Chimbal com o pé

    Autor Mensagem
    Casaco Verde
    Veterano
    # dez/04


    daew povo, sou iniciante na batera e queria tirar uma dúvida (cruel pra mim).
    Em quais tipos de música se toca o chimbal com o pé?
    Obrigado.

    Banda Cesariana
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Eu não sei...
    Eu prefiro com a baqueta, mas sei lá, cada um cada um né...
    Só uma perguntinha...
    Tu é contorcionista??

    Li_Slipknot r0x
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Casaco Verde, naum se toca chimbal com o pé...
    Se abre o chimbal com o pé!
    Agora tipo de música em naum sei, provavelmente em rock, mas nos rocks mais leves, nos mais pesados eh mais comum usar a condução, num sei...
    Me corrijam se eu estiver errada!

    graveheart
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Em algumas levadas, qdo o baterista está fazendo a condução da música no ride, é normal fazer aberturas do hi-hat ao mesmo tempo.

    Toalhinha
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Eu inda tou aprendento, mas algumas músicas, algumas poucas vezes, mandam abrí-lo... Mas eh rock "alternativo"...

    Só uma perguntinha...
    Tu é contorcionista??

    _______________________heheh..........
    _______________Se for, eh há qualquer hora, mas no pedal duplo vai atrapalhar!

    Aproveitando o embalo!
    Como eh q fica, quanto se tem dois bumbos, ou pedal duplo? O q acontece com o Hi Hat? Pq vai faltar perna né?

    Casaco Verde
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Valeu galerinha.
    Tô aprendendo a cada dia com vcs (Puxa saco...hehehe...brincadeira)
    Abraço pra todos.

    Phoodencio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Toca-se abrindo o cymbal quando se está tocando o ride. Essa técnica se chama "Independência"... é uma tecnica um pouco avançada.

    Quando se tem pedal duplo ou bumbo duplo, logicamente é preciso tirar o pé do cymbal... a não ser que algum de vcs tenha 3 pés... é por isso que bandas de metal tem dois cymbais... o outro fica mais ou menos perto do ride... do lado direito... que é tocado quando se está tocando pedal ou bumbo duplo. Flwww

    Casaco verde: porra man me ensine essa tecnica de tocar o cymbal com o pé... jamais conseguirei

    Crazy Batera
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Casaco Verde
    uéi eu em qualquer musica uso o chimbal com o pé, quando nao estou batendo com a baqueta..... é uma forma que uso para manter o tempo... e nao me perder....

    tem umas frescuras que da pra fazer tipo ao invés de bater e segurar, vc fechar ele e logo abrir bem rápido....da uns efeitos legais....

    Rebirth_Metal
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Toalhinha, como o Phoodencio falou, mtos bateras que usam dois bumbos ou pedal duplo usam tb dois hi-hats, um normal e um que fica fechado direto (hi-hat fixo). Mas existem também algumas presilhas que, qdo vc pisa na máquina do hi-hat, ele prende o prato de cima, normal, aí tem uma pequena alavanca que vc bate com a baqueta que ele solta, e fica o prato de cima solto, como se vc estivesse pisando.

    Wumpa Crash
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Pô, legal esse negócio dos dois hi-hats.

    boi
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Voces nao falaram, tem muita banda q qndo tem pedal duplo usa 2 chimbais. 1 fica aberto, pra pisar com o pé, e otro fica suspenso fechado..
    assim o cara sola no pedal duplo e faiz o ritmo no chimbal fechado.

    Sobre usar o chimbal e tals, geralmente as musica antiga vc faz assim: qndo ta na conducao e vc bate na caixa vc abre ao mesmo tempo e fecha o chimbal, qndo bate na caxa.

    I_am_in_the_Hall
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Valew pessoal, quer dizer q eu não preciso de uma terceira perna né!

    ______________________________________________Inda bem, pq radiação me assusta!

    Phoodencio
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    boi- os bateras usam muito mais abertura de chimbal no contra-tempo. Apesar de bater junto com a caixa ser ridiculamente mais facil... flww

    naumfreud
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Ula ula,la bamba,nega do cabelo duro,e florentina.

