como afinar a bateria

    Autor Mensagem
    viniciusjau
    Veterano
    # out/04


    e ai moçada,.. seguinte, eu sou guitarrista, mais estou com uma bateria em casa e queria afinar ela... como eu faço ? /alguém ai podia me dar umas dicas ou me indicar um site !?

    Rebirth_Metal
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Na verdade é bastante complicado p´ra quem não toca bateria entender como se afina. Mas na prática é muito simples: busque o som que te agrada.

    Aperta, desaperta, muda outra vez, pára, recomeça... quando você tocar e gostar do som, pronto! Está afinada!!! Não tem regra nem nada do tipo.

    Use a busca que tem vários tópicos falando sobre afinação de bateria, blz?

    Valew!!!

    MetalDrummer
    Veterano
    # out/04
    · votar


    DAQUI UNS DIAS, TÓPICOS DEFINITIVOS SOBRE AFINAÇÃO, PRATOS, TRIGGERS E ETC...
    AGUARDEM!

    iGoR_CaVaLeRa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    uHAUEhUAEuhUAHEuHUAEHuHAUEHuAUEHuAUHuHAE

    iGoR_CaVaLeRa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    aff eh mermo a galera num canssa d pergunta sobre afinassao fala serio

    viniciusjau
    Veterano
    # out/04
    · votar


    uhahua eu dei uma olhada nos topicos, masi como é esse negocio de afinação em cruz tals;;

    Locohawa
    Veterano
    # out/04
    · votar


    www.batera.com.br

    Procurem lá sobre o manual de afinação de bateria.. é muito útil!

    viniciusjau
    Veterano
    # out/04
    · votar


    eu tenho que afinar essas peles de baixo também ?? elas tem que ficar com o memso tom das peles de cima ??

    Soulface
    Veterano
    # out/04
    · votar


    viniciusjau
    As peles de resposta (como são chamadas as "peles de baixo") tb devem ser afinadas sim. Mas não tem nad aa ver com a afinação das peles de ataque ("de cima").
    Grosseiramente falando, e numa linguagem pra um guitarrista entender melhor, a pele de ataque irá corresponder ao tom q ela produzirá. Se vc apertar mais, sairá com um som mais agudo. se apertar menos, o som sairá mais grave.
    Já a pele de resposta seria responsável pelo sustain desse som. Qnto mais frouxo, mior o eco, ou o sustain.(é claro q não é só isso, mas pra início é o básico a se saber).

    OQ acontece é seguinte...
    Ao bater na pele, além dessapele já possuir o seu timbre atravéz do seu material, o impacto faz com q o ar de dentro da bateria circule. Fazendo tb com q as peles vibrem. Isso tudo, juntando com o casco da bateria é claro, resulta nos mais variados timbres em q só o próprio baterista pode decidir ql mais lhe agrada.

    Tank Girl
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    na verdade existem notas.. é, notas.. do re mi fa e talz... mas enfim... eu afino de ouvido mesmo

    Soulface
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tank Girl
    Existir, existe... Qualquer barulho tem uma nota específica. Mas na bateria nõa existe um padrão como na grande maioria dos instrumentos.
    Bateristas como Terry Bozzio ppor exemplo, afinam seus ton-tons em notas. Mas isso é pq ele qr e prefere assim.
    É gosto mesmo... de uma forma ou de outra, seja lá como vc afinar, sempre terá uma nota.

    Locohawa
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    O esquema é colocar os tambores na escala de Fm no modo dórico!
    huehuaheuhaeaheuahe zuera

    iGoR_CaVaLeRa
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    a base d tudo eh vc acoxar os parafusos das castanhas com os dedos ate onde der...dps vc vai afinadndo em cruz(os paralelos d cada castanha, ai tu vai regulando do jeito q tu preferir...

    aluisio junior
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    [i] [i] aí o bizú de ígor... a manha é essa brow...

    uma plê hidráulica ajuda muito, irmão.
    a plê de attack, em qualquer stilo de som deve ficar menos acoxada que a de resp.. pelo ao menos aprendi assim...
    por acaso tú for microfonar os tons, a vibração da plê de attack soa melhor na membrana do mic., vei.

    mas, afinação é muito pessoal brow! blz?

    and_batera
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    e ai Rapaziada bem sou novo no site , más na batera não toco há 5 aninhos
    e não é querendo criticar ninguem , má sempre sempre sempre vem um guitarrista ou vocalista da palpite na bateria . eu tenho raiva disso tá ligado, PORQUE SÓ QUEM TOCA BATERA É QUEM SABE O ESTILO CERTO O TOM CERTO É UMA COISA MUINTTTTTTTTTO PESSOAL DO BATERA .
    então é porisso que vc deve afinar cvomo vc gostar não é o guitarrista que vai tocar na batera e nem o guitarrista né !! e so eu é a batera!!
    espero ter ajudado !!
    falou

    viniciusjau
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    and_batera
    Na verdade eu não estava querendo dar palpite em ninguém rs...
    Apenas deixar ela legal pra poder tocar um pouco em casa...

    Valeu pelas dicas moçada

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    3 anos depois... um comentário XD

    Sab_Ian
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    viniciusjau

    Isso é que eu chamo de esperamça, hehehehehe.

    kynho_batera
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    huashusahusa éh mesmo
    mas se for ve
    em todos os topicos sobre afinação o pessoal fala: procura na busca sobre afinação asusahusahusa

    gabitereza
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    putz!! mataram ae!! afinação com 'ss'

    Simonhead
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    eu afino de ouvido mesmo

    Acho que a maioria aqui conhece esse lance, mas é sempre bom lembrar. Um amigo me mostrou que usar o início do Hino americano (Star Spangled Banner) era um método legal para se afinar a caixa e os demais tambores (exceto o bumbo). Começando pela caixa, vá para o tom 1, depois tom 2, depois surdo e volte para o tom 2 e termine no tom 1. Claro que você NÃO irá tocar o hino em questão; é só uma forma de perceber sé há uma coesão nas notas musicais.

    Jonatasbaterista
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Jonatasbaterista
    · votar


    melhor jeito e ir afinado em x vai apertando ate acha um som que te agrada dps bate nas bordas para ver se ta igual

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como afinar a bateria