Pergunta sobre a caixa... (técnica)

    Autor Mensagem
    the_walrus
    Veterano
    # fev/05


    Bom...começei faz pk tempo a tok bateria (nunk fiz aula)...e gostaria de saber como c faz (axo q eh alguma técnica), não sei explikr mto bem...

    Geralmente em música com ritmo mais lento, eu percebi que, junto com o ritmo, as vezes o baterista toca baixinho e bem rápido na caixa.
    Como não sei explikr mto bem, vai ai um exemplo...
    na Ten Years Gone do Led Zeppelin...

    isso eh alguma técnica..eh o q? e como eu façoo isso??!!

    realmente não fui mto claro.. mas se alguém ai entendeu fala ae

    obrigado

    Wumpa Crash
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Se é o que estou pensando, é nota fantasma. Não sei executar, imagino que seja soltar a baqueta e fazer pouquinha força contra ela pra ela fazer um rufinho curto e baixo.

    the_walrus
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Wumpa Crash
    eh exatamente isso o q eu to flando ;)

    Wumpa Crash
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Aparece numas músicas do Nirvana também...

    Soulface
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Wumpa Crash
    the_walrus
    Pelo q me parece, é a nota fantasma (ghost note) mesmo.
    Não é exatamente "soltar" a baqueta na caixa, embora o efeito resultante seja bem parecido.
    A nota fantasma exige um enorme controle nos dedos para q se possa executar as batidas de forma uniforme e regular.
    É meio complicado explicar assim, mas é maios ou menos como deixar a mão esquerda próxima à caixa, e controlar as batidas da baqueta com os dedos (mínimo, anelar e médio) enquanto se mantém a pinça com o indicador e polegar.
    A acentuação das notas vai depender muito da altura em q se deixa a mão esquerda e o controle q se tem nos dedos para controlar a baqueta.
    A técnica em si não é muito complicada, mas para executar com perfeição, exige muito treino.
    É claro q não existe nada contra se fazer esse efeito soltando a baqueta na caixa e controlando para q ela dê os repiques. Mas tecnicamente falando, é como se fosse uma "camuflagem" da técnica. E depender apenas disso para executar notas fantasmas, implica tb em não desenvolver um fundamento importantíssimos na bateria. O controle dos dedos.

    Recomendo q escutem Mr. Big... Pat Torpey é um dos mestres em ghost notes.

    boi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Depende muito do feeling.

    Muitas musicas usam o ghost note: escuta Black do Pearl Jam, e a maioria do Red Hot é so de ghost note.

    Eu nao acha dificil.

    CHAKA_PORTNOY
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Wumpa Crash

    p/ vc consegui eh facil....p/ eu aprende a faze nota fantasma eu fikei treinanu finger control (uma dica tem exercicio no site do aquiles priester)

    tenta faze finger control o mais leve q vc consegui tipow.....pp

    daew sai....eu aprendi assim....e concordo c/ o boi, naum eh uma tecnica dificil....poko tmp de treino e vc jah sai fazenu perfeitamente...;)

    CHAKA_PORTNOY
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    e tem otra coisa....me parece q tem dois tipos de ghost note:

    um q usa mt de rebote, tipo:

    trrrrrr

    e um otro q sao notas leves tokada independente das otras, bem de leve:

    ta ta...

    uma coisa assim

    Wumpa Crash
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Qual o site do Aquiles Priester?

    CHAKA_PORTNOY
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    www.aquilespriester.com

    Wumpa Crash
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Não tinha visto nada de especial no exercício até a parte do Comece com a semínima em 80 e vá até 160. O_0 credo

    CHAKA_PORTNOY
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    heheheh

    CHAKA_PORTNOY
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu imprimi esse exercicio....toh treinanu ele faz um tmpaum e otros de fingercontrol q meu prof passo, tbm toque duplo e paradidle....

    soh q naum sei em qnts bpm eu faço pq naum tenho metronomo....

    tem otros lah tbm q eh legal da uma olhada....soh q a maioria eh de velocidade no pedal......

    Wumpa Crash
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    eu imprimi esse exercicio....toh treinanu ele faz um tmpaum e otros de fingercontrol q meu prof passo, tbm toque duplo e paradidle....

    Pô, esses eu treino todo dia. Single stroke (DEDE e EDED), double stroke (DDEE e EEDD), e 4 variações de paradiddles, 5 minutos cada um. No momento tenho feito a 140bpm.

    Só não consigo fazer direito os que tem vários toques seguidos com a mesma mão, esses eu me ferro.

    CHAKA_PORTNOY
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    ateh c/ 4 toques na mao eu faço (3 de boa.....o 4 as vezes enrola)....soh q como eu jah disse....naum sei a velocidade....


    e eu odeio as variações do paradidle.....o normal DEDDEDEE eu ateh gosto...mas as variações nem.....

    ontem msm eu treinei15 min. de finger control e mais uns 20 de rudimentos......tava sem te o q faze....

    esses de 4 tbm sao chatos....

    Wumpa Crash
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Os rudimentos seriam flam, drags, ratamacue e tal?

    CHAKA_PORTNOY
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    esses ateh q nem tanto....eu naum treino mt esses ai....soh de vez em qnd.....

    o rudimento q eu me concentro + eh o toque duplo msm....eh o q eu mais gosto....

    Amok
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Uma dica legal eh realizar as ghosts em tercina B-C-C no tempo 1.
    Quando fica bem treinado, vira um trrr bem limpo e preciso.

    the_walrus
    As ghosts saum o principal tempero do groove. Muito do swing do groove vem da aplicação das ghosts. Recomendo um baterista de Soul chamado Bernard Purdie. Ele tem uma video aula que explica a aplicação das ghosts na criação do swing.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta sobre a caixa... (técnica)