    Sindra
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Sindra
    · votar


    Li_Slipknot r0x
    Você toca o chimbal (permita-me chamá-lo de hi-hat) com o pé sim. Na partitura, o hi-hat com o pé é grafado referindo-se a um fechamento. A abertura dele é grafada com um círculo em cima da figura do hi-hat, mas claro, para sair som na abertura, você bate com a baqueta.

    Casaco Verde
    Você pode usar o hi-hat com o pé em vários estilos.
    Seja durante a condução no Ride, como já falaram. Seja no jazz, marcando em semínimas no contratempo... você também pode usá-lo nas viradas.
    Tem uma música estilo dance, que marco o hi-hat no contratempo com a baqueta, no rimo básico de dance. Mas tem uma hora dela que a música são só viradas, e eu preciso continuar dando ênfase ao contratempo. Neste caso entra a marcação com o pé no hi-hat marcando o contratempo, e o bumbo marcando os tempos fortes, deixando as mãos livres para fazer as viradas.

    Toalhinha
    Phoodencio
    Pode-se utilizar o hi-hat com o pé e o pedal duplo ao mesmo tempo sim.
    O difícil é para 2 bumbos. Mas para pedal duplo, se a máquina do hi-hat tem a base rotatória, você consegue colocar a sapata do pedal duplo ao lado da sapata da máquina do hi-hat.
    Assim você pode ou deslocar o pé de um para o outro, ou então tocar com a ponta do pé no hi-hat e com o calcanhar no pedal duplo.


    Capiche?

    Abraços.

    Rickardo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Em quais tipos de música se toca o chimbal com o pé?
    Obrigado.

    em reggae se faz isso, (abre-os com os pes no pedal)

    Punkdrummer
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Po, falou uma coisa certa, abertura d chimbal quando ñ se esta batendo nele eh realmente uma forma d ñ se perder, tanto q eu como toco muito punk rock sempre faco isso, da um som maneiro e eu ñ me perco!
    Blz galera! Fui!!!!!

    Killer Lady
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pô, legal esse negócio dos dois hi-hats.2

    músico levita
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    eu uso o chimbal com o pé na maioria das vezes junto c/ o ride (mas em tempo ou ritmo diferente)principalmente se o ride estiver no contra-tempo
    .....pensando melhor é dificil não usar o chimbal...ao usar os tons uso tbm o chimbal etc

    Hugo Mariutti
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    eh + pra marcar o tempo qnd usa o ride pelo q eu sei
    ou alguma parte da musica q n usa nenhum dos 2 tp territory do sepultura no começo
    mas nem sei se usa nao to chutando, acho q eh pra n perder o tempo nessas horas

    músico levita
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    concerteza mas até fica um som melhor.... não usando o chimbal fica um vazio rs (principalmente quando se diz em aumentar a dinâmica da música!)

    Tiago_Stefani
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Tenho uma dúvida...

