]´s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Glossário de termos usados em bateria e percussão