    Sou baterista a 5 anos....toco em uma banda baile e outra de som próprio...
    Depois de uns 2 anos...comecei a notar em mim uma mania constante de marcar com o pé esquerdo no chimbal enquanto executo viradas e quando conduzo a musica no ride.
    Até ai acho normal...e até legal e necessário para um andamento sempre correto da música...
    O problema é que eu consigo marcar qualquer tipo de ritmo com o pé esquerdo tocando ao mesmo tempo....coisas que eram difíceis até de tocar normal...hoje eu toco marcando....
    Eu sempre toquei com dois chimbals....um em cada lado porque uso pedal duplo...
    Certo dia fui tocar e a bateria tava pregada num palco de um jeito que era impossível colocar o segundo chimbal perto da condução...
    Minha solução porque eu não poderia ficar sem foi colocar no lado esquerdo...um chimbal do lado do outro....ficou estranho...porque não vejo ninguém fazer isso mas ficou muito funcional e prático...
    Vou direto ao ponto....
    Com essa facilidade comecei a marcar no pé a musica praticamente num todo...não só viradas e condução....pois tenho a disposição um chimbal fechado do meu lado....
    Nas musicas que tem que abrir o chimbal rapidamento pra fazer o efeito de abertura eu volto a usar o chimbal livre que continua ao meu lado....
    Esse meu chimbal fechado tem um timbre bem aberto, agudo e chato....mas como fica fechado é muito bom...o problema dele é aberto....o outro chimbal é perfeito pra aberto...um som um pouco mais fechado....
    As vezes também deixo esse chimbal fechado naum totalmente fechado...um poukinho aberto....dai marco as musicas levantando o calcanhar e quando preciso do efeito de abrtura rápido de chimbal aberto tbm tenho disponível...
    O problema é que acho virei um robô...tenho hoje um set de bateria esquisito com 2 chimbals do lado esquerdo....
    to gravando um cd...e alguns takes da bateria quando o kra do studio esquecia de ligar o metronomo...eu gravava bem do mesmo jeito marcando com o pé tudo....quem tá gostando é as minhas bandas, pprque longe de eu me comparar a um metronomo...eu quebro um galhão pra eles....a banda funciona com um relógio....
    Outro problema é que eu gosto de tocar desse jeito...naum é nenhum esforço hoje tocar marcando....e toco legal sem marcar tbm....mas até em casa estudando é automático a perna esquerda marcando....ôô saco....

    queria saber o que vcs acham disso?? se fiquei louco...sei lá....
    E se possível dicas de como posso tocar sustentando o vicio de marcar a musica inteira...ou se devo para com isso...

    Desde já muito obrigado por lerem todo esse texto....

    Abraço a todos

    Amok
    Veterano
    # set/07 · Editado por: Amok
    · votar


    Tiago_Stefani

    Seja bem-vindo ao fórum.
    Tem muito profissional de sucesso que marca o BPM da música direto no pé do chimbal. A rigor, isso pode ser considerado um vício, pois se vc for trabalhar com estruturas mais elaboradas de polirritmia onde o pé E tem que parar ás vezes, isso pode complicar. Mas se a tua parada é um pop sem muita quebradeira, e teu pé esquerdo é a âncora pra te manter no andamento, não vejo problema. Manter o andamento é a funçao principal do baterista em uma banda.

    Quanto aos dois chimbais do lado esquerdo, é essa a beleza de nosso instrumento: não há regras pra montagem. Se funciona bem pra você, ótimo. Eu já vi publicado na ModernDrummer americana uma sugestão de montar um kit para destros com o bumbo no lado esquerdo, acionado pelo pedal satélite de um pedal duplo pra canhotos. Isso possibilita baixar bem os tambores maiores (12", 13" e/ou 14") sem que encostem no bumbo. Como se isso não bastasse, nessa montagem foi também sugerido que o chimbal fosse posicionado entre os tons da frente, acionado por cabo remoto. Esse posicionamento facilitaria a criação de padrões de condução em semicolcheias.
    Então você não está louco. Louco é quem não experimenta.

    [ ]´s

    DrummerZ
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Amok
    Eu até faria, mas minhas verbas me impossibilitam de qlqr tentativa por enquanto. =P

    Mas inovar o quanto der. Esse deve ser o lema do bom baterista. =D

    Abraços!

    mudf
    Veterano
    # set/07
    · votar


    pode se usar o chimbal pra jazz bem ao estilo gene krupa. tipo, bumbo-chimbal-bumbo- chimbal. marcando o tempo ee variando por cima

    ZeeG
    Veterano
    # set/07
    · votar




    um exercicio d independencia tocando o chimbal com o peh.

    DrummerZ
    Veterano
    # set/07
    · votar


    ZeeG
    só o groove do inicio, pq depois eh uma demonstração de velocidade q eu axo dispensável. =)
    mas o groovezin eh bom pra treinar polirritimia.

    abraços!

    ZeeG
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Pode cre, da pra inventa coisa melhor com as maos.

    Tiago_Stefani
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Obrigado a todos pelas opiniões....e por fazer eu pensar que naum tô louco...
    Agora tô mais confiante pra criar mais configurações e jeitos de tocar bateria....

    Valeu mesmo....


    Abraço a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Chimbal com o pé